Kombi, o último suspiro!
+28
GusVCD
gpraxedes
GANSO
Rick Charles
ct.colela
Sapão¹³
subgrave
Maurício_Expressão
cardozo
pedrohenrique.astronauta
Breno_Barnabe
peter.forc
carlosprofort
Paulo Penna
rschunck
edumerino
RodrigoBR
Groovin
andremega
BigBoy
Thales_Sr
joabi
allexcosta
Boss2K
CG
Sonikado
Vazquez
Zubrycky
32 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Kombi, o último suspiro!
Kombi, o último suspiro!
VW lançará série especial do modelo antes de aposentá-lo no fim de 2013
"Há 60 anos no mercado, a Kombi sobreviveu há várias gerações de carros. Ela viu nascer tecnologias que já foram superadas. Já era velha quando surgiram modelos modernos, que foram fenômenos de venda, se tornaram obsoletos e saíram de linha. E a Kombi continuou firme fazendo sucesso.
Chegaram carros importados, mais modernos e mais baratos, mas ela continuou vendendo como nunca. Sozinha, vende mais do que muitas marcas com vários modelos no catálogo.
Mas chegou a hora dela. Sim, a Kombi finalmente vai sair de linha. Não pelo desejo da Volkswagen, ao contrário: a empresa - acredite - até tentou junto ao governo uma prorrogação do fim do carro para 2015, alegando que está preparando o seu substituto, como se não tivesse tido tempo de pensar nisso nesses 60 anos!
Mas nem todo o seu poder de argumentação comoveu o governo, que não voltou atrás na exigência do airbag e do ABS para todos os carros vendidos no Brasil a partir de janeiro de 2014.
O projeto da Kombi é tão velho que não comporta a adoção desses dois equipamentos de segurança. A engenharia da empresa na Alemanha bem que tentou, mas não conseguiu.
Decretada a morte por imposição da lei, a Kombi, no entanto, vai dar o seu último suspiro. Os jornalistas Maira Nascimento e Marcos Rozen, da Autodata, revelaram que a Volkswagen deve lançar em setembro uma série limitada da perua para marcar o encerramento de produção.
A expectativa é de uma versão diferenciada, com a adoção de alguns equipamentos e melhor acabamento.
Deverão ser produzidas seiscentas unidades da Kombi Último Suspiro (um bom nome pra essa série especial).
Essas séries especiais normalmente atraem o interesse de colecionadores, mas no caso da Kombi, não se espante se, no final do ano, houver uma corrida às revendas".
Fonte: http://revista.webmotors.com.br/yahoo/mercado/kombi-o-ultimo-suspiro/1333467006581
VW lançará série especial do modelo antes de aposentá-lo no fim de 2013
"Há 60 anos no mercado, a Kombi sobreviveu há várias gerações de carros. Ela viu nascer tecnologias que já foram superadas. Já era velha quando surgiram modelos modernos, que foram fenômenos de venda, se tornaram obsoletos e saíram de linha. E a Kombi continuou firme fazendo sucesso.
Chegaram carros importados, mais modernos e mais baratos, mas ela continuou vendendo como nunca. Sozinha, vende mais do que muitas marcas com vários modelos no catálogo.
Mas chegou a hora dela. Sim, a Kombi finalmente vai sair de linha. Não pelo desejo da Volkswagen, ao contrário: a empresa - acredite - até tentou junto ao governo uma prorrogação do fim do carro para 2015, alegando que está preparando o seu substituto, como se não tivesse tido tempo de pensar nisso nesses 60 anos!
Mas nem todo o seu poder de argumentação comoveu o governo, que não voltou atrás na exigência do airbag e do ABS para todos os carros vendidos no Brasil a partir de janeiro de 2014.
O projeto da Kombi é tão velho que não comporta a adoção desses dois equipamentos de segurança. A engenharia da empresa na Alemanha bem que tentou, mas não conseguiu.
Decretada a morte por imposição da lei, a Kombi, no entanto, vai dar o seu último suspiro. Os jornalistas Maira Nascimento e Marcos Rozen, da Autodata, revelaram que a Volkswagen deve lançar em setembro uma série limitada da perua para marcar o encerramento de produção.
A expectativa é de uma versão diferenciada, com a adoção de alguns equipamentos e melhor acabamento.
Deverão ser produzidas seiscentas unidades da Kombi Último Suspiro (um bom nome pra essa série especial).
Essas séries especiais normalmente atraem o interesse de colecionadores, mas no caso da Kombi, não se espante se, no final do ano, houver uma corrida às revendas".
Fonte: http://revista.webmotors.com.br/yahoo/mercado/kombi-o-ultimo-suspiro/1333467006581
Clubes: Clube SX #120 ; Jazz Bass Clube #69 ; Clube Staner #51 .
Vazquez- Membro
Re: Kombi, o último suspiro!
Não choro, ela merece.
A Kombi só vende porque é mais barata que concorrentes. E esse papo de que não comporta é furada, a Volks é que não tem motivo pra investir no Brasil.
Que morra, sem volta =3
A Kombi só vende porque é mais barata que concorrentes. E esse papo de que não comporta é furada, a Volks é que não tem motivo pra investir no Brasil.
Que morra, sem volta =3
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura
Sonikado- Membro
Volkswagen, usurpando os brasileiros há 65 anos... vão dar um jeitinho de arrancar mais dinheiro da gente.
<iframe width="480" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/b_Y-Zztf08c" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Boss2K- Membro
Premê é sempre bom!!!!!!
allexcosta- Administrador
O pão de forma sobre rodas já era...
joabi- Eterno Colaborador
joabi escreveu:
O pão de forma sobre rodas já era...
Ué, pão Pullman não eram as Towner?
Sei lá, conheço esse apelido há muito tempo, antes de lançarem a Towner. Também dizem que a Kombi capota até estacionada na garagem... kkkk
joabi- Eterno Colaborador
joabi escreveu:
Sei lá, conheço esse apelido há muito tempo, antes de lançarem a Towner. Também dizem que a Kombi capota até estacionada na garagem... kkkk
Bom projeto, mas que teve seu tempo. Tchau.
A VW vai lançar uma série especial (mais uma) de despedida, deve custar R$ 75 mil a unidade. Acho que vou encomendar a minha
A VW vai lançar uma série especial (mais uma) de despedida, deve custar R$ 75 mil a unidade. Acho que vou encomendar a minha
Bom projeto só se for pra um suicida...
Mas aposentar um nome forte desses é um erro.
Deveriam lançar a nova Kombi, algo assim:
Mas aposentar um nome forte desses é um erro.
Deveriam lançar a nova Kombi, algo assim:
Grande Kombi!!!
RIP!
RIP!
BigBoy- Membro
Esses dias vi uma com o numero 13 em uma concessionaria VW. Me deu arrepios.
NÃo sei o que é pior, um carro desses sendo vendido novo em 2013 ou alguem comprando.
Por outro lado, em um lugar onde se compra um Golf de quase 15 anos, um carro de segmento que em tese era pra ter evoluções tecnológicas, como sendo o "grande concorrente no mercado", a Kombi é moleza!
Seria a culpa das montadoras ou nossa?
NÃo sei o que é pior, um carro desses sendo vendido novo em 2013 ou alguem comprando.
Por outro lado, em um lugar onde se compra um Golf de quase 15 anos, um carro de segmento que em tese era pra ter evoluções tecnológicas, como sendo o "grande concorrente no mercado", a Kombi é moleza!
Seria a culpa das montadoras ou nossa?
andremega escreveu:Seria a culpa das montadoras ou nossa?
Nossa.
Sempre com o mesmo desenho, mudando alguma coisinha aqui, outra colá.
Deveriam promover uma grande mudança, deixando-a segura, mais robusta e com mais tecnologia, quem sabe?
Conhecemos várias histórias como esta que deram certo.
Aposentar o nome Kombi é uma judiação.
Deveriam promover uma grande mudança, deixando-a segura, mais robusta e com mais tecnologia, quem sabe?
Conhecemos várias histórias como esta que deram certo.
Aposentar o nome Kombi é uma judiação.
Groovin- Membro
Realmente, nos dias de hoje falar isso é válido. Mas temos que pensar nesse projeto há 60 anos, um carro de 1 tonelada que carrega 1 tonelada de carga, com manutenção fácil e muita robustez, é um feito notável.allexcosta escreveu:Bom projeto só se for pra um suicida...
E qualquer carro da década de 40 hoje em dia é "bom pra suicida".
A Kombi é um misto de comodismo tanto da montadora quanto dos consumidores, projeto em principio muito bem feito e eficiente, robusto. Porém, com o tempo ficou obsoleto e perigoso, mas nós clientes continuamos comprando mesmo assim, sem exigência alguma, e a montadora, claro, não mexe em nada.
A kombi hoje deve ser vendida 0km entre 40 e 45k. Caríssimo pelo que oferece de tecnologia e conforto pra HOJE, já que nem sempre é usada como carro de carga, ou trabalho constante.
Durante toa a vida da kombi, foi equipada com cambio 4 marchas, se colocassem 5, veriamos um festival de caixotes(kombis) rolando morro abaixo, falta de vontade em atualizar o projeto de aerodinâmica, amortecimento, bem deficiente para os dias atuais.
A kombi hoje deve ser vendida 0km entre 40 e 45k. Caríssimo pelo que oferece de tecnologia e conforto pra HOJE, já que nem sempre é usada como carro de carga, ou trabalho constante.
Durante toa a vida da kombi, foi equipada com cambio 4 marchas, se colocassem 5, veriamos um festival de caixotes(kombis) rolando morro abaixo, falta de vontade em atualizar o projeto de aerodinâmica, amortecimento, bem deficiente para os dias atuais.
Rapaz, eu só vejo kombi sendo usada pra esses propósitos. Acho que nunca vi gente usando kombi pra lazer ou passeio...A kombi hoje deve ser vendida 0km entre 40 e 45k. Caríssimo pelo que oferece de tecnologia e conforto pra HOJE, já que nem sempre é usada como carro de carga, ou trabalho constante.
^Claro, o propósito dela é carga, mas acredite, eu mesmo já cansei de passear e até viajar de kombi, imagine o conforto depois de 320km:o
RodrigoBR escreveu: mas acredite, eu mesmo já cansei de passear e até viajar de kombi,
^Ehe, eu que toco muito em igrejas, kombi impera. (Frete mais barato)
CG escreveu:RodrigoBR escreveu: mas acredite, eu mesmo já cansei de passear e até viajar de kombi,
Eu viajei 6 meses de Kombi sem parar um dia sequer. Uma cidade diferente a cada dia, média de 300km diários.
Não é à toa que a coluna hoje em dia dói 24/7.
^ Vishh! Viajar durante 6 meses de kombi é rabo de foguete! O desconforto é enorme.
D. Edit: Não só o desconforto, mas o barulho também, parece que o motor tá do seu lado.
D. Edit: Não só o desconforto, mas o barulho também, parece que o motor tá do seu lado.
Eu me surpreendi quando há pouco empo atrás eu fiquei sabendo que ainda eram fabricadas. Pra mim tinham parado lá com o Fusca do Itamar...
Gosto de Kombi e não acho tão ruim de dirigir. hehe
Sempre quis ter uma, mas as de '60 e '70 estão muito caras.
Sempre quis ter uma, mas as de '60 e '70 estão muito caras.
Como apreciador de carros "vintage", acho uma Kombi vovozinha linda, mas toda vez que vejo uma Kombi na rua, sinto arrepios!!!
Esta semana uma pegou fogo na 381 e matou 5 pessoas...
Esta semana uma pegou fogo na 381 e matou 5 pessoas...
Paulo Penna- Membro
Quem dirige Kombi não é motorista ...
É kombista!
É kombista!
Boss2K- Membro
carlosprofort- Membro
Saiu ontem na Folha nova matéria sobre esta última série da Kombi ("Last Edition"):
"Serão 600 unidades numeradas, que terão placa de identificação. Cada uma custará R$ 85 mil, quase o dobro do cobrado por um modelo convencional de passageiros - R$ 48,6 mil."
Pois é... Já tive automóvel antigo e já pertenci ao Veteran Car Club, ou seja, tenho muito apreço por este tema, mas cobrar R$ 85 milhas por uma Kombi, sem absolutamente nada de especial, a não ser pelo "fato histórico" e pela pintura "saia e blusa", acho que é nada mais nada menos que (mais uma) demonstração da falta de respeito da VW pelo seu consumidor. Se queriam fazer uma estratégia de marketing, poderiam ao menos terem doado meia dúzia destas Kombis para alguma instituição pública e terem feito depois o "Carnaval" em cima disso... Sei lá, apenas uma idéia.
