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Fretted para Fretless: Qual é o "caminho das pedras" para fazer uma transição tranquila ou aprendizado satisfatório?

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Mensagem por Tarcísio Caetano Qui 20 Set 2012 - 10:02

Pessoas,
por vários posts e tópicos pelo Fórum, existem informações sobre o baixo fretless e suas características. Temos até um "Fretless Club".
Mas vejo/leio coisas como: Vou comprar um baixo baratinho e desfretá-lo para tentar aprender a tocar um fretless...tenho medo de não conseguir aprender a tocar fretless...o que é preciso para tocar fretless?...tocar fretless é diferente de tocar um fretted, e por aí vai.
E por vezes, estas colocações são feitas por baixistas de bom conhecimento técnico e experiência.

O que leva a estes pensamentos? a par de características próprias de cada instrumento, ainda sim, não são baixos elétricos cuja partitura é escrita em clave de Fá? cuja afinação padrão é EADG? Porque, em geral (não é regra), baixos fretless são de 4 cordas em setups de 5 e 6 cordas? porque fretless é quase sempre identificado com "baladas"? não podemos usá-lo de outra forma?
Porque disto tudo então? é verdade, ou seja, é diferente mesmo ou apenas uma boa dose de exagero?
Quais são, então, estas diferenças? qual é ou são "as manhas" do fretless?
A motivação de abrir este tópico é condensar as informações em um lugar só, não desprezando os outros, como uma fonte imediata de consultas, que sejam básicas, para aqueles que querem se aventurar neste universo sem trastes, e quem sabe, desmistificar um pouco este mesmo universo.

Aos conhecedores e mestres na arte deste instrumento, que reputo por demais maravilhoso, por favor, dêem sua valiosa "consultoria" up

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Mensagem por allexcosta Qui 20 Set 2012 - 10:24

Essa história de "fretless só serve pra balada" é bobagem.

Para todas as outras perguntas devemos entender que há uma diferença abismal entre um instrumento temperado e um não-temperado. A destreza para se tocar um fretless com boa afinação só vem com muita prática e estudo. O fretted tem os frets que realizam uma afinação automática (ou temperada) do braço.

Alguns de nós mais experientes lembramos a frustração que sentimos quando pegamos um fretless pela primeira vez e tiramos um som muito feio. Isso traumatiza. Por isso as frases "comprar um fretless pra estudar", "só vai dar pra tocar nesse fretless daqui a um tempo", etc...

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Mensagem por dibass Qui 20 Set 2012 - 12:06

fretless cabe em qq tipo de musica na minha opiniao

o problema é conseguir a mesma fluência que temos no com trastes e isso só com boas horas de estudo
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Mensagem por pluís Qui 20 Set 2012 - 12:15

O Fretless é interessantissimo. Tive a oportunidade de uma vez tocar em um. Com certeza não se aprende da noite pro dia.

Mas também penso que é bobagem prender baixos a determinados estilos. Varia muito da execução,do sentimento,da harmonia da música e principalmente do instrumentista. Ainda mais que está na moda misturar várias coisas,ritmos,elementos...é sempre bom inovar!

Ainda pretendo cair no mundo do fretless um dia também rs
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Mensagem por bodhan Qui 20 Set 2012 - 12:32

Costumo tocar usando uma técnica meio adaptada do baixo acústico no registro grave. Uso o dedo um, três e quatro, às vezes dedos um, dois e quatro nas três primeiras casas. Acho difícil afinar usando um dedo para cada nota nesta região. No registro mais agudo uso um dedo para cada nota. Acabei por fazer isso intuitivamente para afinar melhor, nem sei se é válido, mas para mim funciona ... ou melhor, toco um pouco menos desafinado!
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Mensagem por Marcelo Mooca Qui 20 Set 2012 - 12:56

allexcosta escreveu:Essa história de "fretless só serve pra balada" é bobagem.
Concordo. E ate posso citar um exemplo de som extremo(death metal) q de balada nao tem nada Laughing Laughing Laughing Laughing e o fretless esta la com muita categoria e peso. Segue video:





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Mensagem por Claudio Qui 20 Set 2012 - 13:00

bodhan escreveu:Costumo tocar usando uma técnica meio adaptada do baixo acústico no registro grave. Uso o dedo um, três e quatro, às vezes dedos um, dois e quatro nas três primeiras casas. Acho difícil afinar usando um dedo para cada nota nesta região

Muito bem observado!

A concha ou fôrma utilizada pra tocar o Acústico, é um caminho bem eficiente pra tocar o fretless. Manter os dedos 1 e 4 trabalhando sempre em intervalos de segunda. Conhecer bem os intervalos ajuda muito!

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Mensagem por Fernando Zadá Qui 20 Set 2012 - 13:36

^ Faço isso até no fretted!! Rsss
Quando comecei a tocar baixo e resolvi me assumir baixista um amigo baixista até estranhando isso me perguntou brincando se eu era mesmo guitarrista!! rss
Eu já fiz a loucura de comprar meu primeiro fretlesse e horas depois ir pra gig com ele!! Rss Não foi muito agradável e apanhei pacas.
Hoje em dia abordo parecido com o normal mas ainda não me acho um fretlesse player bacana.
Acho inetressante assistir os videos do Lucas e tentar tocar linhas simples até ir se sentindo confortável.
Não sei se tem uma caminho melhor mas peguei muito blues simples com arpejos e riffs (mesma coisa que fiz no acústico quando decorei as primeiras posições) e toquei em tudo quanto é tom pra ir me acostumando e ficar mais relax na afinação. Usei, e ainda uso, muito os playalongs do Aebersold porque estudar fretless depois que pega o minimo de afinação, com uma harmonia rolando facilitaou um bocado pra mim.
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Mensagem por Groovin Qui 20 Set 2012 - 14:40

Admiro muito quem toca o Fretless...
Gostaria de ter a oportunidade de experimentar um (sózinho pra não passar vergonha) hahaha!
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Mensagem por Tarcísio Caetano Qui 20 Set 2012 - 20:04

bodhan escreveu:Costumo tocar usando uma técnica meio adaptada do baixo acústico no registro grave. Uso o dedo um, três e quatro, às vezes dedos um, dois e quatro nas três primeiras casas. Acho difícil afinar usando um dedo para cada nota nesta região. No registro mais agudo uso um dedo para cada nota. Acabei por fazer isso intuitivamente para afinar melhor, nem sei se é válido, mas para mim funciona ... ou melhor, toco um pouco menos desafinado!
ClaudioBass escreveu:
bodhan escreveu:Costumo tocar usando uma técnica meio adaptada do baixo acústico no registro grave. Uso o dedo um, três e quatro, às vezes dedos um, dois e quatro nas três primeiras casas. Acho difícil afinar usando um dedo para cada nota nesta região

Muito bem observado!

A concha ou fôrma utilizada pra tocar o Acústico, é um caminho bem eficiente pra tocar o fretless. Manter os dedos 1 e 4 trabalhando sempre em intervalos de segunda. Conhecer bem os intervalos ajuda muito!
E eu achando que estava fazendo errado. "Instintivamente" fazia desta forma, e o conforto é muito grande, já que minhas mãos e dedos não são grandes
E o "controle"/segurança é bem maior. Fiquei feliz, agora.

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Mensagem por bodhan Qui 20 Set 2012 - 20:59

Tem outra coisa. Existe uma tendência, pelo menos para mim, de simplificar as coisas. O fretless exige atenção para todas as notas, é meio cruel. Vacilou desafinou. Então as coisas ficam tensas. Daí a busca da simplificação. Depois de um tempo acabei por me soltar e curtir cada vez mais, mas sempre com a tendência à simplificação, a pensar em uma forma básica. Então chegou um dia em que me cansei de tantas frescurites, e tentei tocar o baixo com trastes, o que achei meio sem graça; a nota já está pronta. Sinto falta da vibração embaixo dos dedos ...
Tenho uma relação de amor e ódio. Gosto de conduzir com o fretless, mas para solar no registro agudo, não tenho técnica suficiente, e o som sai parecendo mudinho tentando falar, aaarrrrghhhh!!!!

... um dia vou tentar um esquema como o do Paulo Paulelli ... quem sabe num 4 cordas.
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Mensagem por dibass Qui 20 Set 2012 - 22:35

se fosse pra mim eu inverteria a ideia usando trastes pra conduzir e fretless pra melodias

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Mensagem por Claudio Sex 21 Set 2012 - 8:12

O fretless ainda tem um outro detalhe "simples" que acho bem, interessante.... é a utilização do glissando para afinar. Na maior parte dos casos o glissando na afinação acaba soando como um efeito, fica bacana. Só não dá pra usar o glissando a música inteira, aí fica feio!

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Mensagem por allexcosta Sex 21 Set 2012 - 8:28

^ Acho bizarro quando o músico usa o glissando como truque de afinação. Glissando é para ser usado quando você quer o efeito, não pra consertar uma nota mal tocada. A nota que é pra soar dura tem que ser tocada "na mosca". Essa é a dificuldade do fretless...

O baixista que toca fretless deve tocar afinado mesmo quando não tem um retorno satisfatório. É questão de muita prática e memória muscular.

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Mensagem por Claudio Sex 21 Set 2012 - 8:36

^ Na teoria eu concordo com você, a nota deve ser tocada com precisão "na mosca"... mas, na prática, acho bem válido utilizar o glissando pra que a nota não soe estranha demais... neste caso, o glissando ao qual me refiro é algo bem sutil, não chega a um semi-tom, e se bem utilizado soa como um efeito bacana. Porém, é um recurso que deve ser usado com bom senso, tocar uma música inteira buscando afinação não dá!

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Mensagem por allexcosta Sex 21 Set 2012 - 8:41

ClaudioBass escreveu:e se bem utilizado soa como um efeito bacana

O glissando é bem bacana quando o músico quer tocar um glissando ou quando está escrito na música. Quando é um curativo fica muito óbvio e, na minha opinião, feio... Dependendo da situação prefiro até a nota desafinada.

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Mensagem por Claudio Sex 21 Set 2012 - 8:46

^ Nesta última terça assisti aqui no Rio a um show do Bruce Henry... em várias situações ele utilizou o glissando pra buscar afinação, e honestamente, não ficou nada bizarro... quem não prestou muita atenção nem chegou a perceber esses detalhes, que passaram longe de ser "óbvios".

Mas acho que a questão é mesmo de opinião, preferência!

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Mensagem por Tarcísio Caetano Sex 21 Set 2012 - 9:08

Interessante estas colocações sobre o glissando.
Lembro-me bem de usar o vibrato para afinar quando estudava acústico...às vezes suave, quando era uma pequena correção, ou "enérgico", quando a coisa ficava preta...e sempre diziam que eu era um baixista muito "enérgico" Shocked

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Mensagem por allexcosta Sex 21 Set 2012 - 9:51


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Mensagem por Tarcísio Caetano Sex 21 Set 2012 - 10:31

OK, mas bem discreto, não Allex?! salvo engano, por exemplo, por volta do 4'43"...
Ví/ouvi alguns "glissandos", mas executados quase como slide Shocked

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Mensagem por bodhan Sex 21 Set 2012 - 10:32

... e digo mais! Tem o baixo fretless no estilo Pastorius; corda roundwound, ação baixa e muito "muah", aquele cantado característico. E tem o som de fretless mais para o "thump" do acústico, obtido com cordas lisas e ação alta.
Com cordas lisas o vibrato me parece sair mais facilmente, uma vez que o dedo desliza com maior facilidade. Já na round o dedo engripa um pouco, dificultando um pouco, mas não impossibiltando o vibrato.
Minha curtição com o fretless é na condução e no som mais "thump". Não gosto muito de solar, mas o pessoal da banda pede ... fazer o quê!
Aliás, diz um grande amigo baixista, que o saudoso Jaco estava mais para um violoncelista, pelo registro e fraseado que usava.
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Mensagem por Claudio Sex 21 Set 2012 - 10:54

Tarcísio Caetano escreveu:OK, mas bem discreto, não Allex?! salvo engano, por exemplo, por volta do 4'43"...
Ví/ouvi alguns "glissandos", mas executados quase como slide Shocked

Nesse vídeo, ele utiliza um baixo com fretlines, e toca o tempo topo olhando pra escala. Não desmerecendo e nem tirando o mérito do belíssimo solo (que eu não faria igual), mas neste caso é bem mais fácil de tocar afinado, os fretlines te dizem exatamente onde você deve tocar! e o que importa aí, não é com fretlines ou sem fretlines, e sim o som maravilhoso do fretless!



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Mensagem por LuCaSbass Sex 21 Set 2012 - 10:55

^O Gary Willis toca afinado até com a cara tampada...

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Mensagem por allexcosta Sex 21 Set 2012 - 11:12

Fretless é fretless.

Com ou sem fretlines, olhando ou não, o que importa é ser bem tocado e afinado.

Escorregada para consertar trave não existe no mundo dos baixistas de nível alto, como os que estamos citando nesse tópico. Imagina se um celista de orquestra usasse glissando para afinar as notas de um solo... Isso não existe.

Se o baixista precisa escorregar para afinar no fretless, ele precisa praticar mais.

LuCaSbass escreveu:O Gary Willis toca afinado até com a cara tampada...

Pode ter certeza... up

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Mensagem por Claudio Sex 21 Set 2012 - 11:18

allexcosta escreveu:
Fretless é fretless.
Com ou sem fretlines, olhando ou não, o que importa é ser bem tocado e afinado.

Sim, concordo 100% com isso. Eu sempre brinquei com o lance do fretlines, mas sempre foi brincadeira mesmo!

allexcosta escreveu:
Escorregada para consertar trave não existe no mundo dos baixistas de nível alto

Discordo 100%. Isso existe muito mais do que você possa imaginar.

allexcosta escreveu:
Imagina se um celista de orquestra usasse glissando para afinar as notas de um solo... Isso não existe.

Não cheguei ao nível de uma orquestra, pra mim é um outro universo completamente diferente do que simplesmente tocar um fretless afinado.

allexcosta escreveu:
Se o baixista precisa escorregar para afinar no fretless, ele precisa praticar mais.

Concordo novamente em 100% e é por isso que baixistas vivem estudando, inclusive os de alto nível!

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Mensagem por Binão Sex 21 Set 2012 - 11:46

Admiro quem toca sem fretline, pois o nivel de execução e técnica a ser alcançado é para poucos.
É muito treino, ouvido, dedicação...

Eu sou adepto da simplificação. Bota o fretline até ter toda a tenica do instrumento pra diminuir o risco de desafinar.

Afinal o que importa na musica é o som produzido pelo instrumento e não se ele tem a marcação ou não.

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Mensagem por bodhan Sex 21 Set 2012 - 11:54

... posso estar enganado, mas lembro de ler um artigo do Gary Willis defendendo os fretlines. Dizia ele ser fundamental para a afinação não só o usar o ouvido, mas também o recurso visual ...
Prefiro sem as linhas, porque eventualmente toco o baixo com trastes. Testei uma vez o fretless com linhas e achei muita confusão para meu cérebro!
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Mensagem por LuCaSbass Sex 21 Set 2012 - 12:01

Só sei de uma coisa... Esse papo de fretlines ou não já deu né?

E digo mais, quem diz que bom mesmo é tocar sem fretlines pra mim tem que ser no mínimo igual ou melhor que Jaco, Gary Willis e o Thiago Espírito Santo, principalmente em termos de afinação.

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Mensagem por Claudio Sex 21 Set 2012 - 12:18

bodhan escreveu:
Prefiro sem as linhas, porque eventualmente toco o baixo com trastes. Testei uma vez o fretless com linhas e achei muita confusão para meu cérebro!

Confusão até que não sinto por esse lado não. Prefiro sem as linhas com o único propósito de ajudar a treinar a afinação auditiva, só por isso!

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Mensagem por bodhan Sex 21 Set 2012 - 12:30

^
Para mim confunde porque quando toco o baixo com trastes, posiciono os dedos entre os trastes. Daí a dica do Jaco de tocar o baixo com trastes posicionando os dedos quase que em cima dos trastes ... demais pro meu pobre cérebro de jovem ancião!
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Mensagem por bodhan Sex 21 Set 2012 - 12:57

LuCaSbass escreveu:E digo mais, quem diz que bom mesmo é tocar sem fretlines pra mim tem que ser no mínimo igual ou melhor que Jaco, Gary Willis e o Thiago Espírito Santo, principalmente em termos de afinação.

... ou então ser um baita dum mané, como eu! What a Face

Fica bravo não, Lucas!
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Mensagem por allexcosta Sex 21 Set 2012 - 13:18

bodhan escreveu:Daí a dica do Jaco de tocar o baixo com trastes posicionando os dedos quase que em cima dos trastes...

É a primeira vez que vejo alguém se referir a isso como "dica do Jaco". Desde que comecei a tocar isso é a "técnica correta", talvez por isso tenho uma afinação razoável em fretless com fretliness pra quem NUNCA pratica em fretless...

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Mensagem por bodhan Sex 21 Set 2012 - 13:28

allexcosta escreveu:É a primeira vez que vejo alguém se referir a isso como "dica do Jaco". Desde que comecei a tocar isso é a "técnica correta", talvez por isso tenho uma afinação razoável em fretless com fretliness pra quem NUNCA pratica em fretless...

Lembro de ter visto ele dar esta explicação em sua famosa video aula, "Modern Electric Bass".



Última edição por bodhan em Sex 21 Set 2012 - 13:57, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : colocar vídeo de referência.)
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Mensagem por David Araújo Sex 21 Set 2012 - 14:40

Quando comecei no Fretless, peguei o único baixo que eu tinha e levei no luthier. Não curto esse lance de comprar um instrumento muito baratinho pra transformar em fretless, pois se o braço não dor razoável, só vai dar dor de cabeça. Passei dois anos tocando apenas o fretless em todas as gigs que fazia, sertanejo, forró, mpb (se bem que aqui em Goiânia o que rola mesmo é sertanejo). Quando quero o timbre mais chorado uso o captador da ponte, no mais, usando o do braço também dá pra tocar de tudo, tanto que as vezes só viam que era um fretless quando pegavam o baixo pra tocar ou algo assim.

Sou a favor das fretlines, pois ajudam na afinação. Depois de um tempo de estudos você acaba memorizando a posição das notas e vai então poder optar por uma escala lisa.

Esta video aula do Steve Bailey me ajudou muito quanto a técnica. Tem todas as partes no youtube.



Neste vídeo do Bass Extremes Live, além do show que é a técnica do Steve, ele dá muitas dicas aplicando nas músicas e também existem as partituras. É bem didático.



E se alguém por acaso alguém quiser ouvir o som do meu fretless...

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Mensagem por Bruno Alcântara Sáb 22 Set 2012 - 11:12

Acredito que ser radical foi a forma rápida como me adaptei ao fretless. Meu primeiro troquei no único fretted que tinha na época, ou seja, fiquei um tempão tocando todos ritmos e técnicas com o instrumento, não só nó estudo mas com banda também.
Na minha opinião a melhor forma de se conectar ao fretless é tocar de tudo nele o maior tempo possível, mesmo se seu objetivo seja tocar apenas baladas posteriormente. Isso fará você conhecer as possibilidades e peculiaridades desse instrumento.

Estudar o suficiente pra afinar e então já começar a levá-lo nos ensaios ou gig mais tranquila, pequena ou de amigos porque no palco muda tudo. Isso é fundamental pra avançar com a técnica.
Ouvir é fundamental, então procurar discos/faixas gravadas por mestres nesse instrumento ajuda a expandir os conceitos e quebrar as supostas limitações que muita gente acredita que existem.

Aí é só JAZZiar Banda
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Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb 22 Set 2012 - 11:19

Muito lindo o tema, David claps up

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Mensagem por David Araújo Sáb 22 Set 2012 - 13:02

Obrigado pelo elogio Tarcísio! :curti:

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Mensagem por joaoprodrigues Dom 23 Set 2012 - 13:28


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Mensagem por Asafe Dom 23 Set 2012 - 14:29

Muito maneiro o som que o cara tirou nessa música ae /\
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Mensagem por joaoprodrigues Dom 23 Set 2012 - 16:28

Asafe escreveu:Muito maneiro o som que o cara tirou nessa música ae /\

Ele usa um oitavador nessa música, eu acho.
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Mensagem por Edão Qui 27 Set 2012 - 8:28

Acho que a melhor opção pra uma transição tranqüila entre um baixo com trastes e um fretless é um baixo fretless com fretlines. Isso vai ajudar sobremaneira o instrumentista a tocar afinado.

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