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Tentando entender a diferença entre um instrumento de linha para um custom shop

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Mensagem por allexcosta Dom Nov 11, 2012 6:40 pm

Caros colegas de fórum,

Todos nós às vezes nos perguntamos como se dá a disparidade de preços e de nível entre instrumentos similares.

Um Squier Jazz Bass custa 300 dólares.
Um Alleva Coppolo Jazz Bass custa 5000 dólares.

O que há de tão diferente entre esses baixos?

Bem, é óbvio que a principal diferença é o salário de quem fabrica esses instrumentos, por isso tantas fábricas estão mudando para países que têm mão de obra mais barata.

Vários de nós que frequentamos a área de lutheria sabemos mais ou menos como se dá a fabricação de um baixo como o Jazz Bass de linha mas poucos sabem dos processos envolvidos na construção de um baixo como um Fender Custom Shop, Celinder ou Alleva Coppolo, entre outros...

Encontrei um tópico em outro fórum que mostra passo a passo a construção de um baixo inspirado em um Jazz Bass 1960. É óbvio que os procedimentos mostrados nesse tópico não são padrão de todo luthier e cada mestre dessa arte tem suas técnicas particulares, mas dá uma noção dos detalhes de construção e das pequenas escolhas que um mestre luthier faz quando constrói um instrumento como esse.

O luthier é o Gil Yaron, de Israel: http://gilyaronguitars.com/

Vale a pena ler o tópico inteiro com atenção aos detalhes.

Aqui está o link:

http://www.tdpri.com/forum/tele-home-depot/169606-1960-jazzbass-build.html

Vídeo do baixo depois de pronto:



Espero que gostem.

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Mensagem por CG Dom Nov 11, 2012 6:52 pm

Só para efeito de comparação:

Linha industrial:

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ERV5E5uhLAM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

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Mensagem por drews Dom Nov 11, 2012 7:02 pm

o teste da ressonância da madeira me deixou arrepiado.
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Tentando entender a diferença entre um instrumento de linha para um custom shop Empty Re: Tentando entender a diferença entre um instrumento de linha para um custom shop

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Dom Nov 11, 2012 7:04 pm

Engraçado como nossas ideias pré concebidas nos enganam.
Apesar do imenso maquinário, ainda pude constatar grande parte do processo carecendo de manipulação artesanal, ou pelo menos semi.
Pelo menos foi essa a minha impressão...
Legal constatar que a sensibilidade, a técnica, e o futebol arte, ainda fazem parte do processo. Very Happy


Última edição por SHIP ROOM ESTUDIO em Dom Nov 11, 2012 7:41 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por allexcosta Dom Nov 11, 2012 7:09 pm

^ Tem gente que pensa que há baixo feito à mão e baixo feito por máquina.

TODO baixo é feito por mão e máquina.

Até hoje não inventaram uma máquina onde você coloca um tronco de madeira e de outro lado sai um instrumento pronto para tocar.

A diferença está no detalhe e no know-how de quem está fazendo.

Um luthier deixa a madeira descansar alguns dias após cada corte, pois pontos de tensão da madeira são liberados quando ela é cortada. Caso seja detectado algum movimento, a peça é reaparelhada para tolerâncias muito baixas.

Uma fábrica simplesmente não se pode dar o luxo de fazer isso. A peça é cortada e já vai para a próxima fase de produção.

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Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Dom Nov 11, 2012 7:36 pm

allexcosta escreveu:^
Até hoje não inventaram uma máquina onde você coloca um tronco de madeira e de outro lado sai um instrumento pronto para tocar.

Õ querido isso eu sabia,srsrsr Very Happy
O que não tinha noção eram das gradações possíveis entre os 2 pontos, imaginava que numa fábrica do porte da fender fosse um pouco (+) de máquina e (-) de humano, do que o vídeo mostra. Very Happy

Vivendo e aprendendo.

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Mensagem por allexcosta Dom Nov 11, 2012 7:43 pm

SHIP ROOM ESTUDIO escreveu:Õ querido isso eu sabia,srsrsr

Desculpe Daniel, é que existe até luthier que não sabe o que pode ser feito ou não em uma CNC.

Um luthier bastante conhecido me confidenciou que quando ele comprou uma CNC um colega de profissão ligou perguntando detalhes e disse que estava pensando em comprar uma para "deixar ela fazer os baixos enquanto ele ficava no telefone ou no PC com os clientes".

Quando o cara respondeu que não era bem assim ele ficou muito frustrado e ainda disse que se não era pra fazer tudo o investimento não valia à pena.

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Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Dom Nov 11, 2012 7:53 pm

Agora boiei, o que seria uma CNC srsrrs ?????
Very Happy facepalm

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Mensagem por allexcosta Dom Nov 11, 2012 8:05 pm

SHIP ROOM ESTUDIO escreveu:Agora boiei, o que seria uma CNC srsrrs ?????

Comando numérico computadorizado. É a máquina de corte controlada por computador.

Dentro do assunto: acho que a Gibson tem bem mais mão que a Fender. Olha só:


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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 11, 2012 10:37 pm

allexcosta escreveu:
SHIP ROOM ESTUDIO escreveu:Õ querido isso eu sabia,srsrsr

Desculpe Daniel, é que existe até luthier que não sabe o que pode ser feito ou não em uma CNC.

Um luthier bastante conhecido me confidenciou que quando ele comprou uma CNC um colega de profissão ligou perguntando detalhes e disse que estava pensando em comprar uma para "deixar ela fazer os baixos enquanto ele ficava no telefone ou no PC com os clientes".

Quando o cara respondeu que não era bem assim ele ficou muito frustrado e ainda disse que se não era pra fazer tudo o investimento não valia à pena.

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Mensagem por Ruds Seg Nov 12, 2012 10:04 am

drews escreveu:o teste da ressonância da madeira me deixou arrepiado.

Interessante esse teste. Mas eu ainda não entendo até que ponto a madeira do corpo influencia no timbre do baixo.

Nesse post do telecaster.com, que cheguei através de um link no site do Gil Yaron que o Allex postou, o cara fala que ele faz alguns testes de ressonância e de transmissão do som na madeira. Tudo isso pra chegar no som mais "roncado" (com médio-graves). Isso dá a entender que a madeira tem um papel relevante no timbre do instrumento.

Mas em outro post aqui do fórum, parecia que não se sabia se havia essa influência ou se ela seria perceptível. E se não influenciar, pra que essa preocupação com a madeira do corpo?

Eu apostaria que influencia, mas realmente não tenho como verificar isso pra ter certeza.

Será que os luthieres aqui do fórum saberiam explicar melhor isso. A madeira influencia o timbre ou não? Se sim, como que se sabe isso?
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Mensagem por CG Seg Nov 12, 2012 10:15 am

Agora o outro lado da moeda:

Guitarra de luthier praticamente feita a mão:

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/tIohXu1wKbQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


Ruds escreveu: A madeira influencia o timbre ou não? Se sim, como que se sabe isso?

A resposta para essa pergunta é simples:

Ninguém sabe com certeza.
O que eu acho baseado em experiências próprias e pelo que lí no fórum: A madeira do braço iinfluencia consideravelmente o som do instrumento, a madeira do corpo influencia muito pouco.

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Mensagem por PauloBass Seg Nov 12, 2012 11:07 am

allexcosta escreveu:...A diferença está no detalhe e no know-how de quem está fazendo.

Um luthier deixa a madeira descansar alguns dias após cada corte, pois pontos de tensão da madeira são liberados quando ela é cortada. Caso seja detectado algum movimento, a peça é reaparelhada para tolerâncias muito baixas...

Exatamente por isso que estou trocando idéias com o Luthier Samuel para encomendar meu Jazz Bass S.Martyn!
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Mensagem por PauloBass Seg Nov 12, 2012 11:09 am

^ Fanned!
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Mensagem por Fernando Zadá Seg Nov 12, 2012 11:15 am

^
Bem vindo ao clube!!! Rss
Pra mim baixos fanned são o futuro! Não há nada mais confortável de tocar.

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Mensagem por galegonobaixo Seg Nov 12, 2012 12:05 pm

CG escreveu:


Ruds escreveu: A madeira influencia o timbre ou não? Se sim, como que se sabe isso?

A resposta para essa pergunta é simples:

Ninguém sabe com certeza.
O que eu acho baseado em experiências próprias e pelo que lí no fórum: A madeira do braço iinfluencia consideravelmente o som do instrumento, a madeira do corpo influencia muito pouco.



Engraçado eu acho que faz uma diferença bem notável, talvez não tão explícita à primeira vista como cordas e captadores, ainda mais que hoje em dia se tem bastante coisa entre o instrumento e o som.

Hoje em dia minha opnião, para pessoas com mais experiência em instrumentos,é: faz o que você acredita
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Mensagem por joabi Seg Nov 12, 2012 12:45 pm


Fiquei impressionado com os detalhes da construção. affraid

O braço ficou legal demais! Além do cuidado na construção a madeira escolhida é formidável.

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Mensagem por galegonobaixo Seg Nov 12, 2012 1:23 pm

Lendo o tópico em inglês , o cara é realmente muito bom!

Mas, na minha opnião, o tensor ultra-vintage é meio desnecessário...

E ele dizer que o knobs de nickel plated steel vão adicionar muito peso é um pouco de exagero, não?
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Mensagem por allexcosta Seg Nov 12, 2012 1:26 pm

galegonobaixo escreveu:Mas, na minha opnião, o tensor ultra-vintage é meio desnecessário...

E ele dizer que o knobs de nickel plated steel vão adicionar muito peso é um pouco de exagero, não?

Ele está tentando simular o método de construção de um Jazz Bass 1960. O tipo de tensor tem que ser esse.

Quanto aos knobs, o cliente o havia contratado para fazer um jazz bass em ash sólido de tamanho original e que não passasse de 6.5 libras. Qualquer peso a mais o tiraria do alvo.

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Mensagem por galegonobaixo Seg Nov 12, 2012 1:37 pm

allexcosta escreveu:
galegonobaixo escreveu:Mas, na minha opnião, o tensor ultra-vintage é meio desnecessário...

E ele dizer que o knobs de nickel plated steel vão adicionar muito peso é um pouco de exagero, não?

Ele está tentando simular o método de construção de um Jazz Bass 1960. O tipo de tensor tem que ser esse.

Quanto aos knobs, o cliente o havia contratado para fazer um jazz bass em ash sólido de tamanho original e que não passasse de 6.5 libras. Qualquer peso a mais o tiraria do alvo.

Sim sim, eu tinha entendido isso tudo, eu estava dando minha opnião, algo como "se fosse meu..." Rolling Eyes
Mas o cara é realmente bom...E a oficina dele me pareceu bem pequena...
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Mensagem por RafaelCs Sex Nov 16, 2012 6:51 pm

galegonobaixo escreveu:
CG escreveu:


Ruds escreveu: A madeira influencia o timbre ou não? Se sim, como que se sabe isso?

A resposta para essa pergunta é simples:

Ninguém sabe com certeza.
O que eu acho baseado em experiências próprias e pelo que lí no fórum: A madeira do braço iinfluencia consideravelmente o som do instrumento, a madeira do corpo influencia muito pouco.



Engraçado eu acho que faz uma diferença bem notável, talvez não tão explícita à primeira vista como cordas e captadores, ainda mais que hoje em dia se tem bastante coisa entre o instrumento e o som.

Hoje em dia minha opnião, para pessoas com mais experiência em instrumentos,é: faz o que você acredita

Deve influenciar sim. É questão de ressonância mesmo, a corda vibra > Madeira vibra > corda continua vibrando e madeira também. Daí algumas tem "sustain" maior, outras vibram melhor em determinadas harmônicas ou frequência e assim devolvem vibrações mais especificas a corda, disso sai o timbre um timbre para o captador fazer o trabalho dele. Se não for isso, deveria ser. Laughing
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Tentando entender a diferença entre um instrumento de linha para um custom shop Empty Re: Tentando entender a diferença entre um instrumento de linha para um custom shop

Mensagem por CG Sáb Nov 17, 2012 11:37 am

RafaelCs escreveu:

Deve influenciar sim. É questão de ressonância mesmo, a corda vibra > Madeira vibra > corda continua vibrando e madeira também. Daí algumas tem "sustain" maior, outras vibram melhor em determinadas harmônicas ou frequência e assim devolvem vibrações mais especificas a corda, disso sai o timbre um timbre para o captador fazer o trabalho dele. Se não for isso, deveria ser. Laughing

É a velha questão, você disse "deve influenciar sim". A realidade é que ninguem sabe ao certo.

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