Reforma Music Man Stingray 5
+10
pluís
Átila Moreira Cedro
LucianoCoto
NeyBass
Fabio Linhares
brucce
Breno_Barnabe
jgs
allexcosta
wolfman
14 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Reforma Music Man Stingray 5
Caras, eu comprei recentemente um Music Man Stingray 5 vindo dos EUA de contêiner e quando chegou estava com a pintura estragada em alguns lugares. Na verdade estava meio quebrada, tipo uma casca mesmo. Um luitier aqui de Goiânia disse que isso acontece com a maioria dos MM. Como eu paguei R$4200,00 (Acredito ter pago um bom preço) não me incomodei com a cor, até então Marine Sparcle. Mas os "quebrados" na pintura, vinham me incomodando há um tempo, e resolvi pintar o danado. Para pintar tive que tirar o sparcle. Quando tirei os primeiros pedaços, notei que havia uma película transparente que separava o sparcle da Madeira. Surgiu a ideia de deixa-lo na cor natural mesmo. Algumas partes estavam bem difíceis de remover. Então tive a ideia de esquentar a pintura com um isqueiro e assim ela saia facilmente com uma lâmina de estile. Entretanto ficou uma especie de borra preta sobre a película e acreditem, retirei com bom bril. (vai ter nego querendo me matar aqui, rss). Dei uma encerada com um produto da dunlop que tenho aqui e esse foi o resultado. Fiquei muito feliz e achei que ficou muito bonito. Pena que o corpo é feito em 3 peças, se não teria ficado bem mais bonito, eu acho.
Re: Reforma Music Man Stingray 5
Achei muito bom, belo ash pra um baixo pintado.
ficou ótimo. antes não era "matching headstock" -- agora é!
Eu achei bem bonito!!
Breno_Barnabe- Membro
lindao hein?
brucce- Síndico
E como aconteceu esses primeiros descascados hein...?
Fabio Linhares- Membro
Ele veio com eles dos EUA, aos poucos fui aumentando ele com a unha mesmo, Apelei e arranquei tudo! rsFabio Linhares escreveu:E como aconteceu esses primeiros descascados hein...?
ficou bem mais bonito...
tiro o chapéu pra sua coragem de fazer tudo isso em um MM, mas ficou ótimo, legal seria envernizar para proteger melhor a madeira.
Off.
Allex, sem querer desvirtuar o tópico do nosso colega, mas tenho uma duvida. Por que os baixos, (todos ou quase) são construídos em 3 peças, até mesmo baixos de elite como esse MM, é alguma coisa técnica, facilidade e praticidade na construção ou o que?
tiro o chapéu pra sua coragem de fazer tudo isso em um MM, mas ficou ótimo, legal seria envernizar para proteger melhor a madeira.
Off.
Allex, sem querer desvirtuar o tópico do nosso colega, mas tenho uma duvida. Por que os baixos, (todos ou quase) são construídos em 3 peças, até mesmo baixos de elite como esse MM, é alguma coisa técnica, facilidade e praticidade na construção ou o que?
NeyBass- Membro
Aproveitar madeira?
Por ser pintura sparcle ele já tem uma espécie de verniz. A madeira não está crua.
Por ser pintura sparcle ele já tem uma espécie de verniz. A madeira não está crua.
valeu.wolfman escreveu:Aproveitar madeira?
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:Allex, sem querer desvirtuar o tópico do nosso colega, mas tenho uma duvida. Por que os baixos, (todos ou quase) são construídos em 3 peças, até mesmo baixos de elite como esse MM, é alguma coisa técnica, facilidade e praticidade na construção ou o que?
Por mais que sejam instrumentos que todos amam, baixos Fender e MM estão muito longe de serem "de elite" em um sentido de seleção de peças de madeira ou coisas assim.
Os fornecedores dessas marcas Americanas mais simples, que fabricam baixos na faixa dos 1000 dólares, entregam caminhões fechados com ash, alder e basswood do mais barato possível, portanto não há exigência em tamanho das peças e nada assim. O único cuidado que eles têm é nos baixos de acabamento natural, nos quais os funcionários são orientados a utilizar pedaços esteticamente harmônicos.
No corpo de um baixo desses não vai nem 1 dólar de madeira.
Há mto tempo eu quero fazer isso no meu tbm.
Prá variar, ele começou a trincar e a soltar pedaços da pintura há um tempo.
O meu é preto, e notei tbm que ele tem uma "base" entre a madeira e a pintura.
O problema é coragem! rsrs
Prá variar, ele começou a trincar e a soltar pedaços da pintura há um tempo.
O meu é preto, e notei tbm que ele tem uma "base" entre a madeira e a pintura.
O problema é coragem! rsrs
LucianoCoto- Membro
Todas essas fábricas maiores utilizam uma base de poliester tipo o fullerplast antes da pintura. O trabalho fica mais rápido e a produção aumenta. A pintura não vai na madeira. Sempre há um fundo antes...
valeu Allex, são observações simples mas que muito de nós não conhecemos. Muito interessante a questão da madeira ser muito barato pra eles e cobrarem tão caro por um instrumento.
obrigado.
obrigado.
NeyBass- Membro
Ficou bonito mesmo. Parabéns pelo trabalho.
Átila Moreira Cedro- Membro
Achei um belo trabalho cara. Parabéns mesmo!
Eu não teria coragem de botar a mão na massa rs O resultado ficou excelente. Realmente muito melhor. Sem falar que instrumento "natural" em 99% dos casos é bem mais bonito.
Eu não teria coragem de botar a mão na massa rs O resultado ficou excelente. Realmente muito melhor. Sem falar que instrumento "natural" em 99% dos casos é bem mais bonito.
pluís- Membro
Fabio Linhares escreveu:E como aconteceu esses primeiros descascados hein...?
Isso é bem comum em MMs... dos 4 que tive, dois tinham esse problema. Se não me engano, o primeiro foi o 5 cordas cherry/escala clara com escudo branco que peguei com vc e veio com a parte de trás todo descascado. Tive um outro preto que estava começando a estufar/descascar tbm.
GusVCD escreveu:Fabio Linhares escreveu:E como aconteceu esses primeiros descascados hein...?
Isso é bem comum em MMs... dos 4 que tive, dois tinham esse problema. Se não me engano, o primeiro foi o 5 cordas cherry/escala clara com escudo branco que peguei com vc e veio com a parte de trás todo descascado. Tive um outro preto que estava começando a estufar/descascar tbm.
faz parte do charme dos MM's
NeyBass- Membro
Achei a foto aqui:
^me lembro.
Mas os descascados do baixo do tópico estao em lugares que parecem ficar longe do contato do corpo. Por isso estranhei.
Sabe por onde anda esse MM aí de cima?
Mas os descascados do baixo do tópico estao em lugares que parecem ficar longe do contato do corpo. Por isso estranhei.
Sabe por onde anda esse MM aí de cima?
Fabio Linhares- Membro
NeyBass escreveu:Muito interessante a questão da madeira ser muito barato pra eles e cobrarem tão caro por um instrumento.
A madeira com certeza é um dos ítens mais baratos na produção de um instrumento de série.
Se você parar pra pensar, esses baixos não são tão caros. Custam algo em torno de 1500 dólares ou um pouco menos.
A maior parte desse dinheiro vai para o pagamento de funcionários, que nos EUA ganham mais por hora do que um empregado Chinês ganha por semana. A hora de trabalho humana é o grande diferencial nos preços, por isso quando uma marca Americana resolve lançar uma linha mais barata não há como fazê-lo cortando custo de materiais. O único jeito é mandando fazer na Ásia.
Acredite, Fender e MM trabalham meio que no limite em termos de instrumentos MADE IN USA. Se fosse uma decisão puramente econômica, as duas fábricas já teriam fechado as portas e transferido toda a produção para a Ásia, porém por questões filosóficas, de força da marca, status, etc, eles mantém as fábricas Americanas. Até quando, ninguém sabe... Em um futuro próximo acredito que os instrumentos Fender e MM feitos nos EUA serão só os Custom Shop e Family Reserve.
^
bem observado Allex, tem todo um fator que gera esse custo e com certeza não é facil manter uma indústria dessa na ativa. E se analisar que um baixo desse custa 1500 dólares, tá ótimo, o duro é trazer pro Brasil que gera uma despesa com impostos quase que a mesma despesa total para uma fabrica americana fabricar esse instrumento.
bem observado Allex, tem todo um fator que gera esse custo e com certeza não é facil manter uma indústria dessa na ativa. E se analisar que um baixo desse custa 1500 dólares, tá ótimo, o duro é trazer pro Brasil que gera uma despesa com impostos quase que a mesma despesa total para uma fabrica americana fabricar esse instrumento.
NeyBass- Membro
^ Aí já é outra coisa...
Dizer que um instrumento Fender feito nos EUA é caríssimo só porque ele chega ao Brasil por 7000 Reais é não enxergar os fatos. São baixos de 1000 dólares. O preço é justo e a fábrica não tem culpa dos impostos Brasileiros.
Dizer que um instrumento Fender feito nos EUA é caríssimo só porque ele chega ao Brasil por 7000 Reais é não enxergar os fatos. São baixos de 1000 dólares. O preço é justo e a fábrica não tem culpa dos impostos Brasileiros.
/\
Isso é verdade,sobre os impostos pro Brasil. Infelizmente no nosso país,tudo é taxado absurdamente. Certo que tem as histórias do "protecionismo" e diversos outros aspectos (fora o olho gordo do governo).
Por essas e outras,a luthieria vem crescendo tanto no Brasil. A questão é,se vc tem mais de um baixo,compensa demais olhando pela qualidade. Agora,se for seu único,não compensa pela desvalorização na revenda por não ter no head escrito: "Music Man,Fender,Yamaha,etc".
Isso é verdade,sobre os impostos pro Brasil. Infelizmente no nosso país,tudo é taxado absurdamente. Certo que tem as histórias do "protecionismo" e diversos outros aspectos (fora o olho gordo do governo).
Por essas e outras,a luthieria vem crescendo tanto no Brasil. A questão é,se vc tem mais de um baixo,compensa demais olhando pela qualidade. Agora,se for seu único,não compensa pela desvalorização na revenda por não ter no head escrito: "Music Man,Fender,Yamaha,etc".
pluís- Membro
allexcosta escreveu:^ Aí já é outra coisa...
sim, foi isso que eu quiz dizer. O trabalho todo e o custo que tem para produzir esse instrumento é quase o mesmo que o Brasil cobra só de impostos pra esse instrumento entrar no Brasil. Lamentável.
NeyBass- Membro
Bom, tomei coragem e fiz o msm com o meu...
Fiquei ontem (sabado) e hoje (domingo) fazendo td com paciência milenar...
Achei bacana o resultado, a madeira tem uns veios legais. O baixo tem duas emendas, vou ficar com ele assim por um tempo.
Minha intenção era restaurar, ainda não sei se mantenho ele assim, natural, ou se mando restaurar com a cor original, preto.
Abaixo segue uma foto do resultado, a qualidade não tá bacana pq tou sem
camera digital, foi no celular msm...
[img] [/img]
Fiquei ontem (sabado) e hoje (domingo) fazendo td com paciência milenar...
Achei bacana o resultado, a madeira tem uns veios legais. O baixo tem duas emendas, vou ficar com ele assim por um tempo.
Minha intenção era restaurar, ainda não sei se mantenho ele assim, natural, ou se mando restaurar com a cor original, preto.
Abaixo segue uma foto do resultado, a qualidade não tá bacana pq tou sem
camera digital, foi no celular msm...
[img] [/img]
LucianoCoto- Membro
LucianoCoto
excelente trabalho brother. Ficou lindaço o MM.
Parabéns mesmo!
excelente trabalho brother. Ficou lindaço o MM.
Parabéns mesmo!
pluís- Membro
Fabio Linhares escreveu:Sabe por onde anda esse MM aí de cima?
Cara, passei ele para um cara de sampa, que pegou o baixo e disse q iria descascar ele todo e deixar natural (acho q ele já tinha feito isso com um outro q teve);
Certamente já deve ter rodado tbm, pois o cara era bem roleiro. Fizemos uma troca grande, onde mandei dois e ele me voltou 2 instrumentos.
E ae galera alem do MM tem outras marcas de baixos que saem a pintura com facilidade tambem ?? Os Yamaha TRB decascam tb ou não ??
Djabass- Membro
pluís escreveu:/\
Eu tava refletindo sobre isso esses dias atras. Comprei um Squier VM V em Dezembro e chegou em Fevereiro, não que eu tenha me
arrependido, achei ele um ótimo baixo. Mas hj, com uma visão mais ampla acerca dos trabalhos, projetos e qualidade dos luthiers que
são apresentados e discutidos aqui no forum, com ctz eu optaria por fazer um.
Essa é uma hipótese que não descarto para o futuro. Por enquanto vou sossegar, terminar de pagar as contas e tal...rsrs
Mas com ctz, essa visão de que instrumento bom tem que ter "etiqueta" já tá indo por água abaixo...
LucianoCoto- Membro
Curti mais o baixo ao natural do que com a cor anterior, parecia ser meio extravagante rsrsrsrs! Parabéns pelo trabalho bem feito!
José Carlos- Membro
wolfman escreveu:Caras, eu comprei recentemente um Music Man Stingray 5 vindo dos EUA de contêiner e quando chegou estava com a pintura estragada em alguns lugares. Na verdade estava meio quebrada, tipo uma casca mesmo. Um luitier aqui de Goiânia disse que isso acontece com a maioria dos MM. Como eu paguei R$4200,00 (Acredito ter pago um bom preço) não me incomodei com a cor, até então Marine Sparcle. Mas os "quebrados" na pintura, vinham me incomodando há um tempo, e resolvi pintar o danado. Para pintar tive que tirar o sparcle. Quando tirei os primeiros pedaços, notei que havia uma película transparente que separava o sparcle da Madeira. Surgiu a ideia de deixa-lo na cor natural mesmo. Algumas partes estavam bem difíceis de remover. Então tive a ideia de esquentar a pintura com um isqueiro e assim ela saia facilmente com uma lâmina de estile. Entretanto ficou uma especie de borra preta sobre a película e acreditem, retirei com bom bril. (vai ter nego querendo me matar aqui, rss). Dei uma encerada com um produto da dunlop que tenho aqui e esse foi o resultado. Fiquei muito feliz e achei que ficou muito bonito. Pena que o corpo é feito em 3 peças, se não teria ficado bem mais bonito, eu acho.
Parabéns Wolfman.... ficou simplesmente ANIMAL!!!
Cara, eu estou com um Sterling by MM Ray34 comprado em Novembro nos EUA e realmente não me lembro de ter dado nenhuma pancada/batida nele. Mesmo assim, o verniz trincou logo abaixo dos knobs, conforme fotos:
Porém, eu trouxe esse baixo para fins comerciais... quero vendê-lo! Não sei se é o caso de fazer o que vcs fizeram (embora eu tenha achado o resultado maravilhoso!). Se fosse ficar com ele, faria isso agora!!!
Alguém conhece um bom luthier restaurador em SP (de preferência, um que já tenha atendido um problema desses). Enviei uma MP pro Guerra, mas parece que ele está sumidão do Fórum.
Abraços