Review: Pedal Hao RR-1 Rust Ride Bass Driver
5 participantes
:: Fórum Técnico :: Reviews
Página 1 de 1
Review: Pedal Hao RR-1 Rust Ride Bass Driver
Hao RR-1 Rust Ride Bass Driver
Made in Japan
http://www.jes1988.com/hao/models_ride_us.html
Bom, a despeito de sua simplicidade, este overdrive me deu um trabalho enorme na "timbragem". Quando ele chegou e pude testá-lo rapidadamente, confesso que a primeira impressão não foi lá essas coisas, esperava um overdrive mais interessante, no nível dos outros pedais Hao que possuo e que sequer são específicos para contrabaixo. Mas, como sempre faço com qualquer novo pedal, pacientemente, pluguei o bicho em 5 baixos baixos bem diferentes: Fender Deluxe P Bass Special, Vantage VP825B, Warmoth Custom JBass, Achiles NH-1 Custom Headless Bass e Music Man Stingray 20th Anniversary Limited Edition 1996-1996. Depois disso, imaginei que, quando desenvolvido, este pedal deve ter sido testado em um baixo bem vintage, com sinal de baixo ganho e timbre bem fechado, tipo um Höfner, um P Bass com cordas flatwound ou um semi-acústico etc. Como não possuo nenhum baixo com essas características, cheguei à esta conclusão, ao perceber que a melhor resposta do pedal é gerada com uma significativa redução do controle de volume dos meus baixos e um corte generoso de agudos, aliás, nestas condições, ele gera um overdrive fabuloso e com personalidade diferente em cada baixo. O pedal possui apenas um knob de volume do output, uma chavinha com 3 opções de equalização - WARM, NORMAL e BRIGHT (sequência em que gravei a sample), entrada para baixos ativos e passivos independentes e uma saída extra para o sinal limpo.
Testado, aprovado e recomendado (não para todos)!
Video Sample
Rig utilizado na gravação do áudio:
- Fender Deluxe Precision Bass Special w/ Häussel P/J Pickup Set, Glockenklang 3-Band Preamp & Rotosound Swing Bass 66 Stainless Steel Round Wound Strings
- Hao RR-1 Rust Ride Bass Driver
- Tech 21 SansAmp Para Driver DI
- Zoom H4 Handy Recorder (via DI/XLR)
Obs.: Como o preamp onboard do baixo não possui controle de TONE no modo passivo, mantive-o no modo ativo, com o knob de volume em 50% e o knob de agudos totalmente fechado - apenas o captador Häussel P Split Coil operante.
Testado, aprovado e recomendado (não para todos)!
Video Sample
Rig utilizado na gravação do áudio:
- Fender Deluxe Precision Bass Special w/ Häussel P/J Pickup Set, Glockenklang 3-Band Preamp & Rotosound Swing Bass 66 Stainless Steel Round Wound Strings
- Hao RR-1 Rust Ride Bass Driver
- Tech 21 SansAmp Para Driver DI
- Zoom H4 Handy Recorder (via DI/XLR)
Obs.: Como o preamp onboard do baixo não possui controle de TONE no modo passivo, mantive-o no modo ativo, com o knob de volume em 50% e o knob de agudos totalmente fechado - apenas o captador Häussel P Split Coil operante.
EDIT:
Pensando bem, talvez eu tenha sido um tanto quanto parcial na review acima, uma vez que eu curto mesmo é um overdrive de baixo ganho e não é exatamente isso o que este pedal oferece. Hoje (dia seguinte), pensei cá comigo: na verdade, acho que o Hao Rust Ride está mais para um distortion, do que para um overdrive. Talvez o "Bass Driver" escrito no pedal me tenha sugerido a idéia errada. Nesta perspectiva, taí um excelente distortion e, agora, consigo entender o porquê de toda a minha dificuldade na "timbragem" do pedal. Bom, para ser justo, repeti abaixo a sample gravada no vídeo, sem medo do pedal me morder! Desta vez, com o Fender Deluxe P Bass Special no modo passivo, com knob de volume totalmente aberto e equalização flat (sem corte de agudos):
https://soundcloud.com/jazzigo/hao-rr-1-rust-ride-bass-driver
Conclusão:
Um pedal pouco versátil, com alguma transparência, pouco responsivo à dinâmica, mas uma distorção de muita personalidade, excelente para quem curte senti-la nas vísceras!!!
Pensando bem, talvez eu tenha sido um tanto quanto parcial na review acima, uma vez que eu curto mesmo é um overdrive de baixo ganho e não é exatamente isso o que este pedal oferece. Hoje (dia seguinte), pensei cá comigo: na verdade, acho que o Hao Rust Ride está mais para um distortion, do que para um overdrive. Talvez o "Bass Driver" escrito no pedal me tenha sugerido a idéia errada. Nesta perspectiva, taí um excelente distortion e, agora, consigo entender o porquê de toda a minha dificuldade na "timbragem" do pedal. Bom, para ser justo, repeti abaixo a sample gravada no vídeo, sem medo do pedal me morder! Desta vez, com o Fender Deluxe P Bass Special no modo passivo, com knob de volume totalmente aberto e equalização flat (sem corte de agudos):
https://soundcloud.com/jazzigo/hao-rr-1-rust-ride-bass-driver
Conclusão:
Um pedal pouco versátil, com alguma transparência, pouco responsivo à dinâmica, mas uma distorção de muita personalidade, excelente para quem curte senti-la nas vísceras!!!
Última edição por JAZZigo em Qui 3 Set 2015 - 8:41, editado 7 vez(es) (Motivo da edição : Novo link para o Soundcloud.)
JAZZigo- FCBR-CT
Re: Review: Pedal Hao RR-1 Rust Ride Bass Driver
ANIMAL!!!! Bruto esse pedal! Mas esse Fender Precision esta uma pancada só também heim meu brother!
Re: Review: Pedal Hao RR-1 Rust Ride Bass Driver
Modéstia à parte, acertei na mosca com esses captadores Häussel!Aionius escreveu:Mas esse Fender Precision esta uma pancada só também heim meu brother!
Valeu, Aionius!