Estudo releva hábitos de uso e comportamento dos internautas no Brasil
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Estudo releva hábitos de uso e comportamento dos internautas no Brasil
A empresa E.life apresentou os resultados do estudo “Hábitos e
Comportamento dos Usuários de Redes Sociais no Brasil”, com o objetivo de
compreender como os internautas brasileiros avaliam e utilizam a web. A
pesquisa entrevistou 650 pessoas. As perguntas foram aplicadas por meio de
divulgação nas redes sociais, principalmente blogs, Facebook e Twitter.
Entre os temas abordados no questionário, estiveram os locais e
plataformas para acesso à internet, tempo de permanência na rede, outras
atividades praticadas durante o período em que o internauta está online e
os aplicativos mais utilizados para navegar na web.
O estudo mostrou que mais de 53% dos usuários brasileiros de internet
navegam fora do ambiente doméstico via celular, sendo este o meio de
acesso principal para mais de 10%. O uso da web por dispositivos móveis,
aliás, está em alta no País: 62% dos entrevistados utilizam a rede por
celulares ou smartphones, percentual próximo ao dos que acessam por
notebooks, que é de 66%. O meio mais utilizado segue sendo o computador de
mesa (desktop), com 75%.
O tempo gasto na internet pelo celular está abaixo da média de outros
dispositivos. Mais da metade dos entrevistados (55%) costuma passar até
dez horas por semana navegando pelos aparelhos móveis. Entre os usuários
de tablets, o tempo gasto online é maior: 46% ficam conectados até 20
horas. No geral, 54% dos internautas passam pelo menos 30 horas por semana
na rede. Já 34% navegam por mais de 40 horas semanalmente.
Quando questionados sobre que atividades praticam na internet, 98% dos
entrevistados disseram passar parte do tempo nas redes sociais. Destas, o
Facebook segue na preferência nacional, acessada por 81% dos
entrevistados. Já o Google+ foi a rede social que mais cresceu em
cadastros (quase 15 pontos percentuais): cerca de 71% dos entrevistados
disseram possuir cadastro na página, contra pouco mais de 56% no ano
anterior. No caminho oposto está o Orkut, que saiu de 2o. lugar em 2012
(75%) para a 5a. colocação na lista deste ano (57%) – queda de mais de 21
pontos percentuais.
A rede da moda é o Instagram, que mostrou o maior crescimento exponencial
recebendo o cadastro de 22% dos entrevistados nos três meses anteriores à
pesquisa. Os dados refletem um cenário favorável para redes focadas no
compartilhamento de imagens, já que o Pinterest também teve grande adesão
recente: 10% dos entrevistados cadastraram-se no site no mesmo período.
As redes sociais foram o quarto canal mais utilizado pelos internautas
para se comunicar com o atendimento (SAC) das empresas nos últimos seis
meses (52%), atrás de telefone (78%), e-mail (73%) e site (72%). A maioria
(67%) afirma seguir páginas de empresas, produtos e serviços para receber
atendimento (SAC) sempre que precisar.
No Facebook, 93,3% dos internautas curtem perfis de marcas que admiram – a
grande maioria para manifestar apoio. Destes, 48% disse que passou a
admirar mais as marcas após acompanha-las pela rede social.
Outra tendência apontada pelo estudo é que os brasileiros cada vez mais
dividem as suas atenções entre internet e TV ou rádio. 71% dos
entrevistados afirmaram navegar pela web de olho na televisão (20 pontos
percentuais a mais que em 2012), enquanto 50% disseram que costumam ouvir
estações de rádio (12 pontos percentuais acima que à pesquisa anterior).
A pesquisa mostrou ainda que 26% dos internautas pautam as suas escolhas
de programação baseados nos comentários das redes sociais. 16% afirmaram
contar nas redes o que estão assistindo na TV.
Para mais informações sobre o estudo, acesse: http://goo.gl/YCsnF
Comportamento dos Usuários de Redes Sociais no Brasil”, com o objetivo de
compreender como os internautas brasileiros avaliam e utilizam a web. A
pesquisa entrevistou 650 pessoas. As perguntas foram aplicadas por meio de
divulgação nas redes sociais, principalmente blogs, Facebook e Twitter.
Entre os temas abordados no questionário, estiveram os locais e
plataformas para acesso à internet, tempo de permanência na rede, outras
atividades praticadas durante o período em que o internauta está online e
os aplicativos mais utilizados para navegar na web.
O estudo mostrou que mais de 53% dos usuários brasileiros de internet
navegam fora do ambiente doméstico via celular, sendo este o meio de
acesso principal para mais de 10%. O uso da web por dispositivos móveis,
aliás, está em alta no País: 62% dos entrevistados utilizam a rede por
celulares ou smartphones, percentual próximo ao dos que acessam por
notebooks, que é de 66%. O meio mais utilizado segue sendo o computador de
mesa (desktop), com 75%.
O tempo gasto na internet pelo celular está abaixo da média de outros
dispositivos. Mais da metade dos entrevistados (55%) costuma passar até
dez horas por semana navegando pelos aparelhos móveis. Entre os usuários
de tablets, o tempo gasto online é maior: 46% ficam conectados até 20
horas. No geral, 54% dos internautas passam pelo menos 30 horas por semana
na rede. Já 34% navegam por mais de 40 horas semanalmente.
Quando questionados sobre que atividades praticam na internet, 98% dos
entrevistados disseram passar parte do tempo nas redes sociais. Destas, o
Facebook segue na preferência nacional, acessada por 81% dos
entrevistados. Já o Google+ foi a rede social que mais cresceu em
cadastros (quase 15 pontos percentuais): cerca de 71% dos entrevistados
disseram possuir cadastro na página, contra pouco mais de 56% no ano
anterior. No caminho oposto está o Orkut, que saiu de 2o. lugar em 2012
(75%) para a 5a. colocação na lista deste ano (57%) – queda de mais de 21
pontos percentuais.
A rede da moda é o Instagram, que mostrou o maior crescimento exponencial
recebendo o cadastro de 22% dos entrevistados nos três meses anteriores à
pesquisa. Os dados refletem um cenário favorável para redes focadas no
compartilhamento de imagens, já que o Pinterest também teve grande adesão
recente: 10% dos entrevistados cadastraram-se no site no mesmo período.
As redes sociais foram o quarto canal mais utilizado pelos internautas
para se comunicar com o atendimento (SAC) das empresas nos últimos seis
meses (52%), atrás de telefone (78%), e-mail (73%) e site (72%). A maioria
(67%) afirma seguir páginas de empresas, produtos e serviços para receber
atendimento (SAC) sempre que precisar.
No Facebook, 93,3% dos internautas curtem perfis de marcas que admiram – a
grande maioria para manifestar apoio. Destes, 48% disse que passou a
admirar mais as marcas após acompanha-las pela rede social.
Outra tendência apontada pelo estudo é que os brasileiros cada vez mais
dividem as suas atenções entre internet e TV ou rádio. 71% dos
entrevistados afirmaram navegar pela web de olho na televisão (20 pontos
percentuais a mais que em 2012), enquanto 50% disseram que costumam ouvir
estações de rádio (12 pontos percentuais acima que à pesquisa anterior).
A pesquisa mostrou ainda que 26% dos internautas pautam as suas escolhas
de programação baseados nos comentários das redes sociais. 16% afirmaram
contar nas redes o que estão assistindo na TV.
Para mais informações sobre o estudo, acesse: http://goo.gl/YCsnF
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