Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

+11
Mauricio de Moraes Corrêa
*-* Rafinha *-*
JOSUKA
Rafael FindanS
flipe
Mr_Arthur
Cantão
allexcosta
Wotan
dibass
Cris Simões
15 participantes

Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Cris Simões Qui Ago 13, 2009 10:56 pm

Alô galera!
Como todos nós aqui sou baixista, mas deu a vontade de voltar a cantar, coisa que fazia antes mas parei pois entrei em bandas que já tinham vocalistas. Agora tô querendo montar uma banda onde serei o Vocalista/Baixista... e agora? Smile Gosto muito dessa onda: The Police (Sting), RPM (Paulo Ricardo), Rush (Geddy Lee), The Beatles (Paul Macartney) etc...
O que vocês podem dar de sugestões e dicas?
Valeu Multidão! \o/
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por dibass Qui Ago 13, 2009 11:26 pm

cris estude as partes separado e qd estiver c elas bem interiorizadas vc executa as duas ao mesmo tempo
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1565
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Wotan Sex Ago 14, 2009 12:04 am

Ótimo tópico Cris Simões. Very Happy
Eu tenho uma certa dificuldade em tocar e cantar, mas depois de algum tempo de treino, quando a linha já está na medula, o canto sai naturalmente

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por allexcosta Sex Ago 14, 2009 12:55 am

Eu não canto mas faço backing vocal.
Os vocais monossilábicos sempre foram fáceis, mas eu tinha dificuldade quando a parte do vocal incluía estrofes inteiras e o baixo era sincopado (se alguém toca música baiana sabe do que estou falando).

O que me ajudou foi colocar um livro qualquer na minha frente e ler normalmente em voz alta enquanto tocava linhas de baixo das músicas que eu iria tocar na gig. No começo é bem difícil, mas depois que você acostuma a colocar a linha de baixo num local específico do cérebro sobra espaço pro resto.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Cantão Sex Ago 14, 2009 1:20 am

allexcosta escreveu:Eu não canto mas faço backing vocal.
Os vocais monossilábicos sempre foram fáceis, mas eu tinha dificuldade quando a parte do vocal incluía estrofes inteiras e o baixo era sincopado (se alguém toca música baiana sabe do que estou falando).

O que me ajudou foi colocar um livro qualquer na minha frente e ler normalmente em voz alta enquanto tocava linhas de baixo das músicas que eu iria tocar na gig. No começo é bem difícil, mas depois que você acostuma a colocar a linha de baixo num local específico do cérebro sobra espaço pro resto.

Mas as linhas do baixo vc já sabia de cor né ?
se for isso , então vamos supor que eu esteja com um repertório novo , decoro primeiro as linhas de baixo das músicas , depois faço a técnica do livro ? é isso ?

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21893
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por allexcosta Sex Ago 14, 2009 1:25 am

^ up

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Cantão Sex Ago 14, 2009 1:30 am

valeu Allex , vou começar a praticar essa técnica , eu tbm não canto , só
faço Backing...mas tem umas estrofes que são praticamente um refrão...rsss , nestas eu apanho...aliás , apanhava...hehehe

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21893
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Cris Simões Sex Ago 14, 2009 12:37 pm

Em um tópico do Forum do Cifraclub vi que é bom treinar "Sofejo", que é basicamente tocar e cantar as notas ao mesmo tempo, treinando assim a afinação.
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Cris Simões Dom Ago 16, 2009 9:03 pm

Bom... começaram minhas aulas de canto.
1 - Exercício para respiração.
Inspire (ar para dentro) pelo nariz e expire (ar para fora) pela boca. O certo é não "mexer" o torax e sim a barriga. Inspire fundo e encha o pulmão de ar começando pela parte de baixo... não se preocupe se ficar com o "barrigão" hehehehe é normal.
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Mr_Arthur Dom Ago 16, 2009 10:40 pm

Caso alguém aí saiba,
Como dito aí acima a respiração é feita puxando o ar para a barriga.

Sempre que eu tiver usando a minha respiração dessa forma eu estou utilizando o diafragma?
Mr_Arthur
Mr_Arthur
Membro

Mensagens : 242
Localização : Valparadise Lost - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por flipe Ter Ago 25, 2009 1:47 pm

eu tenho um sério problema em cantar e tocar as linhas de contrabaixo ao mesmo tempo! Razz Sad Crying or Very sad
flipe
flipe
Membro

Mensagens : 66
Localização : Belo Horizonte/VN - MG - Brasil

http://flipe.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Cris Simões Seg Set 07, 2009 11:21 am

Mr_Arthur escreveu:Caso alguém aí saiba,
Como dito aí acima a respiração é feita puxando o ar para a barriga.

Sempre que eu tiver usando a minha respiração dessa forma eu estou utilizando o diafragma?
Arthur,
Quando respirar, tente não "encher" a parte de cima do torax. Tente sentir o musculo do diafragma que fica entre o pulmão e a barriga.
Na verdade, começe enchendo a barriga, depois tente "somente" encher a parte do meio (diafragma): nem torax, nem barriga.
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Rafael FindanS Seg Set 07, 2009 4:24 pm

Osso é tocar e cantar reggae... haja treino.

____________________________
findans@yahoo.com.br
Rafael FindanS
Rafael FindanS
Membro

Mensagens : 817
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por JOSUKA Sex Set 11, 2009 12:18 pm

nunca estudei canto... mas acho que algo que pode condicionar bem a voz
é vocalizar as tríades ou tétrades quando vc estiver estudando...
por exemplo: ao executar no instrumento as tríades do campo harmônico de DÓ MAIOR vc vocalizará junto: DÓ MI SOL/ RÉ FA LA/ MI SOL SI/ FÁ LA DÓ/ SOL SI RÉ/ LÁ DÓ MI/ SI RÉ FA...

Quando for em um campo harmônico que tenham sustenidos vc vocalizará a nota sustenida com um "S" no final
Exemplo no campo harmônico de LÁ MAIOR: LA DÓS MI/ SI RÉ FÁS/ DÓS MI SÓLS/ RÉ FÁS LÁ/ MI SÓLS SI/ FÁS LA DÓS/ SÓLS SI MI...

OU SEJA: FÁS, DÓS, SÓLS, RÉS, LÁS , MIS, SIS
COM OS BEMOIS: SIB, MIB, LAB, RÉB, SOLB, DOB, FAB...

COMO DE PRAXE, PRATICAR EM TODAS AS TONALIDADES E COM AUXÍLIO DE UM METRÔNOMO.

Acredito que além de este exercicício condicionar a afinação da voz, também amplifique a capacidade de visualização das notas no braço do instrumento, identificando-as assim que vc pôe o olho nelas.

espreo não ter dito neunhuma besteria porque isto aprendi quando estudava em conservatório musical hehe

grande abraço e espero ter ajudado
JOSUKA
JOSUKA
Membro

Mensagens : 41
Localização : FLORIANÓPOLIS

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Cantão Sex Set 11, 2009 2:43 pm

^Excelente dica.... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21893
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Cris Simões Sex Set 11, 2009 6:35 pm

Beleza Josuka! Very Happy
Vale também a dica de treinar as triades "menores"! Principalmente as terças ok?
...No mais é treinar, treinar e treinar!
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por JOSUKA Sex Set 11, 2009 7:45 pm

beleza cris simões... pode crer, concordo...
mas vc diz treinar separadamente apenas as tríades menores?
por que praticando num determinado campo harmônico vc irá pratica las inevitavelmente quando executar o II, III, VI e VII graus...
mas pratica-las separadamente também é importante...
JOSUKA
JOSUKA
Membro

Mensagens : 41
Localização : FLORIANÓPOLIS

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por *-* Rafinha *-* Sáb Set 12, 2009 5:35 pm

Legal!
*-* Rafinha *-*
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagens : 174
Localização : Itu

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por *-* Rafinha *-* Sáb Set 12, 2009 5:40 pm

Vontade eu tenho de cantar mas a vOz não ajuda...Que pena..... o negócio então é tocar né.......fazer o que.....
*-* Rafinha *-*
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagens : 174
Localização : Itu

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por JOSUKA Sáb Set 12, 2009 8:49 pm

este exercício pode ser praticado também com outras escalas...
arpejos, pentatônicas etc...
JOSUKA
JOSUKA
Membro

Mensagens : 41
Localização : FLORIANÓPOLIS

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Mauricio de Moraes Corrêa Sex Set 25, 2009 6:32 pm

Boa noite.

Ao meu ver a grande sacada é a seguinte:

Você teria que pensar como um Pianista pois falando a grosso modo, este faz as linhas de baixo com a mão esquerda e os solos com a direita. Você tem que dividir o cérebro para as duas atividades, solo e acompanhamento.

Outra idéia para entender o raciocínio é ouvir duetos de Música Erudita para dois Violino, duas violas, dois Cellos, Violino e Viola, Violino e Cello, Cello e Contrabaixo, duas Flautas, dois Trumpetes e etc...

Acredito que algumas aulas de piano te façam entender o raciocinio nescessário para tocar Contrabaixo e cantar, mas a parada é "PUNK", mas não é impossível.

Alguns tem mais facilidade que outros, isto varia de pessoa para pessoa.

Eu acho bem mais fácil tocar violão (ou guitarra) e cantar do que tocar Contrabaixo e cantar

E como já foi dito, estude as partes da peça separado, depois junte as duas.

Atenção na pronuncia, interpretação, afinação e na dicção.
A voz passa uma mensagem que precisa ser entendida e sentida.
Voz é instrumento, tem que estudar. Acho tão difícil quanto tocar instrumento sem traste.

Abraços e boa sorte. Very Happy
Mauricio de Moraes Corrêa
Mauricio de Moraes Corrêa
Membro

Mensagens : 82
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Lionbass Seg Set 28, 2009 2:04 pm

Eu faço Back+ alguns trechos de Raggamuffin(quase igual a rap[o estilo do canto]) na minha banda, no início tbm cantava as músicas em inglês, minha técnica sempre foi decorar a linha do baixo.. depois a letra e então juntava os dois, reggae é meio chatinho por ter muitas pausas e contras, mais quando fazia desse jeito ia normal...

____________________________
"Você pode ouvir o agudo, mas é o grave que você SENTE" Lionbass
Custom Basses Club #021
Clube dos Perdidos # 004
Lionbass
Lionbass
Membro

Mensagens : 694
Localização : Pé Vermeio em São Paulo

http://www.jahmaicaroots.tk

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Pedro Jack Qui Out 08, 2009 2:23 pm

Sem querer ser filosófo, ou pretensioso, penso no seguinte: "tudo está junto, tem de soar junto". Ou seja, tem de estar encaixado, linhas de baixo e vocal. Ainda que inconscientemente, você percebe quando está funcionando ou não.
Tente inicialmente tempo, depois contratempo, vá do simples ao mais elaborado. Respeite sempre as acentuações. Procure onde a nota da frase mais acentuada se encaixa com o vocal.
Funciona, inclusive, pra compor. Repare que, ao tirar músicas, tudo está casando, até as mais simples linhas de baixo respeitam essa lei. O mesmo pra bateria, guitarra, todos os instrumentos. Veja bem: não estou dizendo que é tudo "quadrado", entende? Digo que você tem de ouvir o "todo", aí facilita um pouco. Não priorize nem a voz, nem o instrumento, isso é um erro fatal, os dois caminham juntos.
TEM DE PRATICAR MUITO.
Pedro Jack
Pedro Jack
Membro

Mensagens : 563
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por warZ Ter Nov 03, 2015 3:44 pm

JOSUKA escreveu:nunca estudei canto... mas acho que algo que pode condicionar bem a voz
é vocalizar as tríades ou tétrades quando vc estiver estudando...
por exemplo: ao executar no instrumento as tríades do campo harmônico de DÓ MAIOR vc vocalizará junto: DÓ MI SOL/  RÉ FA LA/  MI SOL SI/  FÁ LA DÓ/ SOL SI RÉ/ LÁ DÓ MI/ SI RÉ FA...

Quando for em um campo harmônico que tenham sustenidos vc vocalizará a nota sustenida com um "S" no final
Exemplo no campo harmônico de LÁ MAIOR:  LA DÓS MI/ SI RÉ FÁS/ DÓS MI SÓLS/ RÉ FÁS LÁ/ MI SÓLS SI/ FÁS LA DÓS/ SÓLS SI MI...

OU SEJA:                  FÁS, DÓS, SÓLS, RÉS, LÁS , MIS, SIS
COM OS BEMOIS:     SIB, MIB, LAB, RÉB, SOLB, DOB, FAB...

COMO DE PRAXE, PRATICAR EM TODAS AS TONALIDADES E COM AUXÍLIO DE UM METRÔNOMO.

Acredito que além de este exercicício condicionar a afinação da voz, também amplifique a capacidade de visualização das notas no braço do instrumento, identificando-as assim que vc pôe o olho nelas.

espreo não ter dito neunhuma besteria porque isto aprendi quando estudava em conservatório musical hehe

grande abraço e espero ter ajudado

Sensacional! Obrigado!
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Convidado Sáb Nov 07, 2015 10:59 am

allexcosta escreveu:Eu não canto mas faço backing vocal.
Os vocais monossilábicos sempre foram fáceis, mas eu tinha dificuldade quando a parte do vocal incluía estrofes inteiras e o baixo era sincopado (se alguém toca música baiana sabe do que estou falando).

O que me ajudou foi colocar um livro qualquer na minha frente e ler normalmente em voz alta enquanto tocava linhas de baixo das músicas que eu iria tocar na gig. No começo é bem difícil, mas depois que você acostuma a colocar a linha de baixo num local específico do cérebro sobra espaço pro resto.

É impressionante como Allex tem resposta pra tudo kkk...

Esse cara não deve ser desse planeta...

Eu tenho dificuldade em cantar e tocar junto estilos mais rápidos/ritmados,como o Funk e o Pop Rock por exemplo.Só consigo tocar e cantar uma balada lenta (em acordes),e as vezes tenho que sair do tempo pra que a voz não saia prejudicada,pois o baixo "atrapalha".

Lembrando que meu intuito não é cantar o "básico".Desde que comecei a gostar de canto,me concentrei em vocalistas bastante técnicos e quero cantar de forma similar a eles.Sozinho,eu até consigo cantar legal pra quem canta ha apenas 3 anos... Mas com o baixo,por falta de treinar cantar junto com ele,daí surge o problema.

Quem tem mais uma dica pra mim, além dessa do Allex?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por CoyotteMetal Sáb Jun 11, 2016 12:41 pm

Bom, eu não sou lá "o baixista" mas quando eu canto em alguma música, como backing, memorizo a linha de baixo, depois incluo a parte cantada, mas só quando estou com a linha bem massificada na minha cabeça, quando sinto alguma dificuldade, dou um "simplificada" na linha do baixo...
CoyotteMetal
CoyotteMetal
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista Empty Re: Dicas para desenvolver Baixista e Vocalista

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos