Que tipo de baixista é você?
+79
jonatas.cruzsantos
Christianbass
Zubrycky
Rondybass
CG
fegt5000
J.Adalberto
rmarigo
Edão
Thrash_bass
murilo.belanga
Átila Moreira Cedro
marcos.ferraz
allancarlosac
Kobeh
pluís
gpraxedes
Moisés Simeão
Amagomes
MudBass
pauloctlovo
Raphaelvis
diogobass
MatheuSouth
Luis Carlos Violante
Rodrigo.Bass
AlanCedraz
souluizz
vinicin
Blackhorse
Guto Nascimento
Maurício_Expressão
AlbertoBass
André Souza
kadesh
Schafe
Fernando Paes
Ricardo Petrone
lcs.
Chico78
Marcondes_
Danilo.Brasill
silvanoandrade
Juninho_Bass
DeathCoreBass
thaissthefany
Craftsman
GeTorres
Masteles
rafael_ESB
Leo Limabass
inibass
NESCAU
ArturAF
RFleita_Bass
FelipeBass
brucce
Rick Charles
webercar
heverton souza
Mauricio Luiz Bertola
NeyBass
André Luga
Esequiel Bass
lucochoa
Eliseumohr
rodsom
vinibassplayer
malka_aff
greengo
Edu Fettermann
Hélcio Júnior_bass
Cayo Castro
joabi
evndsk
zanforlin
Nelson Bass
Claudio
Tarcísio Caetano
83 participantes
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Que tipo de baixista é você?
Tarcísio Caetano escreveu:Como é você, quando está tocando seu baixo?
Mete o dedão/palheta sem dó? Quanto mais cordas conseguir arrebentar, mais feliz ficará?
...
Fica na sua, tranquilo, sossegado? se pudesse, colocava uma cadeira atrás do baterista para ninguém te ver?
Você é o "clássico" em pessoa? pizzicato, somente as notas necessárias e precisas, o seu negócio é fazer música e não sair do ritmo?
Conte-nos tudo, não esconda nada...e seja, realmente, sincero
Me encaixo mais com essas 3, com algumas retificações: eu meto o dedo/palheta de vez em quando pra conseguir sons legais, mas odeio quebrar cordas ou aparecer demais... rs. De vez em quando eu tento "brincar de slap", mas eu não manjo nada! Tenho um milhão de coisas pra aprender, e uma preguiça maior ainda
lcs.- Membro
Cayo Castro escreveu:Vi uma frase que alegam ser do Stanley Clarke, e eu acho que cabe aqui:
"O baixista não pode ficar em uma situação a coadjuvante em relação aos outros músicos. Se o guitarrista faz seu show, se o baterista faz seu show, o baixista também deve fazer o dele, buscar uma posição de destaque."
Sou eu... Mas com aqueles tiques de "pedreiros com orgulho". Amén, Mestre Stanley!!!
tenho slap na veia kkkkkkkkkkk LOL
Mete o dedão/palheta sem dó? Quanto mais cordas conseguir arrebentar, mais feliz ficará?
Tento ser básico e estar sempre no clima da música, mas o que mais me faz feliz é descer a lenha mesmo
Tenho pouco repertório para solos, mas quando preciso a pentatônica nunca me abandona!
No momento tenho tentado tocar sempre buscando mais precisão nas linhas simples....
Última edição por Schafe em Seg Ago 13, 2012 9:04 am, editado 1 vez(es)
Cayo Castro escreveu:Vi uma frase que alegam ser do Stanley Clarke, e eu acho que cabe aqui:
"O baixista não pode ficar em uma situação a coadjuvante em relação aos outros músicos. Se o guitarrista faz seu show, se o baterista faz seu show, o baixista também deve fazer o dele, buscar uma posição de destaque."
Concordo plenamente!
Odeio fritação e só não mando mais slaps por ainda não manjar tanto...
Gosto de tocar na frente, ao lado do guitarra e do vocal, por mais simples que seja a música.
Quando o som e a química estão fluindo então é aí que não consigo ficar parado rsrs
kadesh- Membro
Sou do tipo FOFURA BALANÇANTE, se é que existe. KKKkkk
Não sou de tocar só cabeça de nota, mas não frito. Primeiro por não ter conhecimento para tal e nos estilos musicais que toco esse comportamento não cabe. Ouço bastante o original e faço um mix.
Gosto de fazer algo bacana pra mnúsica, pode ter uma nota ou mais algumas. Sempre lembrando que estou lá pra fazer a turma dançar. Shake body, shake move.
Não sou de tocar só cabeça de nota, mas não frito. Primeiro por não ter conhecimento para tal e nos estilos musicais que toco esse comportamento não cabe. Ouço bastante o original e faço um mix.
Gosto de fazer algo bacana pra mnúsica, pode ter uma nota ou mais algumas. Sempre lembrando que estou lá pra fazer a turma dançar. Shake body, shake move.
Camaleão!
Eu sou um baixista que não pode escutar muito o que a banda está tocando, pois se eu escutar e começar a curtir, fecho os olhos e viajo...
Já aconteceu de acordar no meio de uma música, com todos da banda me olhando putos, e eu atravessando pois estava viajando e nem sabia a quantas andava a música...
Eu tenho uma capacidade de me desligar totalmente escutando uma música.
Por isso adoro me fechar na sala com um DVD de uma banda bem maneira, deixar o Home Theater em volume indecente e por o rock para rolar.
Dai não tem a responsabilidade de estar no palco tocando... Hehehehe.
Eita vício bom!
Já aconteceu de acordar no meio de uma música, com todos da banda me olhando putos, e eu atravessando pois estava viajando e nem sabia a quantas andava a música...
Eu tenho uma capacidade de me desligar totalmente escutando uma música.
Por isso adoro me fechar na sala com um DVD de uma banda bem maneira, deixar o Home Theater em volume indecente e por o rock para rolar.
Dai não tem a responsabilidade de estar no palco tocando... Hehehehe.
Eita vício bom!
Eu nao costumo dizer que toco. Mas quem me toca eh a musica. Nunca estudei musica na vida, mas cresci ouvindo o saudoso James Brown. E esse swing, esse balanco nao sai da minha cabeca...
....tipo, nao me para pra perguntar q nota que ta pq eu nao sei!!!!
....a melodia simplesmenete entra na veia e quem gostar do swing vem junto... batera, guitarra e ate o teclado se o cara for modesto e de poucas notas... ou alguem ja viu firula torrando a orelha em alguma muisica do The Miters, Incognito, Curts Mayifield....
...por outro lado, por quantas horas seria possivel ouvir Maceo Parker, Bocato, Candy Dulfer, George Benson, etc solando com uma "cama" gostosa... sem exageiro, mas com o som rolando "naquela pegada".
Pois eh, no meu caso culpa do meu pai que dizia q aquelas musicas eram porcaria.... eu eh que gostaria de ter curtido aquela epoca de porcaria (na verdade acho q ele foi q curtiu, fdp)
....tipo, nao me para pra perguntar q nota que ta pq eu nao sei!!!!
....a melodia simplesmenete entra na veia e quem gostar do swing vem junto... batera, guitarra e ate o teclado se o cara for modesto e de poucas notas... ou alguem ja viu firula torrando a orelha em alguma muisica do The Miters, Incognito, Curts Mayifield....
...por outro lado, por quantas horas seria possivel ouvir Maceo Parker, Bocato, Candy Dulfer, George Benson, etc solando com uma "cama" gostosa... sem exageiro, mas com o som rolando "naquela pegada".
Pois eh, no meu caso culpa do meu pai que dizia q aquelas musicas eram porcaria.... eu eh que gostaria de ter curtido aquela epoca de porcaria (na verdade acho q ele foi q curtiu, fdp)
Guto Nascimento- Membro
Que gosta de ouvir poucas notas bem aplicadas.
Blackhorse- Membro
AlbertoBass escreveu:Camaleão!
....oooolha, me lembrou "Camaleao Urbano" do Guilherme Dias Gomes, com participacao do Marcelo D2!!!!
Somzera!!!
Guto Nascimento- Membro
parabens p mim eu consegui arrebentar a corda B do meu baixo !!! kkk
vinicin- Membro
vinicin escreveu:parabens p mim eu consegui arrebentar a corda B do meu baixo !!! kkk
Duvido!!! KKKK
vinicin escreveu:parabens p mim eu consegui arrebentar a corda B do meu baixo !!! kkk
Parabens ao nosso amigo "Edward, Maos de Tesoura"!!!!!!!!!!!!!
Guto Nascimento- Membro
Seja bem vindo ao Fórum!
Que loucura heim!? kkkkkkk
Nunca vi isso na minha vida!
Juninho_Bass- Membro
Persistente. 0/
Clube SX #107
Jazz Bass Clube #071
AlanCedraz- Membro
AlanCedraz escreveu:Persistente. 0/
[1]
Guto Nascimento escreveu:vinicin escreveu:parabens p mim eu consegui arrebentar a corda B do meu baixo !!! kkk
Parabens ao nosso amigo "Edward, Maos de Tesoura"!!!!!!!!!!!!!
Acho que nem o mãos de tesoura consegue arrebentar uma corda B
Cara, eu nunca arrebentei nenhuma.
Hahahahahahaha
Dificilmente (no máximo) eu quebro a Ezinha do violão ou da guitarra.
Hahahahahahaha
Dificilmente (no máximo) eu quebro a Ezinha do violão ou da guitarra.
Clube SX #107
Jazz Bass Clube #071
AlanCedraz- Membro
Eu acho que aquilo não arrebenta. O que já vi foi dela " meio que quebrar por dentro" naquela parte mais fina que fica na tarraxa e foi por causa de afinação super acima do normal. Acho que é lenda...
arrebenta sim, ja arrebentei corda B. Mas eu trocava a afinação o tempo todo (entre F#, A, B, C, A de novo, tempos de J-rock :T)
Dae não há corda que aguente, ela sempre arrebentava na ponte (foram umas 4 vezes :S)
Dae não há corda que aguente, ela sempre arrebentava na ponte (foram umas 4 vezes :S)
Luis Carlos Violante- Membro
Clássico, que faz o necessário, mas sempre tento botar uns grooves e às vezes gosto de me aventurar em firular e fritar
MatheuSouth- Membro
meto o dedo sem dó rsrs
diogobass- Membro
Depende muito do estilo da banda que eu tô tocando. Em Funk ou Soul eu gosto mais de usar ISLÉPI aos ensinamentos do Marcão Millão. Em outras oportunidades, uso alguns daqueles patterns que todo mundo tem, essas coisas.
Em bandas mais pops, ou que exigem menos do baixista, eu fico mais na marcação, no máximo oitavando ou usando algum cromatismo conveniente.
Mas em todos os casos, sempre busco manter o pulso bem posicionado, que é o baixo que eu mais gosto de ouvir/sentir
Em bandas mais pops, ou que exigem menos do baixista, eu fico mais na marcação, no máximo oitavando ou usando algum cromatismo conveniente.
Mas em todos os casos, sempre busco manter o pulso bem posicionado, que é o baixo que eu mais gosto de ouvir/sentir
Meto o dedão/palheta(principalmente) sem dó! Arrebentei 2 mizonas em show por causa disso!
Acho que, como toco Rock(e derivados), sempre tem uma brecha pro baixista fazer seu solo "MILNOTASPORSEGUNDOALGORAPIDOPARADEIXARASESTRUTURASDOGUITARRISTAABALADASDETANTAVELOCIDADEENOTASPORSEGUNDO", mas agora estou parando com isso e seguindo o ritmo da música em si e tocando as notas tranquilamente. (apesar que isso me faz viajar muito nas músicas, enfim)
É tudo isso aí com um pouco de "lokura" no palco.
Acho que, como toco Rock(e derivados), sempre tem uma brecha pro baixista fazer seu solo "MILNOTASPORSEGUNDOALGORAPIDOPARADEIXARASESTRUTURASDOGUITARRISTAABALADASDETANTAVELOCIDADEENOTASPORSEGUNDO", mas agora estou parando com isso e seguindo o ritmo da música em si e tocando as notas tranquilamente. (apesar que isso me faz viajar muito nas músicas, enfim)
É tudo isso aí com um pouco de "lokura" no palco.
pauloctlovo- Membro
Isso depende muito do estilo e música que estou tocando. Se a música necessita que eu seja mais clássico e comedido, faço apenas o necessário para dar peso e ritmo à música. Quando a música "me permite", faço firulas, passeio entre técnicas diferentes, fraseados rápidos e mais trabalhados, etc. Quando comecei a tocar era de firular em tudo, ia tocar uma música que exigia simplicidade, lá estava eu fritando e firulando que nem doido. Mas felizmente amadureci musicalmente.
No mais, sou da mesma opinião que o Chico78:
No mais, sou da mesma opinião que o Chico78:
Chico78 escreveu:Sou do tipo que ainda tem que aprender muito, rss
MudBass- Membro
souluizz escreveu:vinicin escreveu:parabens p mim eu consegui arrebentar a corda B do meu baixo !!! kkk
Duvido!!! KKKK
Não duvide, eu também arrebentei um B (0.130) no pizzicato. Isso faz tempo, na época eu tinha uma pegada de mamute, hoje suavizei o negócio. aUhAUHAU
MudBass- Membro
Clássico,pegada de gravação,notas na quantidade,hora e lugares certos.
Amagomes- Membro
Quero começar no Clássico e terminar no Multi-Técnica, rs.
silvanoandrade escreveu:
analiso música por música que vou trabalhar (quando é possivel) e tento colocar o que há de melhor para o bem da própria.
acredito muito também na questão corporal e na vibe que transmitimos enquanto tocamos, faço questão de curtir de verdade cada música que toco e priorizo transmitir meu sentimento para o público em toda canção independente de quantas pessoas estão ali para assistir.
É bem por aí que me encaixo! Costumo fazer desse mesmo jeito, estudo as músicas que vou tocar, analisando o que pode ser melhor para ela e tento deixar a técnica bem refinada para que quando for tocar poder me entregar a mesma e passar o "meu sentimento" para o público, realmente acredito que isso faz diferença!
Um dos grandes mestres do contrabaixo, Laboriel, sempre fala para "sentir" cada nota e quando ele toca percebo isso e acho que consigo transmitir um pouco também.
Sou clássico! Curto analisar bem e preencher o máximo do necessário. Não sendo muito "firulento" (embora gostei de criar minhas frases haha) Sou tranquilo principalmente,pra entender a música e deixar os "amigos fritadores" da gig fritar até cansar kkk
pluís- Membro
Sento a palheta no pobre jazz bass. Quando tô no palco acabo me empolgando bastante, e acabo fazendo caras e bocas....rsrsrs
Não sou nenhum primor de técnica e velocidade, mas sempre q a música permite, eu faço alguma firula ou improviso em pentatônica ao estilo Geezer Butler (claro q sem a genialidade do mestre).
Não sou nenhum primor de técnica e velocidade, mas sempre q a música permite, eu faço alguma firula ou improviso em pentatônica ao estilo Geezer Butler (claro q sem a genialidade do mestre).
Kobeh- Membro
Marcondes_ escreveu:[2]evndsk escreveu:Multitécnicas+clássico. Não sou muito estrelístico, em outas palavras, não tenho um pedal de boost no dedo. Mas quando cabe na música, sempre to mandando uma firula, busco na mente um fraseado de algum baixista ou mesmo faço o meu característico e assim vou indo na arte de tocar baixo.
[3]
allancarlosac- Membro
Fica na sua, tranquilo, sossegado? se pudesse, colocava uma cadeira atrás do baterista para ninguém te ver?
Você é o "clássico" em pessoa? pizzicato, somente as notas necessárias e precisas, o seu negócio é fazer música e não sair do ritmo?
Taí uma descrição quase exata de como eu sou quando estou tocando, se bem que ainda tenho MUITO que aprender para dizer que toco algo
marcos.ferraz- Membro
Ruim que acha que sabe alguma coisa...
Átila Moreira Cedro- Membro
Eu meto a mão no baixo, sem técnica nenhuma
Faço um som retão e simples!
Curto um som bem groove!
Faço um som retão e simples!
Curto um som bem groove!
murilo.belanga- Membro
Palheteira aqui rsrs
Thrash_bass- Membro
Gosto de fazer a música soar bem bonita entendo e executando o movimento musical que o contrabaixo pode fazer dentro dela!
Também gosto de desenvolver a música de um jeito que ela crie personalidade!
Gosto de tocar com sentimento!
Também gosto de desenvolver a música de um jeito que ela crie personalidade!
Gosto de tocar com sentimento!
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão- Membro
Sou fritador e "tento" ser um Multi-técnicas !!!
rmarigo- Membro
Ruim, mas preconceituoso palheta jamais kkk
sossegado, não colocaria uma cadeira atras do baterista mais seria um baixista de reegae, bem no cantinho.
mais de vez em quando sai um slap
mais de vez em quando sai um slap
Que é isso, venha para o lado negro da força....
Aprendiz, faço o q posso p o som fica redondo mas, tenho algumas cartas na manga, vai se algem tente me pegar de surpresa, ai eu quebro tudo rsrsrs
Rondybass- Membro
Sou, por assim dizer, um alfaiate que faz roupas sob medida para o meu cliente, a canção.
É ela (E não eu) o que me importa.
Escuto a melodia, vejo os acordes e o ritmo, leio a letra (Se houver uma), busco entender o caráter da composição e, a partir disso, crio, com um contrabaixo de 4 cordas (Não toco com instrumentos de 5 ou 6 cordas), uma linha de baixo personalizada para que ela (E não eu) brilhe.
Não tenho o menor problema em me ater apenas ao uso de tônicas, em não aparecer dentro do arranjo, em me manter discreto, em fazer a mais rudimentar e tosca das linhas ou em tocar pouquíssimas notas se for isso o que a canção pedir.
Tenho um bom arsenal de técnicas: Posso usar efeitos, posso tocar com força (Treino para isso), posso ser suave, posso usar mais ou menos notas, posso usar 1, 2 ou 3 dedos, posso usar palheta, posso tocar com o polegar, posso usar bends, posso usar vibratos... Posso até usar meu modesto slap.
Enfim, tudo depende da canção.
É ela (E não eu) o que me importa.
Escuto a melodia, vejo os acordes e o ritmo, leio a letra (Se houver uma), busco entender o caráter da composição e, a partir disso, crio, com um contrabaixo de 4 cordas (Não toco com instrumentos de 5 ou 6 cordas), uma linha de baixo personalizada para que ela (E não eu) brilhe.
Não tenho o menor problema em me ater apenas ao uso de tônicas, em não aparecer dentro do arranjo, em me manter discreto, em fazer a mais rudimentar e tosca das linhas ou em tocar pouquíssimas notas se for isso o que a canção pedir.
Tenho um bom arsenal de técnicas: Posso usar efeitos, posso tocar com força (Treino para isso), posso ser suave, posso usar mais ou menos notas, posso usar 1, 2 ou 3 dedos, posso usar palheta, posso tocar com o polegar, posso usar bends, posso usar vibratos... Posso até usar meu modesto slap.
Enfim, tudo depende da canção.
bom, é isso aê até chegar a hora do 'baixista'. Rara, porém necessária! ahah
bom, é isso aê até chegar a hora do 'baixista'. Rara, porém necessária! ahah
Qualquer instrumento é apenas um veículo para expressar quem você é e sua relação com o mundo. Não importa qual o nível que você está fazendo-o, tocando a música é uma oportunidade para contribuir com alguma coisa para o mundo. - Flea
Christianbass- Membro
Eu estou mais pro tipo do clássico...
jonatas.cruzsantos- Membro
Sou do tipo aprendiz!
Mas gosto da tranquilidade do estilo mais "clássico". Só o essencial, sem firula. Estudo todas as técnicas pra complementar o aprendizado, mas na hora de tocar ou criar uma linha de baixo, prefiro fazer só o essencial. Se, por questões rítmicas, a música pede um slap ou coisa do tipo, eu faço. Senão, prefiro ficar no simples pizzicato.
Mas gosto da tranquilidade do estilo mais "clássico". Só o essencial, sem firula. Estudo todas as técnicas pra complementar o aprendizado, mas na hora de tocar ou criar uma linha de baixo, prefiro fazer só o essencial. Se, por questões rítmicas, a música pede um slap ou coisa do tipo, eu faço. Senão, prefiro ficar no simples pizzicato.
Ferium- Membro
Depende do dia as vezes um Boi loko e as vezes um boi manso kkkkkkkkkkk ahahhaahaaa
Victor colmenero- Membro
Página 2 de 3 • 1, 2, 3