Refazendo parte elétrica do precision
+4
allexcosta
GeTorres
CG
Bruno Rossi
8 participantes
Página 1 de 1
Refazendo parte elétrica do precision
Boa Noite!
Pessoal, to precisando de uma ajuda... qual pots devo usar pra refazer a eletrica do meu precision?
Vou aproveitar que vou colocar caps novos e já refazer a parte elétrica do meu baixo.
Ele é da serie american s-1 que tem aquele push pull... os pots dele estao "enroscando"
nao estao girando "macio" como os do meu Jazz Bass. O que ocasionou isto? Sobre os valores... sei q a fender usa a250k pra volume e b250k pra tone... é isso mesmo? Ultilizar potenciometros de 500k pode gerar alguma mudança? Desde já obrigado
Pessoal, to precisando de uma ajuda... qual pots devo usar pra refazer a eletrica do meu precision?
Vou aproveitar que vou colocar caps novos e já refazer a parte elétrica do meu baixo.
Ele é da serie american s-1 que tem aquele push pull... os pots dele estao "enroscando"
nao estao girando "macio" como os do meu Jazz Bass. O que ocasionou isto? Sobre os valores... sei q a fender usa a250k pra volume e b250k pra tone... é isso mesmo? Ultilizar potenciometros de 500k pode gerar alguma mudança? Desde já obrigado
Bruno Rossi- Membro
Re: Refazendo parte elétrica do precision
Aqui tem um tópico que dá uma aula sobre isso:
https://www.contrabaixobr.com/t799-potenciometros-e-capacitores
https://www.contrabaixobr.com/t799-potenciometros-e-capacitores
Pessoal, algumas informações eu nao entendi muito bem
qual a diferença entre pots a e b? Oque seria ideal para volume do precision? logaritimico ou linear?
Li que os logaritimicos sao melhores pois aumentam gradativamente
penso que pra mim entao nao faria diferença, ja que o pot de volume fica 100% do tempo aberto. certo?
qual a diferença entre pots a e b? Oque seria ideal para volume do precision? logaritimico ou linear?
Li que os logaritimicos sao melhores pois aumentam gradativamente
penso que pra mim entao nao faria diferença, ja que o pot de volume fica 100% do tempo aberto. certo?
Bruno Rossi- Membro
Sua afirmação está correta!
Usar pots B em volume não tem problema, afinal volume do baixo ou é 0 ou é 10, quem fica de 'meio volume é guitarrista"
bruno, os PB tem caps tipo single, neste caso o indicadoe é como eestá lá no outro tópico, Usando pots de A250k volume e B250k para tone. Caso queira usar B em tone e volume, não tem problema!
Outras dúvidas que tiver sobre potenciômetros, peço que poste em https://www.contrabaixobr.com/t799-potenciometros-e-capacitores
por uma questão de organização.
A sua dúvida pode ser a de outros forista e se as informações estiverem juntas facilita a procura pela ferramenta de busca e ajuda a todos!
Se precisar, estamos aqui Joseense!
Usar pots B em volume não tem problema, afinal volume do baixo ou é 0 ou é 10, quem fica de 'meio volume é guitarrista"
bruno, os PB tem caps tipo single, neste caso o indicadoe é como eestá lá no outro tópico, Usando pots de A250k volume e B250k para tone. Caso queira usar B em tone e volume, não tem problema!
Outras dúvidas que tiver sobre potenciômetros, peço que poste em https://www.contrabaixobr.com/t799-potenciometros-e-capacitores
por uma questão de organização.
A sua dúvida pode ser a de outros forista e se as informações estiverem juntas facilita a procura pela ferramenta de busca e ajuda a todos!
Se precisar, estamos aqui Joseense!
B = Linear
Pode usar o que quiser, mas o mais comum é A para volume e B para tone. A Fender usa A para tudo. Pra quem usa os pots sempre em 100% realmente não faz diferença.
B = Linear
Pode usar o que quiser, mas o mais comum é A para volume e B para tone. A Fender usa A para tudo. Pra quem usa os pots sempre em 100% realmente não faz diferença.
98 % dos intrumentos que regulo ou faço reparos estão com B no volume e A na tonalidade
GeTorres escreveu:
Essa afirmação está longe de ser verdade universal, pode valer para precision onde há apenas um captador, ainda assim não é de todo uma verdade. Onde há mais de um captdor o "Blend" é essencial para a definição do timbre. Na verdade, acho que o baixista usa mais recursos do instrumento em si que os guitarristas que geralmente utlizam mais periféricos, mas isso é outro assunto.
Eu não creio que o blend seja tão essencial assim. Você pode ver/tocar/crer de modo diferente, e não há nada de errado nisso. A diversidade de opiniões é saudável.
Entretanto, como você mesmo disse a sua afirmação também está longe de ser unanimidade ou "verdade universal". A maioria dos baixista que conheço pessoalmente usam o volume sempre no 10 ou zeram o volume.
Tenho certeza de que muitos usam um dos volumes um pouco mais baixo que o outro, principalmente quando o baixo tem dois caps tem saida idêntica e também conheci muitos guitarristas que simulam a alavanca subindo e abaixando o volume rapidamente
Bom isso é somente uma opinião pessoal
Entretanto, como você mesmo disse a sua afirmação também está longe de ser unanimidade ou "verdade universal". A maioria dos baixista que conheço pessoalmente usam o volume sempre no 10 ou zeram o volume.
Tenho certeza de que muitos usam um dos volumes um pouco mais baixo que o outro, principalmente quando o baixo tem dois caps tem saida idêntica e também conheci muitos guitarristas que simulam a alavanca subindo e abaixando o volume rapidamente
Bom isso é somente uma opinião pessoal
subgrave- Membro
Pessoal, ainda no assunto... ultimo fds de semana o jack do meu precision que ja estava pessimo parou de vez... no desespero comprei um desses de 3 reais que vende em lojas de componenetes eletronicos... instalei e nao senti diferença alguma de um pro outro... agora fico me perguntando... vale mesmo a pena pagar 20 reais em um switchcraft? Qual a diferença PRATICA entre ambos?
Bruno Rossi- Membro
O suitsfsficrafts duram uns par de anos ja esse de 3 royal dura ate acaba(pode ser amanha ou ano que vem )
acho que é só essa mesmo. Toda vez que troco um jack por sc não tenho mais que fazer troca outra vez. isso deve valer para pots também (claro que tem o lance da tolerância).
Entao infelizmente isso só acontece com voces caros amigos... pq o do meu jb ja esta indo para a terceira troca. E outra dúvida.. é basicamente a mesma coisa porem com pots. Nao acho pots originais na mnha cidade e pelo ML é bem caro. e como tenho certa urgencia, nao rola comprar pelo ebay ou coisas do tipo. Se eu usar pots de mesmo valor, porem pots destes mais baratos q vendem em lojas de eletronico. Eu perderia qualidade sonora?
Bruno Rossi- Membro
pode ser que sim, mas não sei o quanto isso afetaria. Acho que o que muda é a tolerância e durabilidade, mas isso deixo para os mais experientes.
Usar componentes não originais, pode, sem grandes problemas, com certeza.
Mas a durabilidade (pelo menos) ficará comprometida.
Meu Fender Jazz Bass 1983 teve seu jack substituído a uns 5 anos... Acredito que somente daqui uns 20 anos precisarei trocar de novo, pois usei Switchcraft.
Então, para mim, vale a pena pagar R$ 20 em vez de R$3.
Mas tem outro fator: já pensou no meio de um show o som do baixo ficar dando estralos por causa de um jack vagabundo?
Eu prefiro não correr esse risco!
Mas a durabilidade (pelo menos) ficará comprometida.
Meu Fender Jazz Bass 1983 teve seu jack substituído a uns 5 anos... Acredito que somente daqui uns 20 anos precisarei trocar de novo, pois usei Switchcraft.
Então, para mim, vale a pena pagar R$ 20 em vez de R$3.
Mas tem outro fator: já pensou no meio de um show o som do baixo ficar dando estralos por causa de um jack vagabundo?
Eu prefiro não correr esse risco!
^ ótima observação.
Mauricio, pensei pensei pensei e levei o fator "ao vivo" muito em consideração.
O baixo vai ter as peças todas originais, como manda o figurino.
A única coisa que queria achar é um switchcraft que dure tanto quanto o de vocês hahahaha. abraços!
O baixo vai ter as peças todas originais, como manda o figurino.
A única coisa que queria achar é um switchcraft que dure tanto quanto o de vocês hahahaha. abraços!
Bruno Rossi- Membro
Bruno se um suiftarcfartsyeirr não dura na sua mão então esquece porque não existe jack melhor no mercado