Média de preço para realizar a pintura do baixo
5 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Média de preço para realizar a pintura do baixo
Boa tarde a todos, estou prestes a adquirir um novo contra-baixo e infelizmente as cores do modelo não me agradam (vou pegar usado provavelmente), o modelo em questão é o yamaha rbx765a, e não curti muito a cor verde ou vermelha deste modelo em questão. A dúvida é a seguinte:
Qual é o valor médio que os luthiers cobram em são paulo para realizarem a pintura do instrumento?
Penso em algo deste tipo (não sei se a imagem apareceu).
Qual é o valor médio que os luthiers cobram em são paulo para realizarem a pintura do instrumento?
Penso em algo deste tipo (não sei se a imagem apareceu).
Tytoos- Membro
Re: Média de preço para realizar a pintura do baixo
O baixo da foto tem top natural em wenge. É impossível pintar isso...
Procure esse pessoal ou algum luthier local para uma cotação:
http://musickolor.com.br/
Procure esse pessoal ou algum luthier local para uma cotação:
http://musickolor.com.br/
Muito obrigado pela resposta! Bom saber que tem loja especializada em pintura de instrumento musical. Sobre o baixo em questão foi apenas uma idéia, gosto bastante deste tipo de pintura.
Penso até se rola misturar preto com laranja hehehe
Penso até se rola misturar preto com laranja hehehe
Tytoos- Membro
Você está confundindo características naturais da madeira com pintura.
Esse Yamaha tem um laminado de quilted maple que foi tratado para ficar dessa cor, mas é muito difícil reproduzir padrões visuais da natureza com técnicas artificiais.
Quando você ou o profissional retirar a pintura a madeira que aparecerá não terá nada a ver com esses padrões que você busca.
O mais sensato seria deixar isso quieto.
Esse Yamaha tem um laminado de quilted maple que foi tratado para ficar dessa cor, mas é muito difícil reproduzir padrões visuais da natureza com técnicas artificiais.
Quando você ou o profissional retirar a pintura a madeira que aparecerá não terá nada a ver com esses padrões que você busca.
O mais sensato seria deixar isso quieto.
Eu achava que era um tipo específico de tinta, então pelo visto não depende apenas da tinta, mas do padrão da madeira correto?
Tytoos- Membro
Sim. Alguns instrumentos inclusive não são pintados. São envernizados ou encerados justamente para mostrar os veios e demais características da madeira.
Exemplo pratico.
Instrumento pintado:
Instriumento somente envernizado:
Instrumento pintado:
Muito interessante mesmo!!! Vivendo e aprendendo!!! Obrigado pelas dicas amigos
Tytoos- Membro
CG escreveu:Exemplo pratico.
Instrumento pintado:
certeza que esse baixo não tem pintura e tratamento pra ficar assim? pelo que andei pesquisando essa tonalidade é alcançada com tecnica de pintura...
pedroivo85@hotmail.com.br- Membro
Aí você escolhe se acredita no que pesquisou ou no que a gente escreveu aqui.pedroivo85@hotmail.com.br escreveu:certeza que esse baixo não tem pintura e tratamento pra ficar assim? pelo que andei pesquisando essa tonalidade é alcançada com tecnica de pintura...
allexcosta- Administrador
a questão não é escolher, o que quis dizer é que essa tonalidade em madeira é muito dificil "naturalmente", mas é possivel, porém esse da foto parece tratado...allexcosta escreveu:Aí você escolhe se acredita no que pesquisou ou no que a gente escreveu aqui.pedroivo85@hotmail.com.br escreveu:certeza que esse baixo não tem pintura e tratamento pra ficar assim? pelo que andei pesquisando essa tonalidade é alcançada com tecnica de pintura...
A tonalidade tem influência do verniz, o padrão do desenho é único da peça, como se fora uma impressão digital.
é, tou ligado, mas esses veios tão muito perfeitos falando nisso tenho uma duvida que postei em outro topico mas nesse aqui tambem tem a ver, Vamos lá, meu baixo era originalmente Sunburst e eu "enjoei" e mandei pintar com poliester e envernizar, processo feito igual ao do carro, mas ai eu enjoei, tambem, e agora quero dar o acabamento em "Nature", porém tenho certeza que a madeira de meu baixo, apesar de ser Ash, tem uma emenda e acredito que seja em tonalidade diferente uma da outra, entao aí vai minha duvida:allexcosta escreveu:A tonalidade tem influência do verniz, o padrão do desenho é único da peça, como se fora uma impressão digital.
Quero deixar ele natural, mas acredito que eu preciso dar uma tingida para escurecer um pouco a madeira, isso fará com que a descrepancia seja amenizada e tal, vi que até borra de café serve como tonalizante, minha questão é:
Quais materiais devo utilizar para um bom acabamento, supondo que meu baixo ja esteja totalmente sem tinta e esteja esperando a seladora, existe seladora com tons de madeiras diferentes??? caso exista, aplico a seladora e depois o verniz incolor ou aplico resina? ou ainda, posso somente tingir com a seladora e depois polir com cera a base de carnaúba? eu tenho um pote la em casa dessa cera amarelinha,
desde já, obrigado
^ Não há nada de perfeito naquela madeira. O burl é uma ocorrência natural, como se fosse um câncer que acomete a árvore. Existe uma simetria porque o top é feito em livro aberto.
Talvez uma foto te ajude a entender melhor:
Quanto ao resto da mensagem, por favor não repita perguntas em tópicos diferentes.
Grato.
Talvez uma foto te ajude a entender melhor:
Quanto ao resto da mensagem, por favor não repita perguntas em tópicos diferentes.
Grato.
não falei da simetria, falei das imperfeições mesmo, esse câncer que faz com que fique mais bonito o instrumento
pedroivo85@hotmail.com.br escreveu:não falei da simetria, falei das imperfeições mesmo, esse câncer que faz com que fique mais bonito o instrumento
Ah tá, então as imperfeições ficaram perfeitas? Entendo...pedroivo85@hotmail.com.br escreveu:é, tou ligado, mas esses veios tão muito perfeitos
A idéia é essa mesma: deixar o baixo mais bonito, por isso se usa essas madeiras anômalas.
A propósito, onde foi que você pesquisou sobre isso e encontrou que isso era pintura? Acredite, esse lugar de pesquisa não é confiável.
allexcosta escreveu:não falei da simetria, falei das imperfeições mesmo, esse câncer que faz com que fique mais bonito o instrumento
Eu tava pesquisando pelo google e me retornou isso em site de acabamento em moveis de madeira, eu vi umas madeiras lisas que ficaram com esses "pigmentos", mas tanto faz eu não quero esse efeito, eu preciso escurecer minha madeira pra diminuir a diferença nas cores, mas tou com medo de ferrar meu baixoallexcosta escreveu:A propósito, onde foi que você pesquisou sobre isso e encontrou que isso era pintura? Acredite, esse lugar de pesquisa não é confiável.
e nem tudo que é imperfeito é dispensável
Última edição por allexcosta em Sex Out 04, 2013 9:17 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro nos quotes)
Você precisa tratar a madeira com pigmento, fazendo antes inúmeros testes em pedaços de madeira de cor similar até chegar a um resultado que te agrada.
Isso é complicado até pra quem é experiente. Acho viagem você querer fazer isso sozinho.
Isso é complicado até pra quem é experiente. Acho viagem você querer fazer isso sozinho.
vixi, agora voce me deixou com pé atrás... eu ja tou ligando aqui pras lojas de madeira e pegando orçamento dos materiais, eu tou querendo começar a tentar amanha, na pior das hipoteses eu repinto como tá agora...allexcosta escreveu:Você precisa tratar a madeira com pigmento, fazendo antes inúmeros testes em pedaços de madeira de cor similar até chegar a um resultado que te agrada.
mas valeu allex
se alguém já fez isso me diz como foi a experiencia