como aumentar tensão das cordas sem trocá-las
+3
Lael Sousa
ML Studio
Dloc
7 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
como aumentar tensão das cordas sem trocá-las
Pessoal, sou proprietário de um TRB1005, que atualmente está com encordoamento .45.
Nunca usei cordas cuja tensão da primeira seja .40 ou .50.
Ocorre que sinto as cordas ligeiramente moles. Para o SLAP, dá uma sensação de "eco", pois mesmo abafando com a mão esquerda, as cordas ainda movimentam-se um pouco.
A minha dúvida é a seguinte:
- Tem como aumentar o tensionamento das cordas do meu baixo, sem trocá-las, para que fiquem um pouco mais firmes? Seria o caso de usar o tensor para tanto? Creio que o braço do meu baixo esteja bem regulado. Está com ação baixa, com pouquíssimo trastejamento quando a pegada é mais leve apenas.
- Ou será que essa é uma característica do meu instrumento?
- Vi vários vídeos no youtube de outros contrabaixos, como o Jazz Bass, e o SLAP nas cordas mais grossas são firmes e secos, mas não consigo fazer isso no meu instrumento. Não creio que seja falta de técnica.
Quem puder ajudar fico grato.
Nunca usei cordas cuja tensão da primeira seja .40 ou .50.
Ocorre que sinto as cordas ligeiramente moles. Para o SLAP, dá uma sensação de "eco", pois mesmo abafando com a mão esquerda, as cordas ainda movimentam-se um pouco.
A minha dúvida é a seguinte:
- Tem como aumentar o tensionamento das cordas do meu baixo, sem trocá-las, para que fiquem um pouco mais firmes? Seria o caso de usar o tensor para tanto? Creio que o braço do meu baixo esteja bem regulado. Está com ação baixa, com pouquíssimo trastejamento quando a pegada é mais leve apenas.
- Ou será que essa é uma característica do meu instrumento?
- Vi vários vídeos no youtube de outros contrabaixos, como o Jazz Bass, e o SLAP nas cordas mais grossas são firmes e secos, mas não consigo fazer isso no meu instrumento. Não creio que seja falta de técnica.
Quem puder ajudar fico grato.
Última edição por ClaudioBass em Qua Ago 08, 2012 4:46 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Editado para retirar formatação de cor do título do tópico, conforme previsto nas regras do Fórum.)
Dloc- Membro
Re: como aumentar tensão das cordas sem trocá-las
Ih, cara... Não dá não... Vc já tocou slap num Jazz? Como se saiu? Acho que é só uma questão de se adaptar! Teste outras tensões de cordas, outras configs de equalização e captadores, etc. Tente achar seu timbre no seu baixo
Abraço!!!
Abraço!!!
Clube do Precision #85
ML Studio- Membro
O tensor serve para tensionar a madeira do braço e manter alinhado, evitar empenos, torções e afins. nao tem nada a ver com o seu " problema "
no caso vc nao troca as cordas a quanto tempo ? qual a marca do encordoamento que você usa ?
no caso vc nao troca as cordas a quanto tempo ? qual a marca do encordoamento que você usa ?
tente levantar um pouco as cordas mais finas
Esse TRB seu é 34 ou 35"?
Aumentar a ação deve ajudar...
Esse TRB seu é 34 ou 35"?
Aumentar a ação deve ajudar...
pode ser a marca das cordas também...
subgrave- Membro
Meu baixo é um TRB1005, 35"
Atualmente uso cordas Daddario EXL 170-5, nickel (tensões .045., .065, .080, .100 e .130). Cordas velhas, devem ter uns 3 anos, com alguma marca de ferrugem e já fervi com vinagre ehheeh
Mas já encomendei na Foxtrot um pacote de Daddario de aço, modelo EPS 170-5, nas mesmas tensões citadas acima.
Eu postei minha dúvida nesse tópico, Luthieria, pois achei que o "problema" poderia ser resolvido com regulagem. Mas talvez a questão seja a característica do instrumento, ou até mesmo as cordas velhas ou de tensão leve.
Bom, vou esperar chegar as cordas novas e vou fazer novos testes, inclusive aumentando a ação, como Alex orientou.
Fato curioso: hoje afinando as oitavas do baixo, puxando os carrinhos para o lado direito, notei que a sonoridade do baixo mudou, ficando mais abafado/aveludado. Isso é um comportamento esperado?
Na minha igreja tem um fender jazz bass 1992, passivão, 4 cordas. Considero as cordas dele mais firmes do que as do meu baixo, e gosto disso, pois me dá mais controle no SLAP.
