Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)
+4
galegonobaixo
inibass
Mauricio Luiz Bertola
Dloc
8 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)
Amigos,
Eu pretendo adquirir um contrabaixo de 6 cordas feito por luthier (ainda irei pesquisar sobre a possÍvel luthieria).
Ocorre que eu tenho um grave problema na coluna, e para minimizar as dores, eu quero pegar um instrumento o mais leve possível. Não sou profissional da música, toco apenas na minha Igreja. Então, consigo administrar a dor justamente por não tocar durante longos períodos.
Eu sei que dois pedaços de madeira do mesmo tipo e tamanho, muito provavelmente terão pesos diferentes. Mas eu preciso saber quais são as madeiras menos pesadas, na MÉDIA. A partir daí procurarei com ajuda do luthier, os pedaços mais leves das madeiras escolhidas.
Considerando que a escala será em JACARANDÁ e o top em IMBUIA, me resta definir as madeiras do corpo e braço/mão. Assim, vislumbro as seguintes possibilidades:
OPÇÃO 01
corpo: cedro
braço: marfim c/ 2 longarinas em roxinho
OPÇÃO 02
braço: cedro c/ 2 longarinas em roxinho
OPÇÃO 03
corpo: marfim
OPÇÃO 04
corpo: Louro faia
O que vocês têm a dizer? Ou será que devo procurar outras combinações (quais?) ?
Observação: na minha cidade as luthierias trabalham mais com: cedro, marfim, louro faia, roxinho, ipê, imbuia, jacarandá e gonçalo alves. por isso são madeiras da minha preferência.
Desde já agradeço.
Eu pretendo adquirir um contrabaixo de 6 cordas feito por luthier (ainda irei pesquisar sobre a possÍvel luthieria).
Ocorre que eu tenho um grave problema na coluna, e para minimizar as dores, eu quero pegar um instrumento o mais leve possível. Não sou profissional da música, toco apenas na minha Igreja. Então, consigo administrar a dor justamente por não tocar durante longos períodos.
Eu sei que dois pedaços de madeira do mesmo tipo e tamanho, muito provavelmente terão pesos diferentes. Mas eu preciso saber quais são as madeiras menos pesadas, na MÉDIA. A partir daí procurarei com ajuda do luthier, os pedaços mais leves das madeiras escolhidas.
Considerando que a escala será em JACARANDÁ e o top em IMBUIA, me resta definir as madeiras do corpo e braço/mão. Assim, vislumbro as seguintes possibilidades:
OPÇÃO 01
OPÇÃO 02
braço: cedro c/ 2 longarinas em roxinho
OPÇÃO 03
corpo: marfim
OPÇÃO 04
corpo: Louro faia
O que vocês têm a dizer? Ou será que devo procurar outras combinações (quais?) ?
Observação: na minha cidade as luthierias trabalham mais com: cedro, marfim, louro faia, roxinho, ipê, imbuia, jacarandá e gonçalo alves. por isso são madeiras da minha preferência.
Desde já agradeço.
Dloc- Membro
Re: Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)
Peça para fazer o corpo em marupá (madeira leve e ressonante) e tampo de imbúia, com câmaras, ficará bem leve (atenção ao "neck dive").
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
usa Tone chambers pra tirar parte do peso.
dona Edit: eu acho que Tone Chambers são as câmaras que o Bertola mencionou acima...foi mal.
dona Edit: eu acho que Tone Chambers são as câmaras que o Bertola mencionou acima...foi mal.
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass- Membro
Maple é mais leve que marfim.
Uma coisa que pesa muito mais quase ninguém comenta são as tarrachas (tarraxas?), pega um braço ou um baixo inteiro sem elas, fica bem mais leve.
A gotoh fabrica tarracha(x)as chamadas res-o-lite que são em média 30% mais leves...acho que ajudaria bastante também...
Uma coisa que pesa muito mais quase ninguém comenta são as tarrachas (tarraxas?), pega um braço ou um baixo inteiro sem elas, fica bem mais leve.
A gotoh fabrica tarracha(x)as chamadas res-o-lite que são em média 30% mais leves...acho que ajudaria bastante também...
galegonobaixo- Membro
Pessoal, boas sugestões.
Bertola, vou ver se por essas bandas acha-se marupá.
inibass, esse lance do tone chambers eu já tinha pensado. Até separei umas fotos aqui para mostrar ao luthier. Alguns fazem furos redondos, outros compridos.
galegonobaixo, eu já tinha em mente usar tarrachas gotoh. vou pesquisar sobre esse modelo. Realmente as tarrachas fazem diferença.
Agora falando em ESTÉTICA, minha predileção é:
corpo em cedro, top imbuia figurada no verniz, braço em marfim com 2 tiras de 2mm em imbuia, aparentes no top.
Será que essa configuração acima, usando as tarrachas mais leves e aplicando as câmaras (tone chambers), é viável um baixo leve de 6 cordas com menos de 4Kg?
Bertola, vou ver se por essas bandas acha-se marupá.
inibass, esse lance do tone chambers eu já tinha pensado. Até separei umas fotos aqui para mostrar ao luthier. Alguns fazem furos redondos, outros compridos.
galegonobaixo, eu já tinha em mente usar tarrachas gotoh. vou pesquisar sobre esse modelo. Realmente as tarrachas fazem diferença.
Agora falando em ESTÉTICA, minha predileção é:
corpo em cedro, top imbuia figurada no verniz, braço em marfim com 2 tiras de 2mm em imbuia, aparentes no top.
Será que essa configuração acima, usando as tarrachas mais leves e aplicando as câmaras (tone chambers), é viável um baixo leve de 6 cordas com menos de 4Kg?
Dloc- Membro
A tarracha seria essa, mas o acabamento douro que prefiro:
http://www.g-gotoh.com/international/?btp_product=gb350
http://www.g-gotoh.com/international/?btp_product=gb350
Dloc- Membro
É... dei um giro na internet e pelo visto as tarrachas Gotoh são muito difícil de serem encontradas, pior ainda esse modelo dito acima..
Alguma idéia de onde conseguir?
Alguma idéia de onde conseguir?
Dloc- Membro
O equilíbrio do baixo é mais importante que o peso.
Eu iria por outro caminho. Tocar sentado, usar uma estante ou um colete de suporte para a coluna. E precisa ser 6 cordas?
Eu iria por outro caminho. Tocar sentado, usar uma estante ou um colete de suporte para a coluna. E precisa ser 6 cordas?
Dloc escreveu:
Ocorre que eu tenho um grave problema na coluna, e para minimizar as dores, eu quero pegar um instrumento o mais leve possível.
Ledur é a sua solução, os baixos deles são muitoooooo leves, mas muitoooo leves mesmo.
subgrave- Membro
allexcosta escreveu:O equilíbrio do baixo é mais importante que o peso.
Allex, eu tenho notado isso no meu S.Martyn. Tem um JB 4 cordas que aparenta ser mais leve que o meu Smartyn (nunca pesei nenhum deles mas dá para notar uma diferença sim), mas que me cansa beeeemmm mais quando toco, parece-me que o Smartyn (singlecut) tem um equilíbrio melhor.
Agora, sobre esse colete, poderia falar mais sobre ele? eu também tenho sérios problemas na coluna e cheguei até cogitar parar de tocar em baixos de 5 cordas, tanto que estou com outro projeto em mente para um 4 cordas.
Acho que fazer um baixo com madeiras leves, equilibrado e esse tal colete seria uma ótima idéia.
P.S.: Tocar sentado, para mim, não rola. Perde boa parte da "emoção" rs.
gpraxedes escreveu:Agora, sobre esse colete, poderia falar mais sobre ele?
http://bodysupport.yolasite.com/
http://www.supportsusa.com/arm/shoulder/
^Obrigado!
Toquei em um d'mark 6 cordas, que aqui no forum é chamado baleia.Era muito leve .Me supreendi!
CleytonBass- Membro