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Diferenças no acabamento dos braços

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Mensagem por korg Ter 07 Jul 2009, 02:48

Pessoal,
hoje recebi meu maravilhoso estupendo lindo magnífico ultra super mega bacana squier vintage modified TB !! Cool

Achei muito bem feito, a pintura do corpo super legal e bem parecida com meu deluxe, o corpo em 2 peças tb, bem coladas, etc. Me pareceu muito bom pelo custo dele. So o pickguard que poderia ser melhor, mas depois eu troco Razz O som tb achei ótimo (e bem alto/definido).

Mas a minha questão tá no braço... seguinte, os 2 baixos são maple (o squier e meu am deluxe). So que no deluxe, tem tipo um verniz em todo o braço, dando um certo brilho nele e uma camada grossa em volta, como se fosse um laqueado , não to achando a expressão correta. Enfim, o squier, dá a impressão de ser madeira crua (claro que não é Razz, deve ser um verniz qualquer fosco) , mas bem lixado e feito.

Só que ta me encucando essa diferença entre eles pq no squier me parece realmente que to tocando direto na madeira, se é que me fiz entender.
Para exemplificar melhor, peguem uma tábua de madeira qualquer, lixem bem, varias granulações até uma bem fina e deixe assim, nem passem verniz. Toque. Seria algo assim...
alguém pode me falar algo?!

vale desmontar e passar um verniz que seja similar ao meu deluxe ?! (existe para comprar?)
tirando outros detalhes obvios de diferença pro deluxe , esse é o que mais me incomoda, so mudando isso ja teria um otimo conforto para tocar.

valeu
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Mensagem por allexcosta Ter 07 Jul 2009, 03:04

Toca um pouco com o baixo Korg. Algumas pessoas nem sentem a diferenca depois de um tempo e varias ateh preferem o acabamento fosco.
Se quiser fazer depois qqer luthier faz e eh bem simples, mas dah um pouco de trabalho. O acabamento brilhante e meio vitrificado (bem glossy, tipo SX) requer varias demaos (no minimo umas 7) e depois um polimento muito bem feito. Pra luthier eh tao dificil qto trocar corda, mas vc fazer sem compressor e sem o equipamento necessario nao acho recomendavel...

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Mensagem por Claudio Ter 07 Jul 2009, 05:57

O tal acabamento "laqueado" que você disse, é chamado de PU Brilhante. Meu vertical tem esse acabamento no braço, é a única coisa que não gosto nele.

O Acabamento do Squier não é madeira pura, é verniz fosco mesmo... na minha opinião, é muito melhor pra tocar, no verniz fosco a mão desliza com mais facilidade, no PU dá uma sensação de móvel antigo, a mão prende demais.

Como o Alex falou, se você passar uma semana inteira tocando só como Squier, é muito provável que você mude de opinião com relação a isso.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 07 Jul 2009, 08:02

Como o ClaudioBass disse, no deLuxe usa-se verniz de Poliuretano, enquanto no TB usa-se apenas seladora (que dá o acabamento fôsco).
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Mensagem por URSOBHZ Ter 07 Jul 2009, 08:28

Isso seria o tal acabamento "acetinado"?
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Mensagem por Daniel Ter 07 Jul 2009, 09:31

Korg, o meu SX precision tem o braço (fender mim) fosco assim, e eu acho MUITO mais confortável de tocar do que o SX jazz, que é brilhante.

A sensação é exatamente essa aí mesmo. AGARRA. Não é nada exagerado, mas quando eu estou tocando com o precision e depois pego o SX jazz sinto muito mais a diferença.

Já ponderei essa possibilidade de mandar o luthier lixar o braço do SX e depois deixar com o acabamento fosco... Dependendo eu já mando logo fazer o mesmo trabalho no corpo.

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Mensagem por heitor_pg Ter 07 Jul 2009, 16:33

korg, tenho um Squier JB VM e tb me incomoda o fato do verniz fosco. Inclusive já conversei com o Bertola sobre isso, mas pelo fato do meu bass ter o acabamento com friso na lateral, dificulta um pouco a remoção e colocação dos trastes (que é necessário para um trabalho de primeira).

Mas com certeza um dia mandarei fazer esse serviço...
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Mensagem por Daniel Ter 07 Jul 2009, 16:36

Puxa, é interessante ver a diversidade de opiniões.

Penso como o Cláudio, mas parece que a questão é muito mais pessoal do que eu imaginava.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 07 Jul 2009, 17:01

De fato a questão é pessoal mesmo. Eu tenho baixos com e sem o verniz PU e sinto pouca diferença (também, não toco p...nenhuma mesmo!).
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Mensagem por Ivanov_br Ter 07 Jul 2009, 17:26

Eu acho feio esse gay gloss, desculpem a franquesa. O braça desse Squier TB é muito bom de tocar, e combina com o modelo do instrumento.

Qra mim qdo brilha demais é que tá querendo esconder algo.
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Mensagem por allexcosta Ter 07 Jul 2009, 17:42

Ivanov_br escreveu:Qra mim qdo brilha demais é que tá querendo esconder algo.

Tipo, todos Fender dos anos 70 e varios de hj em dia, todos Celinder, todos F-Clef, todos Callowhill, todos SX, todos querem esconder algo?

Fiquei sem entender essa Ivan, ateh pq muitas vezes a diferenca entre brilhante e fosco eh soh o polimento. Muita gente pensa q baixos Fodera, por exemplo, tem acabamento soh no selador, como Warwick, isso eh incorreto. Fodera usa praticamente a mesma quantidade de poly q qualquer baixo brilhante, a diferenca eh q nao dao o polimento final e ainda dao uma fosqueada com uma lixa bem fina e palha de aco.

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Mensagem por URSOBHZ Ter 07 Jul 2009, 18:40

allexcosta escreveu:...., a diferenca eh q nao dao o polimento final e ainda dao uma fosqueada com uma lixa bem fina e palha de aco.

Allex, isso não os deixa mais "ásperos", segurando um pouco mais a mão?

Abraços
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Mensagem por allexcosta Ter 07 Jul 2009, 19:21

URSOBHZ escreveu:
allexcosta escreveu:...., a diferenca eh q nao dao o polimento final e ainda dao uma fosqueada com uma lixa bem fina e palha de aco.

Allex, isso não os deixa mais "ásperos", segurando um pouco mais a mão?

Abraços

Nao, de forma alguma. Acho q o q te dah essa impressao eh a palavra lixa, mas existem todos tipos de lixa. Vc jah tocou numa lixa 2000? Alem disso, sempre tem o acabamento final com cera.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 07 Jul 2009, 20:06

Pois é. É a cêra que que dá aquela sensação agradável no manuseio do braço. O ideal é cêra de abelha ou óleo tung.
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Mensagem por Ivanov_br Ter 07 Jul 2009, 20:58

allexcosta escreveu:
Ivanov_br escreveu:Qra mim qdo brilha demais é que tá querendo esconder algo.

Tipo, todos Fender dos anos 70 e varios de hj em dia, todos Celinder, todos F-Clef, todos Callowhill, todos SX, todos querem esconder algo?

Fiquei sem entender essa Ivan, ateh pq muitas vezes a diferenca entre brilhante e fosco eh soh o polimento. Muita gente pensa q baixos Fodera, por exemplo, tem acabamento soh no selador, como Warwick, isso eh incorreto. Fodera usa praticamente a mesma quantidade de poly q qualquer baixo brilhante, a diferenca eh q nao dao o polimento final e ainda dao uma fosqueada com uma lixa bem fina e palha de aco.

Me expressei mal... acho que é pq não gosto mesmo de muito brilho. FAlei bobagem mesmo. No
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Mensagem por Daniel Ter 07 Jul 2009, 21:07

Como-lhe? Pode passar cera na parte de trás do braço, por cima do verniz brilhante?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 07 Jul 2009, 21:22

Não. Se o braço for encerado, passa-se a cêra na parte de trás. Na escala fica apenas o verniz fosco ou a seladora, no caso de escala escura, nada.
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Mensagem por heitor_pg Qui 09 Jul 2009, 01:01

Além disso acho que o verniz brilhoso é um pouco mais amarelado que o fosco. Como o maple do braço do VM é muito claro, daria uma boa ajuda no visual...
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Mensagem por Daniel Qui 09 Jul 2009, 01:31

Bertola, lendo novamente sua resposta fiquei em dúvida. Afinal, pode encerar a parte de trás do braço (maple) mesmo com esse verniz brilhante?

A escala eu já entendi q nao (e nem era essa a intenção).

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Mensagem por allexcosta Qui 09 Jul 2009, 01:39

Daniel, nao sou o Bertola mas me permita responder...
Cera polidora sim. Ceras ou oleos naturais (abelha, tung, etc) nao. Eh perda de tempo e dinheiro, pois o objetivo das ceras naturais eh hidratar a madeira, q nesse caso estah completamente inacessivel embaixo do verniz grosso.

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Mensagem por Jackson Qui 09 Jul 2009, 07:26

também prefiro o acadamento fosco!
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Mensagem por korg Qui 09 Jul 2009, 11:05

Ivanov_br escreveu:
allexcosta escreveu:
Ivanov_br escreveu:Qra mim qdo brilha demais é que tá querendo esconder algo.

Tipo, todos Fender dos anos 70 e varios de hj em dia, todos Celinder, todos F-Clef, todos Callowhill, todos SX, todos querem esconder algo?

Fiquei sem entender essa Ivan, ateh pq muitas vezes a diferenca entre brilhante e fosco eh soh o polimento. Muita gente pensa q baixos Fodera, por exemplo, tem acabamento soh no selador, como Warwick, isso eh incorreto. Fodera usa praticamente a mesma quantidade de poly q qualquer baixo brilhante, a diferenca eh q nao dao o polimento final e ainda dao uma fosqueada com uma lixa bem fina e palha de aco.

Me expressei mal... acho que é pq não gosto mesmo de muito brilho. FAlei bobagem mesmo. No

Ivan, já tocou num deluxe com esse acabamento? eu acho divino! Sem falar que como o maple é selecionado, além de ser mais bonito o verniz deixa ainda mais bonito!!!! sério!! Mas se ja tiver tocado num, respeito sua opinião!

Mas é fato que de todos os baixos e guitarras que ja toquei ou vi de perto, o deluxe me parece bem mais espesso.


Mas pessoal, adorei a opinião de todos... no meu caso, eu suo muito nas mãos e não tenho essa sensação de "travar" que o poliuretano faz como vcs mencionaram... muito pelo contrário, desliza muito bem, além de achar lindo.
Será que o acabamento do deluxe me traz essa percepção? não usei outro baixo com esse nivel de verniz (leia-se quantidade, espessura) do meu deluxe para comparar com outros... o meu washburn tinha, mas era muito menos, eu diria entre o squier e o deluxe... mas tb achava bom de tocar.
O meu problema com esse do squier é que me "passa" a impressão de que a madeira ta crua e vai escurecer com o uso e com meu suor, além de manchar rsrsr sério, porque parece que estou direto na madeira mesmo e é uma experiência nova pra mim! E olha que estou no 4o baixo! Mas claro, sei que ali tem verniz e essas coisas (espero rsrs) não vão acontecer.

Mas de qualquer jeito , como será meu baixo principal a partir de agora, nas proximas semanas digo melhor a minha nova percepção dele. Esse domingo ja estará no ensaio. Vamos ver se me adapto ou passo a gostar mais como o Claudio falou rs Smile

valeu!!

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Mensagem por korg Qui 09 Jul 2009, 11:07

gente, so mais 1 coisa... não sei se me expressei bem, mas o problema nem é ser fosco ou brilhoso... mas parece que , se passaram verniz , foi MUITO pouco! sério!

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Mensagem por Maurício_Expressão Qui 09 Jul 2009, 12:27

Eu tenho baixos com e sem o verniz Poliuretano e sinto pouca diferença (também, não toco p...nenhuma mesmo!) (2).

Mas acho mais bonito o com a camada grossa de verniz. Além disso, sem esse verniz o barço pode ficar manchado pelo suor sim (as famosas manchas verdes, que so enfeiam os instrumentos e tudo mais...).

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Mensagem por Daniel Qui 09 Jul 2009, 12:30

Cada um tem seus prós e contras, seja na aparência ou na pegada.

Vou tentar passar um poliflor na parte de trás do SX pra ver como vai ficar. Estou com boas esperanças de ficar bem macio e com menos atrito.

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Mensagem por korg Qui 09 Jul 2009, 12:42

Maurício_Expressão escreveu:Eu tenho baixos com e sem o verniz Poliuretano e sinto pouca diferença (também, não toco p...nenhuma mesmo!) (2).

Mas acho mais bonito o com a camada grossa de verniz. Além disso, sem esse verniz o barço pode ficar manchado pelo suor sim (as famosas manchas verdes, que so enfeiam os instrumentos e tudo mais...).

É sério !?!?!??! então minha preocupação procede!!! que droga! Eu sou meio maníaco com estado dos meus equipamentos, cuido muito deles, gosto de tudo aparentando novinho, mesmo anos depois rsrsrs Smile
sou um anti-relic rs

mas se for assim então, acho que cedo ou tarde, irei pensar em levar pra um luthier aumetnar a camada de verniz entao... o que os amigos luthieres dizem ?!

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Mensagem por allexcosta Qui 09 Jul 2009, 14:54

korg escreveu:gente, so mais 1 coisa... não sei se me expressei bem, mas o problema nem é ser fosco ou brilhoso... mas parece que , se passaram verniz , foi MUITO pouco! sério!

Eh pouco mesmo Korg, esse acabamento "satin" usa selador e poucas camadas de verniz fosco, mais nada... Depois eles ainda lixam. A protecao eh bem menor q dos poly brilhantes, e as manchas aparecem mais rapido sim. Em contrapartida, alguns dizer q a madeira ressona melhor. Vai saber...

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Mensagem por heitor_pg Qui 09 Jul 2009, 15:42

korg escreveu:mas se for assim então, acho que cedo ou tarde, irei pensar em levar pra um luthier aumetnar a camada de verniz entao...

só me falta coragem de mandar fazer...
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Mensagem por Cid Qui 09 Jul 2009, 15:48

Na minha opiniao o Satin é o mais confortavel de todos...
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui 09 Jul 2009, 16:11

allexcosta escreveu:Daniel, nao sou o Bertola mas me permita responder...
Cera polidora sim. Ceras ou oleos naturais (abelha, tung, etc) nao. Eh perda de tempo e dinheiro, pois o objetivo das ceras naturais eh hidratar a madeira, q nesse caso estah completamente inacessivel embaixo do verniz grosso.
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