A Daddario possui um jogo de cordas com "A" e "B" de tensão maior: EPS165-5 .045, .065, .085, .105 e .135, enquanto os jogos tradicionais oferecem tensões .100 e .130 respectivamente. Vocês acham que esse jogo de cordas EPS165-5 deixaria meu baixo com cordas mais "duras"? Ou é uma mudança insignificante?
Atualmente uso cordas Daddario EXL 170-5, nickel (tensões .045., .065, .080, .100 e .130). Cordas velhas, devem ter uns 3 anos, com alguma marca de ferrugem e já fervi com vinagre ehheeh
Mas já encomendei na Foxtrot um pacote de Daddario de aço, modelo EPS 170-5, nas mesmas tensões citadas acima.
Eu postei minha dúvida nesse tópico, Luthieria, pois achei que o "problema" poderia ser resolvido com regulagem. Mas talvez a questão seja a característica do instrumento, ou até mesmo as cordas velhas ou de tensão leve.
Bom, vou esperar chegar as cordas novas e vou fazer novos testes, inclusive aumentando a ação, como Alex orientou.
Fato curioso: hoje afinando as oitavas do baixo, puxando os carrinhos para o lado direito, notei que a sonoridade do baixo mudou, ficando mais abafado/aveludado. Isso é um comportamento esperado?
Na minha igreja tem um fender jazz bass 1992, passivão, 4 cordas. Considero as cordas dele mais firmes do que as do meu baixo, e gosto disso, pois me dá mais controle no SLAP.
A Daddario possui um jogo de cordas com "A" e "B" de tensão maior: EPS165-5 .045, .065, .085, .105 e .135, enquanto os jogos tradicionais oferecem tensões .100 e .130 respectivamente. Vocês acham que esse jogo de cordas EPS165-5 deixaria meu baixo com cordas mais "duras"? Ou é uma mudança insignificante?
Última edição por Dloc em Qua Ago 08, 2012 10:26 pm, editado 1 vez(es)
Dloc- Membro
Algumas coisas:
- Escala 35" tem um comportamento diferente de 34". Se você usava 34" antes pode ser isso...
- Por um fenômeno físico meio intrincado, os nós harmônicos da escala de 35" ficam em lugares diferentes e pode rolar um cancelamento de fase ou um efeito chorus em algumas notas, principalmente se o baixo estiver com as oitavas desreguladas.
- E corda com 3 anos? Pelo amor de Jah, né? Olha o tétano...
Corda nova e regulagem é tudo que seu baixo precisa...
- Escala 35" tem um comportamento diferente de 34". Se você usava 34" antes pode ser isso...
- Por um fenômeno físico meio intrincado, os nós harmônicos da escala de 35" ficam em lugares diferentes e pode rolar um cancelamento de fase ou um efeito chorus em algumas notas, principalmente se o baixo estiver com as oitavas desreguladas.
- E corda com 3 anos? Pelo amor de Jah, né? Olha o tétano...
Corda nova e regulagem é tudo que seu baixo precisa...
Pelo que reza a lógica, em 35" a corda estaria mais tensionada (mais esticada), neh isso? E esssa tensão nao tem nada a ver com medidas/espessura (.045, .130 etc).
A tensão varia entre marcas diferentes, nunca usei .045, mas nas .040 eu usava ghs e agora to com d'addario e to achando bem mais durinha, gostei mais. É como se antes fosse mais fácil fazer bends.
Você já ferveu, as propriedades do metal já evaporaram da panela, não leve mais nada em consideração, nem tensão, harmonicos, afinação e etc.
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass- Membro
Putz velhoo.. 3 anos sem trocar as cordas ? desapega Dloc...
Por isso deve estar igual barbante. essa ideia de ferver cordas tem jogado muita gente no buraco. tem cara fervendo ate no leite... Eu pessoalmente prefiro economizar gaz e comprar outro encordoamento. troque as cordas e faça a regulagem regularmente e corra pro abraço!
Por isso deve estar igual barbante. essa ideia de ferver cordas tem jogado muita gente no buraco. tem cara fervendo ate no leite... Eu pessoalmente prefiro economizar gaz e comprar outro encordoamento. troque as cordas e faça a regulagem regularmente e corra pro abraço!
Dloc escreveu:
A Daddario possui um jogo de cordas com "A" e "B" de tensão maior: EPS165-5 .045, .065, .085, .105 e .135, enquanto os jogos tradicionais oferecem tensões .100 e .130 respectivamente.
Cordas mais grossas são mais duras sim...
subgrave- Membro