Projeto Fender Jazz Bass Frank, montando meu JB ideal
+21
tfk
danilor.matos
galegonobaixo
fsad
Ferium
Groovin
André Luga
Vazquez
Cantão
MauKnop
Kobaia
afonsodecampos
allexcosta
dibass
edumoraes
Fernando Zadá
fheliojr
GusVCD
Rick Charles
José Augusto
Fabio Linhares
25 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Projeto Fender Jazz Bass Frank, montando meu JB ideal
Já tive muitos baixos Jazz Basses, entre eles muitos Fenders.
Cada um com algo que me atraía mais.
Pois bem, decidi juntar o melhor de cada um em um baixo frankstein. Além de me agradar em tudo (espero), acho que essa brincadeira de montar um baixo por partes deve ser bastante prazeirosa, e emocionante. Hehe
Minha ideia inicial é:
O braço do fender Marcus Miller - pra mim o melhor braço que já toquei, com um feeling perfeito, além de todos terem o mesmo padrao se qualidade, o que diminui as chances de decepçao numa compra via ebay, por exemplo.
O corpo - penso num jb tradicional (acho o corpo do fender MM feio), sunburst, com caps posição 60s e escudo tortoise vinho, com os covers. Estou propenso a pegar o corpo do am standard, pq curto muito os furos por onde as cordas passam pelo corpo. Quero um grave emcorpado, por isso a posicao 60s e corpo em alder.
Os caps - nada certo, mas estou entre os fender custom 60 e os dimarzio ultra jazz.
Eletronica - passivo V V T mesmo.
Tarrachas - fender vintage, se as mesmas encaixar na furaçao do braço do marcus miller.
Bom, a principio é isso. Gostaria de compartilhar com vcs palpites, opiniões, duvidas, etc.
Vou atualizando com fotos conforme for comprando cada item.
Espero que no final fique satisfeito.
Cada um com algo que me atraía mais.
Pois bem, decidi juntar o melhor de cada um em um baixo frankstein. Além de me agradar em tudo (espero), acho que essa brincadeira de montar um baixo por partes deve ser bastante prazeirosa, e emocionante. Hehe
Minha ideia inicial é:
O braço do fender Marcus Miller - pra mim o melhor braço que já toquei, com um feeling perfeito, além de todos terem o mesmo padrao se qualidade, o que diminui as chances de decepçao numa compra via ebay, por exemplo.
O corpo - penso num jb tradicional (acho o corpo do fender MM feio), sunburst, com caps posição 60s e escudo tortoise vinho, com os covers. Estou propenso a pegar o corpo do am standard, pq curto muito os furos por onde as cordas passam pelo corpo. Quero um grave emcorpado, por isso a posicao 60s e corpo em alder.
Os caps - nada certo, mas estou entre os fender custom 60 e os dimarzio ultra jazz.
Eletronica - passivo V V T mesmo.
Tarrachas - fender vintage, se as mesmas encaixar na furaçao do braço do marcus miller.
Bom, a principio é isso. Gostaria de compartilhar com vcs palpites, opiniões, duvidas, etc.
Vou atualizando com fotos conforme for comprando cada item.
Espero que no final fique satisfeito.
Fabio Linhares- Membro
Re: Projeto Fender Jazz Bass Frank, montando meu JB ideal
Agora vi que esta no lugar errado (clubes), moderaçao fique a vontade para mover o topico pro lugar mais adequado.
Fabio Linhares- Membro
^^ Não tem erro!!! Vai ficar pancada.
José Augusto- Membro
Primeiros passos:
O dinheiro, já tenho a quantia que imagino gastar.
O braço, estou entrando no Ebay todo dia, vendo qdo aparece um a venda. Se alguem souber de uma outra fonte, por favor me avise.
A maior duvida: o braço do fender MM vai encaixar perfeitamente no corpo do fender AM Standard ? A furacao sei que é diferente, mas o encaixe sendo compativel, é só fazer uma nova furacao no braço.
O dinheiro, já tenho a quantia que imagino gastar.
O braço, estou entrando no Ebay todo dia, vendo qdo aparece um a venda. Se alguem souber de uma outra fonte, por favor me avise.
A maior duvida: o braço do fender MM vai encaixar perfeitamente no corpo do fender AM Standard ? A furacao sei que é diferente, mas o encaixe sendo compativel, é só fazer uma nova furacao no braço.
Fabio Linhares- Membro
Fabio, quanto ao braço, tem caras que buscando esse grave encorpado, usam braço de precision.
Rick Charles- Membro
Rick Charles escreveu:Fabio, quanto ao braço, tem caras que buscando esse grave encorpado, usam braço de precision.
Será o essa ligeira diferença de espessura no braço influencia tanto no timbre assim? Pois nao abro mão do braço do Marcus Miller, que acho inclusive mais fino do que o proprio am standard.
Fabio Linhares- Membro
O braço influencia bastante, mas não é a única coisa que influencia no timbre, se você não abre mão braço do Miller, coloque ele e seja feliz
Rick Charles- Membro
Fabio Linhares escreveu:Será o essa ligeira diferença de espessura no braço influencia tanto no timbre assim?
Sim, faz e MUITA ao meu ver. Os braços do Geddy Lee e do Marcus Miller são os q puxam menos pro grave, pois são bem finos e escala em maple. Nenhum desses braços colaboram significamente para o timbre q vc tem como meta.
Ao meu ver, vc terá q deixar de ter um baixo passivo e partir para um Pre onboard, ou carregar um pedal junto.
Sobre o assunto de JB's Franks, o meu tem uns 90% do q eu queria:
- Som perfeito de Jazz Bass (captadores Lollar);
- Plus de som de tudo mais muito bem adequado (MM, Warwick, Precision, Slap) e a um toque de dedos na chave de 5 posições;
- Condições de usar sem escudo (sem a piscina no captador do braço);
- Escala em rosewood bem escuro, mantendo os médios-graves do material mas com o visual do Ébano;
- Marcação em Bloco tipo madrepérolas;
- Braço extremamente fino (praticamente igual ao do MM);
- Headstock tradicional Fender (o baixo era um Tagima Jaco Fretless, sem as alterações bizarras praticadas por outras marcas);
- Uma saída mais quente por conta do Pre instalado (Colela System 9).
O q preciso acertar com calma é mais o lance estético da coisa, com um pintura decente no corpo (preta provavelmente), e trocar as ferragens para pretas tbm.
De resto, fechou qq baixo 4 cordas. Mesmo com cara de cachorro que caiu da mudança e rolou morro abaixo, toco com ele com muita satizfação.
- Som perfeito de Jazz Bass (captadores Lollar);
- Plus de som de tudo mais muito bem adequado (MM, Warwick, Precision, Slap) e a um toque de dedos na chave de 5 posições;
- Condições de usar sem escudo (sem a piscina no captador do braço);
- Escala em rosewood bem escuro, mantendo os médios-graves do material mas com o visual do Ébano;
- Marcação em Bloco tipo madrepérolas;
- Braço extremamente fino (praticamente igual ao do MM);
- Headstock tradicional Fender (o baixo era um Tagima Jaco Fretless, sem as alterações bizarras praticadas por outras marcas);
- Uma saída mais quente por conta do Pre instalado (Colela System 9).
O q preciso acertar com calma é mais o lance estético da coisa, com um pintura decente no corpo (preta provavelmente), e trocar as ferragens para pretas tbm.
De resto, fechou qq baixo 4 cordas. Mesmo com cara de cachorro que caiu da mudança e rolou morro abaixo, toco com ele com muita satizfação.
Na acho que a sonoridade de um frank será sempre uma incognita. Tenho noção do timbre dos fenders de 70. Busco um som um pouco mais encorpado do que os originais. Acho que com o Alder e a posicao 60s, terei um pouco mais de grave no som.
Se o braço MM nao encaixar no corpo em questao, até cogito pegar um corpo American RI 75 mesmo.
Se o braço MM nao encaixar no corpo em questao, até cogito pegar um corpo American RI 75 mesmo.
Fabio Linhares- Membro
A madeira do corpo influencia muito pouco no som do instrumento, tanto faz se é de Alder, Ash ...
Rick Charles- Membro
Por acaso tenho um tagima Jaco Fretless (mas todo original).
O que mais gosto nele é o peso, absurdamente leve.
Neste meu projeto nao abro mao do visual classico dos fenders 70s, com o braço do fender Marcus Miller que gosto tanto. Pra tirar um som passivao mesmo. Nao vai ser meu unico baixo.
Pensei até em pegar um corpo do fender road warn, igual ao que vc (Gus) teve, e disse ser leve.
O que mais gosto nele é o peso, absurdamente leve.
Neste meu projeto nao abro mao do visual classico dos fenders 70s, com o braço do fender Marcus Miller que gosto tanto. Pra tirar um som passivao mesmo. Nao vai ser meu unico baixo.
Pensei até em pegar um corpo do fender road warn, igual ao que vc (Gus) teve, e disse ser leve.
Fabio Linhares- Membro
Aquele baixo tinha nota 10 pelo conjunto da obra. Deixou saudades, mas ocmo não da pra ter todos juntos nessa vida, a fila vai andando, e a experiencia vai ficando...
Certamente vários deixaram saudades, e esse foi um deles.
Certamente vários deixaram saudades, e esse foi um deles.
Minha ideia é um visual semelhante ao deste baixo usado pelo Rogerio de Castro neste DVD do kleber Lucas, mas sem a adaptação bizarra que ele fez.
Última edição por Fabio Linhares em Sex Out 05, 2012 7:45 pm, editado 1 vez(es)
Fabio Linhares- Membro
Quero que fique assim.
Fabio Linhares- Membro
fabio, por que vc nao faz um baixo com algum luthier?
^ ia perguntar o mesmo....
S Martyn na cabeça........
S Martyn na cabeça........
Pensei nisso. Mas tenho medo de na hora que pegar o baixo pra tocar nao sentir o feeling do braço como sinto nos fenders marcus miller.
Se tivesse algum braço já feito nesses moldes pra eu testar seria ideal.
O corpo pensei em fazer com luthier, mas nao sei se compensa.
O que vcs acham?
O que vcs acham?
Fabio Linhares- Membro
GusVCD escreveu:
Gus, como chama e onde acho esses caps J com apenas dois parafusos de fixação nas extremidades que vc usou entre a ponte e o cap MM?
andei procurando no ebay e só acho os com fixação de 4 parafusos igual ao cap J do braço.
Fabio Linhares escreveu:Pensei nisso. Mas tenho medo de na hora que pegar o baixo pra tocar nao sentir o feeling do braço como sinto nos fenders marcus miller.
O que vcs acham?
É só pedir pro luthier fazer uma cópia exata do braço. Isso é básico pra qualquer luthier de qualidade.
cara acho q se vc pegar um S Martyn vc esquece dos fenders e de qq outro braço super confortavel e muito som
dibass- Membro
dibass escreveu:cara acho q se vc pegar um S Martyn vc esquece dos fenders e de qq outro braço super confortavel e muito som
^^Eu ia escrever exatamente isto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!rsrsrs
Braço S.Martin ! Ainda não vi melhor
PS - Fábio, só de curiosidade, esse Tagima Jaco aí acho que já foi meu.Você comprou no ML?
José Augusto- Membro
O meu comprei, mas o da foto acima é do Gus.
Fabio Linhares- Membro
Qual o contato do samuel?
Fabio Linhares- Membro
samuelluthier@yahoo.com.br
Pois é, acho q vc comprou de mim esse Jaco-Tagima! Agora eu tô querendo pegar outro!!
José Augusto- Membro
O baixo mais leve que já tive.
Fabio Linhares- Membro
Tenho algumas considerações:
- A busca do instrumento perfeito às vezes é dolorosa e demorada. Se a pessoa encontra um braço pelo qual se apaixona deve manter a idéia. Pelo menos enxergo assim.
- A posição 60's não dá mais grave, ela muda o caráter dos médios e agudos.
- Captadores Custom 60's e Ultrajazz soam bem diferentes. É melhor rever o timbre que você quer.
Boa sorte.
- A busca do instrumento perfeito às vezes é dolorosa e demorada. Se a pessoa encontra um braço pelo qual se apaixona deve manter a idéia. Pelo menos enxergo assim.
- A posição 60's não dá mais grave, ela muda o caráter dos médios e agudos.
- Captadores Custom 60's e Ultrajazz soam bem diferentes. É melhor rever o timbre que você quer.
Boa sorte.
Se partir pra luthieria o baixo deixa de ser frank. Considerando que corpo AM e o braço MM não são nada baratos (isso sem considerar impostos de entrada no Brasil), talvez fosse plausível orçar com algum luthier e apostar num trabalho minucioso entre você e ele, pra que o projeto chegue o mais próximo possível do que deseja.
Tá ficando muito interessante o tópico.
Tá ficando muito interessante o tópico.
afonsodecampos escreveu:Se partir pra luthieria o baixo deixa de ser frank.
Por quê?
Kobaia- Membro
Nestabproxima semana vou entrar em contato com o samuel e ver se l valor financeiro compensa. Se empatar vou de fender mesmo. Até pela experiencia de importar as peças. Pelo que vi por aqui todos que fizeram isso se mostraram satisfeitos.
Sevo braço do MM nao encaixar perfeitamente em outros corpos fender, penso tb em fazer somente o corpo num luthier.
Sevo braço do MM nao encaixar perfeitamente em outros corpos fender, penso tb em fazer somente o corpo num luthier.
Fabio Linhares- Membro
Kobaia! Pelo que entendi, o Fábio vai usar um set padrão de captação J+J, de acordo com as especificidades do timbre que ele quer. O termo "Frank" caberia então para a junção do "corpo", que será baseado na posição dos caps do Jazz Bass Am 60s com o braço do MM, com visual 70s. Num luthier, essas caraceritísticas seriam trabalhadas num projeto único, que "tentaria" por na prática as idéias do cliente, criando um baixo específico, portanto, pra mim... não seria um "Frank".
Espero não ter falado besteira...
^ isso aí
Minha maior duvida, que conto com a ajuda dos forista. É se o braço do MM vai encaixar no corpo do am std, ou am RI 62, ou road worn.
Minha maior duvida, que conto com a ajuda dos forista. É se o braço do MM vai encaixar no corpo do am std, ou am RI 62, ou road worn.
Fabio Linhares- Membro
afonsodecampos escreveu:Kobaia! Pelo que entendi, o Fábio vai usar um set padrão de captação J+J, de acordo com as especificidades do timbre que ele quer. O termo "Frank" caberia então para a junção do "corpo", que será baseado na posição dos caps do Jazz Bass Am 60s com o braço do MM, com visual 70s. Num luthier, essas caraceritísticas seriam trabalhadas num projeto único, que "tentaria" por na prática as idéias do cliente, criando um baixo específico, portanto, pra mim... não seria um "Frank".
Kobaia- Membro
Importa o baixo e manda pro Samuel fazer o corpo ai não tem stress de ficar se preocupando se casa ou não.
Se sua principal decisão é o braço pegue um e mande fazer o resto.
Certeza de satisfação.
Se sua principal decisão é o braço pegue um e mande fazer o resto.
Certeza de satisfação.
Olha o que eu achei:
http://www.fender.com/community/forums/viewtopic.php?f=10&t=63111
Parece que mais gente já teve essa ideia.
http://www.fender.com/community/forums/viewtopic.php?f=10&t=63111
Parece que mais gente já teve essa ideia.
Fabio Linhares- Membro
Olha aí...
O braço poderia ser um pouquinha mais escuro.
O braço poderia ser um pouquinha mais escuro.
Fabio Linhares- Membro
O pessoal lá fora costuma fazer esses híbridos quando gosta de um braço mas não gosta do resto.
Caber cabe, mas recomendo mesmo que pague um profissional para montar e regular.
Caber cabe, mas recomendo mesmo que pague um profissional para montar e regular.
Será que tem algum lugar além do ebay onde eu possa achar esse braço avulso?
Fabio Linhares- Membro
Tem um vendedor chamado thestratosphere, ele vende muitos baixos novos desmontados, dependendo do modelo ele tem o baixo inteiro desmontado.
Braço ele tem um pancada lá hj anunciado, até vários Geddy Lee, mas Marcus Miller somente corpos:
http://www.ebay.com/sch/m.html?_nkw=jazz+bass+marcus&_sacat=0&_odkw=jazz+bass&_osacat=0&_armrs=1&_ssn=thestratosphere
Fica acompanhando q deve pintar braços de tempos em tempos.
Braço ele tem um pancada lá hj anunciado, até vários Geddy Lee, mas Marcus Miller somente corpos:
http://www.ebay.com/sch/m.html?_nkw=jazz+bass+marcus&_sacat=0&_odkw=jazz+bass&_osacat=0&_armrs=1&_ssn=thestratosphere
Fica acompanhando q deve pintar braços de tempos em tempos.
^ tenho olhado todos os dias.
Fabio Linhares- Membro
Estou conversando com Samuel sobre meu projeto. Pensando seriamente em fazer o baixo com ele, nos moldes do fender. Eu comprando os acessorios. Até pq tá osso de aparecer um braço MM no ebay.
Agora preciso de ajuda nos caps:
O que procuro...
. Bom volume de saída
. Sem ruidos ( nao gosto dos fenders noiseless, muito modernos)
. Destaque para medio-graves, depois graves. Sou mais de fazer base, walking bass do que solos. Toco mais nas primeiras casas, procuro definição nessas notas mais graves.
Vou procurar e posto videos com sons que me agradam.
Agora preciso de ajuda nos caps:
O que procuro...
. Bom volume de saída
. Sem ruidos ( nao gosto dos fenders noiseless, muito modernos)
. Destaque para medio-graves, depois graves. Sou mais de fazer base, walking bass do que solos. Toco mais nas primeiras casas, procuro definição nessas notas mais graves.
Vou procurar e posto videos com sons que me agradam.
Fabio Linhares- Membro
^ passa esses dados pro Samuel e manda ele fazer os caps....
Eu trocava uma leva de e-mails com ele pra especificar bem o projeto e sossegava que com certeza esta me boas mãos e caso algo não saia exatamente como quer tenho certeza que ele aperfeiçoa até chegarem num ponto que te agrade....
Eu trocava uma leva de e-mails com ele pra especificar bem o projeto e sossegava que com certeza esta me boas mãos e caso algo não saia exatamente como quer tenho certeza que ele aperfeiçoa até chegarem num ponto que te agrade....
Depois de muitos emails com o Samuel e nada de aparecer o braço MM no Ebay, acabou pintando uma oportunidade de comprar um Fender Classic 70s JB por um preço beeem em conta, já com caps seymour basslines, e sunburst.
Já vou trocar o escudo e comprar os covers. Vou esperar aparecer o braço do MM no Ebay, qdo aparecer eu compro e pronto.
O preço do Samuel estava excelente, mas fiquei com medo de nao encontrar essa tal 'vibe' nesse. Futuramente voltarei a falar com ele sobre um fanned 5 cordas que achei bastante interessante.
Duvida: um escudo fender tortoise original padrão vai ser vir nesse classic 70, com a mesma furação, ou tem que adaptar?
Já vou trocar o escudo e comprar os covers. Vou esperar aparecer o braço do MM no Ebay, qdo aparecer eu compro e pronto.
O preço do Samuel estava excelente, mas fiquei com medo de nao encontrar essa tal 'vibe' nesse. Futuramente voltarei a falar com ele sobre um fanned 5 cordas que achei bastante interessante.
Duvida: um escudo fender tortoise original padrão vai ser vir nesse classic 70, com a mesma furação, ou tem que adaptar?
Fabio Linhares- Membro
Ah, o baixo esta com meu primo em sao paulo. Qdo chegar pra mim eu posto fotos.
Fabio Linhares- Membro
Rápido no gatilho!
Olha ele aí. Primeira providencia será trocas essas cordas...
Fabio Linhares- Membro
Legal D+!!!!
Essa escala escura com marcações pérola acho o mais bonito que há!!!!
O preferido meu é o Fender American DELUXE.... um dia ele entra no set!!!
Parabéns pela aquisição!!!
Essa escala escura com marcações pérola acho o mais bonito que há!!!!
O preferido meu é o Fender American DELUXE.... um dia ele entra no set!!!
Parabéns pela aquisição!!!
Rapaz que sunburst lindo...parabéns pela aquisição.
Cantão- Moderador
Fabio Linhares escreveu:Duvida: um escudo fender tortoise original padrão vai ser vir nesse classic 70, com a mesma furação, ou tem que adaptar?
Em relação à Fender sempre há dúvida pois tudo varia muito, mas acredito que deva servir. No máximo você pode ter que fazer um furo extra ou algo assim.
Se alguem tiver alguma sugestao de onde eu possa comprar os covers, escudo e thumbest, ficaria agradecido.
Gostaria de comprar tudo num lugar só pra gastar com um frete só.
Tô procurando no ebay mas nao consegui me decidir ainda.
Outra pertgunta: escudo tortoise é tudo igual?
Gostaria de comprar tudo num lugar só pra gastar com um frete só.
Tô procurando no ebay mas nao consegui me decidir ainda.
Outra pertgunta: escudo tortoise é tudo igual?
Fabio Linhares- Membro
Página 1 de 3 • 1, 2, 3