Baixista Autodidata! Coisa boa ou ruim?
+36
CaQuinhO
Mascis
rodrigo.celestino.14
Olivier
fheliojr
ggugik
behringer321
Giovanni Alves Pereira
Zubrycky
Jugem
Eliseumohr
Sergio Tambelini
Rodrigolack
PauloBass
ct.colela
Binão
Luigi Pantaleoni
pluís
ducarlos.bass
Amagomes
Edão
NeyBass
Claudio Jardim
Victor colmenero
pedrohenrique.astronauta
subgrave
SHIP ROOM ESTUDIO
renatogaragerock
Ferium
Fernando Zadá
DUDUBASS
CG
Masteles
malka_aff
allexcosta
williamfernandes
40 participantes
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Baixista Autodidata! Coisa boa ou ruim?
Olá galera, gostaria de saber a opinião de vocês acerca desse assunto. Será que dizer que tem faculdade já é suficiente para uma seleção entre baixistas, ou não? Há a possibilidade de um autodidata se colocar na frente de um bacharel em alguma situação?
Qual a opinião de vocês?
Qual a opinião de vocês?
Última edição por williamfernandes em Seg Jan 28, 2013 5:01 pm, editado 2 vez(es)
williamfernandes- Membro
Re: Baixista Autodidata! Coisa boa ou ruim?
Impossível dizer... É muito caso a caso...
eu ja fui auto ditata e hj estudei com professores
o negocio eh o seguinte, os dois chegam no mesmo lugar, mas o auto ditada vai se complicar bem mais pra chegar la.
Minha dica eh, invista dinheiro em professor e economize tempo com erros.
Ou economize dinheiro e invista mais tempo com estudos.
você que escolhe
P.S.: Certa vez me falaram que um autoditata consegue alcançar soh 1/3 do seu potencial comparado com ele estudando com professor qualificado
o negocio eh o seguinte, os dois chegam no mesmo lugar, mas o auto ditada vai se complicar bem mais pra chegar la.
Minha dica eh, invista dinheiro em professor e economize tempo com erros.
Ou economize dinheiro e invista mais tempo com estudos.
você que escolhe
P.S.: Certa vez me falaram que um autoditata consegue alcançar soh 1/3 do seu potencial comparado com ele estudando com professor qualificado
BB King é um analfabeto da guitarra?
Wes Montgomery?
Todos os gigantes do Delta Blues?
Muita teoria e pouca mão não adianta muita coisa! De que adianta saber todos os modos gregos, técnicas, escalas e bases ou estruturas hamônicas e melódicas e não saber como usar na prática!
Conheço muitos músicos que falam de mais e tocam de menos, e isso é um fato comum hoje em dia!
Enfim, um caso a se pensar!
Pouca gente que toca e faz sucesso por ai, tem curso superior de música ou mesmo muita base teórica!
Muito prepotente o Sr. Bruno Migliari ao meu ver!
EM suma, depende de onde se quer chegar!
Mas esta é só a minha opinião, ninguém é obrigado a concordar com ela!
BB King é um analfabeto da guitarra?
Wes Montgomery?
Todos os gigantes do Delta Blues?
Muita teoria e pouca mão não adianta muita coisa! De que adianta saber todos os modos gregos, técnicas, escalas e bases ou estruturas hamônicas e melódicas e não saber como usar na prática!
Conheço muitos músicos que falam de mais e tocam de menos, e isso é um fato comum hoje em dia!
Enfim, um caso a se pensar!
Pouca gente que toca e faz sucesso por ai, tem curso superior de música ou mesmo muita base teórica!
Muito prepotente o Sr. Bruno Migliari ao meu ver!
EM suma, depende de onde se quer chegar!
Mas esta é só a minha opinião, ninguém é obrigado a concordar com ela!
Última edição por Masteles em Qua Jan 23, 2013 6:26 pm, editado 1 vez(es)
Você deixaria um médico autodidata te operar?
Deixaria um engenheiro autodidata projetar a sua casa?
Iria ser defendido em um tribunal por um advogado autodidata?
Eu vejo sempre que a coisa eh assim:
Músicos autoditatas xingam e falam mal de quem estuda.
Músicos que estudam sempre falam que os autoditatas são talentosos e legais.
Rola alguma inveja ou preconceito com quem escolhe estudar? Quer dizer que tô indo pra faculdade pra ser um cara que só sabe e não faz nada.
"tamo" em 2013 e o papo não muda
Músicos autoditatas xingam e falam mal de quem estuda.
Músicos que estudam sempre falam que os autoditatas são talentosos e legais.
Rola alguma inveja ou preconceito com quem escolhe estudar? Quer dizer que tô indo pra faculdade pra ser um cara que só sabe e não faz nada.
"tamo" em 2013 e o papo não muda
AGORA COMPLICOU!
Cuidado pra não confundir estudar(tirar músicas é um excelente estudo) com graduação em universidade. Por exemplo: Ney Conceição é autodidata, isso não significa que ele não tenha estudado, mas apenas que ele traçou seus proprios caminhos.
auto didata é uma pessoa que se ensina
é óbvio que o autodidata estudou. Ninguem aprende algo simplesmente por querer
é óbvio que o autodidata estudou. Ninguem aprende algo simplesmente por querer
Tente os dois métodos e veja qual funciona melhor pra você.
Tente os dois métodos e veja qual funciona melhor pra você.
Tem que tomar cuidado pra uma coisa dita fora de lugar não ficar estranho.
Li a matéria e achei bacana o posicionamento dele e só esse pedaço fora de contexto parece que o cara é preconceituoso.
O que ele quis dizer é que acha importante pro cara que quer se profissionalizar estudar e adquirir conhecimento. Nisso concordo e acho estranho um cara que quer ser músico profissional ser analfabeto em música e não querer estudar.
Alguns gênios tem essa coisa inata mas infelizmente nós os pobres mortais precisamos ir atrás para desenvolver algumas aptidões.
Pro BB King que é artista e blues man ler música não adiciona muito não mas se ele fosse fazer gigs por ai sem ser o artista ai a coisa muda de figura.
Já fui fazer gig freelance com banda e senti vergonha alheia quando o guitarrista se atrapalhou todo pra transpor na hora uma música de 4 acordes.
Os dois métodos são válidos mas como já disseram antes tem autodidata que chega longe vide Ney Conceição e Wes Montgomery mas essas exceções se tratadas como regra complicam.
Li a matéria e achei bacana o posicionamento dele e só esse pedaço fora de contexto parece que o cara é preconceituoso.
O que ele quis dizer é que acha importante pro cara que quer se profissionalizar estudar e adquirir conhecimento. Nisso concordo e acho estranho um cara que quer ser músico profissional ser analfabeto em música e não querer estudar.
Alguns gênios tem essa coisa inata mas infelizmente nós os pobres mortais precisamos ir atrás para desenvolver algumas aptidões.
Pro BB King que é artista e blues man ler música não adiciona muito não mas se ele fosse fazer gigs por ai sem ser o artista ai a coisa muda de figura.
Já fui fazer gig freelance com banda e senti vergonha alheia quando o guitarrista se atrapalhou todo pra transpor na hora uma música de 4 acordes.
Os dois métodos são válidos mas como já disseram antes tem autodidata que chega longe vide Ney Conceição e Wes Montgomery mas essas exceções se tratadas como regra complicam.
Cara, eu sou autodidata por força das circunstâncias e já respondi várias vezes questionamentos como esse anteriormente aqui no fórum. A minha resposta é sempre essa que vou lhe dar: se tiver condições de ter um professor, não desperdice essa chance.
Quando você adentrar o mundo da música e começar a "pescar" o sentido que a teoria tem na prática, vai ficar curioso pra aprender mais e mais, o mais rapidamente que puder. A consistência e velocidade no aprendizado, num ritmo constante, você só conseguirá por intermédio de um professor.
O autodidata tem MUITA vontade, mas pouca noção de que caminho seguir pra chegar aonde quer. Vontade e determinação são excelentes ferramentas para um autodidata, mas há limitações, digamos, "metodológicas".
É possível aprender sozinho? Sim, perfeitamente. Mas dá um trabalho imenso e, em certos momentos, é desmotivante. Se você não tiver, realmente, MUITA vontade, não conseguirá seguir em frente.
Palavra de quem vive a situação, dia-a-dia.
Quando você adentrar o mundo da música e começar a "pescar" o sentido que a teoria tem na prática, vai ficar curioso pra aprender mais e mais, o mais rapidamente que puder. A consistência e velocidade no aprendizado, num ritmo constante, você só conseguirá por intermédio de um professor.
O autodidata tem MUITA vontade, mas pouca noção de que caminho seguir pra chegar aonde quer. Vontade e determinação são excelentes ferramentas para um autodidata, mas há limitações, digamos, "metodológicas".
É possível aprender sozinho? Sim, perfeitamente. Mas dá um trabalho imenso e, em certos momentos, é desmotivante. Se você não tiver, realmente, MUITA vontade, não conseguirá seguir em frente.
Ferium- Membro
Um médico autodidata não passou por exames que lhe deram o título para tal e assim você corre riscos. O engenheiro autodidata até seria viável, mas sem dúvida seria muito mais seguro um com CREA. Mas que mal um músico autodidata pode fazer? Vai deixar você surdo porque ele não sabe fazer um modo jônico?
Masteles escreveu:CG escreveu:Só para botar pilha:
AGORA COMPLICOU!
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro
e eu acho até que o auto didata nao é literamente auto didata, ele nao ta indo por tentativas e erros(salvo raras exceções). Ele pega o livro de alguem e le e aprende, le um tópico de alguém e aprende. Na verdade ele tem aula com vários professores indiretamente.
Auto didata, é quem pega o baixo(ou seja la o que for) e começa a estudar sem influência externa
Auto didata, é quem pega o baixo(ou seja la o que for) e começa a estudar sem influência externa
renatogaragerock escreveu:Um médico autodidata não passou por exames que lhe deram o título para tal e assim você corre riscos. O engenheiro autodidata até seria viável, mas sem dúvida seria muito mais seguro um com CREA. Mas que mal um músico autodidata pode fazer? Vai deixar você surdo porque ele não sabe fazer um modo jônico?Masteles escreveu:CG escreveu:Só para botar pilha:
AGORA COMPLICOU!
Existem níveis para as coisas:
Teria receio em utilizar um médico autodidata, mas usaria perfeitamente os serviços de um parteira experiente ...
Gostaria de um engenheiro com CREA, mas dependendo da situação um bom mestre de obras me supre ....
Para um tribunal de pequenas causas, vc mesmo pode se representar sem a necessidade de um advogado ...
Última edição por SHIP ROOM ESTUDIO em Qui Jan 24, 2013 2:23 pm, editado 1 vez(es)
SHIP ROOM ESTUDIO- FCBR-Parceiro
Ferium escreveu:Cara, eu sou autodidata por força das circunstâncias e já respondi várias vezes questionamentos como esse anteriormente aqui no fórum. A minha resposta é sempre essa que vou lhe dar: se tiver condições de ter um professor, não desperdice essa chance.
Muito bacana.
Por isso gostos da analogia com sensei que se utiliza nas artes marciais que é a pessoa que trilhou aquele caminho antes de você ou antes de outros.
O professor, quando qualificado e de boa vontade, vai te guiar por um caminho que pra ele funcionou. Ou se for realmente um cara mais antenado vai te guiar por um caminho que sirva pra você pois o bom professor observa e analisa o estudante para escolher o melhor caminho pra aquele estudante.
O caminho esta ali e você pode tanto trilhar sozinho, como com certeza muitos já fizeram e vão fazer, ou ter um guia. Ai vai da escolha de cada um.
Mas envolve muita coisa. Por exemplo se for seguir o conceito de forma mais restrita posso me considerar um auto didata no contrabaixo pois nunca fiz aulas com ninguém, e não me orgulho disso só tive algumas aulas de acústico com um amigo pra enxergar por onde começar, mas já tinha um boa base musical e por isso estudei por livros e videos e aprendi pacas aqui no fórum. Me considero um auto didata?
Não! Aprendi com muita gente e me considero um eterno estudante com vários mestres.
Segundo a wikipédia:
Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular, intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem.
Se for seguir ao pé da letra qualquer um que tenha acesso a internet deixou de ser auto didata.
Obrigado galera, de modo algum eu quero denegrir a imagem do Bruno Migliari, só achei estranho ele falar assim, talvez eu tenha entendido errado mesmo. Quanto a pergunta do tópico, eu tive professores particulares de música e de guitarra, mas de baixo não, sou completamente autodidata, e ironicamente foi o instrumento que mas se enquadrou no meu perfil.
Abração!
Abração!
Última edição por williamfernandes em Seg Jan 28, 2013 7:29 am, editado 1 vez(es)
williamfernandes- Membro
CG escreveu:Só para botar pilha:
Só prá engrossar o caldo da sua pilha:
- Muitos médicos formados fazem muita bobagem.
- Tem muito pedreiro que entende mais de engenharia do que muito engenheiro formado.
- Advogar é bemmmm diferente do que se apreende na Faculdade de Direito, pode-se até afirmar que todo bom advogado é um autodidata por excelência.
subgrave- Membro
Sei lá se a minha opinião tem valor...mas eu acredito que estudar é bom para que você tenha base sólida na música. É como se você soubesse de onde você vem, onde você está e qual o caminho você irá traçar dali para frente. Você não fica perdido. Com isso você vai evitar vícios que muitos adquirem, ou possuem, vai executar o instrumento com maior precisão usando de técnicas criadas para isso, vai ter base para quem sabe você mesmo criar alguma coisa nova, enfim, vai te dar asas para você expandir sua musicalidade, coisa que nem sempre aquele que é autodidata vai conseguir. O ruim de alguns autodidatas é que infelizmente alguns tocam o instrumento de maneira maravilhosa sem saber ao certo o que eles acabaram de executar. Depois de você adquirir uma base forte nos estudos, aí eu já acho que há aquela liberdade de você descobrir coisas novas por você mesmo. Mas ter os fundamentos acompanhado de quem entende é fundamental...
pedrohenrique.astronauta- Membro
Esse lance de autoditada funciona ateh um certo ponto , acho na parte tecnica ela funciona legal dependendo do esforço e da pessoa, isso é algo que varia , pq eu mesmo aprendi bastante coisa olhando observando e aplicando do meu jeito , mais quando se trata de noção de improvisação harmonia escalas de como entender o sistema acho meio que dificil de a pessoa aprender sozinho sem ajuda de ninguem, pq existem " alguns macetes e regras " entao esse lance de autoditada ele é aceitavel ateh certo ponto .Alguns coisas da sim para aprender sozinho ,outras coisas não! as vezes nem precisa ser com o instrumento apenas falando ja da pra pegar mais ai ja deixa de ser autodidata EX EXPERIMENTA TOCAR EM CIMA DE " C7 uma menor melodica em Bb que vai soa tal coisa " ou seja para isso tem quer um conselheiro ou algumas dicas de outras pessoas para entender o mecanismo , então esse lance de autoditada na minha opinião e meio relativo .
Victor colmenero- Membro
O autodidata de hoje é bem diferente do de anos atras, que não tinha internet, YouTube, videoaulas, etc.
/\
Certamente! É como disse o Zadá: se o cara tem internet, provavelmente já não é o clássico "autodidata". Eu já aprendi uma imensidão de coisa apenas lendo o fórum ou vendo vídeos no Youtube.
A quantidade de material que se pode encontrar na internet meio que limita o conceito de autodidatismo. O problema é o cara saber o que fazer com tanta informação, já que não tem um professor pra orientá-lo nesse sentido.
Certamente! É como disse o Zadá: se o cara tem internet, provavelmente já não é o clássico "autodidata". Eu já aprendi uma imensidão de coisa apenas lendo o fórum ou vendo vídeos no Youtube.
A quantidade de material que se pode encontrar na internet meio que limita o conceito de autodidatismo. O problema é o cara saber o que fazer com tanta informação, já que não tem um professor pra orientá-lo nesse sentido.
Ferium- Membro
Quando comecei a aprender, de forma "autodidata", em 1985, não havia nada aqui em Curitiba, só um professor de contrabaixo e eu não tinha nenhum tostão pra pagar.
Passei um tempão sem saber o que era Slap, a primeira vez que vi alguém fazer foi em um videoclipe do kid abelha.
Minha salvação foi quando meu companheiro daqui de Curitiba, o Glauco Solter, me passou um VHS do Louis Johnson. Este video foi meu professor, junto com a discografia do rush e depois do level 42.
Quisera naquela época ter acesso direto e gratuito às infinitas aulas de contrabaixo existentes na internet, a coisa evolui muito mais rápido, por isso vemos jovens talentos impressionantes hoje, com mais facilidade do que víamos antigamente.
Passei um tempão sem saber o que era Slap, a primeira vez que vi alguém fazer foi em um videoclipe do kid abelha.
Minha salvação foi quando meu companheiro daqui de Curitiba, o Glauco Solter, me passou um VHS do Louis Johnson. Este video foi meu professor, junto com a discografia do rush e depois do level 42.
Quisera naquela época ter acesso direto e gratuito às infinitas aulas de contrabaixo existentes na internet, a coisa evolui muito mais rápido, por isso vemos jovens talentos impressionantes hoje, com mais facilidade do que víamos antigamente.
CG escreveu:Só para botar pilha:
Acho que essa comparação não tem muito a ver CG, desculpe-me por discordar.
Música, pintura, humor, etc, é considerado arte e depende muito da aptidão da pessoa para isso, se ela estudar ela consegue, mas se ele tiver apenas o dom, ela consegue do mesmo jeito.
Imagine um médico, engenheiro ou advogado, chegar ao nível do Ney Conceição (cada um em sua profissão) teria que estudar muito heim.
Eu acho que ninguém tem o dom de ser médico e consegue ser um sem estudar.
Alguém aqui deixaria de estudar com o Ney, para estudar com algum baixista que acabou de ser formar numa faculdade de música, que tudo o que sabe aprendeu nela?
Agora se é bom ou ruim ser autodidata aí ja depende de pessoa para pessoa. Eu mesmo me considero um autodidata, pois o pouquíssimo que sei, aprendi sozinho, lendo livros, vendo vídeos, ouvindo e tentando tirar músicas, estudando teoria musical, nunca tive um professor pessoalmente que me desse 10 minutos de aula, alguém que eu pudesse perguntar, por que tal coisa é assim?
No meu caso acho ruim, péssimo, pois se eu tivesse alguém que me orientasse, exigisse de mim, com certeza eu saberia muito mais do que sei hoje e pelo tempo que toco, ja seria um músico profissional.
NeyBass- Membro
Baixista autoditada: Coisa boa ou ruim?[i]
É bom ser autodidata.
Hoje sou autodidata, mas já estudei com professor e posso garantir que o melhor desenvolvimento musical vem das escolas, boas escolas e bons professores, é claro!
O necessário é estudar... Se você conseguir fazer e aprender tudo o que é necessário pra ser um bom músico e um bom baixista sozinho... Tudo bem! Mas tem coisas em nosso desenvolvimento musical que, como já foi dito acima, funcionam melhor sob supervisão e na música é assim: bom professor e bom aluno = bom músico. Na minha opinião.
É bom ser autodidata.
Hoje sou autodidata, mas já estudei com professor e posso garantir que o melhor desenvolvimento musical vem das escolas, boas escolas e bons professores, é claro!
O necessário é estudar... Se você conseguir fazer e aprender tudo o que é necessário pra ser um bom músico e um bom baixista sozinho... Tudo bem! Mas tem coisas em nosso desenvolvimento musical que, como já foi dito acima, funcionam melhor sob supervisão e na música é assim: bom professor e bom aluno = bom músico. Na minha opinião.
Última edição por Edão em Dom Jan 27, 2013 3:19 am, editado 1 vez(es)
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão- Membro
williamfernandes escreveu:
Na última edição da revista Bass Player Brasil, o baixista Bruno Migliari comparou baixistas autodidatas com poetas analfabetos, particularmente achei um tanto arrogante da parte dele, o que acham sobre o assunto?
Só vi esse tópico agora...
Bem, segundo esse raciocínio, o Jaco era analfabeto,pois que eu saiba, foi autodidata...isso pra ficar só nos baixistas.
Perdeu uma boa chance de ficar calado o nosso amigo da entrevista, generalizações não costumam ser muito felizes. Aliás , há muitos colegas nossos,baixistas, que calados são verdadeiros poetas. Essa afirmação do tal Bruno foi a maior besteira vinda de um baixista desde que o Ney Conceição falou que a luthieria brasileira não prestava, assunto à época amplamente discutido aqui no fórum com o Ney, apesar de todo o respeito que merece pelo músico que é,sendo merecidadmente "espinafrado" pela galera...
Amagomes- Membro
Mais tarde vou scanear o trecho aliás as duas primeiras respostas dele e vão ver que não tem nada a ver e achei a postura dele 100%. Esse frase fora do contexto pega mal pacas mas dentro da resposta vão ver que ele não quis dizer nada disso. Pelo contrário.
Pra mim foi uma das melhores entrevistas que já li na Bass Player. Fiquei fã do cara.
Pra mim foi uma das melhores entrevistas que já li na Bass Player. Fiquei fã do cara.
Fernando Zadá escreveu: Esse frase fora do contexto pega mal pacas mas dentro da resposta vão ver que ele não quis dizer nada disso. Pelo contrário.
Estou curioso pra ver o contexto...é claro que nenhum músico com um mínimo de cérebro despreza a importância do estudo, mas desprezar o autoditatismo de forma tão pragmática e generalista como a fala deu a entender também não é correto,por isso a "grita" ...
Amagomes- Membro
Eu não estou com a revista aqui, está lá com o pessoal da minha banda, mas é mais ou menos assim.
"Conhecimento sempre soma, há gente que diz o contrário mas é uma falácia, imagina poetas analfabetos se soubecem escrever aonde chegariam."
Fiquei meuo chateado a princípio, porque a pergunta é sobre autodidatismo e estudo com professores.
"Conhecimento sempre soma, há gente que diz o contrário mas é uma falácia, imagina poetas analfabetos se soubecem escrever aonde chegariam."
Fiquei meuo chateado a princípio, porque a pergunta é sobre autodidatismo e estudo com professores.
williamfernandes- Membro
"^"
Sim, mas se foi assim ele expressou pessimamente...o exemplo e a comparação foram muito infelizes.
Sim, mas se foi assim ele expressou pessimamente...o exemplo e a comparação foram muito infelizes.
Amagomes- Membro
Nada a ver! A resposta é bem longa e ele inclusive fala sobre o lance de continuar estudando a vida toda e o quanto isso é importante.
Por favor comentar uma coisa por uma frase só é complicado.
Tem que ler a pergunta e a resposta na integra. Ele contextualiza tudo e é bem claro ams é longo. Não vou ficar aqui copiando a revista depois escaneio e coloco as duas primeiras perguntas e respostas vão ver que não é por esse caminho.
Por favor comentar uma coisa por uma frase só é complicado.
Tem que ler a pergunta e a resposta na integra. Ele contextualiza tudo e é bem claro ams é longo. Não vou ficar aqui copiando a revista depois escaneio e coloco as duas primeiras perguntas e respostas vão ver que não é por esse caminho.
Pronto tirei a frase do tópico, não quero que pensem errado de mim também, talvez eu tenha entendido errado o Bruno, ou me doído atoa! Abração ae!
williamfernandes- Membro
Bacana a a atitude William.
Não estou defendendo o cara a toa. As vezes a gente lê as coisas e não simpatiza com algo e já puxa pra outro lado ou interpreta de forma mais dura. Achei uma das melhores entrevistas da Bass Player até hoje e o cara bem coerente. Não conheço o trabalho dele direito mas só pela entrevista fiquei fã do cara.
Não estou defendendo o cara a toa. As vezes a gente lê as coisas e não simpatiza com algo e já puxa pra outro lado ou interpreta de forma mais dura. Achei uma das melhores entrevistas da Bass Player até hoje e o cara bem coerente. Não conheço o trabalho dele direito mas só pela entrevista fiquei fã do cara.
Auto didata, é quem pega o baixo(ou seja la o que for) e começa a estudar sem influência externa...
(2) concordo...
(2) concordo...
ducarlos.bass- Membro
Realmente,ser autodidata é complicado.
Eu mesmo,comecei no violão (fiz 2 meses de aula),o resto foi youtube,ler,ver os outros tocarem,etc. Mas hoje percebo o quanto é importante ter alguém pra nortear teus estudos. Principalmente,pra evitar a chance de aprender errado,ou adquirir vícios e conceitos desnecessários.
Mas como na minha cidade falta um bom prof,vou aprendendo com youtube e com o Fórum.
Eu mesmo,comecei no violão (fiz 2 meses de aula),o resto foi youtube,ler,ver os outros tocarem,etc. Mas hoje percebo o quanto é importante ter alguém pra nortear teus estudos. Principalmente,pra evitar a chance de aprender errado,ou adquirir vícios e conceitos desnecessários.
Mas como na minha cidade falta um bom prof,vou aprendendo com youtube e com o Fórum.
pluís- Membro
Antes criar seus próprios vícios do que adquirir os de seus professores....
pluís escreveu: vou aprendendo com youtube e com o Fórum.
faço o mesmo, comigo como falta grana pra um Profº...
ducarlos.bass- Membro
Vixe. se for ruim eu to lascado.
Outro assunto de muita magnitude
Tudo vai depender da musicalidade do cidadão
tem cidadão ai que é formado sabe de tudo, toca mal não sabe colocar uma linha de bom gosto(o que a musica realmente necessita)
se embanana todo na hora de subir tons ou baixar tons assim como citou o zada e por ser estudado acha que sempre tem razão na hora de compor um arranjo
assim como tem cidadão que não sabe uma escala ou quais as notas que estão no braço do instrumento,e tocam bem com personalidade bom gosto em arranjos
e vice versa
tudo depende de cada individuo
não da para falar o que é o bom ou ruim
não estou aqui para defender ou acusar quem estuda ou não estudou
mas a frase do masteles é muito comum de se ver
Tudo vai depender da musicalidade do cidadão
tem cidadão ai que é formado sabe de tudo, toca mal não sabe colocar uma linha de bom gosto(o que a musica realmente necessita)
se embanana todo na hora de subir tons ou baixar tons assim como citou o zada e por ser estudado acha que sempre tem razão na hora de compor um arranjo
assim como tem cidadão que não sabe uma escala ou quais as notas que estão no braço do instrumento,e tocam bem com personalidade bom gosto em arranjos
e vice versa
tudo depende de cada individuo
não da para falar o que é o bom ou ruim
não estou aqui para defender ou acusar quem estuda ou não estudou
mas a frase do masteles é muito comum de se ver
isso é valido tanto para autodidatas e estudadosConheço muitos músicos que falam de mais e tocam de menos
Claudio Jardim, admiro muito a sua maneira de tocar, desde os vídeos de teste do Lakland! Após a fase de estudos pelos VHS mencionados, teve alguma experiência de estudo mais formal? Abraço.Claudio Jardim escreveu:Quando comecei a aprender, de forma "autodidata", em 1985, não havia nada aqui em Curitiba, só um professor de contrabaixo e eu não tinha nenhum tostão pra pagar.
PauloBass- Membro
Desculpem se estou revivendo o tópico, mas acho que de 11 pra 14/02 com carnaval no meio é aceitável. rsrsrs.
Bem, eu sou autodidata por diversos motivos, facilidade de material gratúito na internet, falta de grana, foco musical e etc
A música é uma arte, e como toda arte o maior nivelador de capacidade se chama talento. De nada adianta estudar horrores sem talento, o máximo que se vai conseguir é ser um músico medíocre (no sentido de mediano, nada excepcional) e isso sendo autodidata ou diplomado.
Me lembro de ter visto a alguns anos uma entrevista do Pepeu Gomes afirmando que ele mesmo não sabe ler uma pauta sequer e no entanto está entre os melhores guitarristas do Brasil (minha opinião).
Eu mesmo não sei ler partitura, fiz curso de teoria musical durante 2 anos na escola em que fiz o segundo grau, conheço os termos, figuras, tempos e todo o básico para a leitura e mesmo assim me embanano todo e se não fosse a tablatura eu ficaria completamente perdido, mas isso porque nunca precisei usar na minha vida de músico popular amador, presumo que para o músico profissional seja muito mais relevante, vocês me digam.
O que quero dizer com isso é que além do talento, a opção pela educação formal ou autodidatismo também deve passar pelo foco.
O que precisa saber para ser um músico profissional? Se é o seu foco, corra atrás do que é preciso, se especialize e continue se qualificando.
Quer ser apenas um músico amador fazendo pequenas apresentações ou compor seu próprio material? Corra atrás do mínimo necessário pra isso e evolua ao longo da sua carreira. Se vc vai fazer mega sucesso ou ficar só tocando entre amigos aí é outra história.
Agora o que não podemos esquecer é que tudo é estudo, seja formal ou autodidático, não é só porque eu estudei sozinho que eu fiz menos esforço do que um bacharel e vice-versa.
Abraços!
Bem, eu sou autodidata por diversos motivos, facilidade de material gratúito na internet, falta de grana, foco musical e etc
A música é uma arte, e como toda arte o maior nivelador de capacidade se chama talento. De nada adianta estudar horrores sem talento, o máximo que se vai conseguir é ser um músico medíocre (no sentido de mediano, nada excepcional) e isso sendo autodidata ou diplomado.
Me lembro de ter visto a alguns anos uma entrevista do Pepeu Gomes afirmando que ele mesmo não sabe ler uma pauta sequer e no entanto está entre os melhores guitarristas do Brasil (minha opinião).
Eu mesmo não sei ler partitura, fiz curso de teoria musical durante 2 anos na escola em que fiz o segundo grau, conheço os termos, figuras, tempos e todo o básico para a leitura e mesmo assim me embanano todo e se não fosse a tablatura eu ficaria completamente perdido, mas isso porque nunca precisei usar na minha vida de músico popular amador, presumo que para o músico profissional seja muito mais relevante, vocês me digam.
O que quero dizer com isso é que além do talento, a opção pela educação formal ou autodidatismo também deve passar pelo foco.
O que precisa saber para ser um músico profissional? Se é o seu foco, corra atrás do que é preciso, se especialize e continue se qualificando.
Quer ser apenas um músico amador fazendo pequenas apresentações ou compor seu próprio material? Corra atrás do mínimo necessário pra isso e evolua ao longo da sua carreira. Se vc vai fazer mega sucesso ou ficar só tocando entre amigos aí é outra história.
Agora o que não podemos esquecer é que tudo é estudo, seja formal ou autodidático, não é só porque eu estudei sozinho que eu fiz menos esforço do que um bacharel e vice-versa.
Abraços!
Acredito que as duas coisas sejam válidas, desde que cheguem ha algum lugar, a técnica/conhecimento aliados ao feeling podem dar grandes resultados, mas também vai depender de onde se quer chegar e que estilo quer tocar, algumas peças musicais exigem muito mais. Existem pessoas que não conseguem estudar sozinhas é como fazer musculação em casa... acabam se perdendo no quesito DISCIPLINA...ae já era...Mas no final tem que suar a camisa mesmo.
Sergio Tambelini- Membro
pluís escreveu:Realmente,ser autodidata é complicado.
eu também penso assim , como eu gostaria de fazer aulas com um professor QUALIFICADO, pena que aqui não tem ninguém.
Eliseumohr- Membro
Eu já tive aula de violino (tudo a ver, né?). O professor, antes de mostrar qualquer música, ele mostrava a postura certa e não podia sair tocando enquanto não ficar certinho de postura.
O que eu quis dizer?
Na minha opinião, adoro a vontade de aprender do autodidata. Adoro a curiosidade da criança interior. Mas ter um professor pra nortear tudo isso é bem melhor, porque ele acerta detalhes que o autodidata nem repararia, como , no meu caso, a posição dos dedos num contrabaixo, postura em geral; que pode ser tão bobo de imediato, mas pode afetar muito futuramente. Imagina que legal saber que desde o começo voce tocou numa postura errada? hahahah, no violino seria a morte.
O que eu quis dizer?
Na minha opinião, adoro a vontade de aprender do autodidata. Adoro a curiosidade da criança interior. Mas ter um professor pra nortear tudo isso é bem melhor, porque ele acerta detalhes que o autodidata nem repararia, como , no meu caso, a posição dos dedos num contrabaixo, postura em geral; que pode ser tão bobo de imediato, mas pode afetar muito futuramente. Imagina que legal saber que desde o começo voce tocou numa postura errada? hahahah, no violino seria a morte.
Jugem- Membro
Luigi Pantaleoni escreveu:Antes criar seus próprios vícios do que adquirir os de seus professores....
Respeito a opinião mas vejo-me forçado a discordar dela, pois essa afirmação parte de três princípios que considero como sendo equivocados: Primeiro, associar a criação de vícios como sendo algo desejável (O ideal é que o aprendizado seja concretizado sem a aquisição de vícios), segundo, presumir que o iniciante seja magicamente capaz de, sem orientação alguma, aprender a tocar da maneira correta (Leia-se de forma a não se lesionar durante a prática do instrumento) e terceiro, presumir a não existência de professores capazes de ensinar o aluno da forma certa.
Penso que um iniciante, justamente por ser iniciante, precisa de um bom professor que possa guiá-lo nos primeiros passos no aprendizado do contrabaixo. Isso é, ao meu ver, imprescindível para que o iniciante não desenvolva vícios posturais que possam lesioná-lo.
Sem a supervisão de um professor, o desenvolvimento de tais vícios é algo quase certo.
Penso que um iniciante, justamente por ser iniciante, precisa de um bom professor que possa guiá-lo nos primeiros passos no aprendizado do contrabaixo. Isso é, ao meu ver, imprescindível para que o iniciante não desenvolva vícios posturais que possam lesioná-lo.
Sem a supervisão de um professor, o desenvolvimento de tais vícios é algo quase certo.
Autodidata tem seu valor!
Penso que a primeira coisa que devemos considerar é o conceito de autodidata. Parece que alguns pensam que só quem nunca estudou com professor e nem teve acesso a método algum é que é autodidata. Nâo, não é isso. Há várias formas de autodidatismo. O senso comum determinou a existência de um ser genial, autodidata puro, que aprendeu por si só e criou seus próprios métodos de estudo. O que é quase impossível! Na verdade, o que existe mesmo é o autodidata que colhe material e se organiza para conseguir algum resultado no instrumento. Lembremos que a música é uma ciência; tem história, tem regras, tem estética, tem certo e errado. Por fim, penso que um bacharel tem muito mais possibilidade de conseguir se sobressair numa disputa, por exemplo. Mas também há autodidatas que conseguem bons resultados nas suas investigações não assistidas! www.facebook.com/musicoautodidata
Giovanni Alves Pereira- Membro
estudar nunca trará malefícios...
Giovanni Alves Pereira escreveu:Lembremos que a música é uma ciência;
Música é arte!
De fato, por mais que habite o meio acadêmico, eu não consigo ver música como ciência.
Ferium- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2