Construção de hard case para o Rickemachado
+9
Rick Charles
Giuliano
Felipe Brum
Groovin
afonsodecampos
silvanoandrade
RaphaelM
M4RC0S
emachado
13 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Construção de hard case para o Rickemachado
Comecei ontem a fazer os cases para meus dois instrumentos hand made.
Achei muito caras as peças em ferro como os mata cantos, dobradiças e a alça então, um absurdo. Como vou reforçar a estrutura com barras em L de alumínio, creio que não serão necessários. O fecho vou pensar em uma solução, talvez algo inspirado nos fechos de capacete de motocicleta. A alça farei com chapas e barra redonda de inox: pra filhos e netos como diz meu pai.
Vou fazer dois cases, pois a chapa de compensado é suficiente para os dois.
Para quem quiser se aventurar também neste tipo de empreitada, abaixo vou atualizando os valores para confecção de dois cases:
Chapa compensado sumaúma (1,6 x 2,2m) R$ 56,00
2 latas Cola de contato 1/4 R$ 36,00
Courvim simples, mas resistente ao descascamento ( 2,3 x 1,4m) R$ 25,00
400 Pregos 12 x 12 R$ 4,00
Seladora concentrada Sayerlack 1/4" R$ 18,00
10 folhas de E.V.A 3mm R$ 21,00
Fecho rápido FA/E1 (6pçs) R$ 22,80
Cola de contato Cascola R$ 16,50
Perfil alumínio L abas iguais 3/4" x 1/16" L-009 (2pçs) R$ 38,00
Perfil alumínio U abas iguais 5/8' x 1/16" U-509 (2pçs) R$ 39,00
Veludo preto 2m x 1,88 R$ 31,80
Espuma D20 3cm R$ 30,00
Talvez o preço não valha a pena, mas terei uma boa qualidade, farei os reforços necessários à estrutura e usarei pouco isopor e mais EVA (creio que seja mais durável, mas não tenho certeza).
Medi primeiro no instrumento e na loja o compensado foi cortado.
A guitarra será mais difícil, pois há um ângulo entre corpo e braço. Para o corpo ficar no mesmo nível do case seria necessário que altura dele ficasse excessiva a meu ver (quase 20cm, pois o headstock é bem longo).
Achei muito caras as peças em ferro como os mata cantos, dobradiças e a alça então, um absurdo. Como vou reforçar a estrutura com barras em L de alumínio, creio que não serão necessários. O fecho vou pensar em uma solução, talvez algo inspirado nos fechos de capacete de motocicleta. A alça farei com chapas e barra redonda de inox: pra filhos e netos como diz meu pai.
Vou fazer dois cases, pois a chapa de compensado é suficiente para os dois.
Para quem quiser se aventurar também neste tipo de empreitada, abaixo vou atualizando os valores para confecção de dois cases:
Chapa compensado sumaúma (1,6 x 2,2m) R$ 56,00
2 latas Cola de contato 1/4 R$ 36,00
Courvim simples, mas resistente ao descascamento ( 2,3 x 1,4m) R$ 25,00
400 Pregos 12 x 12 R$ 4,00
Seladora concentrada Sayerlack 1/4" R$ 18,00
10 folhas de E.V.A 3mm R$ 21,00
Fecho rápido FA/E1 (6pçs) R$ 22,80
Cola de contato Cascola R$ 16,50
Perfil alumínio L abas iguais 3/4" x 1/16" L-009 (2pçs) R$ 38,00
Perfil alumínio U abas iguais 5/8' x 1/16" U-509 (2pçs) R$ 39,00
Veludo preto 2m x 1,88 R$ 31,80
Espuma D20 3cm R$ 30,00
Talvez o preço não valha a pena, mas terei uma boa qualidade, farei os reforços necessários à estrutura e usarei pouco isopor e mais EVA (creio que seja mais durável, mas não tenho certeza).
Medi primeiro no instrumento e na loja o compensado foi cortado.
A guitarra será mais difícil, pois há um ângulo entre corpo e braço. Para o corpo ficar no mesmo nível do case seria necessário que altura dele ficasse excessiva a meu ver (quase 20cm, pois o headstock é bem longo).
Última edição por emachado em Ter Nov 13, 2012 7:58 pm, editado 5 vez(es)
emachado- Membro
Re: Construção de hard case para o Rickemachado
emachado
será que esse compensado não é muito espesso?
entendo que por hard case, tem que ser hard , mas será que com as ferragens não vai ficar absurdamente pesado?
e mata-cantos arredondados, apesar de caros, evitam sérios machucados em móveis, bancos de carro, e pernas!!!
será que esse compensado não é muito espesso?
entendo que por hard case, tem que ser hard , mas será que com as ferragens não vai ficar absurdamente pesado?
e mata-cantos arredondados, apesar de caros, evitam sérios machucados em móveis, bancos de carro, e pernas!!!
M4RC0S- Membro
Emachado mais uma vez mandando ver nos Handmade!!!!
Parabéns pela força de vontade camarada, e pela qualidade dos instrumentos, se quiser, vc vai mto longe!!!
Parabéns pela força de vontade camarada, e pela qualidade dos instrumentos, se quiser, vc vai mto longe!!!
ahnn eu tbem quero kkkk
M4RCOS
Creio que não ficará muito pesado não, achei este compensado (sumaúma) bem leve até.
Hoje fiz o corte para o case da guitarra. Utilizei a tupia para obter maior precisão no corte que não é paralelo.
Raphael e Silvano, obrigado pela força e logo postarei outros instrumento aqui.
Hoje colei e preguei um case, amanhã farei o outro. Estou fechando as caixas para cortar a tampa depois, para obter maior ajuste.
Creio que não ficará muito pesado não, achei este compensado (sumaúma) bem leve até.
Hoje fiz o corte para o case da guitarra. Utilizei a tupia para obter maior precisão no corte que não é paralelo.
Raphael e Silvano, obrigado pela força e logo postarei outros instrumento aqui.
Hoje colei e preguei um case, amanhã farei o outro. Estou fechando as caixas para cortar a tampa depois, para obter maior ajuste.
emachado- Membro
Legal Emachado, mais uma empreitada! Pelo que vimos na construção do blackstar este case não vai ficar por menos!
Valeu Afonso.
Sobre o bass, apesar de ter um pequeno ampli de guitarra, creio que consegui o timbre que conheço dos Ricks.
A principio pense que ele estava mais à lá Precision, talvez pelas cordas flat, mas regulando os botões achei um timbre semelhante ao Geddy Lee do Rush no início.
Sobre o bass, apesar de ter um pequeno ampli de guitarra, creio que consegui o timbre que conheço dos Ricks.
A principio pense que ele estava mais à lá Precision, talvez pelas cordas flat, mas regulando os botões achei um timbre semelhante ao Geddy Lee do Rush no início.
emachado- Membro
Detalhe, a regulagem foi nos posts de volume: total no do braço e 25% no da ponte.
emachado- Membro
Bom saber disso, vou tentar esse preset quando o meu estiver montado!
emachado escreveu:M4RCOS
Utilizei a tupia para obter maior precisão no corte que não é paralelo.
Eu deveria ter pensado nisso, antes de comprar uma tico-tico
No mais, Belíssimos instrumentos!
Groovin- Membro
Já descobri uma ocupação dos fins de semana quando eu entrar de férias da faculdade... Tô precisando de dois hard cases e meu pai é marceneiro, vou unir o útil ao agradável !!
Felipe Brum- Membro
/\ emachado, que tal descrever passo a passo o processo? ou é segredo? Porque se for, tudo bem a gente entende, mas se não for, até eu queria arriscar fazer um qualquer hora dessas, só não arrisquei ainda porque acho que não tenho intimidade com rebites.
Giuliano- Membro
+ 1Felipe Brum escreveu:Já descobri uma ocupação dos fins de semana quando eu entrar de férias da faculdade... Tô precisando de dois hard cases e meu pai é marceneiro, vou unir o útil ao agradável !!
To aproveitando do conhecimento e dos equipamentos do meu pai, adicionando os meus conhecimentos (poucos mas existem), pra um PB 51, que deve surgir em alguns meses.
Rick Charles- Membro
Bom pessoal, no que eu puder ajudar com relação à construção dos cases estamos ai.
Eu estou improvisando, nunca fiz um destes.
Abaixo, as caixas fechadas para cortá-la depois.
Esta foi uma dica que vi aqui no fórum mesmo: fechando e cortando a tampa depois fica mais perfeito o encaixe.
Usei a cola Titebond, pois está vencendo o prazo de validade.
No ano passado comprei 5 Kg de Titebond 50 por R$ 64,00.
Considerando o absurdo que cobram no Mercado Livre, creio que o preço foi muito bom.
O contato do distribuidor desta cola é este aqui.
http://www.grossl.com.br/grossl/industrial.htm
Galera, vamos comprar, assim garante que a fábrica continue distribuindo esta cola. Um amigo marceneiro gostou bastante dela, mas parece que Cascola domina este mercado.
Eu estou improvisando, nunca fiz um destes.
Abaixo, as caixas fechadas para cortá-la depois.
Esta foi uma dica que vi aqui no fórum mesmo: fechando e cortando a tampa depois fica mais perfeito o encaixe.
Usei a cola Titebond, pois está vencendo o prazo de validade.
No ano passado comprei 5 Kg de Titebond 50 por R$ 64,00.
Considerando o absurdo que cobram no Mercado Livre, creio que o preço foi muito bom.
O contato do distribuidor desta cola é este aqui.
http://www.grossl.com.br/grossl/industrial.htm
Galera, vamos comprar, assim garante que a fábrica continue distribuindo esta cola. Um amigo marceneiro gostou bastante dela, mas parece que Cascola domina este mercado.
emachado- Membro
Uma pergunta, que acho que é o que mais vai pegar caso eu me aventure a fazer um desses: como você uniu as madeiras, só com cola? cola mais prego, parafuso ou rebite?
Giuliano- Membro
Giuliano
Cola mais pregos com cabeça 12 x 12.
Os reforços que farei no interior também será desta forma.
Cola mais pregos com cabeça 12 x 12.
Os reforços que farei no interior também será desta forma.
emachado- Membro
Siodoni, creio que ficarão pesados sim, mas prefiro pecar pelo excesso em resistência e proteção.
Ainda vou reduzir a altura para perder um pouco mais de massa, mas creio que ficarão pesados mesmo.
Contudo, eu ainda não sei o que seria pesado nestas peças. Eu nunca tive contato com case e os que vejo em plástico me parecem um pouco frágeis.
Estimo que o peso esteja em 4 quilos agora (só as madeiras).
Ainda vou reduzir a altura para perder um pouco mais de massa, mas creio que ficarão pesados mesmo.
Contudo, eu ainda não sei o que seria pesado nestas peças. Eu nunca tive contato com case e os que vejo em plástico me parecem um pouco frágeis.
Estimo que o peso esteja em 4 quilos agora (só as madeiras).
emachado- Membro
^4kg é pesado, eu penso isso na hora de transportar.
Se somar mais o peso do instrumento deve dar de 7 a 8kg.
Se for só pra ficar em casa, sem problema, agora se for pra levar nos lugares eu pensaria em uma solução mais leve.
Se somar mais o peso do instrumento deve dar de 7 a 8kg.
Se for só pra ficar em casa, sem problema, agora se for pra levar nos lugares eu pensaria em uma solução mais leve.
Tens razão, ficarão pesados.
Com compensado 6mm achei que ficariam frágeis. Com MDF 6mm ainda mais.
Mas servirá mais para guardar em casa mesmo e, de vez em quando, levar para escola em que trabalho.
Hoje estou de "resguardo" por conta de umas azeitonas a mais do churrasco de ontem no serviço e também costumo ficar mais tranquilo no dia de finados.
Já fiz o primeiro desbaste do teu escudo. Agora é só ajustar às medidas exatas do original. Logo lhe mando novidades.
Com compensado 6mm achei que ficariam frágeis. Com MDF 6mm ainda mais.
Mas servirá mais para guardar em casa mesmo e, de vez em quando, levar para escola em que trabalho.
Hoje estou de "resguardo" por conta de umas azeitonas a mais do churrasco de ontem no serviço e também costumo ficar mais tranquilo no dia de finados.
Já fiz o primeiro desbaste do teu escudo. Agora é só ajustar às medidas exatas do original. Logo lhe mando novidades.
emachado- Membro
Resistentes tenho certeza que ficarão.
Se for pra sair de casa de vez em quando tá valendo.
Essas azeitonas são fodas
Não se preocupe com o escudo.
Sobre a cor, achei o dourado. É o que é usado nos Gols G3.
Se for pra sair de casa de vez em quando tá valendo.
Essas azeitonas são fodas
Não se preocupe com o escudo.
Sobre a cor, achei o dourado. É o que é usado nos Gols G3.
Neste final de semana devo dar uma adiantada no trabalho.
Logo devo postar os perfis de alumínio que comprei: vão dar um encaixe perfeito e a estrutura ficará show de bola.
Deverá ficar pesado mesmo, mas em contrapartida suportarão até a Fergie dançando em cima dele (Ops!, a patroa tá vendo uns clipes do B. E. P e misturei as estações. Me desculpem pela horrível imagem mental que criei nos cérebros alheios. Foi mal.)
Mas vamos ao que interessa.
Reduzi a espessura dos dois.
Abaixo, decidi colar e parafusar reforços em cedro (leve) para garantir que não estufe.
Logo devo postar os perfis de alumínio que comprei: vão dar um encaixe perfeito e a estrutura ficará show de bola.
Deverá ficar pesado mesmo, mas em contrapartida suportarão até a Fergie dançando em cima dele (Ops!, a patroa tá vendo uns clipes do B. E. P e misturei as estações. Me desculpem pela horrível imagem mental que criei nos cérebros alheios. Foi mal.)
Abaixo, decidi colar e parafusar reforços em cedro (leve) para garantir que não estufe.
emachado- Membro
emachado escreveu:Neste final de semana devo dar uma adiantada no trabalho.
Show de bola, vai revestir com qual material???
Off: Dá um Marboru aí?!
Groovin- Membro
^ Esse vai ficar Hard mesmo!
Emachado, também "fiz" um projeto de case para o RK mas ao contrário de você não meti a mão na massa. Desenhei o RK numa folha de papel jornal, depois tracei o molde anatômico ao redor da planta e levei até uma carpintaria pra fazer orçamento.
O cara fez em dois dias e cobrou R$100,00 incluindo dobradiça e laminado. Disse que queria algo muito leve, ele então usou nas tampas chapas Eucatex e na estrutura madeira Marupá. O detalhe é que o formato anatômico original que eu havia desenhado perdeu a beleza e característica longilínea e ficou estranho, largo, devido a espessura da madeira no contorno. É certo que ficou resistente e bem leve. Segue o link das fotos pra não poluir o tópico do amigo.
Hardcase RK
Emachado, também "fiz" um projeto de case para o RK mas ao contrário de você não meti a mão na massa. Desenhei o RK numa folha de papel jornal, depois tracei o molde anatômico ao redor da planta e levei até uma carpintaria pra fazer orçamento.
O cara fez em dois dias e cobrou R$100,00 incluindo dobradiça e laminado. Disse que queria algo muito leve, ele então usou nas tampas chapas Eucatex e na estrutura madeira Marupá. O detalhe é que o formato anatômico original que eu havia desenhado perdeu a beleza e característica longilínea e ficou estranho, largo, devido a espessura da madeira no contorno. É certo que ficou resistente e bem leve. Segue o link das fotos pra não poluir o tópico do amigo.
Hardcase RK
Última edição por afonsodecampos em Sáb Nov 10, 2012 11:20 am, editado 1 vez(es)
Afonso, Pág não encontrada ^
Com as tampas de eucatex não fica muito frágil não?
Com as tampas de eucatex não fica muito frágil não?
Groovin- Membro
^ Faltou um detalhe no gerenciamento web do álbum, desculpa! Agora está ok.
Gostei do resultado com a placa eucatex, era exatamente o que queria. Antes, procurei papel couro para fazer um softcase mas não encontrei na espessura que queria.
Gostei do resultado com a placa eucatex, era exatamente o que queria. Antes, procurei papel couro para fazer um softcase mas não encontrei na espessura que queria.
afonsodecampos escreveu:^ Faltou um detalhe no gerenciamento web do álbum, desculpa! Agora está ok.
Show de bola, realmente deve ter ficado leve!!!
Groovin- Membro
Afonso, seu case ficou estiloso, muito bacana. Mas o instrumento não oscila dentro dele?
Groovin, vou revestir com courvin preto e vermelho, além do alumínio nos cantos.
Reforços e estrutura colados:
Parafusos philips com aba mais larga. Não sei o nome correto, mas na loja chamam de jomarca...
Eles ajudam a reforçar, pois o compensado é bem frágil/esfarelento.
Ai, faço o rebaixo com a broca chata e o courvin não ficará com ressalto.
Groovin, vou revestir com courvin preto e vermelho, além do alumínio nos cantos.
Parafusos philips com aba mais larga. Não sei o nome correto, mas na loja chamam de jomarca...
emachado- Membro
emachado escreveu:Afonso, seu case ficou estiloso, muito bacana. Mas o instrumento não oscila dentro dele?
Rapaz, que capricho!
Groovin- Membro
Ainda não está pronto Emachado! Vou esperar sua aula de acabamento pra finalizar internamente o meu.emachado escreveu:Afonso, seu case ficou estiloso, muito bacana. Mas o instrumento não oscila dentro dele?
afonsodecampos escreveu:Ainda não está pronto Emachado! Vou esperar sua aula de acabamento pra finalizar internamente o meu.emachado escreveu:Afonso, seu case ficou estiloso, muito bacana. Mas o instrumento não oscila dentro dele?
Que isso Afonso, não é aula não. É experiência, talvez nem dê certo ou fique do jeito que planejei.
O que posso te dizer é que é um baita trampo.
Por isso estou atualizando os valores dos materiais, pois acredito que será mais vantajoso comprá-lo pronto. No Mercado Livre está na faixa de 300 à 500 Dilmas.
Mas no fundo eu preciso arrumar uma ocupação pós trampo, pra desestressar...
emachado- Membro
Entendo, bacana ver seu capricho em suas empreitadas!
No site da AUTENTICase o anatômico sai por 277 dilmas, sendo que já ouvi falar muito bem da construção e acabamento, ouvi também comentários de que é bastante pesado, indicado mesmo para quem pega a estrada.
Tem um carinha aqui em Belém que importa e vende por 550 Dilmas o Mono Case, este sim seria o ideal. Olha só o link.
No site da AUTENTICase o anatômico sai por 277 dilmas, sendo que já ouvi falar muito bem da construção e acabamento, ouvi também comentários de que é bastante pesado, indicado mesmo para quem pega a estrada.
Tem um carinha aqui em Belém que importa e vende por 550 Dilmas o Mono Case, este sim seria o ideal. Olha só o link.
Recortes de isopor de 15mm, mesma altura dos reforços. Depois, vou cobrindo com EVA ou isopor.
Deixei o recorte maior que o braço, pois ele também será revestido. Aproveitei para usar um pedaço do EVA para obter a medida do braço.
Em luthieria, a ferramenta de marcenaria que acho mais útil é a grosa. Com ela também quebrei os cantos em todos os pontos.
Deixei o recorte maior que o braço, pois ele também será revestido. Aproveitei para usar um pedaço do EVA para obter a medida do braço.
Em luthieria, a ferramenta de marcenaria que acho mais útil é a grosa. Com ela também quebrei os cantos em todos os pontos.
emachado- Membro
Groovin- Membro
Hoje comprei o que faltava para completar os cases: Veludo preto (parece espuma com uma superfície de pano) e a espuma densidade 20 de 3cm de espessura.
Marcação para passar cola de contato em uma das faces:
Aplicação de cola com pincel no courvin e na madeira:
Com um cartão de banco velho faz-se a raspagem para retirada das bolhas e contato entre as peças:
Colagem em partes, uma face de cada vez:
Resultado final, amanhã colo o outro case:
Marcação para passar cola de contato em uma das faces:
Aplicação de cola com pincel no courvin e na madeira:
Com um cartão de banco velho faz-se a raspagem para retirada das bolhas e contato entre as peças:
Colagem em partes, uma face de cada vez:
Resultado final, amanhã colo o outro case:
emachado- Membro
Faz baixo...
Faz case...
E as cordas? quando vai começar?
Faz case...
E as cordas? quando vai começar?
galegonobaixo- Membro
Para encontrar o ângulo correto para o corte dos perfis de alumínio, usei um papel para obter as medidas. Cantos retos o recorte é de 90 graus (45 + 45).
Isto porque é necessário abrir o corte com metade do ângulo pra cada lado da perpendicular de cima. Dobrando o papel dá para tirar com apenas um corte.
No case da guitarra tive que trabalhar com ângulos de 30 e de 64 graus.
Na primeira tentativa de corte usei a furadeira e depois abri com a serra e depois o acabamento com a lima.
Mas foi trabalhoso demais. Quase no final do primeiro case achei a forma mais simples: prender com sargento/grampo e usar somente a serra. Assim, obtive maior precisão e reduzi a necessidade de utilização da lima.
Os encaixes de alumínio já estão prontos. Este material está sendo mais um reforço e creio até que nem seria necessário. Com as peças de madeira prontas e bem coladas já ficou bem firme. Bem, vale pela estética...
Isto porque é necessário abrir o corte com metade do ângulo pra cada lado da perpendicular de cima. Dobrando o papel dá para tirar com apenas um corte.
No case da guitarra tive que trabalhar com ângulos de 30 e de 64 graus.
Na primeira tentativa de corte usei a furadeira e depois abri com a serra e depois o acabamento com a lima.
Mas foi trabalhoso demais. Quase no final do primeiro case achei a forma mais simples: prender com sargento/grampo e usar somente a serra. Assim, obtive maior precisão e reduzi a necessidade de utilização da lima.
Os encaixes de alumínio já estão prontos. Este material está sendo mais um reforço e creio até que nem seria necessário. Com as peças de madeira prontas e bem coladas já ficou bem firme. Bem, vale pela estética...
emachado- Membro
Bom turma, hoje tive que ir à delegacia por conta da vizinha aqui do lado que implica com meu som no amplificador de 15 watts. Vou ir à frente e vou insistir que há perseguição e discriminação por conta de ser rock. Mesmo ela sendo filha de policial, vou até as últimas.
Quanto aos cases terminei a parte estrutural e seguem as fotos do processo.
Foram quase 100 parafusos por case para fazer a fixação dos perfis de alumínio. Haja braço...
Fiz o teste com duas dobradiças e depois acrescentei mais 5, totalizando 7 dobradiças de 1" e 1/2. Acabei trocando, iria usar as dobradiças de fita.
Como disseram os colegas, de fato ficou bem pesado. Por isso decidi colocar um reforço na alça colando mais um pedaço de compensado na área de fixação.
Detalhe importante para quem for se aventurar na construção de cases: faça um gabarito da furação dos fechos/engates rápidos, pois se variar um pouco apenas ele não fecha ou fica folgado. Fixei um na madeira, depois de três tentativas, e passei a furação para uma chapa de alumínio.
Bom, agora vou iniciar a forração com isopor e eva e na parte de cima, a qual vai pressionar o instrumento para deixá-lo sem movimento, usarei espuma D20 de 3 cm.
Quanto aos cases terminei a parte estrutural e seguem as fotos do processo.
Foram quase 100 parafusos por case para fazer a fixação dos perfis de alumínio. Haja braço...
Fiz o teste com duas dobradiças e depois acrescentei mais 5, totalizando 7 dobradiças de 1" e 1/2. Acabei trocando, iria usar as dobradiças de fita.
Como disseram os colegas, de fato ficou bem pesado. Por isso decidi colocar um reforço na alça colando mais um pedaço de compensado na área de fixação.
Detalhe importante para quem for se aventurar na construção de cases: faça um gabarito da furação dos fechos/engates rápidos, pois se variar um pouco apenas ele não fecha ou fica folgado. Fixei um na madeira, depois de três tentativas, e passei a furação para uma chapa de alumínio.
Bom, agora vou iniciar a forração com isopor e eva e na parte de cima, a qual vai pressionar o instrumento para deixá-lo sem movimento, usarei espuma D20 de 3 cm.
emachado- Membro
p****, mais que vizinha mala! Tomara que dê tudo certo.
O case está ficando perfeito. O seu capricho é fora do normal.
O case está ficando perfeito. O seu capricho é fora do normal.
Valeu Siodoni.
Mais uma vez me desculpe pela demora com o escudo. Assim que terminar os cases vou finalizar seu escudo.
Mais uma vez me desculpe pela demora com o escudo. Assim que terminar os cases vou finalizar seu escudo.
emachado- Membro
Vizinha Alma Sebosa...
Evandro, vc fez o review do Rickenbacker?
Groovin- Membro
Evandro, você está de parabéns, novamente!
Trabalho primoroso!
Trabalho primoroso!
Groovin escreveu:Vizinha Alma Sebosa...
Groovin, eu postei um videozinho lá, sem comentários, só o som.
Eu não sei tocar o suficiente para fazer um review, mas um colega bastante "safo" no instrumento tocou e achou bem construído e com um baita som.
Eu, mesmo sendo um leigo total, já consigo ouvir o ronco do Rick semelhante aos timbres do Geddy Lee no início; bastante médio e roncado.
Vou ver com o Silvano que é aqui da cidade e combinar com ele se ele pode fazer uma apreciação do baixo, assim que sobrar um tempinho entre delegacia, advogado, trabalho, filha que está para nascer nestes dias...
emachado- Membro
Bem, estou atrasado com o trampo dos cases, mas com os problemas que tive com a vizinha estou até na deprê. Mas vou reverter isso logo logo.
Marcado o contorno do instrumento, fiz os cortes.
A cola quente dá conta e tem a vantagem de colar rapidamente, ao contrário da cola para EVA, a qual demora pelo menos 1 dia. Acho que nem vou usá-la.
Vou cobrir tudo com EVA para poder usar a cola de contato (de sapateiro) sobre este material. No isopor ela o derrete.
Para ajustar o corte, usei uma lâmina afiada, mas a ferramenta mais funcional foi a faca de serra. Dá para cortar certinho.
Raspando o isopor dá para moldá-lo pereitamente.
Marcado o contorno do instrumento, fiz os cortes.
A cola quente dá conta e tem a vantagem de colar rapidamente, ao contrário da cola para EVA, a qual demora pelo menos 1 dia. Acho que nem vou usá-la.
Vou cobrir tudo com EVA para poder usar a cola de contato (de sapateiro) sobre este material. No isopor ela o derrete.
Para ajustar o corte, usei uma lâmina afiada, mas a ferramenta mais funcional foi a faca de serra. Dá para cortar certinho.
Raspando o isopor dá para moldá-lo pereitamente.
emachado- Membro
Na boa, mais trabalho que fazer o baixo...
Rapaz, você tem razão, isto está dando um trabalhão danado, não esperava tanto.
emachado- Membro
Muito bacana o trabalho emachado.
Parabéns!!!!
Parabéns!!!!
Não pensei que dava taaanto trabalho assim, e jurava que era espuma de estofamento ao invés de isopor....
Ótimo Trabalho, parabéns novamente!!
Ótimo Trabalho, parabéns novamente!!
Groovin- Membro
E ai pessoal, tudo bem.
Por aqui a coisa andou um pouco complicada: estou de férias em Janeiro e fiquei até hoje sem poder trabalhar em casa, pois estava/estou com uma pneumonia braba.
Neste ínterim também aconteceu algo de bom: minha princesinha veio ao mundo dia 4/12, com muita saúde e alegria.
Somente hoje terminei um dos cases, faltava apenas colar o " tecido" de acabamento.
Usei um tecido que por cima é um feltro bem fino e por trás espuma também fina. O bacana é que ele é maleável e ajustou bem à colagem. Além disso, a base com EVA e isopor já dá conta do amortecimento.
Eu o estava usando para transporte mesmo sem esta última camada e digo: apesar do peso (não façam com compensado 10mm...), é uma mão na roda para levar pra lá e prá cá; super ultra mega resistente, é só colocar no assoalho ou banco do carro... aprovado.
