Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mahogany e basswood quais as diferenças?

5 participantes

Ir para baixo

Mahogany e basswood quais as diferenças? Empty Mahogany e basswood quais as diferenças?

Mensagem por Jehy Sáb Mar 30, 2013 11:23 am

Estou pra comprar um baixo essa semana, e me deparei com uns modelos que é muito falado aqui no forum, os tagimas millenium ( special e top )
Entrei no site da tagima pra ver a ficha tecnica de ambos os baixos, e a unica diferença deles é o visual, o preço e o corpo.
Tagima Millenium Special : Corpo em Basswood.
Tagima Millenium TOP : Corpo em Mahogany.

So tive a oportunidade de tocar no Special que é feito em basswood, e gostei do baixo , ja o top nao achei na minha cidade, mas pela ficha tecnica a unica diferença entre eles é a madeira.
E como eu nao intendo nada sobre isso, venho aqui pedir ajuda a voces.. essa questao da madeira no caso mahogany e basswood interfere muito no som, no conforto, peso, e etc..?

[font=Times New Roman]Clube Strinberg #26 |Clube Rock/Metal #037 | Clube dos Nerds, Geeks e Afins #46 |
Clube dos Baixistas de Minas Gerais #007 |
Jehy
Jehy
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Mahogany e basswood quais as diferenças? Empty Re: Mahogany e basswood quais as diferenças?

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 30, 2013 11:28 am

Mogno é mais pesado que basswood e considerada uma madeira "melhor", seja lá o que isso significa.

Se haverá diferença no som não há consenso. Aqueles que conseguem ouvir dizem que o mogno proporciona timbres com graves e agudos ricos em detrimento dos médios, enquanto o basswood valoriza os médio-graves em detrimento dos agudos.

Administrador

Mahogany e basswood quais as diferenças? Empty Re: Mahogany e basswood quais as diferenças?

Mensagem por Janning Sáb Mar 30, 2013 3:45 pm

allexcosta escreveu:Mogno é mais pesado que basswood e considerada uma madeira "melhor", seja lá o que isso significa.

Esse mahogany das Tagimas e da maioria das marcas feitas na Ásia não é o mogno "de verdade" (o nosso mogno Swietenia spp.) como o que a Gibson usava em suas Les Paul dos ano 50/60/70, ou até que a Giannini usou no meu formigão. O mahogany asiático também é chamado de Nato (Mora spp) que é esteticamente parecido ao mogno, mas bem leve e com o som diferente.

Por experiencia própria com guitarras: o mogno asiático (Nato) e o basswood pra mim são muito parecidos, não vejo diferença. Já o mogno brasileiro tem um som mais gordo que o basswood ou o nato, e também é mais pesado. Bem mais pesado.

No caso dos Tagimas, não sei se vai influenciar muito.
Janning
Janning
Membro

Mensagem por CG Sáb Mar 30, 2013 4:06 pm

A madeira do corpo influencia muito pouco, tome uma decisão inteligente, teste os dois baixos e fique com o que mais gostar, É melhor e mais rápido do que ficar aqui discutindo o sexo dos anjos

Moderador

Mensagem por Giuliano Sáb Mar 30, 2013 6:13 pm

CG escreveu:A madeira do corpo influencia muito pouco, tome uma decisão inteligente, teste os dois baixos e fique com o que mais gostar, É melhor e mais rápido do que ficar aqui discutindo o sexo dos anjos

Xeque-Mate!
Giuliano
Giuliano
Membro

Mensagem por Jehy Sáb Mar 30, 2013 10:07 pm

Obrigado pessoal pelas respostas, deu pra sacar um pouco sobre as madeiras.

CG escreveu:A madeira do corpo influencia muito pouco, tome uma decisão inteligente, teste os dois baixos e fique com o que mais gostar, É melhor e mais rápido do que ficar aqui discutindo o sexo dos anjos

É como eu disse, eu so encontrei o que é em madeira em basswood pra testar, o outro é so pela net, e como nao tem possibilidade de testa-lo, vim saber um pouco sobre a madeira deles, pra ver se ajudava.

[font=Times New Roman]Clube Strinberg #26 |Clube Rock/Metal #037 | Clube dos Nerds, Geeks e Afins #46 |
Clube dos Baixistas de Minas Gerais #007 |
Jehy
Jehy
Membro

Mensagem por CG Sáb Mar 30, 2013 10:51 pm

Jehy escreveu:
É como eu disse, eu so encontrei o que é em madeira em basswood pra testar, o outro é so pela net, e como nao tem possibilidade de testa-lo, vim saber um pouco sobre a madeira deles, pra ver se ajudava.

Não se preocupe com isso, é procurar pelo em ovo. Gostou do baixo que testou? Se gostou fique com ele, senão vão querer discutir a compatibilidade da madeira no timbre organico em dia de chuva com granizo aqui no fórum, você vai acabar confuso e vai perder a compra desse baixo

Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo