Review Captadores Cabrera Fretless Special
+5
Cantão
galegonobaixo
Ivanov_br
fheliojr
Edão
9 participantes
:: Fórum Técnico :: Reviews
Página 1 de 1
Instalei esses captadores num baixo Custom da NS Luthieria, o <a href="https://www.contrabaixobr.com/t25644-review-cetro-f4-ns-luthier">Cetro F4</a>.
Confesso que acho o som deles bem peculiar, interessante e de bom gosto mesmo. Tô apreciando o resultado.
Basicamente, o Nelcimar Luthier precisou fazer a blindagem dos caps - da bobina e da capa do captador - pois o hum era insuportável. Por acaso tentei instalar cordas tapewound e não obtive sucesso por causa do ruído dos captadores, mesmo depois de blindados. O som ficou "dos sonhos", mas o ruído ainda era um pesadelo... Com cordas de nickel, quase zerou.
Esteticamente, a marca Cabrera ficou bem desenhada e sobreposta na capa destes captadores.
Custam em média R$ 160,00 a unidade, ou Captador do Braço ou da Ponte
Foto dos caps instalados no bass:
Caracterização sonora...
Observo que, tradicionalmente captadores da marca Cabrera tem um grave profuso e bem definido em relação, por exemplo, a captadores Fender (single coil) que tem médio grave mais proeminente que dão aquele roncado de Harley Davidson... .
O Captador da Ponte tem um som de ataque com frequências de médio e médio grave com boníssima definição, IMHO, grave profuso e muito bem ajustado, fazendo disto a característica principal dos caps Cabrera e o Captador do Braço adiciona mais contornos de grave e agudo ao timbre do Captador da Ponte.
O casamento das frequência dos dois captadores, braço e ponte, juntos é muito bom e não diminui o volume do som e nem cancela frequência de ambos.
Sozinho o Captador do Braço tem um som limpo com frequências de médio bem atenuadas e com frequências de grave e agudo bem ajustadas.
São captadores que pedem que você toque com mais intensidade, principalmente o Captador da Ponte. É um conjunto com um timbre que pede ataque e mesmo quando tocado de forma suave apresenta tonalidades com contornos bem definidos, "comportados" e agradáveis, isso, também, quando tocado em conjunto com violão/guitarra e percussão/bateria.
Realmente, é aquele timbre que o Thiago Espírito Santo tira no Zaganin BLB dele!
Vídeos
No primeiro eu deveria ter tocado com a mão direita mais em cima do captador do braço, quando fui exemplificar o timbre deste, mas no segundo vídeo tá melhor a demonstração...
Em suma, tem um som com uma proposta jazzística.
Instalei esses captadores num baixo Custom da NS Luthieria, o <a href="https://www.contrabaixobr.com/t25644-review-cetro-f4-ns-luthier">Cetro F4</a>.
Confesso que acho o som deles bem peculiar, interessante e de bom gosto mesmo. Tô apreciando o resultado.
Basicamente, o Nelcimar Luthier precisou fazer a blindagem dos caps - da bobina e da capa do captador - pois o hum era insuportável. Por acaso tentei instalar cordas tapewound e não obtive sucesso por causa do ruído dos captadores, mesmo depois de blindados. O som ficou "dos sonhos", mas o ruído ainda era um pesadelo... Com cordas de nickel, quase zerou.
Esteticamente, a marca Cabrera ficou bem desenhada e sobreposta na capa destes captadores.
Custam em média R$ 160,00 a unidade, ou Captador do Braço ou da Ponte
Foto dos caps instalados no bass:
Caracterização sonora...
Observo que, tradicionalmente captadores da marca Cabrera tem um grave profuso e bem definido em relação, por exemplo, a captadores Fender (single coil) que tem médio grave mais proeminente que dão aquele roncado de Harley Davidson... .
O Captador da Ponte tem um som de ataque com frequências de médio e médio grave com boníssima definição, IMHO, grave profuso e muito bem ajustado, fazendo disto a característica principal dos caps Cabrera e o Captador do Braço adiciona mais contornos de grave e agudo ao timbre do Captador da Ponte.
O casamento das frequência dos dois captadores, braço e ponte, juntos é muito bom e não diminui o volume do som e nem cancela frequência de ambos.
Sozinho o Captador do Braço tem um som limpo com frequências de médio bem atenuadas e com frequências de grave e agudo bem ajustadas.
São captadores que pedem que você toque com mais intensidade, principalmente o Captador da Ponte. É um conjunto com um timbre que pede ataque e mesmo quando tocado de forma suave apresenta tonalidades com contornos bem definidos, "comportados" e agradáveis, isso, também, quando tocado em conjunto com violão/guitarra e percussão/bateria.
Realmente, é aquele timbre que o Thiago Espírito Santo tira no Zaganin BLB dele!
Vídeos
No primeiro eu deveria ter tocado com a mão direita mais em cima do captador do braço, quando fui exemplificar o timbre deste, mas no segundo vídeo tá melhor a demonstração...
Em suma, tem um som com uma proposta jazzística.
Edão escreveu:
O Fretless Special é um captador da linha Custom Shop e foi desenvolvido juntamente com o músico Thiago Espírito Santo.
Características:
Estilos Musicais: Country, Rock, Pop, Blues e Classic Rock
Condutores: 2
Tipo de Elemento Magnético: Alnico V
Saída: Vintage Plus
Resistência: 11k (braço) 10k (ponte)
Sonoridade: Grave 6 Médio 6 Agudo 4 (Valores comparativos de 0 a 10) *Informação obtida por e-mail direto com o fabricante.
Made in Brazil
"Especialmente desenvolvido para baixos fretless, o pickup da ponte (bridge) tem os médios e médios graves acentuados, que dão um timbre mais percussivo e com peso; é excelente para pizzicato.
O modelo para braço(neck), é um pickup com mais agudos comparado a um pickup jazz bass normal. Foi feito para dar DEFINIÇAO, ítem que normalmente está ausente nos baixos sem trastes, isto possibilita dosar o pickup do baixo sem embolar.
Criado em parceria com o “expert” do baixo fretless brasileiro, Thiago do Espírito Santo."
Última edição por Edão em Qua Jan 16, 2013 3:13 pm, editado 1 vez(es)
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão- Membro
Re: Review Captadores Cabrera Fretless Special
Será que eu confundí mais do que expliquei?
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão- Membro
muito legal, edao!!
Valeu Edão... é uma ótima opção. tenho um velho tagima aqui que merecia um upgrade e uma blindagem. Tava pensando em algo importado, como fender, mas vc me fez repensar. Até pq não sou muito de fazer upgrades.
Mas, consegue gravar algo em linha?
Mas, consegue gravar algo em linha?
galegonobaixo- Membro
^ Consigo mesmo!
Tô comemorando aqui o Selo de Qualidade do FCBR dado pelo Ivanov!
Que honra comunidade!
Vou gravar mais alguma coisa ao vivo e em linha também pra dar continuidade no Review!
Tô comemorando aqui o Selo de Qualidade do FCBR dado pelo Ivanov!
Que honra comunidade!
Vou gravar mais alguma coisa ao vivo e em linha também pra dar continuidade no Review!
Edão- Membro
Excelente review Edão...parabéns brother...
Cantão- Moderador
Valeu Cantão!!! Sempre prestigiando os brother!
E "vamo que vamo"!
E "vamo que vamo"!
Edão- Membro
Mesmo com som da camera, deu pra perceber que os cabrera tem qualidade, valeu!
Muito bom review. Eu ,como fã da marca, não me surpreendo. Apesar de preferir os Cabreras mais antigos esses novos também são bem legais.
Amagomes- Membro
É Amagomes e RodrigoBR, captadores passivos sem preamp, tem seu valor...
Apresentam sua característica natural.
Aprecio cada vez mais isso.
Pra mim, num baixo fretless é o essencial, bons captadores passivos e pronto!
Apresentam sua característica natural.
Aprecio cada vez mais isso.
Edão- Membro
Edão escreveu:.
Penso da mesma forma.
Amagomes- Membro
Olha aí galaegonobaixo, gravações em linha. Gravei no Boss Micro BR, porém sem adicionar nenhum efeito ou ganho.
Cada uma das duas gravações tem três seqüências:
1. Ponte + Braço + Tone 100%
2. Ponte + Tone 100%
3. Braço + Tone 100%
Na primeira linha: Groove em Am (Eólio) com hammer on e harmônicos naturais.
Segunda linha: É um trecho da música "Praia da Tartaruga" do disco Swingado do Ney Conceição.
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F75471109"></iframe>
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F75471564"></iframe>
Cada uma das duas gravações tem três seqüências:
1. Ponte + Braço + Tone 100%
2. Ponte + Tone 100%
3. Braço + Tone 100%
Na primeira linha: Groove em Am (Eólio) com hammer on e harmônicos naturais.
Segunda linha: É um trecho da música "Praia da Tartaruga" do disco Swingado do Ney Conceição.
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F75471109"></iframe>
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F75471564"></iframe>
Última edição por Edão em Ter Jan 22, 2013 2:48 pm, editado 1 vez(es)
Edão- Membro
Uou, agora me agradou bem mais, cara!
Tomei até um susto com o harmônico!
Obrigado!
Tomei até um susto com o harmônico!
Obrigado!
galegonobaixo- Membro
^ Eu não tinha explicado direito a sequência das gravações por captador. Agora tá lá!
Edão- Membro
Boa tarde galera!
Sou Marcos Cabrera, que faz os captadores Cabrera...
Passando só por se alguém precisa de alguma ajuda ou informação...
Grande abraço para todos !!!!
Sou Marcos Cabrera, que faz os captadores Cabrera...
Passando só por se alguém precisa de alguma ajuda ou informação...
Grande abraço para todos !!!!
Marcos Cabrera- Membro
Putz deu até vergonha! Espero não ter estragado a imagem da empresa e o som dos captadores que você construiu Marcos Cabrera, com o vídeo review que fiz, mas gosto muito do som destes caps, em especial tocando junto com uma banda.
Som de veludo e bem destacado.
Som de veludo e bem destacado.
Edão- Membro
Tranquilo Edão ficou legal...
O que eu fiquei curioso que vc mencionou que o luthier que instalou o captador teve que blindar o captador para não chiar, esses Noiseless eu mesmo que faço por ser Custom Shop, sei que tem a possibilidade de ter algum problema o captador, mas mesmo assim achei estranho que tenha acontecido do jeito que vc falou... Pode ter acontecido que o terminal que eu coloco para aterramento no captador tenha se cortado bom e difícil falar sem ter ele na minha mão para analisar o problema... Bom caso vc tenha alguma duvida e só perguntar grande abraço... Marcos Cabrera
PS: Desculpa minhas falhas em português mas e que eu sou uruguaio...
O que eu fiquei curioso que vc mencionou que o luthier que instalou o captador teve que blindar o captador para não chiar, esses Noiseless eu mesmo que faço por ser Custom Shop, sei que tem a possibilidade de ter algum problema o captador, mas mesmo assim achei estranho que tenha acontecido do jeito que vc falou... Pode ter acontecido que o terminal que eu coloco para aterramento no captador tenha se cortado bom e difícil falar sem ter ele na minha mão para analisar o problema... Bom caso vc tenha alguma duvida e só perguntar grande abraço... Marcos Cabrera
Marcos Cabrera, o que faço então pra solucionar esse caso?
Edão- Membro
Seria legal vc me mandar o set para eu analisar aqui o que realmente esta acontecendo...
Somos todos irmãos, afinal, o Uruguai já foi a Província Cisplatina do Império Brasileiro!!!
Seja bienvenido Marcos Cabrera!
Somos todos irmãos, afinal, o Uruguai já foi a Província Cisplatina do Império Brasileiro!!!
Seja bienvenido Marcos Cabrera!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Na hora!Marcos Cabrera escreveu:Seria legal vc me mandar o set para eu analisar aqui o que realmente esta acontecendo...
Te mandei uma MP, mas se você quiser dizer aqui mesmo o endereço e as informações de envio, faço o encaminhamento necessário.
Edão- Membro