Treino de ouvido para identificar frequências
+4
AlbertoBass
allexcosta
brucce
Edu Fettermann
8 participantes
Página 1 de 1
Treino de ouvido para identificar frequências
Bom, dei uma pesquisada rápida pelo fórum e não encontrei nada especificamente sobre este assunto. Também não sei se esta é a seção mais indicada para este tópico. Se não for, por favor me desculpem.
Eu e minha banda temos investido em equipamentos de maior qualidade para nosso estúdio nos últimos tempos e me deparei com uma dificuldade que até então nunca tinha percebido: não consigo identificar com muita clareza as frequências dos sons. Explicando melhor: nosso técnico de som disse que meu baixo novo (um Lakland 55-02) estava com muito médio-grave, que era pra eu mexer no pré para dar uma melhorada. Mexi, não senti diferença nenhuma, mas ele disse que tinha melhorado. Meu guitarrista faz a mesma coisa, falando que tal distorção puxa mais para o agudo, que o delay tal dá uma "esquentada" no médio, e sinceramente percebo muito pouca ou quase nenhuma diferença de um para o outro. Existe alguma maneira de treinar o ouvido para identificar essas diferenças com mais facilidade?
Eu e minha banda temos investido em equipamentos de maior qualidade para nosso estúdio nos últimos tempos e me deparei com uma dificuldade que até então nunca tinha percebido: não consigo identificar com muita clareza as frequências dos sons. Explicando melhor: nosso técnico de som disse que meu baixo novo (um Lakland 55-02) estava com muito médio-grave, que era pra eu mexer no pré para dar uma melhorada. Mexi, não senti diferença nenhuma, mas ele disse que tinha melhorado. Meu guitarrista faz a mesma coisa, falando que tal distorção puxa mais para o agudo, que o delay tal dá uma "esquentada" no médio, e sinceramente percebo muito pouca ou quase nenhuma diferença de um para o outro. Existe alguma maneira de treinar o ouvido para identificar essas diferenças com mais facilidade?
Re: Treino de ouvido para identificar frequências
^
Parabens, somos dois rs
Parabens, somos dois rs
brucce- Síndico
Ouça música, mexa no EQ e preste atenção nas mudanças.
Eu só escuto mudanças bruscas, dar só uma mexidinha pra mim não faz muita diferença mesmo, com excessão do grave....
brucce- Síndico
É aquela coisa, cada pessoa ouve de um jeito...
Tente colocar cada frequência do seu player ou amp no máximo e no mínimo, geralmente é possível se notar alguma diferença. Vá fazendo isso até se acostumar com a mudança gerada por aquele corte ou adição daquela frequência.
Tente colocar cada frequência do seu player ou amp no máximo e no mínimo, geralmente é possível se notar alguma diferença. Vá fazendo isso até se acostumar com a mudança gerada por aquele corte ou adição daquela frequência.
Mas será que não existe outra forma de aprender sobre frequências. No baixo já consigo distinguir algumas, as que me incomodam. Mas gostaria de saber mais sobre esse assunto.
Galera, sempre fui de fuçar pra ver no que dava. Quando ingressei na faculdade de arquitetura e urbanismo, fui apresentado a matéria Conforto, onde um dos módulos é só acústica, tive a felicidade de estudar com o Professor Walter Galvão daqui da Uninove em SP, além de dar aulas ele é consultor em acústica.
A teoria desmistificou muita coisa pra mim, e na minha opinião, ler sobre o assunto é fundamental para entender as frequências e como elas se comportam de maneira diferente em determinados tipos de ambientes e as faixas de frequência de cada instrumento. Não me considero nenhum guru, mas já consigo me virar bem.
Já vi muito material bom sobre o assunto na web também.
A teoria desmistificou muita coisa pra mim, e na minha opinião, ler sobre o assunto é fundamental para entender as frequências e como elas se comportam de maneira diferente em determinados tipos de ambientes e as faixas de frequência de cada instrumento. Não me considero nenhum guru, mas já consigo me virar bem.
Já vi muito material bom sobre o assunto na web também.
Convidado- Convidado
^ vc poderia compartilhar algum dos materiais q vc considera bons sobre este assunto com a gente? o q não gosto muito da internet é q se encontra muitas fontes de pesquisa, mas é difícil identificar as q são, realmente, confiáveis, em especial, qnd se é um leigo no q se está buscando.
fheliojr- Membro
Ok meu caro, chegando em casa dou uma fuçada nos meus arquivos e compartilho.
Quanto a credibilidade nos materiais, vale lembrar que este é um assunto exato, onde a margem para interpretação barra nos ensaios de acústica que são normatizados pela ABNT e normalmente feitos por órgãos credenciados como o IPT por exemplo. Se a citação de fontes convergir para eles é praticamente certo de que o material é confiável. Pelo menos é o critério que uso para filtrar.
Quanto a credibilidade nos materiais, vale lembrar que este é um assunto exato, onde a margem para interpretação barra nos ensaios de acústica que são normatizados pela ABNT e normalmente feitos por órgãos credenciados como o IPT por exemplo. Se a citação de fontes convergir para eles é praticamente certo de que o material é confiável. Pelo menos é o critério que uso para filtrar.
Convidado- Convidado
fheliojr ...
Então meu caro, dá uma olhada neste link aqui, tem uma breve, porém boa introdução sobre o assunto
http://ww2.unime.it/weblab/awardarchivio/ondulatoria/acustica.htm
Espectro sonoro
http://www.explicatorium.com/CFQ8/Som_Espectro_sonoro.php
E esse aqui ilustra um pouco o lance que falei de saber se localizar em meio as frequências.
http://4.bp.blogspot.com/-286mIT2YoTc/Te4TT4wxCYI/AAAAAAAAEug/NPRgl0fwUlA/s1600/Tabela+de+Frequencias.jpg
E se tiver alguma dúvida em relação ao assunto, no que eu puder, me disponho a ajudar.
Abraço.
Então meu caro, dá uma olhada neste link aqui, tem uma breve, porém boa introdução sobre o assunto
http://ww2.unime.it/weblab/awardarchivio/ondulatoria/acustica.htm
Espectro sonoro
http://www.explicatorium.com/CFQ8/Som_Espectro_sonoro.php
E esse aqui ilustra um pouco o lance que falei de saber se localizar em meio as frequências.
http://4.bp.blogspot.com/-286mIT2YoTc/Te4TT4wxCYI/AAAAAAAAEug/NPRgl0fwUlA/s1600/Tabela+de+Frequencias.jpg
E se tiver alguma dúvida em relação ao assunto, no que eu puder, me disponho a ajudar.
Abraço.
Convidado- Convidado
Henri-Q escreveu:Galera, sempre fui de fuçar pra ver no que dava. Quando ingressei na faculdade de arquitetura e urbanismo, fui apresentado a matéria Conforto, onde um dos módulos é só acústica, tive a felicidade de estudar com o Professor Walter Galvão daqui da Uninove em SP, além de dar aulas ele é consultor em acústica.
E esse povo que estuda conforto e acústica nessa quebra aí vai morar aonde depois que forma?
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:Henri-Q escreveu:Galera, sempre fui de fuçar pra ver no que dava. Quando ingressei na faculdade de arquitetura e urbanismo, fui apresentado a matéria Conforto, onde um dos módulos é só acústica, tive a felicidade de estudar com o Professor Walter Galvão daqui da Uninove em SP, além de dar aulas ele é consultor em acústica.
E esse povo que estuda conforto e acústica nessa quebra aí vai morar aonde depois que forma?
Opa Allex... Não entendi sua pergunta.
Convidado- Convidado
Henri-Q escreveu:Opa Allex... Não entendi sua pergunta.
Em que país esses arquitetos e urbanistas aplicam esses conhecimentos?
Desculpa, mas a pergunta é como identificar frequências (439, 440, 441, 442Hz) ou notas (lá, si,ré,...) no braço do contrabaixo...
Me cunfundi...
Me cunfundi...
ricardorony.boliveira- Membro
allexcosta escreveu:Henri-Q escreveu:Opa Allex... Não entendi sua pergunta.
Em que país esses arquitetos e urbanistas aplicam esses conhecimentos?
Então meu... posso lhe falar de Brasil, mesmo por que lá fora, o curso de arquitetura não é tão genérico como aqui. Lá pelo que nos é ministrado (e também pelo que lemos em revistas especializadas no assunto) normalmente os profissionais se especializam em um ramo específico. Aqui, costumamos ser mais abrangentes e menos específicos.
Vou dar um exemplo de aplicação de Conforto Acústico no projeto arquitetônico. Suponha que um cliente quer montar um barzinho, com um espaço para música ao vivo, este cliente adora porcelanato, sofás em couro e queria um lambri em madeira atrás do palco... Cabe ao arquiteto dizer a ele que a acústica estará comprometida por conta dos materiais que ele escolheu não apresentarem bom desempenho e ao invés de reter o som, eles o rebatem em cima das frequências compreendidas nas faixas que os instrumentos utilizam. Ou seja... "É melhor o Sr. utilizar um material mais poroso, revestir as paredes e de preferência utilizar algum recurso para que elas não fiquem totalmente paralelas, tal qual vemos em uma sala de cinema por exemplo. Um exemplo contrário, um auditório (destes pequenos, como os de RH de empresas) para palestras onde secamos tanto a reverberação (por conta dos materiais aplicados) a ponto de ficar desconfortável para o palestrante.
Convidado- Convidado
Edu Fettermann escreveu:Bom, dei uma pesquisada rápida pelo fórum e não encontrei nada especificamente sobre este assunto. Também não sei se esta é a seção mais indicada para este tópico. Se não for, por favor me desculpem.
Então cara, eu também acho muito difícil e sutil essas variações de mais ou menos alguma frequência.
Eu só comecei a entender um pouco melhor quando comecei a pensar em "volumes". Antes eu pensava que tinha o volume e tinha o EQ, agora penso em "volume geral" e "volume de cada frequência".
Se você pensar que timbre do seu baixo é composto por vários sons, dos mais agudos (ex.: brilho da corda nova...) aos mais graves (ex.: nota grave ressoando), mexer no EQ é uma forma de salientar ou esconder algumas dessas componentes no som final que vai sair do seu baixo.
Se o técnico de vocês pediu para você ajustar a EQ do seu baixo, provavelmente não foi porque seu timbre estava ruim ou algo do tipo, mas sim porque deveria estar embolando outro instrumento naquela frequência. Se você pensar em volume geral é fácil: "o baixo está muito alto, reduza o volume para que ouçamos os outros". Agora, se o cara tem um ouvido mais apurado e consegue perceber que isso está acontecendo só em uma frequência, ele pode corrigir e o resultado final será melhor, mesmo para quem nem tinha percebido antes... ou não heheh.
Um bom experimento é ligar o baixo no ampli e reduzir todas as frequências pro zero. Aumentar só uma e ver como fica o timbre, repetir para as outras e depois combinações de frequências e níveis diferentes,...
Mas isso tudo é bem difícil mesmo, pelo menos pra mim, e é sempre bom ter um técnico de som de confiança no ensaio ou no show que esteja avaliando a eq de todo mundo e o resultado final.
ursoouindio- Membro
Henri-Q escreveu:Então meu... posso lhe falar de Brasil
Seu não, homi... Tá me estranhando?
É do Brasil mesmo que estou falando. Deixa eu melhorar a pergunta:
Se existem cursos e professores tão bons no Brasil, porque as edificações e cidades Brasileiras são tão desconfortáveis e acusticamente caóticas? Esses profissionais gabaritados se formam e vão morar fora?
allexcosta escreveu:Henri-Q escreveu:Então meu... posso lhe falar de Brasil
Seu não, homi... Tá me estranhando?
É do Brasil mesmo que estou falando. Deixa eu melhorar a pergunta:
Se existem cursos e professores tão bons no Brasil, porque as edificações e cidades Brasileiras são tão desconfortáveis e acusticamente caóticas? Esses profissionais gabaritados se formam e vão morar fora?
Entram em cena (além de outros) pelo menos dois grandes fatores agravantes, sendo o primeiro o fato do Brasil ser um pais em desenvolvimento, onde poucas coisas foram feitas com planejamento prévio, como as cidades que foram surgindo e portanto tomaram formas que nem sempre favorecem para a configuração de uma edificação (um bom exemplo disso é o fato de termos hospitais ou escolas instalados em avenidas de grande fluxo com alto ruido), o segundo tem mais a ver com aspectos imobiliários mesmo, o fato de existir profissionais capacitados não quer dizer necessariamente que esta mão de obra será investida no projeto, existem questões financeiras envolvidas. Mas sinceramente acredito que isso aconteça em praticamente todos os seguimentos, exemplo disso é o nosso... com tanto músico bom à disposição para freelance de gravações, não é raro ver um "Zé Toba" na intenção de economizar achando que consegue gravar tudo com qualidade. Enfim... é bem por aí.
Convidado- Convidado
ursoouindio escreveu:
Um bom experimento é ligar o baixo no ampli e reduzir todas as frequências pro zero. Aumentar só uma e ver como fica o timbre, repetir para as outras e depois combinações de frequências e níveis diferentes,...
Concordo!
Outro exercício bacana é usar equalizadores gráficos de players tipo winamp ou media player para sentir o efeito das frequências quando cortadas ou adicionadas.
Convidado- Convidado
Dica: Faça isso com fones de ouvido ou caixas de alta qualidadeHenri-Q escreveu:ursoouindio escreveu:
Concordo!
Outro exercício bacana é usar equalizadores gráficos de players tipo winamp ou media player para sentir o efeito das frequências quando cortadas ou adicionadas.
Senão tu mexe no EQ e não altera nada no som mesmo.
Sonikado- Membro
valeu, Henrique!!
fheliojr- Membro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos