Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pickup e preamp de violões

4 participantes

Ir para baixo

Pickup e preamp de violões Empty Pickup e preamp de violões

Mensagem por TiagoAndrade Sáb Jun 09, 2012 1:36 am

Pessoal,

Alguém saberia me dizer como funciona captadores de violão?
Já vi que existem de rastilho, mic e até um adesivo que fica colado internamente na madeira (me corrijam se eu estiver errado).

Mas ainda não entendi, quando usam dois tipos de captadores ao mesmo tempo, como funciona.

Obrigado a todos.

Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Pickup e preamp de violões Empty Re: Pickup e preamp de violões

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 09, 2012 11:11 am

Entender como funciona mesmo precisaria de alguns anos de estudo de Física, acústica, eletrônica, etc...

De maneira geral, captadores de rastilho tem uma cerâmica ou cristal (óxido de silicone em forma cristalina) que produz uma voltagem quando recebe qualquer tipo de pressão. Microfones tem uma cápsula com uma membrana interna similar ao tímpano que também produz uma voltagem quando vibra. Quando há mais de um tipo o som é misturado no circuito, como em qualquer baixo ou guitarra de dois captadores ou mais.

Administrador

Mensagem por TiagoAndrade Sáb Jun 09, 2012 11:35 am

allexcosta escreveu:Entender como funciona mesmo precisaria de alguns anos de estudo de Física, acústica, eletrônica, etc...

De maneira geral, captadores de rastilho tem uma cerâmica ou cristal (óxido de silicone em forma cristalina) que produz uma voltagem quando recebe qualquer tipo de pressão. Microfones tem uma cápsula com uma membrana interna similar ao tímpano que também produz uma voltagem quando vibra. Quando há mais de um tipo o som é misturado no circuito, como em qualquer baixo ou guitarra de dois captadores ou mais.

Entendi.
Mas normalmente, o que se vem nos violões? Tenho um violão da marca Hofma e segundo o site do fabricante o captador é piezo, mas não especifica o tipo de captação.

E se eu quiser adicionar um outro captador eu preciso trocar o pré ou posso simplesmente adicionar um segundo captador ao circuito?

Desde já, obrigado.

Membro

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 09, 2012 2:35 pm

TiagoAndrade escreveu:

Mas normalmente, o que se vem nos violões?

Piezo.

Tenho um violão da marca Hofma e segundo o site do fabricante o captador é piezo, mas não especifica o tipo de captação.

Piezo é piezo, um pedaço de cristal na ponte.

E se eu quiser adicionar um outro captador eu preciso trocar o pré ou posso simplesmente adicionar um segundo captador ao circuito?

Normalmente é trocar o pré. Não vai ser fácil achar quem faça essa modificação.

Administrador

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jun 11, 2012 9:34 am

Se a captação estiver soando bem pode usar um pré externo.
Eu uso o Tone hammer na guitar e no violão sem problemas!! rsssss
O mais bacana que já usei foi um Yamaha que tem microfone interno e captador piezo. Achei o resultado bem interessante para uso ao vivo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por TiagoAndrade Seg Jun 11, 2012 10:02 am

Fernando Zadá escreveu:Se a captação estiver soando bem pode usar um pré externo.
Eu uso o Tone hammer na guitar e no violão sem problemas!! rsssss
O mais bacana que já usei foi um Yamaha que tem microfone interno e captador piezo. Achei o resultado bem interessante para uso ao vivo.

É, tenho feito testes com o BDI da beringher e com um equalizer. Ambos para contrabaixo.
Tenho até chegado a timbres satisfatórios.

Obrigado Zadá.

Membro

Mensagem por joabi Seg Jun 11, 2012 10:13 am

Esses captadores funcionam de forma bem diferente dos magnéticos, usados em baixos elétricos. Quase sempre o som fica estridente demais se ligarmos diretamente num amplificador projetado pro elétrico.

O pré-amplificador apropriado para captadores Piezo trabalha com uma impedância bem maior que a do preamp de baixo elétrico, geralmente acima de 2,5 M ohms, e deixa o timbre mais equilibrado .

Entre os que tive oportunidade de experimentar, o que mais me agradou foi o Para Acoustic DI, da L. R. Baggs:

Pickup e preamp de violões P15057

Um pouco caro, mas excelente.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jun 11, 2012 10:46 am

No meu Cubo da Roland o violão soa bem interessante no modo flat. Uso direto inclusive ontem fiz gig nesse formato!! Rsss
A captação que mais gostei até hoje era a do meu Godin Multiac mas confesso que ligando em linha depende do PA rolava muito esse lance de soar estridente mas compensava fácil na equalização dele mesmo.

Não sabia esse lance da impedância Joabi.
Por isso que o Tone fica melhor na guitarra semi que no violão? Uso ele em abos as vezes mas guitarra casou muito bem.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por joabi Seg Jun 11, 2012 11:03 am

Zadá, esse lance da impedância é verdade sim. A grande maioria dos violões que vem com captação de fábrica já possuem um preamp razoável, mas muitos instrumentos se beneficiam de um preamp de qualidade (e de impedância de entrada maior), como deve ser o caso do Godin que você citou.

Em baixo acústico isso é mais comum ainda... já vi muitos músicos usando captadores legais (Underwood, Realist, K&K) mas estavam descontentes com o timbre até adicionar um pré externo, como um Fishman ou similar.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo