Baixista Classico
+4
Wyk.3
allexcosta
thebluesmanpastorius
beto-donato
8 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Baixista Classico
As vezes eu tenho saudade da época em que agente plugava o baixo no cubo e saia tocando..
Hoje em dia percebo que temos muitas coisas para pensar... os caras estão usando um monte de pedais e busters para apimentar o som do seu instrumento, além de estudar como loucos e procurar loucamente por efeitos na maioria das vezes digitalizados... nossa como isso é bom..
Eu particularmente, não uso nada além de um cabo da Santo-Angelo P10 rock, no meu fender jazz bass e minha BX 300 fender... e sempre digo. pra deixar a banda brava... "galera.... to pronto"...
Acho que se perdeu um pouco da escencia do instrumento... o Contra-Baixo, nunca foi o instrumento que sobresai na canção, e é isso que acho lindo... Wall Disney (criador da Disney) disse "Os detalhes não se vê, se sente".. e é isso que o som de baixa frequencia do contra-baixo faz... se a musica te mostra o paraiso.... o baixo que constroe a estrada que te leva lá... hahahaha..
Talvez por isso que muitas pessoas estão escutando Dream Theater, Rush e tantas outras bandas que o baixo é a estrela... (PS. sou fã nº1 do Rush, por isso entendam que não estou falando mal das bandas OK!!)... Se esquecem da simplicidade das linhas do Country do Rock'n roll até mesmo do Blue Grass, minha paixão.. rsrsrs.....
Mas tudo é válido.... Gostaria de saber como timbrar meu baixo com mais agressividade, mas quando pego ele pra tocar tudo fica tão tranquilo que passa a vontade e faço três ou quatro notas e fico satisfeito.. kkk
Forte abaço galera
Hoje em dia percebo que temos muitas coisas para pensar... os caras estão usando um monte de pedais e busters para apimentar o som do seu instrumento, além de estudar como loucos e procurar loucamente por efeitos na maioria das vezes digitalizados... nossa como isso é bom..
Eu particularmente, não uso nada além de um cabo da Santo-Angelo P10 rock, no meu fender jazz bass e minha BX 300 fender... e sempre digo. pra deixar a banda brava... "galera.... to pronto"...
Acho que se perdeu um pouco da escencia do instrumento... o Contra-Baixo, nunca foi o instrumento que sobresai na canção, e é isso que acho lindo... Wall Disney (criador da Disney) disse "Os detalhes não se vê, se sente".. e é isso que o som de baixa frequencia do contra-baixo faz... se a musica te mostra o paraiso.... o baixo que constroe a estrada que te leva lá... hahahaha..
Talvez por isso que muitas pessoas estão escutando Dream Theater, Rush e tantas outras bandas que o baixo é a estrela... (PS. sou fã nº1 do Rush, por isso entendam que não estou falando mal das bandas OK!!)... Se esquecem da simplicidade das linhas do Country do Rock'n roll até mesmo do Blue Grass, minha paixão.. rsrsrs.....
Mas tudo é válido.... Gostaria de saber como timbrar meu baixo com mais agressividade, mas quando pego ele pra tocar tudo fica tão tranquilo que passa a vontade e faço três ou quatro notas e fico satisfeito.. kkk
Forte abaço galera
Acho q a música não tem instrumentos Protagonistas e Figurantes, acho q a estrela é a musica e pronto. Acho q o gosto guia o resto. Acho q o Contrabaixo assim como qualquer instrumento tem sua área de atuação, e onde pode contribuir com a musica. Seja Na base ou como solista ^^
Acho q a música não tem instrumentos Protagonistas e Figurantes, acho q a estrela é a musica e pronto. Acho q o gosto guia o resto. Acho q o Contrabaixo assim como qualquer instrumento tem sua área de atuação, e onde pode contribuir com a musica. Seja Na base ou como solista ^^
thebluesmanpastorius- Membro
Re: Baixista Classico
Seja coadjuvante ou seja estrela principal, uma coisa eu tenho CERTEZA que o baixo é: ESSENCIAL!
Pra mim, música sem gravinas, é incompleta, falta alguma coisa!
Mas é isso aí mesmo! Estamos aqui pra discutir, aprender e ensinar, sem deixar de lado o respeito e a humildade!
Bons graves a todos!
Pra mim, música sem gravinas, é incompleta, falta alguma coisa!
Mas é isso aí mesmo! Estamos aqui pra discutir, aprender e ensinar, sem deixar de lado o respeito e a humildade!
Bons graves a todos!
Acho Q o grave dá corpo a musica. Da força E presença. Mas acho também que Existem melodias principais que são adequadísismas ao baixo. Inclusive na orquestra acho o som do baixo e seus SOlos muito mais belos do que do estridente Violino( que também aprecio). Mas o baixo tem vida. Tem uma riqueza de harmônicos ímpar na minha opiniaum. ^^
thebluesmanpastorius- Membro
A tecnologia tá aí para quem quiser, ninguém é obrigado a mudar velhos hábitos e aderir a novas idéias. Inevitavelmente chegou à música e também para quem faz música.
Certamente, em 1951, quando Léo Fender criou o baixo elétrico, muita gente deve ter pensado como você e hoje basicamente você só vê o baixo acústico sendo utilizado em orquestras, salvo raríssimas excessões, como alguns trabalhos de Jazz.
Acho que toda mudança é válida e bem vinda, desde que não se perca a essência da coisa.
Certamente, em 1951, quando Léo Fender criou o baixo elétrico, muita gente deve ter pensado como você e hoje basicamente você só vê o baixo acústico sendo utilizado em orquestras, salvo raríssimas excessões, como alguns trabalhos de Jazz.
Acho que toda mudança é válida e bem vinda, desde que não se perca a essência da coisa.
Fabio Motta escreveu:Certamente, em 1951, quando Léo Fender criou o baixo elétrico(...)
O baixo elétrico foi criado no início dos anos 30 por Paul Tutmarc...
Bullying é inadmissível, mas por que tanta chorumela, se em Sampa tem espaço para todos os sons e todos os gostos?!
JAZZigo- FCBR-CT
Pessoalmente, eu não vejo problema nenhum em ver outros baixistas explorando novas possibilidades... E isso por quatro motivos: Primeiro, nem sempre o som de um contrabaixista clássico serve para a proposta musical de um determinado grupo, segundo, o progresso é inevitável (O que é ótimo, pois ficar preso de forma cega e fanática às tradições é o caminho mais certeiro para a estagnação), terceiro, tem espaço pra todo mundo e quarto,seria muito chato e monótono se todo baixista tocasse do mesmo jeito e tivesse sempre o mesmo timbre.
Entendo esta sua observação mas discordo dela. Em muitas canções o baixo aparece de forma proeminente e há estilos, como o reggae, em que o baixo é o que geralmente costuma aparecer mais dentro do arranjo.
Nelson Bass- Membro
Nelson Bass escreveu:Espero não desvirtuar o tópico, mas fiquei curioso sobre o Paul Tutamarc, é não achei nenhuma informação a respeito, gostaria de saber mais.
Clique aqui
Vish... foi mal tinha escrito o nome dele errado...
Nelson Bass- Membro
Nelson Bass escreveu:Vish... foi mal tinha escrito o nome dele errado...
Jura?
Eu ia questionar uma coisa aqui, mas depois vi que é melhor não...
allexcosta escreveu:Fabio Motta escreveu:Certamente, em 1951, quando Léo Fender criou o baixo elétrico(...)
O baixo elétrico foi criado no início dos anos 30 por Paul Tutmarc...
Desculpem-me pela informação errada e obrigado por me corrigir Allex!
Apostaria um braço que Léo Fender tinha inventado o baixo elétrico.
eu tinha escrito Tutamarc, do mesmo jeito que ps no post, não tinha dado nada no google, foimal, desculpem a mancada.
Nelson Bass- Membro
Nelson Bass escreveu:eu tinha escrito Tutamarc
Imaginei, por isso o link do "jura" acima e uma pesquisa por "Paul Tutamarc".
To so brincando, cara...
Desculpem-me pela informação errada e obrigado por me corrigir Allex!
Apostaria um braço que Léo Fender tinha inventado o baixo elétrico.
Eu também estaria desmembrado uma hora dessas...
Até na Bahia o famoso Dodô do Trio Elétrico Dodó e Osmar fazia instrumentos elétricos antes do Léo Fender...
Tem até música:
Dodô, Dodô
Dodô, Dodô
Antes do Gringo, a guitarra ele inventou
Osmar, Osmar
Osmar, Osmar
O carnaval ele veio triletrizou
Logo depois da guerra
Na minha terra Bahia
Dois baianos sem compromisso
Descobriram que o cepo maciço
Evitava o fenômeno da microfonia
E assim, com o nome de “pau elétrico”
Nascia um dia a guitarra na Bahia, Bahia, Bahia
Tem até música:
Dodô, Dodô
Dodô, Dodô
Antes do Gringo, a guitarra ele inventou
Osmar, Osmar
Osmar, Osmar
O carnaval ele veio triletrizou
Logo depois da guerra
Na minha terra Bahia
Dois baianos sem compromisso
Descobriram que o cepo maciço
Evitava o fenômeno da microfonia
E assim, com o nome de “pau elétrico”
Nascia um dia a guitarra na Bahia, Bahia, Bahia
Allex como sempre salvando a pátria com seus conhecimentos!
Galera do Bass..... Primeiramente agradeço a gentileza das respostas de todos..
É isso mesmo, notei vários pontos de vista e argumentos válidos mostrando a perspectiva de cada musico.
Mas cara. ainda não consigo ver o contra baixo como um instrumento que lhe dá um soco na cara quando se escuta uma canção.. (salvo algumas exceções)... e essa descrição que me fez apaixonar pelo instrumento..
Um dia estava fazendo uma Jam de jazz num bar do ABC paulista, e o tecladista me perguntou se eu solava.. eu balancei a cabeça que não, um pouco por insegurança pelo nível dos músicos e também porque o baixo pra mim é o que dá corpo à canção... e por isso quis ficar na minha viagem, ali tranquilo numa boa...
Estudei com vários músicos inclusive fora do Brasil, mas sempre tentei falar de musica, desta manifestação artística, que é a mais antiga de todas.. Acho valido e necessário termos uma técnica bem apurada pra não se perder nos raciocínios, mas quanto disso vc vai aplicar se a canção vier realmente de sentimentos inexplicáveis (vixi maria) rsrsrs...
Como eu disse, eu amo Rush e acredito que nenhuma banda o Baixo seja mais marcante do que nesta, mas mesmo assim as levadas se mantém agradáveis, com o som típico do rickenbacker meio draivado, e das válvulas quentes.. mas é essa simplicidade que eu curto.
Como eu disse no inicio "COMO É BOM ISSO" me referindo à toda a mudança que o instrumento sofre e que é muito natural e bom pra sempre termos novas formas dinâmica.
Valeu galera....
do que nesta, mas mesmo assim as levadas se mantém agradáveis, com o som tipico do rickenbacker meio draivado, e das valvulas quentes.. mas é essa simplicidade que eu curto.
Como eu disse no inicio "COMO É BOM ISSO" me referindo à toda a mudança que o instrumento sofre e que é muito natural e bom pra sempre termos novas formas dinamica.
Valeu galera....
É isso mesmo, notei vários pontos de vista e argumentos válidos mostrando a perspectiva de cada musico.
Mas cara. ainda não consigo ver o contra baixo como um instrumento que lhe dá um soco na cara quando se escuta uma canção.. (salvo algumas exceções)... e essa descrição que me fez apaixonar pelo instrumento..
Um dia estava fazendo uma Jam de jazz num bar do ABC paulista, e o tecladista me perguntou se eu solava.. eu balancei a cabeça que não, um pouco por insegurança pelo nível dos músicos e também porque o baixo pra mim é o que dá corpo à canção... e por isso quis ficar na minha viagem, ali tranquilo numa boa...
Estudei com vários músicos inclusive fora do Brasil, mas sempre tentei falar de musica, desta manifestação artística, que é a mais antiga de todas.. Acho valido e necessário termos uma técnica bem apurada pra não se perder nos raciocínios, mas quanto disso vc vai aplicar se a canção vier realmente de sentimentos inexplicáveis (vixi maria) rsrsrs...
Como eu disse, eu amo Rush e acredito que nenhuma banda o Baixo seja mais marcante do que nesta, mas mesmo assim as levadas se mantém agradáveis, com o som típico do rickenbacker meio draivado, e das válvulas quentes.. mas é essa simplicidade que eu curto.
Como eu disse no inicio "COMO É BOM ISSO" me referindo à toda a mudança que o instrumento sofre e que é muito natural e bom pra sempre termos novas formas dinâmica.
Valeu galera....
do que nesta, mas mesmo assim as levadas se mantém agradáveis, com o som tipico do rickenbacker meio draivado, e das valvulas quentes.. mas é essa simplicidade que eu curto.
Como eu disse no inicio "COMO É BOM ISSO" me referindo à toda a mudança que o instrumento sofre e que é muito natural e bom pra sempre termos novas formas dinamica.
Valeu galera....