Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

+2
Christian
Normando Neto
6 participantes

Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por Normando Neto Dom Jun 16, 2013 9:33 pm

Pessoal,

Até li o tópico que está em andamento sobre caixas para um sistema médio, mas não respondeu minha questão, que é mais específica; então estou abrindo esse aqui...

Quero mudar meu set de caixas, que atualmente é composto de uma Teksound 4x8 e uma caixa de 15 + driver de 5 de um combo Hartke. Do combo estou usando só a caixa, o amp (HA2000, 120W@8 Ohms e 200@4 Ohms) fica desligado. As caixas são empurradas por um GK MB-500.

Por que quero mudar? Porque quero um sistema mais leve em pêso. O combo Hartke pesa como chumbo e a TK-48, embora mais compacta e leve, não é ainda tão leve quanto quero... Minha idéia é continuar com Teksound, mas partir para os falantes B&C de neodímio, mais leves... De quebra, ainda terei falantes de maior qualidade sonora, claro que mais caros...

A 4x8 não tem opção de falantes de neodímio, então está descartada...

A 2x12, embora seja uma configuração que me agrada, é muito grande. Quero algo que seja mais "transportável" não apenas no pêso, mas também em volume.

Pensei em 2 1x12, que poderiam até ser com falantes comuns, talvez Eminence ao invés dos Voxsound padrão, mas acho as caixas pequenas demais em volume e receio que tenham pouco SPL e falte graves pra um palco médio numa banda com percussão, teclado e dois guitarristas (meu sistema atual está dando conta, porém sem muita folga)...

Então as opções que estou estudando são:

- Opção 1: Duas 2x10. As caixas 2x10 da Teksound são grandes, mas não tanto quanto as 2x12. Pelo tamanho imagino bons graves e eu poderia empilhá-las na vertical (com falantes em linha, teria mais dispersão/headroom?) ou horizontal (teria mais graves?). Mas e o SPL e alcance de zonas mais distantes do palco? Daria conta? Afinal seriam apenas 4 falantes de 10...

- Opção 2: Uma 2x10 e uma 1x15 reduzida. Uma configuração bem conhecida, onde teoricamente uma caixa compensaria o que faltasse na outra, mas leio o Talkbass de vez em quando e o pessoal por lá é mais adepto do uso de caixas iguais (matching cabinets). Muitos argumentam que caixas diferentes ficam desbalanceadas e geram cancelamentos, outros dizem que isso é bobagem...

- Opção 3 e menos provável: Duas 1x15 reduzidas. Imagino que daria um bocado de som, mas usei durante muito tempo apenas o combo Hartke 15+5 e sentia falta de médios, mesmo com falante de cone de alumínio, então não me anima muito. Mas dizem que falantes de 15 modernos já são bem melhores  com médios e o meu Hartke é bem antigo, então talvez não seja a mesma coisa... Esse set teria a vantagem de sair mais barato...

Bem, acho que as variáveis mais importantes estão aí. Agradeço qualquer comentário ou sugestão...

Abraço...

PS: Não estou trabalhando com a idéia de caixas de marcas mais conhecidas/tradicionais ou handmades por questão de custo. As Teksound são mais acessíveis e é o que cabe no meu orçamento no momento...
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1104
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por Christian Dom Jun 16, 2013 9:41 pm

falantes de 12 para mim são perfeitos e não faltam graves de maneira alguma, pra mim eu faria 2 caixas de 12 separadas e quando fosse gig maior levaria as duas, portabilidade e timbre.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3803
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por allexcosta Dom Jun 16, 2013 9:50 pm

O que é um sistema "médio"?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54778
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por Normando Neto Dom Jun 16, 2013 10:08 pm

Copiei a nomeclatura do outro tópico, pelo jeito não existe, né?

Seria um sistema que desse conta de ensaios de uma banda "grande" (bateria, baixo, percussão, duas guitarras, teclado, backing do baterista e percussionista e o vocalista usa violão e guitarra aqui e ali) e palcos até um tamanho médio, tipo de um bar grande ou um clube fechado (grande pra mim seriam aqueles mega-palcos que se montam em eventos ao ar livre, mas aí o som deve ter retorno decente). Aqui no interior os caras que montam som botam cubos pequenos e uma caixas bem xexelentas pra retorno, hoje mesmo toquei num clube que tinha um cubinho Warwick de 100W pra o baixo e duas caixinhas com dois falantes de dez, de má qualidade e bem maltratados pra retorno geral, mas tinha levado o meu set mesmo sendo em outra cidade....

Também que suportasse fazer um bar/clube pra umas duzentas pessoas sem auxílio de PA (não muito provável de acontecer, "just in case")...
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1104
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por Normando Neto Dom Jun 16, 2013 10:12 pm

Christian escreveu:falantes de 12 para mim são perfeitos e não faltam graves de maneira alguma, pra mim eu faria 2 caixas de 12 separadas e quando fosse gig maior levaria as duas, portabilidade e timbre.  



Christian:

Como disse estou pensando em pegar as Teksound, pelo custo/benefício, e as caixas 1x12 deles são de volume (tamanho) bem reduzido. Pelo que ouço falar aqui o tamanho da caixa também influencia nos graves e no SPL, não?
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1104
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por allexcosta Dom Jun 16, 2013 10:16 pm

Normando Neto escreveu:Copiei a nomeclatura do outro tópico, pelo jeito não existe, né?

Eu fiquei meio curioso no outro tópico também.

Mas se é isso: um sistema que não é pequeno ou grande, entendi agora. Desculpe a confusão.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54778
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por ManiacBiffs Dom Jun 16, 2013 10:44 pm

Eu peguei uma 2x12 da Teksound recentemente, com falantes b&c... Estou bem contente com ela. Apesar de não ser muito pequena, é mais leve e mais fácil de carregar do que o staner bx200 que eu tenho.

____________________________
Clube Hartke #93
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagens : 184
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por Normando Neto Dom Jun 16, 2013 10:56 pm

Quanto ela pesa, Biffs? Quais as medidas? É em 4 ohms, né?
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1104
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por ManiacBiffs Dom Jun 16, 2013 11:35 pm

ela é 60x60x38cm e parece ser mais leve que o staner... Eu diria uns 22, 23 kg

Sim, é em 4 ohms!

____________________________
Clube Hartke #93
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagens : 184
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por Normando Neto Dom Jun 16, 2013 11:56 pm

Allex, você pode falar sobre essa história de "matching cabinets"? Faz diferença mesmo? O que muda em relação a um sistema com caixas diferentes?

Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1104
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por subgrave Seg Jun 17, 2013 1:08 am

Christian escreveu:falantes de 12 para mim são perfeitos e não faltam graves de maneira alguma, pra mim eu faria 2 caixas de 12 separadas e quando fosse gig maior levaria as duas, portabilidade e timbre.

:curti:

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por allexcosta Seg Jun 17, 2013 7:48 am

Normando Neto escreveu:Allex, você pode falar sobre essa história de "matching cabinets"? Faz diferença mesmo? O que muda em relação a um sistema com caixas diferentes?

"Matching cabinets" seriam caixas idênticas ou caixas que se complementam bem?

Existem algumas teorias de acústica que dizem que é melhor ter uma caixa que você goste e se sentir falta de volume é só adicionar uma caixa idêntica.

Na prática não é bem assim. Algumas combinações de caixas diferentes funcionam bem.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54778
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por gpraxedes Seg Jun 17, 2013 8:28 am

Eu não abro mão de falantes de 10" se fosse uma só caixa iria na 4x10", como pretende ficar com duas caixas, cogite uma 2x10" e outra tipo 1x12" ou 1x15" mesmo. São dois sistemas que gosto bastante.

Se for usar baixos de 4 cordas apenas, fica mais fácil. Ou 2 210 ou 2 1x12 (uma delas com Tw) irão funcionar bem.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por subgrave Seg Jun 17, 2013 8:38 am

^também tenho uma 4x10 e o timbre é sensacional, mas ela peca na portabilidade...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por gpraxedes Seg Jun 17, 2013 8:42 am

^ Exato.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de Caixas para Sistema Médio... Empty Re: Sugestões de Caixas para Sistema Médio...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos