Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

lakland dj 5 .

+9
DUDUBASS
BTNS
DomBass
Rogerio
Thales_Sr
herrero
Fernando Zadá
allexcosta
cicero moura
13 participantes

Ir para baixo

lakland dj 5 . Empty lakland dj 5 .

Mensagem por cicero moura Sáb Jun 30, 2012 11:22 am

olá alex pergunta meio indiscreta.
o dj5 tem a melhor tocabilidade entre os baixos que tu tocou?

cicero moura
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

lakland dj 5 . Empty Re: lakland dj 5 .

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 30, 2012 11:37 am

Não.

Administrador

Mensagem por cicero moura Sáb Jun 30, 2012 11:41 am

um.

cicero moura
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jun 30, 2012 1:52 pm

Qual elegeria Allex ???
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 30, 2012 9:11 pm

Fernando Zadá escreveu:Qual elegeria Allex ???

Antes de responder eu gostaria de explicar que na minha opinião existem diferentes tipos de tocabilidade, e isso tem influência capital na maneira com a qual o músico se expressa. Dentro desse raciocínio acho que existem duas escolas, a escola tradicional de instrumentos com raio cilíndrico relativamente pequeno que tem uma pegada mais próxima dos baixos tipo Fender e a escola mais moderna que tem raio cilíndrico maior (tipo Warwick) ou raio cônico (tipo Fodera).

O jeito de tocar diferencia bastante, sendo que as frases tocadas em pegada clássica tem uma tendência a ter menos notas, mas existe uma expressão específica que é muito boa...

A pegada mais moderna faz com que minhas idéias fiquem um pouco diferentes e termino caindo em um fraseado mais rápido...

Apesar de não concordar muito com o termo e para conseguir responder à pergunta, chamarei de "melhor tocabilidade" aquela que permite que o músico execute frases mais complexas com menos esforço. Sob essa ótica eu diria que os baixos que toquei que tinham melhor tocabilidade eram os Fodera, Hanewinckel e Mlaghus...

Devo notar que dentro do universo "instrumentos similares aos Fender", os baixos Lakland tem um destaque, principalmente nos seus modelos de 5 cordas...

Como não sou dado a mirabolâncias de double-thump, tapping e afins, e tenho buscado um som puxado pro Jazz Bass com um acento moderno, o DJ5 é o instrumento que mais me agrada nesse momento...

Para finalizar, percebo que artifícios modernos como raio cônico e braço angulado fazem uma diferença muito maior para aqueles músicos que utilizam uma pegada fraca e ação muito baixa, como o Victor Wooten ou o Matt Garrisson. Para o tipo de técnica que esses músicos utilizam a construção mais moderna desses baixos que citei se torna fundamental... Aqueles que tem uma pegada mais forte uma ação média ou médio-alta provavelmente não verão grandes benefícios de um baixo com tocabilidade diferenciada.

Administrador

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jul 01, 2012 8:37 am

Esse lance que comentou do que tocar é bem interessante. Ontem estava em casa relax a noite, sem gig, e arrumando os equipos para apresentação dos alunos aqui da escola e fui trocar as cordas do SX para molecada tocar hoje e estava pensando exatamente nesse lance de baixo mais interessante para cada tipo de execução. Não é segredo de ninguém que me apaixonei perdidamente pelo sistema fanned mas é curioso que para alguns sons e execuções realmente a pegada Fender 4 cordas é o que há. Ontem passei umas duas horas me revezando entre o SX, o ABZ6 e o Combustion fretless e realmente cada um leva pra um lugar em termos de conforto ao tocar. Para grooves mais simples e slap o SX realmente resolve melhor mas se quiser tocar algo mais complicado como melodias rápidas e frases a pegada do ABZ 6 casa melhor.
Acho que além do gosto pessoal o lance do que tocar e como quer soar vão definir melhor qual baixo tem melhor tocabilidade.
Muito bacana seus comentários Allex!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por herrero Qua Jul 04, 2012 4:38 pm

allexcosta escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Qual elegeria Allex ???
e tenho buscado um som puxado pro Jazz Bass com um acento moderno, o DJ5 é o instrumento que mais me agrada nesse momento...

Allexcosta estou na procura de um lakland com estas características, andei pelas lojas aqui em NYC e não encontrei Lakland de cinco cordas, vou ordenar pela Bass central e estou na dúvida entre o DJ5 e o 55-60, a "pegada " muda muito entre um e outro? numca toquei em um Lakland, vou comprar pela curiosidade que adquiri aqui no fórum e pela reputação de ser um baixo bom pelo preço.

herrero
Membro

Mensagem por Thales_Sr Qua Jul 04, 2012 5:02 pm

Fernando Zadá escreveu:Esse lance que comentou do que tocar é bem interessante. Ontem estava em casa relax a noite, sem gig, e arrumando os equipos para apresentação dos alunos aqui da escola e fui trocar as cordas do SX para molecada tocar hoje e estava pensando exatamente nesse lance de baixo mais interessante para cada tipo de execução. Não é segredo de ninguém que me apaixonei perdidamente pelo sistema fanned mas é curioso que para alguns sons e execuções realmente a pegada Fender 4 cordas é o que há. Ontem passei umas duas horas me revezando entre o SX, o ABZ6 e o Combustion fretless e realmente cada um leva pra um lugar em termos de conforto ao tocar. Para grooves mais simples e slap o SX realmente resolve melhor mas se quiser tocar algo mais complicado como melodias rápidas e frases a pegada do ABZ 6 casa melhor.
Acho que além do gosto pessoal o lance do que tocar e como quer soar vão definir melhor qual baixo tem melhor tocabilidade.
Muito bacana seus comentários Allex!!
Traduziu o que sinto com meus baixos aqui... 2 JBs, um 5 cordas ativo do som mais modernoso, com o braço mais "rápido" e regulado com uma ação mais baixa (S. Martyn), e um 4 cordas passivo com o braço mais gordinho e com ação mais alta.
Pra coisas mais técnicas, o S. Martyn é show de bola. Mas pra tocar um lance mais simples, e poder "descer o dedo", o SX é show de bola. Tô gostando tanto dessa combinação que acho que vou manter esses dois baixos comigo... rs

Moderador

Mensagem por allexcosta Qua Jul 04, 2012 6:42 pm

herrero escreveu:estou na dúvida entre o DJ5 e o 55-60, a "pegada " muda muito entre um e outro?

Pra mim muda. O DJ tem um corpo menor e mais fino e alguns ângulos diferentes que fazem com que o baixo fique em determinada posição que me agrada. Tem gente que não sente diferença. O shape do braço é o mesmo.

Administrador

Mensagem por herrero Qua Jul 04, 2012 7:02 pm

beleza, vou no DJ, eu prefiro o baixo com um corpo menor e mais fino,eu tinha um Fender cinco cordas e sempre achei o corpo dele meio grande.
valeu!

herrero
Membro

Mensagem por herrero Seg Jul 16, 2012 11:12 pm

Allexcosta estou com o DJ5 tem uma semana, e realmente este baixo tem algo diferente, não sei explicar o que é, só sei que gostei muito de tocar nele.
O acabamento do meu tem a qualdade de um baixo de série feito nos EUA.
Valeu pela dica. Very Happy

herrero
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Set 04, 2012 7:44 pm

herrero escreveu:Valeu pela dica. Very Happy

My pleasure...

Administrador

lakland dj 5 . Empty Opinião

Mensagem por Rogerio Qui Set 06, 2012 10:41 pm

Tudo bem Allex? Tenho acompanhado seus comentários sobre os modelos Lakland, e em Novembro terei a oportunidade de ir novemente na loja Bass Central (Florida/EUA). Na Primeira vez trouxe um MM Sting Ray "Family Reserv" Bird eyes rosted, ebony, fora de série. Agora estou bem pendente para um Lakland. Gostaria de sua opinião pelos modelos Skyline DJ5 e 55-02. Confesso que estou pendente pelo modelo 55-02 por ser ativo. OBs.: Os modelos Metro da Sadowsky e os ZON também não são fracos....
Abraços e prazer!
Rogerio
Rogerio
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Set 06, 2012 10:50 pm

^ Tive os 2, excelentes baixos, mas prefiro a ergonomia e o som mais cru do DJ5.

Administrador

Mensagem por Rogerio Sex Set 07, 2012 8:47 am

Valeu pela dica!
Rogerio
Rogerio
Membro

Mensagem por DomBass Seg Abr 21, 2014 12:07 pm

Estou com uma dúvida entre 2 baixos não pelo som, mas pelo valor.
um Lakland 55-02 que sai por 4500 pra mim
e um Lakland DJ5 que sai por 6100 (Com J-retro).

O DJ5 com esse pre está num preço justo comparado ao 55-02?
DomBass
DomBass
Membro

Mensagem por BTNS Seg Abr 21, 2014 2:10 pm

Tomando a liberdade de ajudar na resposta: se a sua dúvida for pelo preço, o 55-02 sai na frente. Me parece salgado 6.1 em um DJ, ainda que com o J-Retro.

Vale olhar os classificados do fórum. Sempre aparece coisa bacana com preço atraente.

Dentre os dois citados, pessoalmente também prefiro a ergonomia do DJ5 embora a versatilidade do 55-02 impressione e sua eletrônica seja muito boa.

Tive os dois por alguns meses, acabei optando pelo DJ5 sem me arrepender. Infelizmente o vendi recentemente, por 4.3, para poder investir em outros equipamentos que preciso, visto que casei com dois outros baixos que possuo. Futuramente pretendo arrumar outro DJ.
BTNS
BTNS
Membro

Mensagem por DUDUBASS Seg Abr 21, 2014 5:19 pm

Tenho um DJ5 e já tive um 5502 mas o vendi, tenho saudade dele. Pra escolher um, prefiro o DJ5 passivo, se for pra escolher um ativo preferiria o 5502. Excelentes instrumentos.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagem por GusVCD Ter Abr 22, 2014 11:04 am

DUDUBASS escreveu:Pra escolher um, prefiro o DJ5 passivo, se for pra escolher um ativo  preferiria o 5502. Excelentes instrumentos.
Exatamente o q penso.
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por rodlages Qua Abr 23, 2014 3:05 pm

DUDUBASS escreveu:Tenho um DJ5 e já tive um 5502 mas o vendi, tenho saudade dele. Pra escolher um, prefiro o DJ5 passivo, se for pra escolher um ativo  preferiria o 5502. Excelentes instrumentos.

Faria essa escolha mesmo se o DJ5 ativo for com J-Retro?
rodlages
rodlages
Membro

Mensagem por GusVCD Qui Abr 24, 2014 10:23 am

Para mim, achei muito complicado domar esse J-Retro. Sem sobrando Grave e muito controle de médios para vc acertar...

Já no passivo, o DJ5 tinha som pronto e redondo.
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por rodlages Qui Abr 24, 2014 10:38 am

Entendi. O som que ouvi do DJ5 passivo me agradou bastante, mas estou bastante curioso para ver de perto essa dupla tanto falada (DJ5 + JRetro).

Valeu Gus!
rodlages
rodlages
Membro

Mensagem por CaQuinhO Qui Abr 24, 2014 10:40 am

Possuo um DJ5 + J-Retro e não tenho do que reclamar.

Penei um pouco para aprender a lidar bem com o Retro, mas depois que aprendi a lidar com a fera, é só alegria.
O Grave do J-Retro é MUITO VIOLENTO. Sem falar que ele não corta grave, ele é BOOST ONLY. Praticamente, nunca uso. Até porque a combinação Berg + GK já tem muito grave. Geralmente corto 10% no amp.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Abr 24, 2014 10:53 am

GusVCD escreveu:Para mim, achei muito complicado domar esse J-Retro. Sem sobrando Grave e muito controle de médios para vc acertar...

Não sei se foi seu caso, mas muitos proprietários de J-Retro não entendem bem qual a verdadeira regulagem flat desse preamp, que é obtida com o grave todo fechado, como disse o Caquinho.

Uma vez que você parte do flat, controla o ganho do trimpot de maneira razoável e adiciona ou corta frequências à medida que a sala e seu ouvido pedem, ele é um pré muito fácil de se entender e de se tirar um bom timbre. A única ressalva é que o J-Retro sempre caminha em uma direção moderna, o que nem sempre é desejável.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por rodlages Qui Abr 24, 2014 11:54 am

Essa observação do CaQuinho e do Allex sobre o grave é muito interessante! Tenho lido muito sobre essa combinação ultimamente, mas não tinha encontrado nada sobre isso.

O J Retro onboard e John East Stomp Box me trarão a mesma performance no som? A diferença de preço que tenho observado é um pouco alta entre as duas opções.
rodlages
rodlages
Membro

Mensagem por CaQuinhO Qui Abr 24, 2014 12:01 pm

Nunca usei o pedal... Mas a proposta é que não tenham diferenças significativas entre si, além do acesso onboard de um e offboard de outro.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagem por GusVCD Qui Abr 24, 2014 12:05 pm

Eu já tinha essas informações Allex, pelo próprio Fórum mesmo.

Praticamente tocava com o grave zerado, mas mesmo assim sempre me soou agressivo e me dava muito trabalho acertar o médio dele.

Na época, peguei o meu pouco antes do Carnaval e o levei para um retiro da igreja, e fiquei tocando com ele 2 ou 3 cultos por dias, durante 4 dias, com o meu ampli, e testei/tentei regular e chegar lá, mas nada q me agradasse 100%...

Apenas acho q não casei com ele como outros amigos aqui. Mas entre esse com Retro e o outro q tive a pouco tempo, q era passivo, disparado achei o passivo mais pronto e redondo.
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por allexcosta Qui Abr 24, 2014 12:17 pm

rodlages escreveu:O J Retro onboard e John East Stomp Box me trarão a mesma performance no som? A diferença de preço que tenho observado é um pouco alta entre as duas opções.

Apesar do Stomp Box supostamente ser a versão pedal do pré onboard, acho o último mais agressivo e com um som mais na cara, além do BRIGHT ser mais ativo aos meus ouvidos.

A diferença de preço deveria ser mínima e acompanhar o mercado lá de fora.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por rodlages Qui Abr 24, 2014 1:45 pm

allexcosta escreveu:A diferença de preço deveria ser mínima e acompanhar o mercado lá de fora.

Vi na BestBassGear que o mod para JRetro fica 600 dolares e o John East Stomp Box 350. Vou dar uma ligada na Bass Central para saber se consigo mais em conta.
rodlages
rodlages
Membro

Mensagem por CaQuinhO Qui Abr 24, 2014 2:00 pm

J Retro $600.00 ????  affraid affraid affraid 
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagem por Ritobass Qua Abr 13, 2016 11:58 pm

EDITADO - Evite repetir o mesmo assunto em mais de uma área do fórum.

Ritobass
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo