Trio Elétrico Baiano
5 participantes
Página 1 de 1
Trio Elétrico Baiano
Alex,
Tava vendo uma transmissão do carnaval e fiquei pensando sobre o som Dos trios. De maneira geral quem projeta as caixas, dimensiona os amps, cuida de tudo? Em termos de potência, qual a potência media deles? Tem algum macete pra todo aquele SPL? Tem fotos de alguma coisa? Rsrsr Fiquei Curioso...
Tava vendo uma transmissão do carnaval e fiquei pensando sobre o som Dos trios. De maneira geral quem projeta as caixas, dimensiona os amps, cuida de tudo? Em termos de potência, qual a potência media deles? Tem algum macete pra todo aquele SPL? Tem fotos de alguma coisa? Rsrsr Fiquei Curioso...
carimbass- Membro
Re: Trio Elétrico Baiano
carimbass escreveu:De maneira geral quem projeta as caixas, dimensiona os amps, cuida de tudo?
Existem vários projetos clássicos feitos por experts como Carlos Correia, grande autoridade no assunto e tantos outros. Alguns donos de trio e blocos encomendam o projeto com quem tem muita experiência, como o pessoal do Tapajós, que monta trio pra muita gente, outros fazem seus próprios projetos. Como é uma tecnologia que existe há mais de 60 anos, na Bahia existe muita gente com know-how de trio-elétrico.
carimbass escreveu:Em termos de potência, qual a potência media deles?
Entre 50.000 e 120.000W. Alguns blocos usam outro caminhão que reproduz o som do trio elétrico com cálculo de delay por computador e sinal wireless e mais uns 60.000W, portanto um bloco só pode ter quase 200.000W de som na avenida.
carimbass escreveu:Tem algum macete pra todo aquele SPL? Tem fotos de alguma coisa? Rsrsr Fiquei Curioso...
O macete é muita potência, salas de amp refrigeradas, geradores separados para luz e som, cada um com capacidade para iluminar uma cidade de 100.000 habitantes, a confecção precisa das caixas e uma quantidade absurda de falantes de grave, que dão muito SPL e aquele soco no peito característico da música Baiana. Os equipamentos são de alta qualidade, muita coisa da Clair, da Klark Teknik, Studio R e marcas top mundiais. Não tenho fotos.
Última edição por allexcosta em Qua Fev 13, 2013 1:22 pm, editado 1 vez(es)
Vlw pelas informações! Tenho muita curiosidade de conhecer um trio desses tops, tipo da Ivete pessoalmente...
carimbass- Membro
http://g1.globo.com/Carnaval2009/0,,MUL993339-16634,00.html
https://www.contrabaixobr.com/t6550-leigo-com-duvidas-sobre-pa-para-shows-pequenos-ate-1000-pessoas#143864
https://www.contrabaixobr.com/t6550-leigo-com-duvidas-sobre-pa-para-shows-pequenos-ate-1000-pessoas#143864
Estou de boca aberta...nunca imaginei algo assim, nem em meus sonhos mais delirantes...que estrutura!!!
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano- Membro
Off Bahia ...
Eu não sou desse tempo tão sofisticado do Allex ...
Trabalhei no som (não tava tocando) no primeiro trio de Belém do Pará, o do Bento, o ReBentão!
E até no som do desfile das escolas de samba ... (olha a Fafá lá em cima):
Eu não sou desse tempo tão sofisticado do Allex ...
Trabalhei no som (não tava tocando) no primeiro trio de Belém do Pará, o do Bento, o ReBentão!
E até no som do desfile das escolas de samba ... (olha a Fafá lá em cima):
Boss2K- Membro
allexcosta escreveu:http://g1.globo.com/Carnaval2009/0,,MUL993339-16634,00.html
340.00 Watts de Potencia!!!!
carimbass- Membro
Toquei muito em trios similares ao Rebentão do Boss.
Passei um ano no Mato Grosso do Sul com o trio-elétrico Leãozão do político baiano João Leão. Foi o primeiro trio a visitar aquele estado. Quem cantava com a gente na época era a hoje famosa Gilmelândia.
Naquela época os trios montados em carretas com elevadores e camarins amplos eram relativamente raros e geralmente se usava só um gerador. Dos anos 90 pra cá a coisa evoluiu muito.
Cheguei a ver meu irmão tocando em um daqueles menores, com falantes corneta. Na época os músicos de corda tocavam em cima do caminhão, o baixo era feito em guitarras normais e harmonias e solos feitos em guitarras baianas, que são bandolins elétricos. Dezenas de ritmistas ficavam no meio do caminhão em um vão e não eram amplificados. Foi a fase em que Dodô e Osmar mandavam no carnaval da Bahia.
Encontrei um vídeo interessante de 1980:
Passei um ano no Mato Grosso do Sul com o trio-elétrico Leãozão do político baiano João Leão. Foi o primeiro trio a visitar aquele estado. Quem cantava com a gente na época era a hoje famosa Gilmelândia.
Naquela época os trios montados em carretas com elevadores e camarins amplos eram relativamente raros e geralmente se usava só um gerador. Dos anos 90 pra cá a coisa evoluiu muito.
Cheguei a ver meu irmão tocando em um daqueles menores, com falantes corneta. Na época os músicos de corda tocavam em cima do caminhão, o baixo era feito em guitarras normais e harmonias e solos feitos em guitarras baianas, que são bandolins elétricos. Dezenas de ritmistas ficavam no meio do caminhão em um vão e não eram amplificados. Foi a fase em que Dodô e Osmar mandavam no carnaval da Bahia.
Encontrei um vídeo interessante de 1980:
carimbass escreveu:
Tava vendo uma transmissão do carnaval e fiquei pensando sobre o som Dos trios. ... Tem algum macete pra todo aquele SPL?
É com todo o respeito que pergunto: Como é que tu conseguiu ver "todo aquele SPL" por uma transmissão ?
subgrave- Membro
^ Já me intrometendo, deve ter sido o repórter a 1km de distância berrando feito um doido e o som do trio distorcendo o microfone.
^ah, se for assim sim...
subgrave- Membro
subgrave escreveu:carimbass escreveu:
Tava vendo uma transmissão do carnaval e fiquei pensando sobre o som Dos trios. ... Tem algum macete pra todo aquele SPL?
É com todo o respeito que pergunto: Como é que tu conseguiu ver "todo aquele SPL" por uma transmissão ?
Ja tive oportunidade de ouvir alguns trios pessoalmente...
carimbass- Membro
^ah, se é assim sim...
subgrave- Membro