Saúde é o que interessa...
+12
JORGERA
CaQuinhO
afonsodecampos
lcs.
Ivanov_br
GeTorres
DUDUBASS
_leorocha
joabi
Maurício_Expressão
Fernando Zadá
Andrezinho
16 participantes
:: Rede Social :: Revista FCBR :: Nosso Caso é GRAVE!
Página 1 de 1
Saúde é o que interessa...
E ai, galera? Como estão? Bem? Bem mesmo?
Espero que sim!
É um imenso prazer estar aqui com vocês! Fiquei muito honrado quando recebi o convite pra escrever aqui, mas como não sabia sobre o que escrever, decidi falar sobre algo que eu entendo mais: saúde!
Claro que também vou falar sobre outras coisas, mas sei lá, né? Pode sair muita besteira! heheheheheheeh
Então vamos lá:
Mãos... Será que são importantes para o baixista? Creio que sim! Tanto quanto ouvidos, olhos e talento...
Mas você cuida das suas mãos? Já ouviu falar em LER (Lesão por Esforço Repetitivo)?
Pois é! Existe e faz mal às nossas mãos! Pode inclusive nos tirar uma GIG!
A LER é uma tendinite que acomete os tendões que passam por dentro pulso, onde há uma capa fibrosa que os mantém juntos em suas posições.
Quando instalada, pode levar à impotência funcional, ou seja, nossa mão pode parar de responder adequadamente aos nossos comandos.
É muito comum também em pessoas que trabalham ou usam muito o computador, o que nem é o nosso caso, que quando não estamos tocando, estamos no fórum, né?
Claro que ela pode acometer várias outras articulações, mas no nosso caso as mãos são mais importantes.
O tratamento é, normalmente, fisioterapia e anti-inflamatórios. Mas podem ser necessárias medidas mais drásticas! Porém, a pessoa mais indicada pra definir o tratamento é o seu ortopedista de confiança.
Mas, como todo e qualquer problema no nosso organismo, a LER pode ser prevenida por medidas simples:
- Exercício físico é fundamental, pois o fortalecimento da musculatura é fundamental para manter o nosso corpo funcionando.
- Aquecimento e alongamento antes de tocar também é fundamental.
Aqui vão algumas sugestões, ok?
Por enquanto é só, mas em breve a gente fala sobre outras coisas!
Inclusive, aceito sugestões sobre assuntos de saúde, ok?
E sobre outras coisas também...
hehehehehehehehehehehehehehehe
Espero que sim!
É um imenso prazer estar aqui com vocês! Fiquei muito honrado quando recebi o convite pra escrever aqui, mas como não sabia sobre o que escrever, decidi falar sobre algo que eu entendo mais: saúde!
Claro que também vou falar sobre outras coisas, mas sei lá, né? Pode sair muita besteira! heheheheheheeh
Então vamos lá:
Mãos... Será que são importantes para o baixista? Creio que sim! Tanto quanto ouvidos, olhos e talento...
Mas você cuida das suas mãos? Já ouviu falar em LER (Lesão por Esforço Repetitivo)?
Pois é! Existe e faz mal às nossas mãos! Pode inclusive nos tirar uma GIG!
A LER é uma tendinite que acomete os tendões que passam por dentro pulso, onde há uma capa fibrosa que os mantém juntos em suas posições.
Quando instalada, pode levar à impotência funcional, ou seja, nossa mão pode parar de responder adequadamente aos nossos comandos.
É muito comum também em pessoas que trabalham ou usam muito o computador, o que nem é o nosso caso, que quando não estamos tocando, estamos no fórum, né?
Claro que ela pode acometer várias outras articulações, mas no nosso caso as mãos são mais importantes.
O tratamento é, normalmente, fisioterapia e anti-inflamatórios. Mas podem ser necessárias medidas mais drásticas! Porém, a pessoa mais indicada pra definir o tratamento é o seu ortopedista de confiança.
Mas, como todo e qualquer problema no nosso organismo, a LER pode ser prevenida por medidas simples:
- Exercício físico é fundamental, pois o fortalecimento da musculatura é fundamental para manter o nosso corpo funcionando.
- Aquecimento e alongamento antes de tocar também é fundamental.
Aqui vão algumas sugestões, ok?
Por enquanto é só, mas em breve a gente fala sobre outras coisas!
Inclusive, aceito sugestões sobre assuntos de saúde, ok?
E sobre outras coisas também...
hehehehehehehehehehehehehehehe
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Re: Saúde é o que interessa...
Opa!! Bela adição ao time de colunistas!!!
Muito bacana Andrezinho.
Posso encomendar um assunto?
Se puder fale algo depois sobre formas de sentar que tive problema de coluna e uma das causas era sentar errado na hora de tocar!!
Parabéns pelo texto.
Muito bom!
Muito bacana Andrezinho.
Posso encomendar um assunto?
Se puder fale algo depois sobre formas de sentar que tive problema de coluna e uma das causas era sentar errado na hora de tocar!!
Parabéns pelo texto.
Muito bom!
Começou com o pé direito!!!
Ou seria, mão direita?
Hehehehe.
Ou seria, mão direita?
Hehehehe.
Opa, vou frequentar esse canto aqui! Parabéns, Andrezinho, começou muito bem!
Quando puder explica um pouco a anatomia do ouvido pra gente.
joabi- Eterno Colaborador
Legal, André!
Tenho uma dúvida, é verdade que estalar os dedos é prejudicial? Ouvi dizer que não é legal principalmente pra músicos, que até afeta na velocidade. Desde então nunca mais estalei, mas não sei se faz sentido...
