Ideias para aproveitar um velho Eagle Jazz Bass
+25
Masteles
Geddybass
Zotelli
Raphael Amin
alexjorib
Luiz Bass
Fabio Linhares
jgs
NeyBass
João Lavinas
Tonante
Christian
Fabricio1ron
inibass
Carlos Diego
allexcosta
Tarcísio Caetano
ffc4852
Átila Moreira Cedro
Thales_Sr
CG
GeTorres
Rick Charles
Groovin
Kobeh
29 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Ideias para aproveitar um velho Eagle Jazz Bass
Fala ae pessoal!
Eu tenho um Eagle SJB 003 e tô substituindo ele por um SX SJB 75.
A minha duvida é se vale a pena aproveitar esse velho baixo pra alguma coisa, pois o valor de revenda dele não é lá grandes coisa. Eu já comprei ele de segunda mão uns 5 anos atrás e a parte elétrica precisa ser revisada e o braço regulado. Ou seja, vender ele no atual estado é complicado. Já pensei em mandar regular ele todinho e transforma-lo em fretless, ou tentar colocar um captador de Precision... Mas nem sei se no RJ tem luthier q faz esse serviço.
Enfim, eu tenho um verdadeiro elefante branco em minhas mãos, rsrs. Oq vcs fariam para aproveitar esse instrumento? Ou é melhor vender ele logo?
Eu tenho um Eagle SJB 003 e tô substituindo ele por um SX SJB 75.
A minha duvida é se vale a pena aproveitar esse velho baixo pra alguma coisa, pois o valor de revenda dele não é lá grandes coisa. Eu já comprei ele de segunda mão uns 5 anos atrás e a parte elétrica precisa ser revisada e o braço regulado. Ou seja, vender ele no atual estado é complicado. Já pensei em mandar regular ele todinho e transforma-lo em fretless, ou tentar colocar um captador de Precision... Mas nem sei se no RJ tem luthier q faz esse serviço.
Enfim, eu tenho um verdadeiro elefante branco em minhas mãos, rsrs. Oq vcs fariam para aproveitar esse instrumento? Ou é melhor vender ele logo?
Kobeh- Membro
Re: Ideias para aproveitar um velho Eagle Jazz Bass
Cara essa brincadeira vai ficar salgada, vc quer colocar caps de precision no jazz, é isso?!
O luthier terá que refazer as cavidades do cap, que é provável o acarretamento de mais alguns retoques na pintura...
vc vai gastar com os caps, instalação, regulagens, etc...
Só se vc gostar mto do bass p fazer um up deste.
O luthier terá que refazer as cavidades do cap, que é provável o acarretamento de mais alguns retoques na pintura...
vc vai gastar com os caps, instalação, regulagens, etc...
Só se vc gostar mto do bass p fazer um up deste.
Groovin- Membro
Você que sabe, se eu tivesse 2 baixos, um seria fretless. No RJ tem vários luthieres com competencia para fazer tal serviço. No fórum mesmo tem uma lista com o nome, endereço de luthieres
Rick Charles- Membro
acho que se colocasse caps de J mesmo sairia muito mais em conta, sem falar no timbre...
Groovin- Membro
Fretless!!!
Há tópicos aqui no FCNR que te ensinam a fazer isto com segurança e economia!
veja:
https://www.contrabaixobr.com/t8-transformando-em-fretless-evolucao-da-tecnica-anterior?highlight=evolu%E7%E3o+da+t%E9cnica+anterios
Regulagem você também aprende aqui!:
https://www.contrabaixobr.com/t2593-regulagem-basica?highlight=regulagem
Mão a obra!!! qualquer coisa, estamos a disposição:
https://www.contrabaixobr.com/t4335-clube-da-luthieria-amadora-administrado-pelo-getorres?highlight=luthieria+amadora
Seja bem vindo Kobeh
Há tópicos aqui no FCNR que te ensinam a fazer isto com segurança e economia!
veja:
https://www.contrabaixobr.com/t8-transformando-em-fretless-evolucao-da-tecnica-anterior?highlight=evolu%E7%E3o+da+t%E9cnica+anterios
Regulagem você também aprende aqui!:
https://www.contrabaixobr.com/t2593-regulagem-basica?highlight=regulagem
Mão a obra!!! qualquer coisa, estamos a disposição:
https://www.contrabaixobr.com/t4335-clube-da-luthieria-amadora-administrado-pelo-getorres?highlight=luthieria+amadora
Seja bem vindo Kobeh
O timbre dos Eagles não são riuns, não vejo necessidade de trocar os caps, a não ser que ele queira também da um gas novo no 'gogó' da criança. Neste caso MALAGOLI!
Preferencialmente os Jazz Hot Malagoli
Eu faria uma geral na elétrica, mandava regular, botava cordas novas e ficava com outro baixo pronto pro combate.
^2Thales_Sr escreveu:Eu faria uma geral na elétrica, mandava regular, botava cordas novas e ficava com outro baixo pronto pro combate.
Átila Moreira Cedro- Membro
As vezes rola mesmo dar um up com caps malagoli e mandar transformar em fretless...
Pelo menos vc já fica com um set mais versátil e não cria um instrumento para competir com seu sx.
Pelo menos vc já fica com um set mais versátil e não cria um instrumento para competir com seu sx.
Clube do Contrabaixo Semi-Acústico #006 / Fretless Club #096 / Clube Fender #136
ffc4852- Membro
Faça uma visita ao Fretless Club, que o pessoal de lá te orientará muito melhor do que aqui
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano- Membro
Thales_Sr escreveu:Eu faria uma geral na elétrica, mandava regular, botava cordas novas e ficava com outro baixo pronto pro combate.
Eu também.
Caso você faça bastante shows eu
Caso não precise de um baixo reserva constantemente, eu
faria uma geral na elétrica, mandava regular, botava cordas novas e ficava com outro baixo pronto pro combate.
Caso não precise de um baixo reserva constantemente, eu
voto para fretless.
Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego- Membro
O meu eu fiz fretless. O seu deve ser semelhante ao meu (head de fender) ...ótima pegada, não-pesado, o meu tem um acabamento perfect....tem quase 13 anos mas nem parece.
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass- Membro
Esse meu do avatar é um eagle sjb 006 e ficou salgada a brincadeira,refiz a parte elétrica,coloquei captador p hot da Malagoli,limou os trastes e regulou oitavas fez o serviço completo mas ficou caro,mas como o guerra diz '' Não é caro é investimento'' mas na minha opinião valeu a pena investir que deu outra cara para o baixo,tem um video aqui do nosso amigo Danilo aqui no Forum ele colocou um captador jazz bass malagoli custom vale a pena dar uma olhadinha para ver como fica o som com um captador melhor.
https://www.contrabaixobr.com/t25247-eagle-jazz-bass-captadores-malagoli-custom-60
https://www.contrabaixobr.com/t25247-eagle-jazz-bass-captadores-malagoli-custom-60
Fabricio1ron- Membro
eu ja tive um das antigas, aquele que o head é parecido com os dos fenders, cara é um baixo bacana pra iniciante, mas duro e pesado.
Christian- Membro
Pois é pessoal! Queria agradecer todo mundo pelas sugestões. Acho q vou revisar a parte elétrica dele, colocar uns caps melhores e transforma-los em frestless, por luthier ou eu mesmo... Ainda vou estudar isso. Como alguém falo ae em cima, ele é uma baixo com uma tocabilidade bem dura... Não considero ele nem de longe o baixo mais confortavel q eu já toquei.
Oq eu quero é versatilidade em meu set. Ter dois Jazz Bass não seria lucro nenhum, mas ter um um fretless ou um baixo com captação PJ só acrescentaria. E é nesse ponto q surgiu a minha duvida... Até que quando vale a pena investir num Eagle velho, rs
Oq eu quero é versatilidade em meu set. Ter dois Jazz Bass não seria lucro nenhum, mas ter um um fretless ou um baixo com captação PJ só acrescentaria. E é nesse ponto q surgiu a minha duvida... Até que quando vale a pena investir num Eagle velho, rs
Kobeh- Membro
Kobeh escreveu:Pois é pessoal! Queria agradecer todo mundo pelas sugestões. Acho q vou revisar a parte elétrica dele, colocar uns caps melhores e transforma-los em frestless, por luthier ou eu mesmo... Ainda vou estudar isso. Como alguém falo ae em cima, ele é uma baixo com uma tocabilidade bem dura... Não considero ele nem de longe o baixo mais confortavel q eu já toquei.
Para mim vale a pena investir pois esses eagles mais antigos eles tem uma estrutura melhor que os atuais,eu não acho ele duro creio que ja esteja acostumado ou tenha mão de pedreiro ahuehuhehheuhuehuhae
Fabricio1ron- Membro
Talvez a tocabilidade dura seja fruto de uma má regulagem. Um baixo regulado com ação baixa fica bem macio.
Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena (É isto, Tio?)Kobeh escreveu: Até que quando vale a pena investir num Eagle velho, rs
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano- Membro
Grande provérbio cunhado pelo nosso maestro mor da sabedoria contrabaixistica... tio é de mais!!!
Tarcísio Caetano escreveu:Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena (É isto, Tio?)Kobeh escreveu: Até que quando vale a pena investir num Eagle velho, rs
Tonante escreveu:Grande provérbio cunhado pelo nosso maestro mor da sabedoria contrabaixistica... tio é de mais!!!
https://www.youtube.com/watch?v=2ywDR2n13vE&feature=player_detailpage#t=2932s
Ah... mas quando o sinhô fala é mais bunitin....
Thales_Sr escreveu:Talvez a tocabilidade dura seja fruto de uma má regulagem. Um baixo regulado com ação baixa fica bem macio.
Pode ser... Eu tenho consciência q a ponte e o braço dele estão mal regulados. Vou confirmar isso em janeiro quando eu for levar pro luthier dá uma olhada.
Kobeh- Membro
Então galera eu tenho um SJB006, comecei a tocar com ele, desde sempre tocando, aí dei um tempo pra o instrumento, quando voltei a pegar vi que ele nao era bom kkkkk, então eu procurei formas de melhorá-lo. Então pus caps fender nele, troquei os pot. , troquei toda a parte elétrica, regulei e tudo mais, e digo, o som dele ficou espetacular, sabemos que os materiais usados nele nao são de boa qualidade, portanto a única coisa nele que ainda me desagrada é o tensor que quase sempre meche no braço um pouquinho. Adoro slap nele, fica muito legal mesmo muito! Recomendo a todos, pois e um baixo que tem uma revenda baixíssima.
João,
Esse baixo, quando bem regulado e com uma captação legal, é uma boa opção de baixo "low cost", pra levar pra todo canto. Que bom que você gostou do resultado.
Esse baixo, quando bem regulado e com uma captação legal, é uma boa opção de baixo "low cost", pra levar pra todo canto. Que bom que você gostou do resultado.
eu nem pensei duas vezes, qdo meu baixo novo chegou, ja transformei meu sunsmile JB em fretless.
NeyBass- Membro
meu voto: regulagem caprichada + "frank colela". nada de fretless.
Thales_Sr escreveu:João,
Inclusive meu avatar é com ele
Coloca cordas diferentes. Flat ou Nylon.
Fabio Linhares- Membro
Eu tenho um bass igual, foi meu 2 Bass por isso não pensei muito pra fazer um up na criança ficou lindo, gastei 750 dilmas como se diz aqui, tarraxas fender 60, escala em ipê, os caps são de outro baixo que o luthier tinha, o braço foi todo reformado tensor novo verniz, meu ficou Lindo d++++ o unico problema que esta acontecendo é com o Potenciômetro do volume ele tem que ficar todo Flat pra por sair um som legal, por isso não toco muito com ele. Um conselho se vc gosta e quer tem um bass diferente vai em frente. o meu Bass é o do avatar quando der eu posto as fotos.
#105 Clube Gospel - #19 Clube do Apego - #020 Clube Eagle - #102 Clube Fender - #062 Fretless Club - #008 Jazz Bass Club - #047 Clube dos que sofrem de G.A.S. constante - #096 - Clube Tagima - #067 Clube Staner.
Luiz Bass- Membro
Esse é o meu Eagle Jazz Bass, tenho mais fotos se quiserem ver eu posto!!!
#105 Clube Gospel - #19 Clube do Apego - #020 Clube Eagle - #102 Clube Fender - #062 Fretless Club - #008 Jazz Bass Club - #047 Clube dos que sofrem de G.A.S. constante - #096 - Clube Tagima - #067 Clube Staner.
Luiz Bass- Membro
Luiz Bass Live escreveu:Esse é o meu Eagle Jazz Bass, tenho mais fotos se quiserem ver eu posto!!!
Parabéns cara! Teu baixo ficou lindo! Foi vc q tirou os trastes ou foi o luthier?
Kobeh- Membro
Minha opinião.
Os EAGLE principalmente os fabricados nos anos 90 são baixos de boa estrutura.
Porem como todo instrumento mais barato, ele precisa de hardware e eletronica de qualidade.
Sugiro que você compre um set de captadores Malagoli
-O set Custom 60 se gostar de timbre vintage dos Fenders antigos.
ou
-O set de Jazz HOT se gostar de timbres mais atuais com mais brilho e volume.
Além disso, compre potenciometros melhores, da Gotoh ou CTS, parece besteira mas muda o som para melhor.
*Se as tarrachas estiverem segurando a afinação, beleza, senão compre um set da Wilkinson que custa barato e são boas.
Garanto que vai olhar com "outros olhos" para o menino depois de modificado.
Abraço e espero ter ajudado.
Porem como todo instrumento mais barato, ele precisa de hardware e eletronica de qualidade.
ou
Além disso, compre potenciometros melhores, da Gotoh ou CTS, parece besteira mas muda o som para melhor.
*Se as tarrachas estiverem segurando a afinação, beleza, senão compre um set da Wilkinson que custa barato e são boas.
alexjorib- Membro
alexjorib escreveu:Minha opinião.
ou
Pois é... Meu eagle tá com as tarrachas e potenciometros ruins... O Jack tb já foi partiu dessa pra melhor.... E, como já disse, o braço dele tá precisando muito ser regulado. Eu já pensei muito sobre me desfazer dele, mas esse baixo tem personalidade.
Só fui dar valor pra isso quando comprei meu SX, q é um instrumento OTIMO, ainda mais pelo preço q foi. Mas o Eagle tem um som unico, mesmo com esses problemas. Como já pude perceber nesse topico, esse baixo tem um potencial a ser explorado com algumas melhorias.
Essa proxima semana vou levar ele no Garcia lá na praça Tiradentes pra ver oq pode ser feito...
Kobeh- Membro
Por quê você diz que os dos anos 90 são melhores que os mais recentes?alexjorib escreveu:Os EAGLE principalmente os fabricados nos anos 90 são baixos de boa estrutura.
Raphael Amin- Membro
Acaba de me ocorrer um ideia... Seria uma bo no futuro comprar caps mais sinistros para o SX e passar os caps dele pro Eagle? Ou seria trocar 6 por meia dúzia?
O som do SX me atende perfeitamente, mas pode melhorar, por isso não descarto a possibilidade de fazer um upgrade nele um dia...
O som do SX me atende perfeitamente, mas pode melhorar, por isso não descarto a possibilidade de fazer um upgrade nele um dia...
Kobeh- Membro
Kobeh escreveu:Luiz Bass Live escreveu:Esse é o meu Eagle Jazz Bass, tenho mais fotos se quiserem ver eu posto!!!
Parabéns cara! Teu baixo ficou lindo! Foi vc q tirou os trastes ou foi o luthier?
Eu mandei trocar a escala, foi um luthier quem fez o serviço, o cara é muito bom!!!
Não pensei muito pra fazer isso gosto demais desse bass!!!
Luiz Bass- Membro
De boa tenho um SJB 003 e não sei se tive sorte! mas os hardware dele achei bem acima das minhas expectativas, Já tive SXs, e o Harware deles, tipo para fazer uma regulagem das oitavas com as cordas afinadas os parafusos da ponte eram muitos fracos (coloca a chave Philips, e parece que vão espanar nas primeiras voltas), tive que trocar umas das tarraxas por estar travando por algum erro de fabricação, já o do Eagle regulei igual o baixo que uso Gotoh! lógico que o baixo esta todo customizado com caps novos e o Circuito System 9.. mas achei o hardware muito bom, sem perder afinação e sem folgas!
Zotelli- Membro
Tenho um Eagle SJB 003 (esse da fato do meu perfil) e simplesmente amo esse baixo! Braço confortável, madeira de boa qualidade e ele bem reguladinho tem uma pegada incrível! Gostaria muito de dar um upgrade nele, já que o mesmo esta comigo a mais de 10 anos! Vi as sugestões do alexjorib e realmente me empolguei em fazer essas modificações. Também tenho um SX, maravilhoso por sinal, mas o Eagle tem muito mais punch e pelo menos o meu é bem versátil em relação a timbres nas regulagens dos knobs.
Geddybass- Membro
Os instrumentos da Eagle são bem robustos (resistentes)!
Também tenho a opinião de que se tivesse 2 baixos um seria fretless!
Eu não venderia este Eagle não!
Também tenho a opinião de que se tivesse 2 baixos um seria fretless!
Eu não venderia este Eagle não!
Kobeh, Cansei de fazer reformas em baixos Eagle antigos com EXCELENTES resultados. De fato eles são um tanto melhores que os atuais e os capts não são ruins. Creio que vc deva fazer uma boa reforma nele porque ter 2 baixos para quem tem uma banda é OBRIGAÇÃO.
Abç
Abç
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Cara, esse bass que to avatar era do meu pai, tipo tem quase 20 anos, eu aprendi a tocar nele, nunca foi nada excepcional, com mais idade ganhei um Sx e deixei ele de lado, passou um tempo e eu vi no site captadores.com.br um traditional JB hot, comprei, e pensei se instalava no Sx ou no Eagle, como eu usava direto o Sx resolvi colcar no Eagle, pela minha surpresa fico muuuuuuito bom, como só tinha comprado um coloquei na ponte, comprei o outro para colocar na ponte, e hoje é o meu melhor baixo, ta dando de 10 a zero no Sx, e tem uma coisa boa nele é que as cavaidades do braço e da ponte são do mesmo tamanho, então tu pode usar captador de "ponte" no braço, e eu uso ele sem escudo e não fica grotesca a cavidade da ponte com o cap normal recomendo esses caps, cada um custa mais ou menos uns $80,00!
Victor matheus wooten escreveu:Cara, esse bass que to avatar era do meu pai, tipo tem quase 20 anos, eu aprendi a tocar nele, nunca foi nada excepcional, com mais idade ganhei um Sx e deixei ele de lado, passou um tempo e eu vi no site captadores.com.br um traditional JB hot, comprei, e pensei se instalava no Sx ou no Eagle, como eu usava direto o Sx resolvi colcar no Eagle, pela minha surpresa fico muuuuuuito bom, como só tinha comprado um coloquei na ponte, comprei o outro para colocar na ponte, e hoje é o meu melhor baixo, ta dando de 10 a zero no Sx, e tem uma coisa boa nele é que as cavaidades do braço e da ponte são do mesmo tamanho, então tu pode usar captador de "ponte" no braço, e eu uso ele sem escudo e não fica grotesca a cavidade da ponte com o cap normal recomendo esses caps, cada um custa mais ou menos uns $80,00!
Concordo plenamente com as suas observações.
Tu como já disseste que fez reformas, e já recebeu na tua oficina vários desses instrumentos, tu teria alguma coisa a falar sobre o controle de qualidade desses instrumentos, e as madeiras dele, pelo o que parece é basswood, maple, e rosewood, mas como sou totalmente leigo nisso queria que tu como luthier disseste alguma coisa, acho que seria de grande valia para esse tópico, e outra coisa, eu estou com uma ideia para fazer no meu em reitirar a pintura e aplicar esse processo de "pintura" no corpo?Mauricio Luiz Bertola
http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/03/quanto-custa-uma-boa-telecaster.html
Refiro-me aos antigos Eagles JB's, com a "mão" tipo Fender, sem pintura (mais antigos) ou com uma pintura preta (mais recentes).
O corpo é confeccionado em tília (basswood),e o braço na tradicional conjunção de bôrdo (maple) e jacarandá indiano. Esses baixos tinham braços bem "shapeados" (embora houvessem variações), sendo os mais antigos mais largos, bem agradáveis de tocar. O corpo tinha emendas, mas não de forma exagerada (como nos Crafter Cruiser), e o "hardware" (ponte e tarrachas) eram razoáveis. Os capts eram de baixo custo, cerâmicos de baixa saída (a troca "cai bem"). Ou seja: Instrumento de baixo-custo razoavelmente bem construído, com alguma variações de controle de qualidade (sempre se deve experimentar), acabamento honesto (geralmente "sunbust") e que aceita e responde muito bem a certos "up-grades".
Quanto ao processo de acabamento do "blog" em questão... Bem, ali está mui bem explicado,e nada tenho a acrescentar, exceto o uso de cêra de carnaúba e o uso de uma politriz (ou furadeira com uma "boina" de lã de carneiro), para polir.
O corpo é confeccionado em tília (basswood),e o braço na tradicional conjunção de bôrdo (maple) e jacarandá indiano. Esses baixos tinham braços bem "shapeados" (embora houvessem variações), sendo os mais antigos mais largos, bem agradáveis de tocar. O corpo tinha emendas, mas não de forma exagerada (como nos Crafter Cruiser), e o "hardware" (ponte e tarrachas) eram razoáveis. Os capts eram de baixo custo, cerâmicos de baixa saída (a troca "cai bem"). Ou seja: Instrumento de baixo-custo razoavelmente bem construído, com alguma variações de controle de qualidade (sempre se deve experimentar), acabamento honesto (geralmente "sunbust") e que aceita e responde muito bem a certos "up-grades".
Quanto ao processo de acabamento do "blog" em questão... Bem, ali está mui bem explicado,e nada tenho a acrescentar, exceto o uso de cêra de carnaúba e o uso de uma politriz (ou furadeira com uma "boina" de lã de carneiro), para polir.
^ Valeu Bertola, tu é 10 ^^
Amigo Bertola, sou de Olaria - RJ (do outro lado da ponte! rs) e gostaria de saber se você estaria disposto a dar um trato no meu Eagle. Quero muito reforma-lo (parte elétrica, troca de captadores, escudo madrepérola, marcações grandes em madrepérola), como faço para entrar em contato com você para conversarmos e fazer um orçamento?
Geddybass- Membro
Indico esse kit: http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Supplies:_Wiring_kits/Wiring_Kit_for_Jazz_Bass.html
Depois, tiraria os trastes e verificava sua sonoridade, caso não gostasse, aí partiria para uns malagolis mesmo, ou bartolinis se for investir um pouco mais.
O meu Ibanez tinha um som muito forte de captadores J, quando tirei os trastes o baixo parece outro, ele está com um som de ponte suave, lindo, mas se ligar os dois o punch ainda aparece. Recomendo
Depois, tiraria os trastes e verificava sua sonoridade, caso não gostasse, aí partiria para uns malagolis mesmo, ou bartolinis se for investir um pouco mais.
O meu Ibanez tinha um som muito forte de captadores J, quando tirei os trastes o baixo parece outro, ele está com um som de ponte suave, lindo, mas se ligar os dois o punch ainda aparece. Recomendo
Galera... Ressucitando esse tópico, tenho um JB006 vermelho com escudo tortoise, esse do meu avatar. Estou quase comprando um captador pra dar um up nele. Infelimente não posso comprar os dois agora, então pensei em comprar um Malagoli custum 60 inclusive pelas indicações de vcs. Minha dúvida, fica legal por enquanto comprar só um e usar com o original. E se sim, qual comprar primeiro, o da ponte ou do braço?
FAELBASS7- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2