Fiz a colagem em dois lances, por conta dos detalhes e desníveis apresentados pelos compartimentos: primeiro a parte do corpo.
Parte do braço e compartimentos:
Na união das duas partes retirei um pouco da espuma debaixo (uns 2cm) e cobri apenas com o tecido de feltro, escondendo desta forma a espuma que acabaria por ficar aparente, apesar de fina.
Somente se pode colar se for aplicada a cola de contato nas duas peças, case e feltro. Desta forma, fui passando aos poucos e onde não tinha cola no feltro ia aplicando-a aos poucos, pois é chato de aplicar, já que ao afundá-lo, o desenho fica todo irregular.
Com todo o respeito, mas são criadas "pregas" ou dobras que podem ser coladas com a cola ao serem dobradas e não prejudicam em nada.
Para dar acabamento nos cantos, com uma régua escolar fui inserindo a bordas por dentro dos cantos; acabamento perfeito.
Assim, chegou ao final a saga dos cases, como abaixo.
Ficou como eu queria, sem que o apoio esteja concentrado no braço como ví em alguns cases por ai. Neste modelo, além do encaixe perfeito do instrumento, o apoio dele está no corpo em todos as direções e forças atuantes (espuma de cima para baixo, laterais ...
A ideia de aproveitar os compartimentos foi bacana, pois tem espaço para até dois pedais mais fonte e cabos.
Nem vou usá-las para tal, pois vou fazer uma pedalboard caseira, receita da vovó.
Ainda falta o do baixo que farei amanhã, mas o sistema sera o mesmo, com a diferença do braço não ter necessitado de angulação em relação ao corpo.
Saudações
Evandro
Por aqui a coisa andou um pouco complicada: estou de férias em Janeiro e fiquei até hoje sem poder trabalhar em casa, pois estava/estou com uma pneumonia braba.
Neste ínterim também aconteceu algo de bom: minha princesinha veio ao mundo dia 4/12, com muita saúde e alegria.
Somente hoje terminei um dos cases, faltava apenas colar o " tecido" de acabamento.
Usei um tecido que por cima é um feltro bem fino e por trás espuma também fina. O bacana é que ele é maleável e ajustou bem à colagem. Além disso, a base com EVA e isopor já dá conta do amortecimento.
Eu o estava usando para transporte mesmo sem esta última camada e digo: apesar do peso (não façam com compensado 10mm...), é uma mão na roda para levar pra lá e prá cá; super ultra mega resistente, é só colocar no assoalho ou banco do carro... aprovado.
Fiz a colagem em dois lances, por conta dos detalhes e desníveis apresentados pelos compartimentos: primeiro a parte do corpo.
Parte do braço e compartimentos:
Na união das duas partes retirei um pouco da espuma debaixo (uns 2cm) e cobri apenas com o tecido de feltro, escondendo desta forma a espuma que acabaria por ficar aparente, apesar de fina.
Somente se pode colar se for aplicada a cola de contato nas duas peças, case e feltro. Desta forma, fui passando aos poucos e onde não tinha cola no feltro ia aplicando-a aos poucos, pois é chato de aplicar, já que ao afundá-lo, o desenho fica todo irregular.
Com todo o respeito, mas são criadas "pregas" ou dobras que podem ser coladas com a cola ao serem dobradas e não prejudicam em nada.
Para dar acabamento nos cantos, com uma régua escolar fui inserindo a bordas por dentro dos cantos; acabamento perfeito.
Assim, chegou ao final a saga dos cases, como abaixo.
Ficou como eu queria, sem que o apoio esteja concentrado no braço como ví em alguns cases por ai. Neste modelo, além do encaixe perfeito do instrumento, o apoio dele está no corpo em todos as direções e forças atuantes (espuma de cima para baixo, laterais ...
A ideia de aproveitar os compartimentos foi bacana, pois tem espaço para até dois pedais mais fonte e cabos.
Nem vou usá-las para tal, pois vou fazer uma pedalboard caseira, receita da vovó.
Ainda falta o do baixo que farei amanhã, mas o sistema sera o mesmo, com a diferença do braço não ter necessitado de angulação em relação ao corpo.
Saudações
Evandro
emachado- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2