Tenho uma dúvida, é verdade que estalar os dedos é prejudicial? Ouvi dizer que não é legal principalmente pra músicos, que até afeta na velocidade. Desde então nunca mais estalei, mas não sei se faz sentido...
Excelente idéia a criação dessa coluna. Parabéns.
Parabéns Andrézinho!!
Muito útil a matéria! Sou mais um que vai bater cartão na sua coluna!
Muito útil a matéria! Sou mais um que vai bater cartão na sua coluna!
Valeu André!
Valeu André!
Muita informação legal! Venho sofrendo com esse problema de vez em quando, há um tempinho. Herdei o problema do meu pai, que nem tocar toca. Tem dias que nem dá pra tocar, ou digitar no computador. Até pra mudar o canal da televisão dói. Parece que os dedos travam, ou queimam, formigam, de dor.
As dicas são muito boas! Parabéns
As dicas são muito boas! Parabéns
lcs.- Membro
Excelente André, parabéns pelo bom começo!
Aproveitando o tópico, tenho dúvidas sobre a utilização deste aparelho. É Somente para exercício de fortalecimento ou tem algum outro benefício?
Encontrei dois textos Exercícios de contrabaixo para fortalecer os dedos e Fortalecimento dos dedos da mão esquerda (acústico), este da querida Voila, que podem muito bem complementar o tópico.
Aproveitando o tópico, tenho dúvidas sobre a utilização deste aparelho. É Somente para exercício de fortalecimento ou tem algum outro benefício?
Encontrei dois textos Exercícios de contrabaixo para fortalecer os dedos e Fortalecimento dos dedos da mão esquerda (acústico), este da querida Voila, que podem muito bem complementar o tópico.
Maravilha, André. Obrigado pelas dicas...
CaQuinhO- Membro
Muito bom Andrezinho, descobri isso da pior forma possivel, eu estudava, e tocava quase que o dia todo, nao usava computado, com 18 anos sai literalmente do quarto para tocar em uma banda de baile que tocava de quarta a domingo quase que frequentemente, tive um problema na mao direita, qua ja quase nao conseguia segurar um copo, e sentia muita dor para toca, o medico foi curto e grosso, ou para de tocar mais ou menos um ano e faz um tratamento com anti-inflamatorios e fisioterapia ou corre o risco de nao tocar nunca mais. dito e feito, mais de um ano com o baixo no case, muito cataflan e CIA, fisioterapia, mao e dedos imobilisados a maior parte do tempo com pretecao de neoprene e velcro. para depois comecar a tocar aos poucos, dai pra ca nao abro mao de aquecimento e alongamento antes de tocar.
JORGERA- Membro
Andrezinho, poderia por favor escrever algo sobre coluna voltado ao baixista?
Tipo exercícios, métodos de aliviar as dores, postura, utensílios de correção (cintas, suportes, alças etc)?
Sei lá, qualquer coisa nesse sentido ajudaria muito.
Tipo exercícios, métodos de aliviar as dores, postura, utensílios de correção (cintas, suportes, alças etc)?
Sei lá, qualquer coisa nesse sentido ajudaria muito.
Massa! Excelente tópico!
Este vídeo postado pela nossa amiga forista Voila Marques está em A-B-C-Dicas de Contrabaixo e contempla o tópico muito bem.
Ressucitando o tópico !
Há uns dias , venho perdendo força firmeza na mão direita ! não sinto dores nem nada , as vezes um formigamento que incomoda bastante !
Comecei a me preocupar mais nesse fim de ano , quando fui abrir uma garrafa de refrigerente e não consegui , dei pra minha esposa que abriu com certa facilidade ! pra um cara de 1,80 de altura , 115kg e que se sempre tive uma força considerável , realmente fiquei preocupado .
Há uns dias , venho perdendo força firmeza na mão direita ! não sinto dores nem nada , as vezes um formigamento que incomoda bastante !
Comecei a me preocupar mais nesse fim de ano , quando fui abrir uma garrafa de refrigerente e não consegui , dei pra minha esposa que abriu com certa facilidade ! pra um cara de 1,80 de altura , 115kg e que se sempre tive uma força considerável , realmente fiquei preocupado .
vc já foi a algum neurologista, tiago?
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:^cara, vá.
Sério ? andei lendo algumas coisas , achei que fosse uma tendinite , sei lá !
^ pode ser algo simples, como uma tendinite, ou um problema mais grave, como algo nos nervos do seu braço.
independentemente de ele ser neurologista ou ortopedista, procure logo um médico, pois qnt antes se trata um problema, maiores são as chances de solução deste, sem sequelas, tiago.
independentemente de ele ser neurologista ou ortopedista, procure logo um médico, pois qnt antes se trata um problema, maiores são as chances de solução deste, sem sequelas, tiago.
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:^ pode ser algo simples, como uma tendinite, ou um problema mais grave, como algo nos nervos do seu braço.
Obrigado pela dica Fheliojr ! decidi que esse ano vou me cuidar ! já fiz uns exames de sangue , o próximo é o eltrocardiograma . logo depois vou tentar marcar um neorologista ! pode ser que demore pelo SUS mas vou marcar pelo menos . com minha filinha rescém nascida , agora a responsabilidade é maior.
Mais uma vez obrigado pelas dicas !
^
agora, vc tem dois motivos p/ se cuidar, hein?! parabéns por sua filhinha!
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:^
Concerteza ! é impressionante como muda nossa vida , nosso pensamento sobre tudo depois de ser pai !
Valeu brother !