Violacho????
+3
allexcosta
Christian
GusVCD
7 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Violacho????
O luthier João Batista, que segundo amigos meus q possuem seus violões e cavacos dizem que o som é acima da média, não constrói Baixolões, mas sim Violachos!
Alguém já tinha ouvido falar disso, ou ainda tocou em algum desses?
Ele não fala em medidas e o instrumento não está em escala, então não sei se é um corpo gigante com braço 34" ou se é o corpo de um violão com um braço nesse padrão...
http://www.jbinstrumentos.com.br/produtos.php?produto=37&categoria=58&tipo=2
Alguém já tinha ouvido falar disso, ou ainda tocou em algum desses?
Ele não fala em medidas e o instrumento não está em escala, então não sei se é um corpo gigante com braço 34" ou se é o corpo de um violão com um braço nesse padrão...
http://www.jbinstrumentos.com.br/produtos.php?produto=37&categoria=58&tipo=2
Re: Violacho????
essa nomenclatura se usa em músicas mexicanas se não me engano. Tenho certeza que o Tio sabe, vamos aguarda-lo
Christian- Membro
Christian escreveu:essa nomenclatura se usa em músicas mexicanas se não me engano. Tenho certeza que o Tio sabe, vamos aguarda-lo
Não conheço nenhum instrumento chamado violacho. Já vi algumas pessoas chamando baixolão de violaixo. Aliás, pra mim esse instrumento da foto é simplesmente um baixolão.
O instrumento Mexicano que conheço é o "guitarron", comumente usado pelos Mariachi...
Ajuda um pouco a entender:
"Violacho
Tipo: Violacho
Categoria: Violacho
É um violão feito com a lateral e o fundo de Rosewood e o tampo em Abeto Europeu. A escala é em Jacarandá Baiano envelhecido e as tarraxas Condor.
Possui excelente qualidade na afinação, com acústica bem refinada, podendo ser confeccionado acústico ou eletroacústico com captação Fishiman (USA). Muito usado em estúdio, por chorões e orquestras de cordas.
O som dele se assemelha ao som do baixo acústico."
(Retirado do site)
Interessei
"Violacho
Tipo: Violacho
Categoria: Violacho
É um violão feito com a lateral e o fundo de Rosewood e o tampo em Abeto Europeu. A escala é em Jacarandá Baiano envelhecido e as tarraxas Condor.
Possui excelente qualidade na afinação, com acústica bem refinada, podendo ser confeccionado acústico ou eletroacústico com captação Fishiman (USA). Muito usado em estúdio, por chorões e orquestras de cordas.
O som dele se assemelha ao som do baixo acústico."
(Retirado do site)
Interessei
"Toma, que esta p**** não afina" (Sobre o baixo fretless) - Luizão Maia para o Arthur Maia.
Tarcísio Caetano- Membro
Só um instante...
Violacho seria a junção das palavras Violão e Baicho??? tem algo errado aí, não?
Tarcício, esse papo de "som que se assemelha ao baixo acústico", é para atrair compradores, aqueles que acham que tocando um instrumento desses têm algo equivalente ao acústico.
Violacho seria a junção das palavras Violão e Baicho??? tem algo errado aí, não?
Tarcício, esse papo de "som que se assemelha ao baixo acústico", é para atrair compradores, aqueles que acham que tocando um instrumento desses têm algo equivalente ao acústico.
Claudio- Membro
E a carinha maldosa ao lado do "interessei", não conta?ClaudioBass escreveu:Tarcísio, esse papo de "som que se assemelha ao baixo acústico", é para atrair compradores, aqueles que acham que tocando um instrumento desses têm algo equivalente ao acústico.
Cláudio, para soar como acústico, só um baixo acústico. Assemelhar ao som de um, vai depender do ouvido e da disposição do ouvinte em aceitar ou não esta proposição. Até ouço alguns instrumentos que levam-me a lembrar do gigante, mas é o máximo que chega, como por exemplo um vertical, como o do Germano ou o deste vídeo:
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/z7A28ZAxQ8g" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
que na linha "do elétrico" é o que tenho em mente e quero ter (em relação ao timbre, somente).
E concordo plenamente com você. E acredite, já tinha entendido o "mk" do negócio.
"Toma, que esta p**** não afina" (Sobre o baixo fretless) - Luizão Maia para o Arthur Maia.
Tarcísio Caetano- Membro
ClaudioBass escreveu:Violacho seria a junção das palavras Violão e Baicho???
Tomara que não seja.
Quem sabe é "violão que eu acho que soa melhor com afinação de baixo?"
Mas quem escreve "Fishiman" pode muito bem escrever "bacho", não?
Putz! eu axo que essa foi direta no bacho!allexcosta escreveu:Mas quem escreve "Fishiman" pode muito bem escrever "bacho", não?
Boss2K- Membro
O pior q foi isso q eu pensei com o Violacho, mas preferi perguntar para derrepente não fazer chacota e no fim descobrir q tinha algum instrumento erudito ou algo do gênero envolvido...
Mas a impressão q tenho é q se o braço for de 34" mesmo, o corpo dele deve ser gigante, q nem o guitarron dos Mariachis...
Mas a impressão q tenho é q se o braço for de 34" mesmo, o corpo dele deve ser gigante, q nem o guitarron dos Mariachis...
No meu entendimento, esse tal de violacho, não passa de um baixolão com nome diferenciado por MK, como já foi exposto acima.
Pela foto tem-se a impressão de que o 'bixo' é maior que os 'baicholões' que tem a disposição no mercado.
"Eita bagulho louco"
EDIT:
Já li em alguns livros sobre manutenção que existem luthieres que usam a nomenclatura "Violaxo" para definir o Baixolão.
E como o Allex disse, "Mas quem escreve "Fishiman" pode muito bem escrever "bacho", não?"
Pela foto tem-se a impressão de que o 'bixo' é maior que os 'baicholões' que tem a disposição no mercado.
"Eita bagulho louco"
EDIT:
Já li em alguns livros sobre manutenção que existem luthieres que usam a nomenclatura "Violaxo" para definir o Baixolão.
E como o Allex disse, "Mas quem escreve "Fishiman" pode muito bem escrever "bacho", não?"
Última edição por GeTorres em Qui Set 20, 2012 11:12 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : complementação)
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos