Quais são as técnicas mais comuns para baixo?
+11
deixados
Edão
lucian.cupin
Rodrigolack
Ferium
Djabass
vinibassplayer
pedrohenrique.astronauta
CG
allexcosta
rafo
15 participantes
Página 1 de 1
Quais são as técnicas mais comuns para baixo?
E aí, galera.
É o seguinte, eu comprei um contra baixo faz pouco tempo e estou aprendendo a tocar sozinho, olhando apenas o que é possível encontrar na internet (foi através do google que achei esse fórum), e queria pedir a ajuda de vcs em relação às principais técnicas de baixo... quais são?
Como eu toco guitarra desde 2005 e violão clássico desde 2008 a parte de escalas e digitação não é tão difícil, é fácil de fazer uma adaptação, mas e em relação à mão direita?
Eu encontrei algumas técnicas como:
-pizzicato (e suas variações de dois, três dedos, etc)
-slap
-tapping
Mas não é muito divertido descobrir essas técnicas de forma aleatória simplesmente procurando "técnica de mão direita para contra baixo" por aí e venha o que vier. É aí que vem a questão: quais são as técnicas mais comuns para baixo? E quais vcs julgam essenciais, que todo contra baixista de qualidade deve saber (ao menos o básico)?
Aproveitando o tópico, também, quero perguntar uma coisa sobre o slap:
Em relação ao thump, eu costumo bater com o dedão de uma forma que a corda bate na escala, mas isso sempre faz um barulho tipo "tuc", além da nota, o que parece deixar o som muito sujo... alguém sabe me dizer se a corda não deve tocar na escala?
Agradeço a ajuda de vcs =D
Eu procurei por algum tópico semelhante e não encontrei nenhum, peço desculpas se já tiver...
É o seguinte, eu comprei um contra baixo faz pouco tempo e estou aprendendo a tocar sozinho, olhando apenas o que é possível encontrar na internet (foi através do google que achei esse fórum), e queria pedir a ajuda de vcs em relação às principais técnicas de baixo... quais são?
Como eu toco guitarra desde 2005 e violão clássico desde 2008 a parte de escalas e digitação não é tão difícil, é fácil de fazer uma adaptação, mas e em relação à mão direita?
Eu encontrei algumas técnicas como:
-pizzicato (e suas variações de dois, três dedos, etc)
-slap
-tapping
Mas não é muito divertido descobrir essas técnicas de forma aleatória simplesmente procurando "técnica de mão direita para contra baixo" por aí e venha o que vier. É aí que vem a questão: quais são as técnicas mais comuns para baixo? E quais vcs julgam essenciais, que todo contra baixista de qualidade deve saber (ao menos o básico)?
Aproveitando o tópico, também, quero perguntar uma coisa sobre o slap:
Em relação ao thump, eu costumo bater com o dedão de uma forma que a corda bate na escala, mas isso sempre faz um barulho tipo "tuc", além da nota, o que parece deixar o som muito sujo... alguém sabe me dizer se a corda não deve tocar na escala?
Agradeço a ajuda de vcs =D
Eu procurei por algum tópico semelhante e não encontrei nenhum, peço desculpas se já tiver...
rafo- Membro
Re: Quais são as técnicas mais comuns para baixo?
Comum é só dedo e palheta.
Slap e tapping são um algo a mais, desnecessário para 90% dos estilos. Há MUITAAAAAAAAAA coisa sobre tudo isso no fórum. A busca Google vai te ajudar.
Slap e tapping são um algo a mais, desnecessário para 90% dos estilos. Há MUITAAAAAAAAAA coisa sobre tudo isso no fórum. A busca Google vai te ajudar.
allexcosta escreveu:Comum é só dedo e palheta.
Tio, sempre rápido lógico e eficiente...
(Resposta Automática. Por favor não responda) Se puder compre o livro Contrabaixo Para Leigos. Muito Bom.
pedrohenrique.astronauta- Membro
básico, básico é a boa e velha condução simples (pizzicato) com 2 dedos.
indicador (I) e médio (M), alternados. depois pizzicato com 3 dedos.
o resto é resto.
mas generalizando:
pizzicato 2 e 3 dedos, slap, double thumb, tapping, harmônicos naturais e artificiais, slides, harmônicos com slide...fora as técnicas de palheta.
Enfim, um mundo gigantesco de técnicas só pra fazer firulas
indicador (I) e médio (M), alternados. depois pizzicato com 3 dedos.
o resto é resto.
mas generalizando:
pizzicato 2 e 3 dedos, slap, double thumb, tapping, harmônicos naturais e artificiais, slides, harmônicos com slide...fora as técnicas de palheta.
Enfim, um mundo gigantesco de técnicas só pra fazer firulas
^
Sem contar os Hammer-on e os Pull-offs da vida !!
Sem contar os Hammer-on e os Pull-offs da vida !!
Djabass- Membro
Pra forró, uso alguns harmônicos, hammer on, slap em algumas poucas músicas, uns bends e o que passar disso eu não sei o nome.
De resto, no grosso, é só dedo e ghost notes... MUITAS ghost notes!
De resto, no grosso, é só dedo e ghost notes... MUITAS ghost notes!
Ferium- Membro
Eh ghost notes deixa swing muito legal msm !!
Djabass- Membro
Com certeza. E pro forró isso é fundamental
Ferium- Membro
Bem, acho que todo mundo já falou bem, mas apenas para não se confundir, atenha-se ao pizzicato (2 dedos). A mecânica do contrabaixo é diferente da guitarra, tente se familiarizar com ela antes de tudo, o swing, o groove, as ghost notes, o tempo da bateria para diversos estilos, ou pelo menos para o seu preferido.
Com o tempo vai adicionando outros elementos para enriquecer o seu som mas no momento só o pizzicato vai te fazer entender como as coisas funcionam.
Com o tempo vai adicionando outros elementos para enriquecer o seu som mas no momento só o pizzicato vai te fazer entender como as coisas funcionam.
lucian.cupin- Membro
rafo, pesquisa a técnica dos baixista Anthony Jackson, que usa Palm muted e principalmente os dedos polegar e indicador, alternando com pizzicato e do Abraham Laboriel, que mistura um monte de coisa, inclusive a técnica do violão flamenco.
Como você toca violão clássico, essas técnicas podem ser relativamente fáceis pra você desenvolver.
Como você toca violão clássico, essas técnicas podem ser relativamente fáceis pra você desenvolver.
Edão- Membro
Esse seria o quê (fingerpicking?):
Particularmente, esse cara toca muito.
Particularmente, esse cara toca muito.
deixados- Membro
pizzicato e slap o resto é perfumaria
Fernando Zadá- Moderador
Achei o vídeo excelente... o timbre do Mayones é fantástico e o cara toca muito bem. Mas há trocentas redundâncias alí... se formos levar ao pé da letra, não são 40 técnicas diferentes e sim variações de algumas técnicaslucian.cupin escreveu:
Convidado- Convidado
Penso que dedos e palheta são as técnicas fundamentais a serem dominadas primeiro.
O rafo perguntou em 2013 e sumiu. KkkkEdão escreveu:rafo, pesquisa a técnica dos baixista Anthony Jackson, que usa Palm muted e principalmente os dedos polegar e indicador, alternando com pizzicato e do Abraham Laboriel, que mistura um monte de coisa, inclusive a técnica do violão flamenco.
Jãozeiro- Membro
Jãozeiro escreveu:O rafo perguntou em 2013 e sumiu. KkkkEdão escreveu:rafo, pesquisa a técnica dos baixista Anthony Jackson, que usa Palm muted e principalmente os dedos polegar e indicador, alternando com pizzicato e do Abraham Laboriel, que mistura um monte de coisa, inclusive a técnica do violão flamenco.
Voadazinha de leve... Putz! Kkkkkkkkk!
7 anos depois...
Edão- Membro
Bem comum esse fenômeno por aqui, aliás.Jãozeiro escreveu:O rafo perguntou em 2013 e sumiu. KkkkEdão escreveu:rafo, pesquisa a técnica dos baixista Anthony Jackson, que usa Palm muted e principalmente os dedos polegar e indicador, alternando com pizzicato e do Abraham Laboriel, que mistura um monte de coisa, inclusive a técnica do violão flamenco.
Convidado- Convidado
Fernando Zadá escreveu:pizzicato e slap o resto é perfumaria
Pra mim ainda é dedo e palheta...
Se você for aos maiores festivais de música do mundo, verá mais baixistas usando palheta ou slap?
allexcosta- Administrador
Depende do estilo de música do festival.
Palheta para mim é uma variação do pizicato.
Na verdade não é mas eu gosto de pensar assim! Rsss
Como vim da guitarra palheta no contrabaixo nunca vi como algo preocupante e já usei sim quando necessário mas não sou muito fã, tirando o uso do Bobby Vega, e nunca estudei nem pratiquei nada especifico..
Palheta para mim é uma variação do pizicato.
Na verdade não é mas eu gosto de pensar assim! Rsss
Como vim da guitarra palheta no contrabaixo nunca vi como algo preocupante e já usei sim quando necessário mas não sou muito fã, tirando o uso do Bobby Vega, e nunca estudei nem pratiquei nada especifico..
Fernando Zadá- Moderador
A única agonia q tenho quando tocam baixo com palheta é quando usam palm muting o tempo todo.
fheliojr- Membro
Fernando Zadá escreveu:Depende do estilo de música do festival.
Como disse, os maiores do mundo. Tipo, os 10 maiores...
Fernando Zadá escreveu:Palheta para mim é uma variação do pizicato.
Aí não sei como responder...
allexcosta- Administrador
Coisa de guitarrista Allex...
Fernando Zadá- Moderador