Dificuldade Ritimica pra executar Licks ou Grooves...
+4
malka_aff
CG
Fernando Zadá
macnarios
8 participantes
Página 1 de 1
Dificuldade Ritimica pra executar Licks ou Grooves...
Boa noite meus amigos, ultimamente tenho estudado exercícios 1234 com metrônomo, escalas, pentatônica e modos gregos e sei como aplica-los, mas hora de executar os licks ou grooves, não consigo executar com fluência, minha mão direita trava e perde o sincronismo com mão esquerda.
Os licks e grooves que estou tentando aprender são os vídeos do nosso brother MarlowDk que é exelente baixista e tenho muita admiração...
O que devo estudar? E como estudar? Para adquirir a fluência correta na execução?
Aproveitando que Marlow faz parte do fórum também, quero agradecer pelos vídeos inspiradores, tenho certeza que não esta apenas influenciando a min, mas toda galera do fórum... Parabéns Marlow
Os licks e grooves que estou tentando aprender são os vídeos do nosso brother MarlowDk que é exelente baixista e tenho muita admiração...
O que devo estudar? E como estudar? Para adquirir a fluência correta na execução?
Aproveitando que Marlow faz parte do fórum também, quero agradecer pelos vídeos inspiradores, tenho certeza que não esta apenas influenciando a min, mas toda galera do fórum... Parabéns Marlow
Última edição por macnarios em Seg Jun 24, 2013 9:27 pm, editado 2 vez(es)
macnarios- Membro
Re: Dificuldade Ritimica pra executar Licks ou Grooves...
Você costuma estudar esse material pensando no ritmo?
Aplique e pratique escalas e exercicios tocando e marcando e sentindo o pulso depois divida ele em dois (colcheias) em três (tercinas) e em quatro (semicolcheias).
Se for o caso de um passo pra trás pratique dessa forma e depois volte a mexer nos grooves com calma.
Tem um livro chamado Bass licks do Ed Friedland que aborda o desenvolvimento rítmico de um lick simples alterando a sua subdivisão e enfeitando ele passo a passo.
http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=39885110115MITN6ZD
Aplique e pratique escalas e exercicios tocando e marcando e sentindo o pulso depois divida ele em dois (colcheias) em três (tercinas) e em quatro (semicolcheias).
Se for o caso de um passo pra trás pratique dessa forma e depois volte a mexer nos grooves com calma.
Tem um livro chamado Bass licks do Ed Friedland que aborda o desenvolvimento rítmico de um lick simples alterando a sua subdivisão e enfeitando ele passo a passo.
http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=39885110115MITN6ZD
Olá zadá, quando estudo escalas não penso em ritmo, somente vou falando as notas no braço pra decorar o desenho ou estudando intervalos..
Como faço pra aplicar estas divisões ritimicas colcheia, tercina e semicolcheia dentro da escala com metrônomo?
Como faço pra aplicar estas divisões ritimicas colcheia, tercina e semicolcheia dentro da escala com metrônomo?
macnarios- Membro
Use o livro do Pozzoli com um metronomo... Ajuda muito.
tocar a escala em colcheia, tercina e semicolcheia, seria então escolher um acorde com ritimo tipo funk em C7M, e tocar a escala C jonio ou C lidio, aplicando 2 notas/ 3 notas/ 4 notas por tempo, e ir pegando a pratica o swingado da coisa...
Esse meu entendimento esta correto?
Esse meu entendimento esta correto?
macnarios- Membro
nao precisa escolher acorde, liga o metronomo:
taqui - toqui - toqui - toqui - taqui - toqui - toqui - toqui - taqui - toqui - toqui - toqui - ...
dae primeiro se faz uma nota a cada click do metronomo
C - D - E - F - G - A - B - C (depois volta, ascendente e descendente) C - B - A - G - F - E - D - C
Dae depois duas notas pra cada click
taqui - toqui - toqui - toqui -taqui - toqui - toqui - toqui - ...
C D - E F - G A - B C - C B - A G - F E - D C ....
depois com tres em cada um
CDE - FGA - BCD - CBA - GFE - DCB - ...
Depois quatro por tempo:
CDEF - GABC - CBAG - FEDC
E dae vai aumentando o andamento de acordo com sua pratica que vai melhorando. COnseguiu entender? Abraços e bons estudos
taqui - toqui - toqui - toqui - taqui - toqui - toqui - toqui - taqui - toqui - toqui - toqui - ...
dae primeiro se faz uma nota a cada click do metronomo
C - D - E - F - G - A - B - C (depois volta, ascendente e descendente) C - B - A - G - F - E - D - C
Dae depois duas notas pra cada click
taqui - toqui - toqui - toqui -taqui - toqui - toqui - toqui - ...
C D - E F - G A - B C - C B - A G - F E - D C ....
depois com tres em cada um
CDE - FGA - BCD - CBA - GFE - DCB - ...
Depois quatro por tempo:
CDEF - GABC - CBAG - FEDC
E dae vai aumentando o andamento de acordo com sua pratica que vai melhorando. COnseguiu entender? Abraços e bons estudos
obrigado:D
obrigado:D
macnarios- Membro
começa nuns 60bpm viu, e fica repetindo inumeras vezes cada um desses padroes. Se puder poe um video teu fazendo esse exercicio pra podermos dar mais dicas
Como baixista em especial nunca deveria perder tempo estudando nada, nada mesmo, sem aplicar ritmo
Como baixista em especial nunca deveria perder tempo estudando nada, nada mesmo, sem aplicar ritmo
Obrigado Zadá, CG e Malka, que me deram estas ideias...
Já irei mudar minha rotina de estudos, aplicando exercício de ritmo...pois na verdade não tenho praticado...
Já irei mudar minha rotina de estudos, aplicando exercício de ritmo...pois na verdade não tenho praticado...
macnarios- Membro
procure focar tudo que treina em situações reais para não ter que praticar duas vezes a mesma coisa. Sempre pense ritmicamente e de forma a visualizar numa situação real e etc... uma boa dica é pegar um groove simples e aplicar num sequeência de blues 12 compassos ou mesmo em dois acordes diferentes para ver como pode reaproveitar aquilo e incorporar no seu dia-a-dia.
Abraços e bons estudos
Abraços e bons estudos
.
.
estudo obrigatório!
CG escreveu:Use o livro do Pozzoli com um metronomo... Ajuda muito.
.
estudo obrigatório!
fheliojr- Membro
Quando cansar de tocar com o metrônomo baixe algum software de bateria eletrônica (como o Hydrogen que é gratuito) para tocar junto.
camilom- Membro
Rola em windows?
Me pareceu interessante mas não entendi muito pela página deles.
.
Roda e dá prazer uns samples bacanas
.Fernando Zadá escreveu:Rola em windows?
Roda e dá prazer uns samples bacanas
brucce- Síndico
tinha o pc drummer que é bacaninha mas parou de rodar.
vou baixar chegando em casa
vou baixar chegando em casa
Tenho uma dificuldade que não sei como superar: Eu troco o 1 e o 4.
Vou desenvolver:
O meu metrônomo é digital, para usar tem que por o bpm e a fórmula de compasso (ele até toca algumas figuras rítmicas clássicas), ok?
Para poder marcar certinho ele faz um som diferente no primeiro tempo, para demonstrar o início do compasso, ficando algo como "Clac - click - click - click".
Invariavelmente eu me vejo contando esse "Clac", que é mais agudo e um pouco mais forte, como o tempo 4.
Que tipo de exercício posso fazer para "destrocar" isso dentro da cabeça?
Vou desenvolver:
O meu metrônomo é digital, para usar tem que por o bpm e a fórmula de compasso (ele até toca algumas figuras rítmicas clássicas), ok?
Para poder marcar certinho ele faz um som diferente no primeiro tempo, para demonstrar o início do compasso, ficando algo como "Clac - click - click - click".
Invariavelmente eu me vejo contando esse "Clac", que é mais agudo e um pouco mais forte, como o tempo 4.
Que tipo de exercício posso fazer para "destrocar" isso dentro da cabeça?
bdebigode- Membro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos