Encordoamento - SX SJB jazz bass
+9
Riff Raff
ct.colela
Marcelo Mooca
edumoraes
Zubrycky
allexcosta
Coutinho
Anderson
PedroJaco
13 participantes
Página 1 de 1
Encordoamento - SX SJB jazz bass
Galera to com uma dúvida.
Uso cordas 0.40, entretanto o meu baixo ta sem pegada e pouco ganho. Quero ele com mais groove(algo tipo Serginho Carvalho ou Alberto Continentino).
O ideal seria 0.45?
Se for qual é a melhor marca?
Empena o braço se colocar no jazz bass(ouvir fala)?
Abraço,
Uso cordas 0.40, entretanto o meu baixo ta sem pegada e pouco ganho. Quero ele com mais groove(algo tipo Serginho Carvalho ou Alberto Continentino).
O ideal seria 0.45?
Se for qual é a melhor marca?
Empena o braço se colocar no jazz bass(ouvir fala)?
Abraço,
Última edição por ClaudioBass em Ter Out 16, 2012 9:05 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Editado para retirar formatação de cor do título do tópico, conforme previsto nas regras do Fórum.)
PedroJaco- Membro
Re: Encordoamento - SX SJB jazz bass
Eu usava D'dario 0.45 no meu SX, tinha um timbrão, braço empenar por causa de encordoamento, pra mim é lenda há não ser que o braço ja esteja danificado.
Anderson- Membro
RotoSound swing bass 0.43, vai por mim, essa corda é excelente.
Coutinho- Membro
Anderson escreveu:Eu usava D'dario 0.45 no meu SX, tinha um timbrão, braço empenar por causa de encordoamento, pra mim é lenda há não ser que o braço ja esteja danificado.
Já vi acontecer algumas vezes.
Nem todo baixo suporta um encordoamento 55 por exemplo. Um vizinho meu tinha um Giannini que durou anos sem problemas, sempre com corda 40. Alguém falou pra ele que 45 era melhor e em 6 meses o baixo virou um berimbau.
Fica difícil opinar sem ver o baixo em questão, mas talvez o problema relatado possa ser corrigido, sem a troca de cordas, com uma regulagem feita por um luthier de confiança.
Baixo com cordas 0.40 e com tensor regulado com tensão para suportar cordas 0.40 se você colocar 0.45 e não mudar a regulagem do tensor para essa nova carga de tensão maior que a corda 0.45 proporciona, há uma grande, mas grande mesmo chance do braço sofrer alguma avaria, os mais experientes daqui do forum já deram essa dica em vários outros tópicos por aqui, não se muda bitola de corda sem uma nova regulagem no instrumento.
allexcosta- Administrador
edumoraes escreveu:Baixo com cordas 0.40 e com tensor regulado com tensão para suportar cordas 0.40 se você colocar 0.45 e não mudar a regulagem do tensor para essa nova carga de tensão maior que a corda 0.45 proporciona, há uma grande, mas grande mesmo chance do braço sofrer alguma avaria, os mais experientes daqui do forum já deram essa dica em vários outros tópicos por aqui, não se muda bitola de corda sem uma nova regulagem no instrumento.
Vlw Brother!! vou ver algum luthier aqui em Recife pra regular e trocar as cordas.
PedroJaco- Membro
Coutinho escreveu:RotoSound swing bass 0.43, vai por mim, essa corda é excelente.
Nessa medida 0.43 só vi essa, difícil de achar e bem mais cara por ser signature:
edumoraes escreveu:Nessa medida 0.43 só vi essa, difícil de achar e bem mais cara por ser signature:
Essa mesmo, achei por 80 dilmas, mas pela qualidade e o timbre das cordas vale cada centavo. Recomendo.
Coutinho- Membro
So uma dica...comprei por 55,00 na reference semana passada via site.Coutinho escreveu:edumoraes escreveu:Nessa medida 0.43 só vi essa, difícil de achar e bem mais cara por ser signature:
Essa mesmo, achei por 80 dilmas, mas pela qualidade e o timbre das cordas vale cada centavo. Recomendo.
Encordamento e muito bom, recomendo.
Marcelo Mooca- Membro
Não me leve a mal ,mas avaria pelo que entendo é danificaredumoraes escreveu:Baixo com cordas 0.40 e com tensor regulado com tensão para suportar cordas 0.40 se você colocar 0.45 e não mudar a regulagem do tensor para essa nova carga de tensão maior que a corda 0.45 proporciona, há uma grande, mas grande mesmo chance do braço sofrer alguma avaria, os mais experientes daqui do forum já deram essa dica em vários outros tópicos por aqui, não se muda bitola de corda sem uma nova regulagem no instrumento.
cada caso é um caso
Tudo depende da madeira do braço ,e como sabemos cada braço é caso a parte
existem braços que não se alteram na colocação de cordas com maior tensão
o tensor esta la para isso,para compensar essa tensão de cordas e para direcionar o braço em situação especifica como mudança de temperatura
allexcosta escreveu:Anderson escreveu:Eu usava D'dario 0.45 no meu SX, tinha um timbrão, braço empenar por causa de encordoamento, pra mim é lenda há não ser que o braço ja esteja danificado.
Já vi acontecer algumas vezes.
Nem todo baixo suporta um encordoamento 55 por exemplo. Um vizinho meu tinha um Giannini que durou anos sem problemas, sempre com corda 40. Alguém falou pra ele que 45 era melhor e em 6 meses o baixo virou um berimbau.
Eu nunca vi um braço empenar por esse motivo, se bem que, não tenho muito conhecimento sobre o assunto, talvez tenha me equivocado ao dizer que é lenda.
Anderson- Membro
Desculpem ressuscitar o tópico, mas é o mesmo baixo que eu tenho, e a dúvida é semelhante.
Achei no ML um jogo de cordas da Rotosound com as medidas 050/070/090/110.
Achei interessante, pois gosto do som bem grave.
Com certeza farei a troca em um luthier, para regular corretamente, mas mesmo assim gostaria de saber se tem problema colocar cordas desse diâmetro em um Jazz Bass?
Obrigado!
Com certeza farei a troca em um luthier, para regular corretamente, mas mesmo assim gostaria de saber se tem problema colocar cordas desse diâmetro em um Jazz Bass?
Obrigado!
Riff Raff- Membro
Não.Riff Raff escreveu:Desculpem ressuscitar o tópico, mas é o mesmo baixo que eu tenho, e a dúvida é semelhante.
Obrigado!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Beleza.
Muito obrigado!
Muito obrigado!
Riff Raff- Membro
Eu já usei esta bitola em um Jazz Bass meu. No início achei fantástico, deu uma encorpada no som, foi-se um pouco aquele brilho a mais característicos de alguns JB's. No entanto, muitos ensaios depois a falta de conforto ao tocar falou mais alto. Foi uma boa experiência mas não repetirei.
afonsodecampos- Membro
Aproveitando o tópico, alguém sabe qual o encordamento original de fábrica dos SX? São vagabundas? Pq eu honestamente gostei delas
GuilhermePastorius- Membro
Vai sem medo mano, no geral não pega nada...se sentir algum desconforto leve ao luthier para os devidos ajustes.
Pra rancar o som galudo no JB 0,45 é o que há.
Pra rancar o som galudo no JB 0,45 é o que há.
Legal.
Obrigado Afonso e Guilé pela opinião.
Obrigado Afonso e Guilé pela opinião.
Riff Raff- Membro