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Ensaio em estúdio de gravação

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Mensagem por andre dia claro Ter Jul 10, 2012 4:08 pm

Olá,

Vejo constantemente videos de bandas ensaiando em estúdios de gravação. Bateria enclausurada ( ou em outro cômodo ), normalmente instrumentos em linha, simuladores ou pequenos amps microfonados ....

Resumindo: Não vejo retornos, quando muito ..monitoração por fones. Então a banda se escuta pelos monitores de referência?
Seria isso mesmo ? E quem já passou por tal situação .... qual a experiência ? Os monitores "aguentam" baixo e bateria ?

Agradeço quem puder me ajudar!
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Mensagem por Rick Charles Ter Jul 10, 2012 4:56 pm

Só ensaiei assim 1 vez, e eles aguentaram
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Mensagem por allexcosta Ter Jul 10, 2012 5:06 pm

andre dia claro escreveu:E quem já passou por tal situação .... qual a experiência ?

É normal.

Os monitores "aguentam" baixo e bateria ?

Claro, são os mesmo monitores usados pra mixar baixo e bateria, não há diferença do músico estar tocando na hora ou ser uma gravação.

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Mensagem por andre dia claro Ter Jul 10, 2012 5:30 pm

Mas fica legal?!? Dá para se ouvir bem ? Sendo que o "PADRAO" seria um retorno de chão para cada um .... ou fica tipo aquela bagunça de estudio de ensaio com caixas suspensas ?
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Mensagem por allexcosta Ter Jul 10, 2012 5:43 pm

andre dia claro escreveu:Mas fica legal?!? Dá para se ouvir bem ? Sendo que o "PADRAO" seria um retorno de chão para cada um .... ou fica tipo aquela bagunça de estudio de ensaio com caixas suspensas ?

Não existe padrão. São raríssimos os estúdios de ensaio que tem um retorno pra cada um.

O som do ensaio só precisa ser alto quando o sistema tem que competir com o inferno sonoro que é uma bateria. Quando existe um aquário o volume na sala não precisa ser mais alto que de uma gravação comum.

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Mensagem por falconbb01 Qua Jul 11, 2012 9:08 pm

"Inferno sonoro que é uma bateria" foi legal!! Laughing
Meus melhores amigos são bateristas, tô ferrado!

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Mensagem por Maurício_Expressão Qua Jul 11, 2012 10:29 pm

Ensaiar em volume baixo. Sentindo todas as sutilezas dos efeitos e da voz do cantor, e seu próprio instrumento é uma delícia.
Ensaiar ao lado do baterista é perder muito do detalhe da música.
No estúdio onde ensaio, o baterista fica em outra sala. Tem um vidro entre as 2 salas e o som da bateria na nossa sala vem pelos monitores de referência, como você chama.
Som em baixo volume, bonito, bem mixado.
Parece som de CD. Para mim, nessa condição, o som do Jazz Bass fica muito mais bonito que o som do Precision.

Quando estou fazendo free lance e tenho que ensaiar com a bateria na mesma sala eu saio com o ouvido zunindo de tanto barulho da bateria... Nunca é a mesma coisa...

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Mensagem por andre dia claro Qui Jul 12, 2012 1:46 am

Maurício_Expressão escreveu:Quando estou fazendo free lance e tenho que ensaiar com a bateria na mesma sala eu saio com o ouvido zunindo de tanto barulho da bateria... Nunca é a mesma coisa...

Cara, bateria acústica em pequenas salas é um suicidio! Tornei me adepto das v-drums , por mais que o timbre seja feio, os tímpanos agradecem!


Pergunto se quando ensaiam com os "monitores" , o sub se torna essencial ?
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Mensagem por NeyBass Qui Jul 12, 2012 9:19 am

o batera que toca comigo tem duas baterias uma acústica e uma eletrônica da yamaha, tem local que não dá pra ensaiar com a acústica, e eu, particularmente fico felizão da vida quando ele me aparece no ensaio com a yamaha.
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Mensagem por Sonikado Sex Jul 13, 2012 12:28 am

Pergunto se quando ensaiam com os "monitores" , o sub se torna essencial ?
A sala em si exige um volume mais baixo -o que facilita o trabalho para os autofalantes-, e as características de referência dos monitores permitem que eles tenham uma boa (ou excelente, dependendo do $$$ gasto) curva de resposta, incluindo graves.

O ideal é que o sub seja dispensado, a menos que seja realmente necessário. Se bem que bumbo é ~80hz pra cima, um subwoofer não é tão necessário assim. Considerando uma sala sem bateria, um woofer de 8" já é muito mais que suficiente! (a menos que os instrumentistas em questão tenham algum Tonto no cérebro e/ou síndrome de surdez, aí não dá.

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Mensagem por Maurício_Expressão Sex Jul 13, 2012 10:34 pm

Na nossa sala de ensaio usamos 2 cx Antera ativas TS700A com 2 subs ativos LF1000A. O batera fica em outra sala. O volume é baixo, mas os sub deixam o som com muita qualidade. Ou seja, caixas de PA como retorno. As caixas de retorno mesmo, só usamos em shows.

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Mensagem por Thales_Sr Sex Jul 13, 2012 10:56 pm

NeyBass escreveu:o batera que toca comigo tem duas baterias uma acústica e uma eletrônica da yamaha, tem local que não dá pra ensaiar com a acústica, e eu, particularmente fico felizão da vida quando ele me aparece no ensaio com a yamaha.
Aí é uma beleza, a bateria fica no volume ideal, o ensaio fica parecendo uma mix de cd... Very Happy

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Mensagem por andre dia claro Sáb Jul 14, 2012 1:25 am

Agora fiquei na dúvida ... tenho um local para ensaio com a bateria eletronica e guitarras e demais com controladores ... ensaio com fones .... se for para colocar algumas caixas, o que ficaria melhor ? Caixas ativas ou monitores de referencia?
Lembrando que não vou partir pro esquema tradicional de estúdios de ensaios, amps , cubos .. etc
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Mensagem por Sonikado Sáb Jul 14, 2012 3:00 am

Monitor de referência tem um proprósito muito mais específico do que caixas ativas. Visto que 90% dos monitores SÃO caixas ativas.

Pra saber o melhor, só pela acústica e características do lugar. Te digo que, a menos que a acústica seja muito boa e trabalhada, melhor ficar nos fones(além de serem mais baratos)... mandar caixas de som em ambiente não muito propício embola fácil e tem altas chances de perder qualidade.

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Mensagem por FDL Sáb Jul 14, 2012 10:32 am

Maurício_Expressão escreveu:Ensaiar em volume baixo. Sentindo todas as sutilezas dos efeitos e da voz do cantor, e seu próprio instrumento é uma delícia.
Ensaiar ao lado do baterista é perder muito do detalhe da música.
No estúdio onde ensaio, o baterista fica em outra sala. Tem um vidro entre as 2 salas e o som da bateria na nossa sala vem pelos monitores de referência, como você chama.
Som em baixo volume, bonito, bem mixado.
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Quando estou fazendo free lance e tenho que ensaiar com a bateria na mesma sala eu saio com o ouvido zunindo de tanto barulho da bateria... Nunca é a mesma coisa...

Maurício, experimenta usar este aqui um dia:
Ensaio em estúdio de gravação Protetor_auditivo_3m_1100-500x500

Já usei em alguns ensaios e foi um verdadeiro "salvador da pátria". Para o meu caso, consegui distinguir muito melhor cada instrumento, ainda mais porque eram duas guitarras e um batera que abusava em pratos. O protetor ajudava a dar uma "limpada" nesse agudo todo, separando melhor cada instrumento.

Com relação ao tópico, me recordo quando tinha apenas e tão somente 16 anos e fui ensaiar pela 1ª vez com um baterista, no estúdio de um amigo meu. Este baterista, também amigo, era jogador de basquete do colégio com o apelido de "negão". Só por aí já dá pra ter noção da força do "menino". Pois bem, fomos ensaiar e logo de início regulamos os instrumentos com toda aquela "experiência" que tínhamos. Eram duas guitarras, eu (baixo) e o baterista.
Começa o ensaio, uma barulheira dos infernos e aquele som todo embolado, não dava pra entender nada do que se tocava. Na primeira pausa, o guitarrista puxa a fila e é o primeiro a "aumentar" o som, afinal, não conseguia distinguir nada do que estava tocando. E assim foi, sucessivamente nas pausas seguintes.
Em dado momento, me recordo de olhar pro baterista enquanto tocávamos e o cara estava praticamente se derretendo de tanto que suava. Nessas horas ele já tava sem camisa e fazia uma cara de maratonista em fim de prova.
Eis que entra nosso amigo, filho do dono do estúdio, falando o seguinte:
"Ow galera, tem como dar uma baixada no volume geral aí? É que meu pai está lá embaixo no quintal e falou que ele já ta ficando preocupado com o volume alto."
Só um detalhe, o estúdio ficava no 2º andar e era completamente ISOLADO, inclusive com porta dupla! Shocked

Depois dessa aprendi, embolou o som ABAIXE o volume!


Agora, esta ideia de isolar o batera é muito boa! Além de aumentar a qualidade do ensaio, salvaguarda a capacidade auditiva de todos (menos do batera... hehehe), capacidade tal que se perdida é IMPOSSÍVEL recuperar!
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Mensagem por allexcosta Sáb Jul 14, 2012 10:44 am

O protetor auricular ordinário corta frequências de maneira desequilibrada. Nem todo mundo se acostuma...

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Mensagem por Maurício_Expressão Dom Jul 15, 2012 11:53 am

FDL: eu tenho desses e uso de forma esporádica. Mas o melhor mesmo é ensaiar de forma correta, com o baterista lá na salinha dele... Hehehehe.

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Mensagem por Sonikado Dom Jul 15, 2012 1:19 pm

Já que tocaram no assunto de protetores...
No caso de realmente for usar um, especialmente pelo próprio baterista, qual a opção? Alguma recomendação? E para os próximos do batera (nozes), protetor é ou pode ser a solução ou só mesmo com protetor natural? (no caso: surdez)

Visto que a bateria gera MUITO barulho (além do retorno!), estamos falando de um spl elevadíssimo próximo do próprio batera, isso não seria prejudicial?! As vezes fico longe da bateria(platéia) e saio com o ouvido zunindo, imagina o dito cujo O_õ

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Mensagem por Pedro Jack Dom Jul 15, 2012 1:37 pm

Sonikado escreveu:Já que tocaram no assunto de protetores...
No caso de realmente for usar um, especialmente pelo próprio baterista, qual a opção? Alguma recomendação? E para os próximos do batera (nozes), protetor é ou pode ser a solução ou só mesmo com protetor natural? (no caso: surdez)

Visto que a bateria gera MUITO barulho (além do retorno!), estamos falando de um spl elevadíssimo próximo do próprio batera, isso não seria prejudicial?! As vezes fico longe da bateria(platéia) e saio com o ouvido zunindo, imagina o dito cujo O_õ

Cara, uma vez ensaiei com um batera usando plugs nos ouvidos, putz. O cara compensava o plug SENTANDO A MÃO, saí zonzinho...

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Mensagem por allexcosta Dom Jul 15, 2012 1:47 pm

Sonikado escreveu:No caso de realmente for usar um, especialmente pelo próprio baterista, qual a opção? Alguma recomendação? E para os próximos do batera (nozes), protetor é ou pode ser a solução ou só mesmo com protetor natural? (no caso: surdez)

Se o músico consegue se adaptar aos protetores comuns (esses usados em indústria) que atenuam até 30db mas destroem com os agudos, pode usá-los sem problemas.

Existem protetores que oferecem um corte mais equilibrado de frequências, porém são mais caros. O ER20 da Etymotic Research oferece boa proteção, corte equilibrado e preço razoável. O custo dos plugs feitos sob encomenda é algo em torno de 150 dólares fora do Brasil.

Alguns músicos não se adaptam com nenhum dos tipos e correm o risco de perda significativa da audição.

EDIT - Acabei de pesquisar o preço do ER20. 12 dólares nos EUA, 120 Reais no ML. Absurdo...

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Mensagem por joabi Dom Jul 15, 2012 2:31 pm


Há um tempo atrás comprei 3 unidades do ER20 ao custo de 45,00 cada, de uma loja de informática (???) em Ribeirão Preto. Sempre entro em contato para ver se tem mais, mas nunca tem no estoque... Crying or Very sad Sim, eram originais. O custo que o representante oficial da marca me passou na época foi 150,00. Tonto

Gosto bastante deles, pois atenuam cerca de 20 dBs de forma razoavelmente equilibrada.

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Mensagem por Thales_Sr Dom Jul 15, 2012 4:44 pm

Eu recomendo todo o esforço possível para adaptar ao protetor. Se não conseguir esses especiais, abstrai a "distorção" que eles dão no som e manda bala. O som fica menos embolado, e sua audição agradece.

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Mensagem por joabi Dom Jul 15, 2012 5:11 pm

Thales_Sr escreveu:Eu recomendo todo o esforço possível para adaptar ao protetor. Se não conseguir esses especiais, abstrai a "distorção" que eles dão no som e manda bala. O som fica menos embolado, e sua audição agradece.

É isso! Perda auditiva não tem volta, portanto temos que cuidar. Eu fico muito chateado quando vou tocar em baladas e vejo a meninada desinformada dançando com os ouvidos colados em P.A.s EAW soltando som à todo vapor. É triste, e como sempre digo, em breve teremos uma geração de velhos surdos...

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Mensagem por malka_aff Seg Jul 16, 2012 12:51 am

eu não usava os protetores e sai dos ensaios com dor de cabeça, ouvido zunindo e num stress que parecia ter passado por 5 reuniões com uma diretoria comercial.

Hoje, só ensaio com protetores auricular ou com o the plug enfiado na orelha e o baixo no fone com volume bem baixinho. Assim aguentei ja 4 horas de ensaio sem nenhuma dor de cabeça.

Nunca mais ensaio sem protetor auricular!

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Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Seg Jul 16, 2012 11:07 am

Uma outra visão ...

Recentemente, andei fazendo uma mini enquete informal; sobre a possibilidade de blindar o rack de nossa bateria com escudo acrílico, àqueles com formato de biombo.Nada muito exagerado, em torno de 03 placas talvez.
Invariavelmente todos reponderam algo no estilo:
"Pra tocar baixinho e/ou abafado eu toco em casa.
Quem vem pra estúdio entre outras coisas, quer e precisa reproduzir com um mínimo de fidelidade as situações de palco.E isso inclui a potência da bateria"
Confesso que não me surpreendi com as respostas, embora saiba dos prejuízos a longo prazo pros praticantes.
Mas enfim, o cliente é que manda...
Cabe a nós como comerciantes nesse caso, tentar proporcionar a melhor qualidade 'nitidez" possível dentro do que o mercado está pedindo.
E é ai nessa hora, que entram, boa acústica, sala projetada, equipamentos com boa resposta.
E tome tapa na orelha. Banda Ri Muito rock




Última edição por SHIP ROOM ESTUDIO em Seg Jul 16, 2012 11:22 am, editado 2 vez(es)

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Mensagem por Thales_Sr Seg Jul 16, 2012 11:12 am

Eu entendo o ponto de vista do pessoal. Realmente na maioria dos palcos a bateria vai estar "metida" no meio dos outros instrumentos, então isolá-la não vai ser bem uma opção.
Nesse caso, eu simularia a minha situação de palco: Bateria mandando barulheira, e eu com meus plugues de ouvido pra abafar... rs

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Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Seg Jul 16, 2012 11:25 am

Thales_Sr escreveu:Eu entendo o ponto de vista do pessoal. Realmente na maioria dos palcos a bateria vai estar "metida" no meio dos outros instrumentos, então isolá-la não vai ser bem uma opção.
Nesse caso, eu simularia a minha situação de palco: Bateria mandando barulheira, e eu com meus plugues de ouvido pra abafar... rs


Pô irmão quando é que tu aparece pra prestigiar ?
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Mensagem por Thales_Sr Seg Jul 16, 2012 11:43 am

SHIP ROOM ESTUDIO escreveu:
Thales_Sr escreveu:Eu entendo o ponto de vista do pessoal. Realmente na maioria dos palcos a bateria vai estar "metida" no meio dos outros instrumentos, então isolá-la não vai ser bem uma opção.
Nesse caso, eu simularia a minha situação de palco: Bateria mandando barulheira, e eu com meus plugues de ouvido pra abafar... rs
Pô irmão quando é que tu aparece pra prestigiar ?
O 12' anos que eu comprei pra gente já tá virando 18'. srsrsrrs

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Cara, tenho que ver algo essa semana ainda... Meu CF tá terminando, sábado devo viajar pra alocação definitiva.

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