Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jaco é superestimado? A opinião de um professor da Berklee

+12
Djabass
fheliojr
Claudio
Samu
Ferium
Fernando Zadá
Cayo Castro
CG
Amagomes
allexcosta
Boss2K
fgbass
16 participantes

Ir para baixo

Jaco é superestimado? A opinião de um professor da Berklee Empty Jaco é superestimado? A opinião de um professor da Berklee

Mensagem por fgbass Ter Jul 02, 2013 6:39 pm

Primeiramente, friso que a intenção deste tópico não é de gerar polêmica ou discussões.

Aqui um depoimento de um professor da Berklee quando perguntado se pensava que Jaco é superestimado.

Eis a resposta:
Primeiro, eu estou verdadeiramente honrado por estar respondendo a esta pergunta sobre se Jaco é "superestimado" por parte da geração mais jovem.
Peço a maioria dos meus alunos da Berklee se eles ouviram falar de Jaco. A maioria diz que sim, eles ouviram falar dele. Então eu pergunto, já ouviram sua música? Muitos não ouviram, ou talvez ouviram só um pouco. Quando eu lhes mostro aluma obra de Jaco, muitos apenas me olham como se não fosse nada especial. Acho que esta é uma perspectiva que não pode ser evitada, pois eles nunca experimentaram música, especialmente tocar baixo quando não havia a influência de Jaco. Eles não podem apreciar plenamente o seu impacto e agora eles estão procurando apenas técnica e ginástica.
Jaco era um presente verdadeiramente original para a música. Ele foi uma das raridades que transcendem o seu instrumento e ainda tem um som tão incrivelmente pessoal, que podem ser reconhecidos em uma nota. Outros talvez incluem Jimi Hendrix, Art Tatum, Charlie Parker, Miles Davis e John Coltrane. Jaco não "tocava" o baixo, ele transpirava música através do baixo elétrico. Seu som era ele!
Ele dedicou-se ao baixo elétrico (ele não tocava 'double'). Sua técnica, tempo, ritmo, uso de harmônicos naturais e artificiais, acordes, e, claro, o som, foi sem precedentes. Ele era um compositor de profundidade. Seu conhecimento e discernimento para a harmonia, relações harmônicas e orquestração era único e evoluiu ao longo de sua vida. Ele também era um líder da banda e alguém que não estava vinculado a qualquer estilo ou gênero de música. Ele tocava jazz, rock, fusion, soul, folk, clássica, etc, e sempre soando como Jaco.
Finalmente, além da música atual, ele era uma presença poderosa inspiradora que tocou a vida e a alma de inúmeras pessoas. Superestimada? Acho que não. Na verdade, eu acho que é ainda há muito à ser descoberto.

Sobre Ed Lucie: além de ser um professor Berklee (Berklee e pós-graduação), Ed tem um mestrado do New England Conservatory of Music. Como um baixista profissional, ele já tocou com Stevie Wonder, Buddy Rich, Warren Haynes e Gov't Mule, Leo Nocentelli, e já se apresentou tanto na Broadway e TV. Você já ouviu falar dele como um sideman em vários álbuns, e talvez tenha lido suas colunas, quando ele era um escritor contribuindo para baixista.

fonte: http://bassmusicianmagazine.com/2013/04/berklee-bass-talk-was-jaco-overrated/

Última edição por francotedescogabrieli em Ter Jul 02, 2013 7:20 pm, editado 1 vez(es)

Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Jaco é superestimado? A opinião de um professor da Berklee Empty Re: Jaco é superestimado? A opinião de um professor da Berklee

Mensagem por Boss2K Ter Jul 02, 2013 6:44 pm

Falta de assunto nessa revista hein?!

Tópico movido para Baixistas

Boss2K
Membro

Jaco é superestimado? A opinião de um professor da Berklee Empty Re: Jaco é superestimado? A opinião de um professor da Berklee

Mensagem por fgbass Ter Jul 02, 2013 6:46 pm

Ahh foi mal, achei que tinha postado no lugar certo...

Membro

Mensagem por allexcosta Ter Jul 02, 2013 7:08 pm

Google translator na área.

Administrador

Mensagem por fgbass Ter Jul 02, 2013 7:10 pm

Sim, preguiça de traduzir na mao haha, preferem que eu faça a traduçao mais correta?

Membro

Mensagem por allexcosta Ter Jul 02, 2013 7:12 pm

Se isso serve pra alguma coisa, tive bastante dificuldade pra entender e terminei lendo o original.

Administrador

Mensagem por Amagomes Ter Jul 02, 2013 9:00 pm

Boss2K escreveu:Falta de assunto nessa revista hein?!

(2)

Mas não é?
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagem por CG Ter Jul 02, 2013 9:12 pm

O Sr. Ed escreveu muito e não disse nada...

Moderador

Mensagem por Cayo Castro Ter Jul 02, 2013 10:00 pm

Mais um fan-boy do Jaco... lol! 

Membro

Mensagem por fgbass Ter Jul 02, 2013 10:01 pm

Eu achei interessante a parte de que os jovens, como eu, nao viram o baixo sem a influencia do Jaco, e penso que a presença dele ja está tao presente no meio que seu trabalho ja nao se destaca tanto.

Membro

Mensagem por CG Ter Jul 02, 2013 10:06 pm

francotedescogabrieli escreveu:Eu achei interessante a parte de que os jovens, como eu, nao viram o baixo sem a influencia do Jaco, e penso que a presença dele ja está tao presente no meio que seu trabalho ja nao se destaca tanto.

Isso é natural em qualquer ramo. Alguém que influenciou uma geração pode passar como algo comum para outra apesar de ter revolucionado esse ramo.

Moderador

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 02, 2013 10:08 pm

Vide Hendrix
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por fgbass Ter Jul 02, 2013 10:10 pm

Acho que já tinha essa questão meio internalizada, mas precisou alguem me dizer pra dar um baque no jeito que eu vejo a situação facepalm 

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 02, 2013 10:36 pm

Eu não achei redundante não.
É uma constatação de alguém que esta ligado a nova geração de estudantes e percebeu essa impressão que alguns estudantes tem.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Amagomes Qua Jul 03, 2013 9:34 am

Fernando Zadá escreveu:Eu não achei redundante não.
É uma constatação de alguém que esta ligado a nova geração de estudantes e percebeu essa impressão que alguns estudantes tem.

Pois eu concordo com o Boss...tremenda falta de assunto.  Seria tão irrelevante quanto fazer a mesma pergunta a guitarristas jovens só trocando o nome do Jaco pelo do Hendrix.

Pô, os caras não terem visto o Jaco, é óbvio pela idade mas com a facilidade de informação que se tem hoje podem fazê-lo a qualquer momento.

Seria o mesmo que perguntar a um de nós: Será que  Bach ou Mozart foram superestimados?

Mas eu gostei da crítica que ele fez aos atuais jovens estudantes de musica, que , na tradução estão descritos como "só querem saber de técnica e ginástica"...pra esses aí qualquer cara que toque abaixo de 300 bpm é superestimado...
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Jul 03, 2013 9:44 am

Eu discordo do artigo...

Convivi bastante tempo com alunos da Berklee e até ensaiei lá algumas vezes.

A maioria dos alunos é bem focada na musicalidade, no estilo e no sotaque necessário para se tornar um bom músico. Fui até ver a banda do Miguel Gandelman que estudava lá na época e o nível era bem alto. Nada de velocidade sem sentido ou ginástica enfadonha.

A maioria dos estudantes sabe que a Berklee dá as ferramentas, mas para se destacar cada um deve lutar por criar seu próprio estilo e linguagem.

Há várias "Esperanzas" perambulando pela Berklee nesse exato momento.

Administrador

Mensagem por Amagomes Qua Jul 03, 2013 10:52 am

allexcosta escreveu:Eu discordo do artigo...
Convivi bastante tempo com alunos da Berklee e até ensaiei lá algumas vezes.
A maioria dos alunos é bem focada na musicalidade, no estilo e no sotaque necessário para se tornar um bom músico. Fui até ver a banda do Miguel Gandelman que estudava lá na época e o nível era bem alto. Nada de velocidade sem sentido ou ginástica enfadonha.

Eu entendi, pela tradução que ele se referiu, não a todos mas só aos que tem essa visão de "só técnica" e talz. Mas como você leu no original certamente pode avaliar melhor o que realmente foi dito.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagem por Ferium Qua Jul 03, 2013 10:57 am

Só vi Jaco tocar por vídeos. Jamais o acharei superestimado.

Última edição por Ferium em Qua Jul 03, 2013 10:58 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção de erros gramaticais.)
Ferium
Ferium
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Jul 03, 2013 11:11 am

Amagomes escreveu:Eu entendi, pela tradução que ele se referiu, não a todos mas só aos que tem essa visão de "só técnica" e talz. Mas  como você  leu no original certamente pode avaliar melhor o que realmente foi dito.

Ele fala em "muitos". Não acho que as coisas mudaram tanto de quando eu morava lá.

Jaco é respeitadíssimo em qualquer escola de música do mundo e sempre lembrado pelos grandes do nosso instrumento.

Até hoje escutamos o fraseado de Jaco em qualquer barzinho ou show que assistimos.

Jorgera é amigo de um professor da Berklee e pode corroborar essa idéia.

Administrador

Mensagem por Samu Qua Jul 03, 2013 12:39 pm

Opa... para tentar contribuir, vou sugerir a seguinte tradução:

Pergunta: Parece haver algum debate, entre as gerações mais jovens de contrabaixistas, quanto ao fato de Jaco ser realmente tão bom quanto se diz, se talvez ele seja superestimado. Em sua opinião, quão importante foi Jaco, e qual o seu lugar na história do contrabaixo?

Resposta: Primeiro, fico realmente honrado por poder responder essa pergunta que alguns mais jovens fazem sobre o Jaco talvez ser "superestimado".
Eu pergunto à maioria dos meus alunos em Berklee se eles já ouviram falar do Jaco. A maioria diz que sim. Então pergunto se já ouviram o som do Jaco. A maioria nunca ouviu, ou ouviu apenas uns trechos aqui e ali. Quando mostro para eles o Jaco tocando alguma coisa, a maioria parece impassível. Acho que é uma questão de perspectiva da geração que não há como evitar; eles nunca viveram a música, e especialmente o contrabaixo, no período anterior ao Jaco. Eles não têm como valorizar completamente seu impacto, e tentam encontrar apenas técnica e ginástica.

Jaco foi uma dádiva ímpar para a música. Ele foi uma das raridades que transcendem seu próprio instrumento e, ainda assim, têm um som incrivelmente pessoal que pode ser reconhecido em uma nota. Outros exemplos talvez sejam Jimi Hendrix, Art Tatum, Charlie Parker, Miles Davis e John Coltrane. Jaco não "tocava" o baixo, ele exalava música através do baixo elétrico. Seu som era ele mesmo!

Ele se dedicava ao baixo elétrico (ele não "dobrava"). Sua técnica, tempo, groove, uso de harmônicos naturais e artificiais, acordes, e, claro, o som, era sem precedentes. Ele era um compositor profundo. Seu conhecimento e compreensão de harmonia, relações harmônicas e orquestração era único e evoluía. Ele também era um líder de banda e alguém que não se deixava limitar por nenhum estilo ou categoria musical. Ele tocava jazz, rock, fusion, soul, folk, música clássica, etc., e era sempre Jaco.

Finalmente, para além da música, ele era uma presença poderosamente inspiradora que tocou a vida e a alma de incontáveis pessoas. Superestimado? Acho que não. De fato, acho que ainda há mais por ser descoberto.

Se achar satisfatória pode usar no tópico.

Quanto à discussão em si, realmente nunca pensei nesse "problema".
É aquele caso em que o cenário parece bastante plausível mas, ao mesmo tempo, eu nunca vi acontecer. Todo baixista que conheço respeita Jaco imensamente, mesmo os da minha idade (20 e poucos anos).
Samu
Samu
Membro

Mensagem por Amagomes Qua Jul 03, 2013 1:07 pm

allexcosta escreveu:

Jaco é respeitadíssimo em qualquer escola de música do mundo e sempre lembrado pelos grandes do nosso instrumento.
Até hoje escutamos o fraseado de Jaco em qualquer barzinho ou show que assistimos.
Jorgera é amigo de um professor da Berklee e pode corroborar essa idéia.

E nem poderia mesmo ser diferente. Jaco está para o baixo assim como Hendrix para a guitarra.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagem por fgbass Qua Jul 03, 2013 1:12 pm

Pra falar a verdade, nos primeiros 3 anos de baixo, eu havia ouvido falar nele, escutado alguns trechos e tal, mas nunca havia chamado minha atençao. Quando escutei alguns trabalhos do Pat Methehy com umas linhas de baixo fora do comum fui pesquisar quem era e descobri que era o Jaco, percebi uma parte de sua genialidade e estudo bastante sua música desde então. Acho que ele foi um inovador e sua influencia se estende à uma variedade de gêneros.

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 03, 2013 2:33 pm

Já pencas de guitarristas na faculdade e que vem ter aulas aqui que ao ouvirem Hendrix pela primeira vez não acharam nada de mais e se surpreendem por ele ser considerado o cara.
Alguns falam que gostam pra ir na onda mas poucos ouvem e entendem a importância dele pra música em geral não só pro instrumento.
Acho que ele quis se referir a essa moçada. E uma coisa é pegar gente que esta num curso desses ou na faculdade no primeiro ano e pegar um do terceiro.. se pegar o mesmo cara as vezes ele esta irreconhecível tamanho poder de influência que a convivência musical e o gosto médio fazem no sentir e pensar do sujeito.

Última edição por Fernando Zadá em Qua Jul 03, 2013 3:00 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ouvem de ouvir com h foi punk. Valeu a correção Boss Acho que pensei em haver ouvido!!????? Rsssss)
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Amagomes Qua Jul 03, 2013 2:40 pm

Fernando Zadá escreveu:Já pencas de guitarristas na faculdade e que vem ter aulas aqui que ao ouvirem Hendrix pela primeira vez não acharam nada de mais e se surpreendem por ele ser considerado o cara.
Alguns falam que gostam pra ir na onda mas poucos ouvem e entendem a importância dele pra música em geral não só pro instrumento.
Acho que ele quis se referir a essa moçada
.

Também foi o que entendi.
Agora, a maioria dos moleques que não acham o Hendrix ou Jaco "nada demais", também ignora que, no mínimo 80 % da forma de tocar que hoje eles tanto curtem,  inclusive a sonoridade, não existia antes deles.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 03, 2013 3:02 pm

é esse o ponto... na guitar o cara acha que o Stevie Ray Vaughan inventou isso, na melhor das hipóteses, ou na mais comum que a forma de tocar quem criou foi o John Mayer.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Claudio Qua Jul 03, 2013 4:39 pm

francotedescogabrieli escreveu:
Jaco não "tocava" o baixo, ele transpirava música através do baixo elétrico. Seu som era ele!

Acho essa definição perfeita. É a mesma que eu usaria para classificar Nico Assumpção e Ron Carter!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por fheliojr Qua Jul 03, 2013 4:52 pm

CG escreveu:
francotedescogabrieli escreveu:Eu achei interessante a parte de que os jovens, como eu, nao viram o baixo sem a influencia do Jaco, e penso que a presença dele ja está tao presente no meio que seu trabalho ja nao se destaca tanto.

Isso é natural em qualquer ramo. Alguém que influenciou uma geração pode passar como algo comum para outra apesar de ter revolucionado esse ramo.

Fernando Zadá escreveu:Vide Hendrix

[2]
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Djabass Qua Jul 03, 2013 5:41 pm

ClaudioBass escreveu:
francotedescogabrieli escreveu:
Jaco não "tocava" o baixo, ele transpirava música através do baixo elétrico. Seu som era ele!

Acho essa definição perfeita. É a mesma que eu usaria para classificar Nico Assumpção e Ron Carter!
^
2
Djabass
Djabass
Membro

Mensagem por Boss2K Qua Jul 03, 2013 6:12 pm

Jaco é superestimado? A opinião de um professor da Berklee Tomsjacoanim99

Boss2K
Membro

Mensagem por Rodrigolack Qui Jul 04, 2013 11:01 am

A questão está na influência gerada pela revolução. Hoje, ao ouvir Jaco, Hendrix muitos jovens não acham nada de mais porque depois desses caras, todo mundo passou a fazer o que eles fizeram, logo se torna realmente algo comum e é exatamente isso que os torna tão respeitados e admirados, pois eles são divisores de águas musicais.

Membro

Mensagem por cK Dom Fev 23, 2014 11:57 pm

Acontece em outras artes também. Se lerem Apanhador no Campo de Centeio ou A Metamorfose, hoje em dia, também não é "nada demais" aos olhos dos jovens. Os efeitos do Matrix no cinema é outro exemplo.
Claro, o que chama a atenção são as inovações. E inovações envelhecem.
cK
cK
Membro

Mensagem por ct.colela Seg Fev 24, 2014 12:59 am

Chato pastorios pacas
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por tcraposo Seg Fev 24, 2014 9:04 am

^

Colela polêmico é polêmico.
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Fev 24, 2014 9:09 am

Mesmo aqueles que não gostam do Jaco tocam suas frases todas as vezes que pegam em um baixo.

Fernando Zadá escreveu:Já pencas de guitarristas na faculdade e que vem ter aulas aqui que ao ouvirem Hendrix pela primeira vez não acharam nada de mais e se surpreendem por ele ser considerado o cara.

É comum ver músicos iniciantes julgando instrumentistas pela técnica ou complexidade do fraseado.

Já vi inúmeros guitarristas dizendo que músicos do naipe de Santana ou BB King eram fracos. A GRANDE maioria muda de opinião depois que amadurece um pouco.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos