Aula 2 - modos
+12
brucce
william.belo.35
jholanda
Christian
BigBoy
charlaortega
vinibassplayer
malka_aff
WALLY
pluís
andsong13
Renato Leite
16 participantes
Página 1 de 1
Aula 2 - modos
Fala pessoal, saiu a aula dois. Dessa vez falando sobre modos. Essa aula tambem ficou bem grande, tem um exercicio bem legal no final. Qualquer duvida, podemos debater por aqui mesmo.
PS. moderação: criei um tópico novo, porque acho que fica mais organizado. Pois as pessoas podem fazer perguntas pertinentes a cada assunto em um tópico diferente.
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/lJNSa2SuCmM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
PS. moderação: criei um tópico novo, porque acho que fica mais organizado. Pois as pessoas podem fazer perguntas pertinentes a cada assunto em um tópico diferente.
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/lJNSa2SuCmM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Re: Aula 2 - modos
Opa,excelente!
Antes de ver no youtube,já vou baixar pra adiantar minha parte rsrs
Muitissimo obrigado Renato!
Antes de ver no youtube,já vou baixar pra adiantar minha parte rsrs
Muitissimo obrigado Renato!
pluís- Membro
Parabéns...!!!
Muito Boa a Aula.!!
Assim como a sua primeira aula, essa também foi sobre um assunto que eu "Dominava", mas os seus pontos de abordagem e exercícios me fizeram ter um outro olhar, um olhar mais amplo, para ambos os temas.!
Muitíssimo legal MESMO...!!!
Já estou esperando a terceira....!!
Hehehehehehhehe...!!!
Abraços.!!!
Muito Boa a Aula.!!
Assim como a sua primeira aula, essa também foi sobre um assunto que eu "Dominava", mas os seus pontos de abordagem e exercícios me fizeram ter um outro olhar, um olhar mais amplo, para ambos os temas.!
Muitíssimo legal MESMO...!!!
Já estou esperando a terceira....!!
Hehehehehehhehe...!!!
Abraços.!!!
Por que eu estudo e estudo improvisos e escalas e aplicações de dórico sobre jônio e nunca fica bonito meus solos
mas falando sério, faz uma aula mais filosófica com exemplos de improvisos em cima de play alongs ou com um triozinho.
Por que eu estudo e estudo improvisos e escalas e aplicações de dórico sobre jônio e nunca fica bonito meus solos
mas falando sério, faz uma aula mais filosófica com exemplos de improvisos em cima de play alongs ou com um triozinho.
parabéns renato!!
agora fala sobre como improvisar usando isso..
parabéns renato!!
agora fala sobre como improvisar usando isso..
Muito legal Renato! Parabéns mesmo pelas aulas, só senti falta de um material de apoio, tipo a apostila com as digitações, tanto na primeira como na segunda aula.
No segundo vídeo vc até cita a apostila mais não encontrei.
Se puder providenciar ou passar o link ficaremos gratos!!!
No mais como sugestão para as próximas aula fico com o que o Malka_aff falou acima.
Parabéns e obrigado pela força nos estudos.
No segundo vídeo vc até cita a apostila mais não encontrei.
Se puder providenciar ou passar o link ficaremos gratos!!!
No mais como sugestão para as próximas aula fico com o que o Malka_aff falou acima.
Parabéns e obrigado pela força nos estudos.
Baixando para estudar!!!
Parabéns pelo video!!
Parabéns pelo video!!
BigBoy- Membro
como sempre magnifico, sempre ajudando agente Renato, tu é o cara...
Christian- Membro
O link é esse: http://www.4shared.com/office/Tl6I7oB7/modos.html
Agora que percebi que não posso anexar links que não são vídeos.
Sobre as digitações, eu tenho um pensamento que vai um pouco contra passar as digitações para o aluno. Pois a proposta é fazer a pessoa pensar cada vez mais e mais rapido. Por isso eu evito ao maximo passar tablaturas e digitações prontas. O exercício proposto, onde eu peço para a pessoa digitar o modo em uma única corda serve exatamente para isso, limitar o instrumento verticalmente para que a pessoa tenha que buscar uma solução horizontal.
Sobre resultados, esses exercícios propostos oferecem uma dificuldade a mais, portanto os resultados são mais lentos. É o oposto de o aluno decorar um shape de escala, em que logo no primeiro dia ele ja "aprendeu" as escalas. Porem em um longo prazo, o resultado é muito mais profundo e a evolução musical é bem mais ampla. Pois esse aspecto "construtivista" do exercício força a busca por um resultado, e essa busca trás uma evolução muito mais sólida.
Mesmo assim, as digitações estão inevitavelmente colocadas no vídeo, ja que eu toco as escalas e elas podem ser vistas. Mas recomendo que cada pessoa busque suas próprias digitações. Por exemplo eu uso o dorico aberto, com a sexta na mesma corda que a quinta. Ja alguns autores preferem que ele seja feito de maneira fechada. Com apenas duas notas na segunda corda.
Ja o Nico Assumpção, preferia fazer tudo aberto, inclusive preferia fazer os modos maiores de maneira aberta, iniciando com o dedo 1. Vale a pena ver ergonomicamente o que vale mais a pena para cada pessoa.
Agora que percebi que não posso anexar links que não são vídeos.
Sobre as digitações, eu tenho um pensamento que vai um pouco contra passar as digitações para o aluno. Pois a proposta é fazer a pessoa pensar cada vez mais e mais rapido. Por isso eu evito ao maximo passar tablaturas e digitações prontas. O exercício proposto, onde eu peço para a pessoa digitar o modo em uma única corda serve exatamente para isso, limitar o instrumento verticalmente para que a pessoa tenha que buscar uma solução horizontal.
Sobre resultados, esses exercícios propostos oferecem uma dificuldade a mais, portanto os resultados são mais lentos. É o oposto de o aluno decorar um shape de escala, em que logo no primeiro dia ele ja "aprendeu" as escalas. Porem em um longo prazo, o resultado é muito mais profundo e a evolução musical é bem mais ampla. Pois esse aspecto "construtivista" do exercício força a busca por um resultado, e essa busca trás uma evolução muito mais sólida.
Mesmo assim, as digitações estão inevitavelmente colocadas no vídeo, ja que eu toco as escalas e elas podem ser vistas. Mas recomendo que cada pessoa busque suas próprias digitações. Por exemplo eu uso o dorico aberto, com a sexta na mesma corda que a quinta. Ja alguns autores preferem que ele seja feito de maneira fechada. Com apenas duas notas na segunda corda.
Ja o Nico Assumpção, preferia fazer tudo aberto, inclusive preferia fazer os modos maiores de maneira aberta, iniciando com o dedo 1. Vale a pena ver ergonomicamente o que vale mais a pena para cada pessoa.
^ Agora sim, não havia pensado por este lado. Você tem razão. Esta totalmente correto.
É isso mesmo, pensamento Piagetiano.
Parabéns mais uma vez Renato!!!
É isso mesmo, pensamento Piagetiano.
Parabéns mais uma vez Renato!!!
Boa visão Renato.
Obrigado pela didática e por retirar seu tempo nos ajudando! Vamos estudar! rs
Obrigado pela didática e por retirar seu tempo nos ajudando! Vamos estudar! rs
pluís- Membro
Obrigado. Espero em breve estudar esse Video. Mas ainda estou estudando o primeiro
jholanda- Membro
Eu nao entendi uma coisa Renato, vc deu exemplo improvisando o ''E'', mas vc andou pra caramba pelo braço, isso tudo era só no ''E'' q vc tava? entendeu?
Eu só sei tipo descer e subir só as sete notas da escala =/. Se pode me ensinar?
Eu só sei tipo descer e subir só as sete notas da escala =/. Se pode me ensinar?
william.belo.35- Membro
^
Brother, acredito que você não entendeu o vídeo.... Ele estava usando a escala de E ok? Dentro da escada de E, vc pode usar todas aquelas que ele mostrou, que na verdade nada mais é do que você inverter as escalas em outras posições do braço (inverter as sequências da nota da mesma escala). Vou te dar um exemplo:
Escala de E: E F# G# A B C# D# E e vocÊ vai tocar na corda A, casa 7 ok?
Se você inverter as escalas (o que é chamado de modos gregos), você terá outras posições pra fazer a mesma escala. Ex.
Corda A, casa 9: F# G# A B C# D# E F#
E assim por diante, entendeu porque ele pode usar o braço todo?
E outra, independente de qual escala você usar, você pode usar muitas partes do braço porque no braço tem a mesma nota diversas vezes também. Por exemplo, do E, ele é a primeira corda de cima pra baixo tocada solta, na corda A, é a 7 casa, na corda D é a 2 casa, na corda sol é a 9 casa, e assim por diante.
Não sei se ficou muito claro....
Brother, acredito que você não entendeu o vídeo.... Ele estava usando a escala de E ok? Dentro da escada de E, vc pode usar todas aquelas que ele mostrou, que na verdade nada mais é do que você inverter as escalas em outras posições do braço (inverter as sequências da nota da mesma escala). Vou te dar um exemplo:
Escala de E: E F# G# A B C# D# E e vocÊ vai tocar na corda A, casa 7 ok?
Se você inverter as escalas (o que é chamado de modos gregos), você terá outras posições pra fazer a mesma escala. Ex.
Corda A, casa 9: F# G# A B C# D# E F#
E assim por diante, entendeu porque ele pode usar o braço todo?
E outra, independente de qual escala você usar, você pode usar muitas partes do braço porque no braço tem a mesma nota diversas vezes também. Por exemplo, do E, ele é a primeira corda de cima pra baixo tocada solta, na corda A, é a 7 casa, na corda D é a 2 casa, na corda sol é a 9 casa, e assim por diante.
Não sei se ficou muito claro....
brucce- Síndico
Só p/ constar, continuo estudando o conteúdo dos seus videos Renato.
Obrigado Novamente!
Obrigado Novamente!
Bem interessante, parabéns Renato! Tem muito material pra se estudar no vídeo.
brucce entao na verdade ele nao toca so o E neh? ele toca algumas notas apenas e ja parti pro F# com o dorico e assim vai... e isso?
william.belo.35- Membro
ahm... depende.
Cada momento antes de começar a improvisar, ele fala qual modo vai utilizar.
Em Jônio, por exemplo, ele monta diversas linhas usando APENAS as notas do Jônio (E F# G# A B C# D# E).
Acho que você está com mais dificuldade de sair da Tônica, tentando entender isso certo?
Em Jônio, por exemplo, ele monta diversas linhas usando APENAS as notas do Jônio (E F# G# A B C# D# E).
Acho que você está com mais dificuldade de sair da Tônica, tentando entender isso certo?
brucce- Síndico
brucce escreveu:ahm... depende.
a entendi agora, por exemplo ele faz o jonio em E, mais só q ele usa todos os E do braço, tipo corda A casa 7, corda E casa 12...Subindo descendo e talz...
william.belo.35- Membro
não todos os E , mas toda a escala do jonio, do lidio, etc
brucce- Síndico
e que tipo ele da o ex do jpnio neh, mais ai ele toca um pouco do dorico tambem? isso pode? caramba eu ainda to com duvida kkkk
william.belo.35- Membro
Entao, na verddade cada modo tem sua caracteristica. Ex um eh maior com 7b e o outro eh maior com 7,entao tem notas diferentes. Tem q ficar atento a isso
brucce- Síndico
Improvisação modo frigio 3 grau escala maior !
https://soundcloud.com/victorfusion/frigian-mode
https://soundcloud.com/victorfusion/frigian-mode
Victor colmenero- Membro
^ Não sabe brincar devolve o carrinho Victor kkkk
Se toca muito irmão!!! Acompanho seu canal no youtube.
Realmente impressionante! Parabéns!!!!!!
Se toca muito irmão!!! Acompanho seu canal no youtube.
Realmente impressionante! Parabéns!!!!!!
Belo vídeo, ótimo material de estudo!
Ferium- Membro
Digo o mesmo! Tanto a primeira quanto a segunda aula, eu já tinha uma base, mas suas abordagens complementaram bastante!WALLY escreveu:Parabéns...!!!
Muito Boa a Aula.!!
Parabéns mesmo!
Ló- Membro