Aliás, eu me recordo que, quando a VW da Alemanha deixou de produzir (e exportar para os EUA) o Fusca, nos anos 70, muitas das últimas inovações (que não eram poucas) foram apenas repassadas para a unidade fabril do México. No Brasil continuamos simplesmente produzindo o mesmo carro dos anos 50... Injeção eletrônica, maior área envidraçada e itens de segurança necessários ao mercado americano (que os Fuscas alemães e depois mexicanos dispunham) sequer chegaram a ser integrados ao modelo brasileiro...
E agora, decidem cobrar R$ 85 milhas por um veículo dos anos 50... Apenas a título de comparação:
Ford Focus Titanium 2.0L - R$ 71.000
Renault Fluence GT Turbo - R$ 82.000
Chevrolet Cruze LTZ - R$ 79.000
Em minha opinião, simplesmente lamentável...
"Serão 600 unidades numeradas, que terão placa de identificação. Cada uma custará R$ 85 mil, quase o dobro do cobrado por um modelo convencional de passageiros - R$ 48,6 mil."
Pois é... Já tive automóvel antigo e já pertenci ao Veteran Car Club, ou seja, tenho muito apreço por este tema, mas cobrar R$ 85 milhas por uma Kombi, sem absolutamente nada de especial, a não ser pelo "fato histórico" e pela pintura "saia e blusa", acho que é nada mais nada menos que (mais uma) demonstração da falta de respeito da VW pelo seu consumidor. Se queriam fazer uma estratégia de marketing, poderiam ao menos terem doado meia dúzia destas Kombis para alguma instituição pública e terem feito depois o "Carnaval" em cima disso... Sei lá, apenas uma idéia.
Aliás, eu me recordo que, quando a VW da Alemanha deixou de produzir (e exportar para os EUA) o Fusca, nos anos 70, muitas das últimas inovações (que não eram poucas) foram apenas repassadas para a unidade fabril do México. No Brasil continuamos simplesmente produzindo o mesmo carro dos anos 50... Injeção eletrônica, maior área envidraçada e itens de segurança necessários ao mercado americano (que os Fuscas alemães e depois mexicanos dispunham) sequer chegaram a ser integrados ao modelo brasileiro...
E agora, decidem cobrar R$ 85 milhas por um veículo dos anos 50... Apenas a título de comparação:
Ford Focus Titanium 2.0L - R$ 71.000
Renault Fluence GT Turbo - R$ 82.000
Chevrolet Cruze LTZ - R$ 79.000
Em minha opinião, simplesmente lamentável...
peter.forc- Membro
Já que este tópico voltou a superfície. Vou deixar um adeus a Kombi. R.I.P. Kombi
pedrohenrique.astronauta- Membro
Para mim, a Kombi morreu ao ganhar o motor refrigerado à água. Heresia!
cardozo- Membro
Eu estou preparado: continuo com meu Pálio 1998!!! Acabou de rodar 110.000 Km esse mês. Média de 7.000 km/ano nesses 15 anos.carlosprofort escreveu:E agora Mauricio_Expressão?
Sou modernoso... Nada de Kombosa véia!!!
A 2 anos bateu uma onda nostálgica na empresa onde trabalho e 4 pessoas compraram fuscas... Todos venderam os carros depois de 3 meses de uso. Não dá para usar um carro desses hoje em dia.
Kombi também é por ai... Um carro que não dá segurança e tem um nível de conforto totalmente inadequado aos dias de hoje.
Última edição por Maurício_Expressão em Sáb Ago 17, 2013 12:58 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigindo a média anual)
Tem coisa errada aí, 7.000 km/mês em 15 anos dá 1.260.000 Km!Maurício_Expressão escreveu:
Eu estou preparado: continuo com meu Pálio 1998!!! Acabou de rodar 110.000 Km esse mês. Média de 7.000 km/mês nesses 15 anos.
Ou esse pálio é o Highlander, mais de um milhão de km é coisa prá motor de caminhão e olhe lá!
subgrave- Membro
Poxa... é 7.000 km/ano!!!
Esse Pálio está novinho, mesmo tendo 15 anos... Hehehehe.
Ahh bom. Mas motor Fiat é duradouro mesmo, devem fazer mais de 250.000km fácil...Maurício_Expressão escreveu:Poxa... é 7.000 km/ano!!!
subgrave- Membro
allexcosta escreveu:
Eu viajei 6 meses de Kombi sem parar um dia sequer. Uma cidade diferente a cada dia, média de 300km diários.
Mal lhe pergunte, mas qual foi o propósito disso??? Foi com banda ou rolé de zueira mesmo???
Eu tive uma kombi furgão
Se quiser não ser notado na rua ande de kombi
ninguem olha pra vc
Se quiser não ser notado na rua ande de kombi
ninguem olha pra vc
rsrsrs compartilho de sua opinião... mas no seu perfil vc declara que o seu G.A.S (sonho) é ter uma Kombi, por isso perguntei... abrax!Maurício_Expressão escreveu:Eu estou preparado: continuo com meu Pálio 1998!!! Acabou de rodar 110.000 Km esse mês. Média de 7.000 km/ano nesses 15 anos.carlosprofort escreveu:E agora Mauricio_Expressão?
Sou modernoso... Nada de Kombosa véia!!!
A 2 anos bateu uma onda nostálgica na empresa onde trabalho e 4 pessoas compraram fuscas... Todos venderam os carros depois de 3 meses de uso. Não dá para usar um carro desses hoje em dia.
Kombi também é por ai... Um carro que não dá segurança e tem um nível de conforto totalmente inadequado aos dias de hoje.
Ah! Meu sonho é ter uma Kombi para encher ela de mulher bunita... Hehehehe.
Essa frase eu falei em uma entrevista da Band Vale em 2006 ou 2007.
Nessa época, aqui na região, as rádios tocavam mais músicas das bandas locais que esse Sertanojo de hoje em dia.
As bandas viviam tocando bastante nas rádios, nas tv locais e também nas casas da região.
Tempo bom aqueles.
Os caras transmitiam flashes ao vivo das gig's. Faziam propaganda de onde as bandas iriam tocar...
Numa dessas entrevistas (com os caras sempre fazendo as mesmas perguntas e as bandas sempre dando as mesmas respostas) eu resolvi do nada inovar!
O entrevistador perguntou qual era o objetivo da banda e eu lasquei: comprar uma Kombi. Dai ele perguntou se era para levar o equipamento da banda nas Gig's e respondi que não. Que era só para encher a Kombi de mulher bonita... O cara riu tanto que até tossiu. A entrevista era ao vivo!
Dai ele perguntou sério: Mas o que move a banda? E eu completei: Álcool. A banda faz 4 músicas por litro...
Os caras da banda ficaram putos comigo na hora, mas depois, isso acabou servindo até para divulgar a banda.
Essa frase eu falei em uma entrevista da Band Vale em 2006 ou 2007.
Nessa época, aqui na região, as rádios tocavam mais músicas das bandas locais que esse Sertanojo de hoje em dia.
As bandas viviam tocando bastante nas rádios, nas tv locais e também nas casas da região.
Tempo bom aqueles.
Os caras transmitiam flashes ao vivo das gig's. Faziam propaganda de onde as bandas iriam tocar...
Numa dessas entrevistas (com os caras sempre fazendo as mesmas perguntas e as bandas sempre dando as mesmas respostas) eu resolvi do nada inovar!
O entrevistador perguntou qual era o objetivo da banda e eu lasquei: comprar uma Kombi. Dai ele perguntou se era para levar o equipamento da banda nas Gig's e respondi que não. Que era só para encher a Kombi de mulher bonita... O cara riu tanto que até tossiu. A entrevista era ao vivo!
Dai ele perguntou sério: Mas o que move a banda? E eu completei: Álcool. A banda faz 4 músicas por litro...
Os caras da banda ficaram putos comigo na hora, mas depois, isso acabou servindo até para divulgar a banda.
Banda. Por mim eu não levanto pra ir à geladeira pegar água.Sapão¹³ escreveu:Mal lhe pergunte, mas qual foi o propósito disso??? Foi com banda ou rolé de zueira mesmo???
Meu Clio é quase 10 anos mais novo e rodou 90 mil...Maurício_Expressão escreveu:Poxa... é 7.000 km/ano!!!
que tristeza.. hahahaha
Breno_Barnabe- Membro
Essa aqui lembrou a piada de dois baianos deitado na redeallexcosta escreveu:Banda. Por mim eu não levanto pra ir à geladeira pegar água.Sapão¹³ escreveu:Mal lhe pergunte, mas qual foi o propósito disso??? Foi com banda ou rolé de zueira mesmo???
quando um deles avista no chão a uns 15 metros de distancia uma nota de 100 reais,e logo diz........ "Nossa que sorte uma nota de 100 reais"
O outro responde.....
"Sorte é.... se ventar pra ca"
Tenho um primo que tem um Kombi e usa exclusivamente pra passeios, uma Kombi é extremamente útil pra transportar o equipamento todo (meu primo e o filho dele são guitarristas).Thales_Sr escreveu:Rapaz, eu só vejo kombi sendo usada pra esses propósitos. Acho que nunca vi gente usando kombi pra lazer ou passeio...A kombi hoje deve ser vendida 0km entre 40 e 45k. Caríssimo pelo que oferece de tecnologia e conforto pra HOJE, já que nem sempre é usada como carro de carga, ou trabalho constante.
A boa e velha Kombi de 0 a 100 em 3.5 horas
Última edição por Rick Charles em Seg Ago 19, 2013 11:31 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : faltou a piadinha)
Rick Charles- Membro
Eu tenho um fusca 72 restaurado e meu irmão tem uma kombi 73 restaurada. Adoro os carros antigos e principalmente os VW. Realmente não são carros condizentes com nossos dias/trânsito. É legal pra dar um giro nos finais de semana sem pressa. Mês passado usei a kombi do meu irmão pra levar nosso equipamento a uma gig (lugar bem perto). Levamos tudo e sobrou espaço. E olha que temos tralhas.
Acho que a kombi poderia ser melhorada sem perder seu apelo vintage. Também não acho que é só ela que tem um projeto ruim e é perigosa. Pra mim, a maioria dos carros nacionais são assim.
Acho que a kombi poderia ser melhorada sem perder seu apelo vintage. Também não acho que é só ela que tem um projeto ruim e é perigosa. Pra mim, a maioria dos carros nacionais são assim.
Tem também aquela do Baiano que fala pra esposa:ct.colela escreveu:Essa aqui lembrou a piada de dois baianos deitado na rede (...)
"Mô, tem soro anti-ofídico aí?"
"Acabou, por quê?"
"Porque tem uma cobra do outro lado da rua vindo na minha direção".
Só aqui no fórum que vejo um Baiano fazendo piadas de baiano.
Temos q pensar q kombi é o veículo padrão de muitas prefeituras.
Aqui em Santos, entre todas as secretarias, devem ter umas 50 (em grande maioria novas) e no geral, fazem o serviço muito bem.
Faço vistoria de carona em kombis e para esses serviços rápidos atende muito bem.
Parte delas são próprias, mas a maioria é oriunda de licitação para contrato de locação anual. Carros mais modernos certamente serão mais caros e isso vai onerar mais o município.
E sejamos sinceros: Kombi tem cinto disponível no banco, mas pouca gente usa por opção própria. E pegar fogo é exceção, caso seja nova. Não entendo desse tipo de veículo, mas a mecânica me disseram q é a mesma do Fox.
Aqui em Santos, entre todas as secretarias, devem ter umas 50 (em grande maioria novas) e no geral, fazem o serviço muito bem.
Faço vistoria de carona em kombis e para esses serviços rápidos atende muito bem.
Parte delas são próprias, mas a maioria é oriunda de licitação para contrato de locação anual. Carros mais modernos certamente serão mais caros e isso vai onerar mais o município.
E sejamos sinceros: Kombi tem cinto disponível no banco, mas pouca gente usa por opção própria. E pegar fogo é exceção, caso seja nova. Não entendo desse tipo de veículo, mas a mecânica me disseram q é a mesma do Fox.
Página 1 de 2 • 1, 2
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos