A Música Deles era Vermelha com Flashes Púrpura
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A Música Deles era Vermelha com Flashes Púrpura
O nome Creation Records está frequentemente associado com algum disco favorito de alguém que conhecemos, ao menos no mundo do rock underground... Por essa gravadora já passaram o Felt, Jesus and Mary Chain, Primal Scream, Teenage Fanclub, My Bloody Valentine e diversas outras. Todas elas, indiscutivelmente, marcaram algum parágrafo nas páginas da história da música pop. Mas a história da gravadora e de seus artistas não pode ser completa se não for associada a banda mod The Creation.
A fase mais criativa dos caras veio imediatamente após os contatos com o produtor independente Shel Talmy, que entre outros, trabalhou com o The Who e o The Kinks justamente quando essas bandas estavam em suas fases mais enérgicas e explosivas. E era mais ou menos essa a linha que a Creation seguia, ainda que as comparações que a imprensa oficial fazem com o The Who sejam um pouco injustas. The Creation também tinha aquele espírito quase punk, simples, intenso e direto, mas por outro lado, eram muito mais alternativos, tanto no sentido sonoro quanto no sentido comercial. Um claro exemplo disso é a música How Does it Feel to Feel, que mais tarde foi inclusive regravada pela banda shoegazer Ride. A música começa com uma bateria forte, lenta e certeira, acompanhada de uma guitarra abrasiva, tocada com um arco de violino num amplificador quebrado. Logo em seguida, entra um vocal nasal e distante. Para quem associa os anos 60 a músicas como Yesterday, tem motivos de sobra para se assustar. Por outro lado, quem associa a época com músicas como Heroine do Velvet, pode ver na Creation um ponto em comum: Assim como o Velvet Underground, a banda também era fortemente associada a Pop Art. O show deles era como uma tela de pintura em movimento... Fogo, ruídos, sprays de aerosol... "It's Eddies Pop Art Primal Scream, filling the void". Um dos poucos sucessos comerciais da banda, Painter Man, remete bastante a Pop Art.
Algumas outras músicas também merecem comentários. Biff Bang Pow lembra bastante My Generation do The Who (talvez seja esse o motivo das comparações), e foi daí que Alan McGee (dono da Creation Records) tirou o nome de sua banda. Se Through My Eyes não fosse uma música tão boa, talvez até desse para enganar as pessoas, falando que é Oasis (Hey, Liam Gallagher! Nós leitores já sabemos de onde você tirou esse seu vocal!). Making Time tem palhetadas mudas, bateria bem marcada, refrão, distorções e tudo que um bom pop com barulho merece ter. Talvez seja por músicas como essa que Paul Weller, Teenage Fanclub, Sex Pistols, Ride e muitas outras citem The Creation como uma de suas influências.
Mas lá para 68, a banda ficou numa intensa entrada e saída de membros, o que acabou consumindo um pouco da criatividade, e fez com que o baixista John Dalton voltasse para o The Kinks, o vocalista Kenny Pickett virasse roadie do Led Zeppelin e o guitarrista Eddie Phillips virasse motorista de ônibus (aliás, isso lembra My Bloody Valentine - que acabou pois um dos integrantes virou motorista de taxi).
Por volta de 1996 (!!!) a banda se uniu novamente e lançaram Power Surge, obviamente pela Creation Records. Foi o primeiro álbum de estúdio da banda (nos anos 60 eles só lançaram singles e coletâneas)! Talvez não tenha o zeitgeist de 66, mas até que é um bom disco de rock'n'roll punk. Mas as gravações entre 66 e 68 são essenciais.
A fase mais criativa dos caras veio imediatamente após os contatos com o produtor independente Shel Talmy, que entre outros, trabalhou com o The Who e o The Kinks justamente quando essas bandas estavam em suas fases mais enérgicas e explosivas. E era mais ou menos essa a linha que a Creation seguia, ainda que as comparações que a imprensa oficial fazem com o The Who sejam um pouco injustas. The Creation também tinha aquele espírito quase punk, simples, intenso e direto, mas por outro lado, eram muito mais alternativos, tanto no sentido sonoro quanto no sentido comercial. Um claro exemplo disso é a música How Does it Feel to Feel, que mais tarde foi inclusive regravada pela banda shoegazer Ride. A música começa com uma bateria forte, lenta e certeira, acompanhada de uma guitarra abrasiva, tocada com um arco de violino num amplificador quebrado. Logo em seguida, entra um vocal nasal e distante. Para quem associa os anos 60 a músicas como Yesterday, tem motivos de sobra para se assustar. Por outro lado, quem associa a época com músicas como Heroine do Velvet, pode ver na Creation um ponto em comum: Assim como o Velvet Underground, a banda também era fortemente associada a Pop Art. O show deles era como uma tela de pintura em movimento... Fogo, ruídos, sprays de aerosol... "It's Eddies Pop Art Primal Scream, filling the void". Um dos poucos sucessos comerciais da banda, Painter Man, remete bastante a Pop Art.
Algumas outras músicas também merecem comentários. Biff Bang Pow lembra bastante My Generation do The Who (talvez seja esse o motivo das comparações), e foi daí que Alan McGee (dono da Creation Records) tirou o nome de sua banda. Se Through My Eyes não fosse uma música tão boa, talvez até desse para enganar as pessoas, falando que é Oasis (Hey, Liam Gallagher! Nós leitores já sabemos de onde você tirou esse seu vocal!). Making Time tem palhetadas mudas, bateria bem marcada, refrão, distorções e tudo que um bom pop com barulho merece ter. Talvez seja por músicas como essa que Paul Weller, Teenage Fanclub, Sex Pistols, Ride e muitas outras citem The Creation como uma de suas influências.
Mas lá para 68, a banda ficou numa intensa entrada e saída de membros, o que acabou consumindo um pouco da criatividade, e fez com que o baixista John Dalton voltasse para o The Kinks, o vocalista Kenny Pickett virasse roadie do Led Zeppelin e o guitarrista Eddie Phillips virasse motorista de ônibus (aliás, isso lembra My Bloody Valentine - que acabou pois um dos integrantes virou motorista de taxi).
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renatogaragerock- Membro
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Re: A Música Deles era Vermelha com Flashes Púrpura
Texto antigo, que escrevi para um fanzine (Rum, vol. 08) nos meados dos anos 90. Eventualmente ressucitarei alguns destes textos, aproveitando a chance para colocar links e revisões.
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renatogaragerock- Membro
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Re: A Música Deles era Vermelha com Flashes Púrpura
Não conhecia o Creation, muito bom o texto Renato! Virar roadie do Led é mais perdoável do que trocar a música pelo volante de um bus ou taxi!
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afonsodecampos- Membro
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Re: A Música Deles era Vermelha com Flashes Púrpura
O interessante disto é observar que provavelmente foi daí que o Jimmy Page passou a usar um arco de violino na guitarra. O vídeo da Painter Man mostra que o Creation já fazia isso antes, e assim, o roadie deve ter depois influenciado em alguma coisa.
afonsodecampos escreveu:Não conhecia o Creation, muito bom o texto Renato! Virar roadie do Led é mais perdoável do que trocar a música pelo volante de um bus ou taxi!
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renatogaragerock- Membro
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Re: A Música Deles era Vermelha com Flashes Púrpura
... interessante! Algumas bandas grandes do rock nacional não passam som, isso fica a cargo dos roadies e do engenheiro de som e seus botões generosos. Ouvi dizer que "ouvir" os roadies do Titãs passarem som é um show a parte! Será que o Led era assim?
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afonsodecampos- Membro
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Re: A Música Deles era Vermelha com Flashes Púrpura
maneiríssimo!!!!!!!
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