RBX 765-A (falta de médios)
+6
cicero moura
joabi
inibass
Ruds
allexcosta
Bruno Adamo
10 participantes
Página 1 de 1
RBX 765-A (falta de médios)
Pessoal blz?
Tenho um RBX 765 A da Yamaha e gostaria de melhorar os médios dele, acredito que isso aumentaria as possibilidades de timbre dele, principalmente melhorando o som de Slap.
Alguém saberia me sugerir algo que eu pudesse mudar, ou no circuito, ou captação, ou qualquer outra coisa que melhorasse nesse quesito (exceto o baixista rsrs)...
Seguem as especificações (tiradas do site da Yamaha)
Body Alder/Ash veneer
Neck Maple Bolt-on
Fretboard Rosewood
Pickups 2 Active humbuckers
Hardware Gold
Controls Volume, pan, bass boost/cut, treble boost/cut
Frets 24
Bridge 5-string, fully adjustable
Scale 34"
Valeu
Tenho um RBX 765 A da Yamaha e gostaria de melhorar os médios dele, acredito que isso aumentaria as possibilidades de timbre dele, principalmente melhorando o som de Slap.
Alguém saberia me sugerir algo que eu pudesse mudar, ou no circuito, ou captação, ou qualquer outra coisa que melhorasse nesse quesito (exceto o baixista rsrs)...
Seguem as especificações (tiradas do site da Yamaha)
Body Alder/Ash veneer
Neck Maple Bolt-on
Fretboard Rosewood
Pickups 2 Active humbuckers
Hardware Gold
Controls Volume, pan, bass boost/cut, treble boost/cut
Frets 24
Bridge 5-string, fully adjustable
Scale 34"
Valeu
Bruno Adamo- Membro
Re: RBX 765-A (falta de médios)
A primeira coisa que vem à mente é o controle de médios do amp.
Um pré com controle de médios também deve ajudar, pode ser interno ou externo, com EQ gráfico, semi-para ou para.
Um pré com controle de médios também deve ajudar, pode ser interno ou externo, com EQ gráfico, semi-para ou para.
Caro Bruno,
esses dias eu achei o circuito do pre dos RBX na rede. Como ele tinha algumas coisas diferentes, resolvi simulá-lo.
Esse pre dos RBX, quando os knobs estão na posição central, não tem resposta flat. Ele apresenta uma curva que dá uma atenuação de cerca de -5dB em torno dos 300Hz. E, apesar de mexendo nos knobs ser possível amenizar essa atenuação (basicamente reduzindo ambos graves e agudos na medida certa), não dá pra deixar esse pre bem transparente não.
Ou seja, o "flat" do pre dos RBX atenua os médio-graves.
Isso pode ser o motivo do seu descontentamento com o timbre.
Se for, uma solução seria trocar o pré por outro que não tivesse essa curva na posição flat dos potenciômetros (acredito que a maioria dos pres comercias sejam flat).
Ou então tentar fazer um bypass no pre. Mas aí tem que se tomar mais cuidado com questões como a resistência de saída dos caps, ganho, etc.
É que além disso que falei, o pre dos RBX também dá um ganho de cerca de +6dB e (como todo pré ativo) funciona como casador de impedâncias.
abraço!
esses dias eu achei o circuito do pre dos RBX na rede. Como ele tinha algumas coisas diferentes, resolvi simulá-lo.
Esse pre dos RBX, quando os knobs estão na posição central, não tem resposta flat. Ele apresenta uma curva que dá uma atenuação de cerca de -5dB em torno dos 300Hz. E, apesar de mexendo nos knobs ser possível amenizar essa atenuação (basicamente reduzindo ambos graves e agudos na medida certa), não dá pra deixar esse pre bem transparente não.
Ou seja, o "flat" do pre dos RBX atenua os médio-graves.
Isso pode ser o motivo do seu descontentamento com o timbre.
Se for, uma solução seria trocar o pré por outro que não tivesse essa curva na posição flat dos potenciômetros (acredito que a maioria dos pres comercias sejam flat).
Ou então tentar fazer um bypass no pre. Mas aí tem que se tomar mais cuidado com questões como a resistência de saída dos caps, ganho, etc.
É que além disso que falei, o pre dos RBX também dá um ganho de cerca de +6dB e (como todo pré ativo) funciona como casador de impedâncias.
abraço!
Ruds- FCBR-CT
Eu pensei em um pré com controle de médios, ou melhor, teria preferência que fosse assim, não entendo muito disso.... mas pensei que esse poderia funcionar, o que acham?
http://www.ebay.com/itm/Bartolini-HR4-6AP-918-Complete-Active-Passive-Bass-Harness-with-918-Preamp-/230842318822?pt=Guitar_Accessories&hash=item35bf463fe6#ht_2811wt_1234
Achei interessante pois usaria os mesmos Knobs sem precisar acrescentar mais para os médios...
http://www.ebay.com/itm/Bartolini-HR4-6AP-918-Complete-Active-Passive-Bass-Harness-with-918-Preamp-/230842318822?pt=Guitar_Accessories&hash=item35bf463fe6#ht_2811wt_1234
Achei interessante pois usaria os mesmos Knobs sem precisar acrescentar mais para os médios...
Qual o estado das cordas? Cordas velhas tendem a ser opacas e sem vida nem nos médios nem agudos.
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass- Membro
Ruds escreveu:Caro Bruno,
abraço!
Ruds, como funciona essa simulação? Fiquei curioso...
Você descobriu a curva de resposta testando o equipamento?
joabi- Eterno Colaborador
Acho que esse Bartolini seria uma boa sim. Além de não ter essa curva em flat, vai te dar mais controle dos médios.
Com essa configuração de pots (para 4 furos) tem também o Aguilar OBP-3, EMG BQS, SD STC-3, Artec SE3P-A, e outros que também podem servir.
Com essa configuração de pots (para 4 furos) tem também o Aguilar OBP-3, EMG BQS, SD STC-3, Artec SE3P-A, e outros que também podem servir.
Ruds- FCBR-CT
joabi escreveu:Ruds escreveu:Caro Bruno,
abraço!
Ruds, como funciona essa simulação? Fiquei curioso...
Você descobriu a curva de resposta testando o equipamento?
Joabi, é simulação de circuitos elétricos por computador. Eu uso o software PSpice, que é free e um dos mais básicos de simulação de circuitos que existe.
Eu desenho o esquemático do circuito, especifico que tipo de simulação e que quero e mando rodar. Nesse caso eu usei análise de resposta em frequência (AC sweep).
Não precisa do circuito "físico" pra simular. Apesar que eu até tenho um RBX 375 e o circuito é esse mesmo. Então sei na prática como que é esse timbre tb.
Ruds- FCBR-CT
Pô Ruds valeu mesmo, agora vou pesquisar mais entre esses, tentar ouvir algo para poder escolher o que achar melhor, valeu!
Obs: As cordas não estão tão velhas mas também não estão zero, é que o som desse bass é assim mesmo.
Obs: As cordas não estão tão velhas mas também não estão zero, é que o som desse bass é assim mesmo.
Bruno Adamo- Membro
Blz, Bruno!
Veja lá que eu acho que é poraí mesmo. O baixo é bom (imagino que o 765 até melhor que o 375) e com um pré novo vai ficar ainda melhor.
Eu tb to com planos de num futuro próximo trocar o pre do meu RBX.
boa sorte!
Veja lá que eu acho que é poraí mesmo. O baixo é bom (imagino que o 765 até melhor que o 375) e com um pré novo vai ficar ainda melhor.
Eu tb to com planos de num futuro próximo trocar o pre do meu RBX.
boa sorte!
Última edição por Ruds em Sáb 25 Ago 2012 - 22:39, editado 1 vez(es)
Ruds- FCBR-CT
bruno ah ums 4 mezes atraz, eu fiquei tocando com um rbx por umas duas horas
exelente baixo gostei do slap dele. uma boa é trocar o pré dele.
se quiser dê uma olhada no site da ledur eles tem um otimo pré amp.
exelente baixo gostei do slap dele. uma boa é trocar o pré dele.
se quiser dê uma olhada no site da ledur eles tem um otimo pré amp.
Legal, mas na verdade estou procurando um pré-amp que não precise fazer novas furações... parece que esse da Ledur teria 5, e no RBX só há espaço para 4 pots
^ na verdade vc pode configurar o pré do jeito que vc quiser.
se vc pedir eles põe um pot concintreco.
ai fica só 4 furos. mas fique a vontade pra testar,ouvir e por fim decida qual ti serve melhor.
se vc pedir eles põe um pot concintreco.
ai fica só 4 furos. mas fique a vontade pra testar,ouvir e por fim decida qual ti serve melhor.
Eu particularmente já acho que sobra médios neste bass... tanto eu, como meus amigos que usaram este mesmo modelo tiveram a mesma impressão!
Peterson_81- Membro
alguem jah usou este baixo passivo?
fheliojr- Membro
Eu fico me perguntando aqui como seria essa falta de "médios"...
Se o baixo for passivo ou com pré de apenas duas bandas, que são os dois de minha preferência pessoal, o amplificador não tem pelo menos um botão de "médios"...?!? Sem falar que tem amplificadores que tem dois botões de "médios", Mid Low e Mid High...
A maioria dos baixistas preferem caixas com falantes de 10 (4x10 + driver) ou de 12 (1x12 ou 2x12 + tweeter) de alguns anos pra cá, posso estar enganado, mas esses falantes não tem uma boa resposta de médios...?!? Corrigindo... Eles não tem muito mais "médios" do que graves e agudos...?!?
A maioria nem se preocupa em saber o centro de frequências que o amplificador tem (que o próprio cara vai tocar)... Tem cara tocando com baixo Ativo com os mesmos Centros de Frequência do Amplificador que está usando, isso não é redundante...?!?
Sem falar daqueles que plugam um baixo com as madeiras mais exóticas do mundo, ativo com OBP-3 18 volts + Pedal Tone Hammer + Aguilar Tone Hammer 500 em duas caixas 1x12 e não consegue achar o som, ou acha que está detonando, quando aparece um Tiozinho de 68 anos de idade com um Precision sem cor, saca um cabo da bag, pluga no ampli e a mágica acontece... Aí acha que o Precision ou o Cabo que o Véio sacou da Bag é sobrenatural...
Se o baixo for passivo ou com pré de apenas duas bandas, que são os dois de minha preferência pessoal, o amplificador não tem pelo menos um botão de "médios"...?!? Sem falar que tem amplificadores que tem dois botões de "médios", Mid Low e Mid High...
A maioria dos baixistas preferem caixas com falantes de 10 (4x10 + driver) ou de 12 (1x12 ou 2x12 + tweeter) de alguns anos pra cá, posso estar enganado, mas esses falantes não tem uma boa resposta de médios...?!? Corrigindo... Eles não tem muito mais "médios" do que graves e agudos...?!?
A maioria nem se preocupa em saber o centro de frequências que o amplificador tem (que o próprio cara vai tocar)... Tem cara tocando com baixo Ativo com os mesmos Centros de Frequência do Amplificador que está usando, isso não é redundante...?!?
Sem falar daqueles que plugam um baixo com as madeiras mais exóticas do mundo, ativo com OBP-3 18 volts + Pedal Tone Hammer + Aguilar Tone Hammer 500 em duas caixas 1x12 e não consegue achar o som, ou acha que está detonando, quando aparece um Tiozinho de 68 anos de idade com um Precision sem cor, saca um cabo da bag, pluga no ampli e a mágica acontece... Aí acha que o Precision ou o Cabo que o Véio sacou da Bag é sobrenatural...
bassfuria- Membro
Eu tive um RBX 375 e percebia isso no pré. Acho que o pré foi desenhado para dar um som mais moderno, meio scoop e com uma certa "mordida". O som é bem agressivo. Trocando o pré por dois módulos EMG (BTC Control + VMC) obtive uma resposta mais natural, mesmo em flat os médios pareciam mais com os baixos mais tradicionais e o controle de médios do EMG acrescentou uma gama muito grande de timbres garantindo grande versatilidade. Até comentei isso no club Yamanha daqui do fórum. O baixo não tem falta de médios, o pré é que fazia isso. O legal foi que o Ruds achou isso simulando e pode dar mais base aos comentários. Eu gostava do timbre do RBX, mas gostei mais depois das mudanças.
gpraxedes- Membro
eu, qnd reclamava disto, era sobre os pre-amp. interno deste rbx, pq um baixo com 2 captadores nao deve ter perda de medios.gpraxedes escreveu:...O baixo não tem falta de médios, o pré é que fazia isso...
fheliojr- Membro
Gosto do timbre do meu RBX 765a, mas fiquei tentado a fazer uma cirurgia nele após ler os comentários acima só pra ver o resultado!
Peterson_81- Membro
^o q vc está pretendendo fazer, peter?
fheliojr- Membro