Influencia do braço no timbre
+2
allexcosta
Gaelramone
6 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Influencia do braço no timbre
Olá amigos venho querer sanar um duvida, espero que vocês me ajudem
Depois de muita pesquisa sobre construção de instrumentos musicais, não sou luthier só curioso, achei um artigo de um pesquisador que fez teste com varios musicos, no teste em questão se mudava o só o corpo da guitarra, de maneira a ser todo o resto da guitarra o mesmo, medindo a diferença que daria o timbre da guitarra, bom o resultado do teste deu a entender que a influencia timbristica do corpo era tão pouca que os musicos não identificavam qual era qual. bom como eu nao sou luthier e sempre toquei em contra-baixos prontos nunca fiz um teste desse tipo para ter certeza.
Bom então digamos que acredito nesse artigo, então creio que o q mais influencia no som do instrumento é o braço, talvez uma prova disso seja a Warwick que usa as mesmas madeiras basicamente braço em Wenge e escala em Ovangkol e diz que esse é o principal ingrediente do som Warwick
Outra coisa que percebi é a diferença da cor do maple, bom sempre achei que fosse o tipo de verniz usado, pois instrumentos de qualidade tem um braço em maple mais escuro, mais amarelado e instrumentos de baixa qualidade aquele maple bem clarinho, depois de ver varias fotos de instrumentos percebi que nao vi nenhum instrumentos de baixa qualidade com essa maple amarelado e também nunca vi instrumentos de qualidade com esse maple clarinho
Seria essa diferença de tonalidade do maple feita pelo processo de secagem da madeira? pois sabemos que instrumentos de qualidade são feitos com secagem natural e instrumentos custo-beneficio com secagem por estufa
Desde já agradeço as opiniões
Depois de muita pesquisa sobre construção de instrumentos musicais, não sou luthier só curioso, achei um artigo de um pesquisador que fez teste com varios musicos, no teste em questão se mudava o só o corpo da guitarra, de maneira a ser todo o resto da guitarra o mesmo, medindo a diferença que daria o timbre da guitarra, bom o resultado do teste deu a entender que a influencia timbristica do corpo era tão pouca que os musicos não identificavam qual era qual. bom como eu nao sou luthier e sempre toquei em contra-baixos prontos nunca fiz um teste desse tipo para ter certeza.
Bom então digamos que acredito nesse artigo, então creio que o q mais influencia no som do instrumento é o braço, talvez uma prova disso seja a Warwick que usa as mesmas madeiras basicamente braço em Wenge e escala em Ovangkol e diz que esse é o principal ingrediente do som Warwick
Outra coisa que percebi é a diferença da cor do maple, bom sempre achei que fosse o tipo de verniz usado, pois instrumentos de qualidade tem um braço em maple mais escuro, mais amarelado e instrumentos de baixa qualidade aquele maple bem clarinho, depois de ver varias fotos de instrumentos percebi que nao vi nenhum instrumentos de baixa qualidade com essa maple amarelado e também nunca vi instrumentos de qualidade com esse maple clarinho
Seria essa diferença de tonalidade do maple feita pelo processo de secagem da madeira? pois sabemos que instrumentos de qualidade são feitos com secagem natural e instrumentos custo-beneficio com secagem por estufa
Desde já agradeço as opiniões
Gaelramone- Membro
- Mensagens : 84
Localização : Canoas/RS
Re: Influencia do braço no timbre
O maple usado nos baixos mais caros é hard-maple Norte Americano.
O outro é uma árvore Asiática que os fabricantes chamam de maple, mas nem sei se é da família Acer.
Quanto ao timbre Warwick, acho que os trastes são fundamentais.
O outro é uma árvore Asiática que os fabricantes chamam de maple, mas nem sei se é da família Acer.
Quanto ao timbre Warwick, acho que os trastes são fundamentais.
____________________________
Sem anistia...
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54837
Localização : Terra
Re: Influencia do braço no timbre
^Allex, desculpe-me a pergunta, mas o que tem de diferentes nos trastes da WW?
____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes- Membro
- Mensagens : 7475
Localização : Manaus
Re: Influencia do braço no timbre
"Frets
Every Warwick bass is standardly built with 24 frets or 26 frets. We proudly use bell brass as fret material for its amazing resonance. We choose jumbo size to fit to the modern musician's need."
Fonte: http://www.warwick.de/modules/custom_shop/options.php?TYP=WOOD_NECK&submenuID=14620&katID=10999
Every Warwick bass is standardly built with 24 frets or 26 frets. We proudly use bell brass as fret material for its amazing resonance. We choose jumbo size to fit to the modern musician's need."
Fonte: http://www.warwick.de/modules/custom_shop/options.php?TYP=WOOD_NECK&submenuID=14620&katID=10999
____________________________
Sem anistia...
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54837
Localização : Terra
Re: Influencia do braço no timbre
humm, mas acredita que isso será mais significante que o braço?
____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes- Membro
- Mensagens : 7475
Localização : Manaus
Re: Influencia do braço no timbre
gpraxedes escreveu:humm, mas acredita que isso será mais significante que o braço?
Difícil dizer sem fazer alguns testes bem específicos.
____________________________
Sem anistia...
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54837
Localização : Terra
Re: Influencia do braço no timbre
Pelo que pesquisei e vi pessoalmente o braço tem um fator importante no som tanto quanto o corpo
Infelizmente vi que baixos estilo jazz bass tem um som muito redondo gordo quando possuem braços grossos estilo ponto de onibus
ja os jazz bass com braços finos confortaveis tem um som mais magro sem tanto peso (falo pelas minhas experiencias ,isso não quer dizer que falo uma verdade absoluta, muitos podem ter tido experiencias contrarias as minhas)
todo jazz bass que tinha timbre gordo e sonoridade que eu gostava tinha braço bem grosso na região da mão do instrumento
Infelizmente vi que baixos estilo jazz bass tem um som muito redondo gordo quando possuem braços grossos estilo ponto de onibus
ja os jazz bass com braços finos confortaveis tem um som mais magro sem tanto peso (falo pelas minhas experiencias ,isso não quer dizer que falo uma verdade absoluta, muitos podem ter tido experiencias contrarias as minhas)
todo jazz bass que tinha timbre gordo e sonoridade que eu gostava tinha braço bem grosso na região da mão do instrumento
____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela- FCBR-CT
- Mensagens : 3398
Localização : Orlândia
Re: Influencia do braço no timbre
^ Braço tipo Precision, não?
____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD- Moderador
- Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.
Re: Influencia do braço no timbre
Gaelramone escreveu:
Outra coisa que percebi é a diferença da cor do maple, bom sempre achei que fosse o tipo de verniz usado, pois instrumentos de qualidade tem um braço em maple mais escuro, mais amarelado e instrumentos de baixa qualidade aquele maple bem clarinho, depois de ver varias fotos de instrumentos percebi que nao vi nenhum instrumentos de baixa qualidade com essa maple amarelado e também nunca vi instrumentos de qualidade com esse maple clarinho
já viu um Music man novo? Ou um jb geddy lee? Tem o braço bem branquinho. Agora baixos baratos não tem braço amarelado primeiro pela diferença do "Alder" q o Alex falou, e segundo pela economia do verniz.
É só olhar no warmoth, qnd vc vai construir o braço tem a opção tinted, q deixa assim amarelado.
Mauro- Membro
- Mensagens : 265
Localização : Brasília
Re: Influencia do braço no timbre
GusVCD escreveu:^ Braço tipo Precision, não?
Os baixistas mais velhos costumavam usar braço de Precision em baixos Jazz buscando um som mais gordo. O baixo "career girl" do AJ tinha essa configuração e um som bastante cheio. É claro que a afinação e EQ que ele usava contribuía para isso, mas quantidade de massa no braço é amplamente aceito como fundamental no timbre de um instrumento. Eu acredito que características diversas do braço e escala têm maior influência no timbre que madeira do corpo.
____________________________
Sem anistia...
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54837
Localização : Terra
Tópicos semelhantes
» [TIMBRE] Como conseguir este timbre?
» Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.
» Qual a diferença de um contrabaixo com o braço em D e um com braço em Eb?
» Skank - Garota Nacional Afinação : D-G-C-F
» OLP MM3 - Captador Seymour Duncan e pré Cabrera - fotos e áudio
» Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.
» Qual a diferença de um contrabaixo com o braço em D e um com braço em Eb?
» Skank - Garota Nacional Afinação : D-G-C-F
» OLP MM3 - Captador Seymour Duncan e pré Cabrera - fotos e áudio
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos