Diferenças de teoria e leitura no Fretless
+3
Fernando Zadá
allexcosta
rockman_bass
7 participantes
Página 1 de 1
Diferenças de teoria e leitura no Fretless
Bom pessoal, como não achei nenhum tópico sobre isso, e estou querendo transformar o meu baixo em Fretless, gostaria de saber o que exatamente muda nos intervalos, como as notas ficam dispostas pela escala, e quais as diferenças teóricas mais primordiais que devo ter em mente.
Se eu pegar uma tablatura normal de baixo, posso tocar ela na mesma região em um Fretless? digamos que a tablatura mostre: E --3--, seria só tocar em cima de onde era o traste 3?
Se eu pegar uma tablatura normal de baixo, posso tocar ela na mesma região em um Fretless? digamos que a tablatura mostre: E --3--, seria só tocar em cima de onde era o traste 3?
rockman_bass- Membro
Re: Diferenças de teoria e leitura no Fretless
Não é bem "tocar onde era o traste". É mais ou menos lá, mas precisa ser afinado.
A única técnica que pode ser feita no fretless e é praticamente impossível no fretted é o "harmonic slide". O resto é igual, muda só a interpretação do músico e a linguagem em si.
A única técnica que pode ser feita no fretless e é praticamente impossível no fretted é o "harmonic slide". O resto é igual, muda só a interpretação do músico e a linguagem em si.
Mas como saber onde vai ficar a nota então? só no ouvido mesmo? não existe nenhum diagrama universal ou coisa parecida?
rockman_bass- Membro
É no lugar do traste, mas não EXATAMENTE no lugar do traste. A afinação é no dedo e no ouvido.
Se você imagina que migrar de fretted pra fretless é simples assim, lamento informar que não é.
Se você imagina que migrar de fretted pra fretless é simples assim, lamento informar que não é.
E eu sou fã de fretless com fretlines pelo menos pra usar de guia no inicio...
E muda muita coisa no que diz respeito a entonação não chega a ser um instrumento diferente mas quase.... rssssss
E muda muita coisa no que diz respeito a entonação não chega a ser um instrumento diferente mas quase.... rssssss
<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/yVV0YFw7UKs" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Boss2K- Membro
Valeu pelo vídeo e pelas informações.
Mês que vem, começarei a fazer aulas de música erudita, e irei fazer instrumentação em contrabaixo ou cello (caso não tenha a opção de baixo), ambos são instrumentos não-temperados, creio que o fretless me ajudaria nisso.
Mês que vem, começarei a fazer aulas de música erudita, e irei fazer instrumentação em contrabaixo ou cello (caso não tenha a opção de baixo), ambos são instrumentos não-temperados, creio que o fretless me ajudaria nisso.
rockman_bass- Membro
fretless e contrabaixo acústico são bem diferentes tirando o fato que ambos não tem traste de resto muda tudo na concepção e execução.
A teoria é a mesma mas tem que ter outra abordagem.
A teoria é a mesma mas tem que ter outra abordagem.
Ainda há o lance da paralaxe ...
(...)
The biggest difference between double bass and fretless electric is the parallax issue (sighting at an angle). On double bass, your eyes are near the nut in lower positions, and as you move up the neck, your head follows your hand but is usually a bit behind it - so your parallax error is always past your fingering hand toward the higher notes. On electric, you have a mixture of both left and right parallax error since your eyes tend to line up over the 12th "fret," give or take. But, the majority of your notes are likely to be at or below the 12th fret, so the bulk of the error is in the opposite direction. So, you may need to stretch a bit further than it looks to get that low F, for example.
http://www.talkbass.com/forum/f22/completely-new-fretless-bass-827720/
(...)
The biggest difference between double bass and fretless electric is the parallax issue (sighting at an angle). On double bass, your eyes are near the nut in lower positions, and as you move up the neck, your head follows your hand but is usually a bit behind it - so your parallax error is always past your fingering hand toward the higher notes. On electric, you have a mixture of both left and right parallax error since your eyes tend to line up over the 12th "fret," give or take. But, the majority of your notes are likely to be at or below the 12th fret, so the bulk of the error is in the opposite direction. So, you may need to stretch a bit further than it looks to get that low F, for example.
http://www.talkbass.com/forum/f22/completely-new-fretless-bass-827720/
Boss2K- Membro
Tenho curiosidade de um dia tocar em um fretless só pra ver como é.
Breno_Barnabe- Membro
Boss2K escreveu:EDITADO PELA MODERAÇÃO - NÃO FAÇA QUOTE DE IMAGENS E VÍDEOS - ÚLTIMO AVISO!
Eu não consigo tocar as oitavas usando um dedo por traste e manter a afinação como no vídeo! Para tocar minimamente afinado, toco as oitavas usando dedo 1 e dedo 4.
bodhan- Membro
eu só toco oitavas com 1 e 4 em qualquer lugar do baixo 1 e 3 é coisa de guitarrista.... rssss
Ah! A máxima do violeiro também vale para o baixista fretless:
"O violeiro fica metade da vida tentando afinar a viola, e a outra metade tocando desafinado". (!)
Tocar fretless para mim é mais parecido com a vida ...
"O violeiro fica metade da vida tentando afinar a viola, e a outra metade tocando desafinado". (!)
Tocar fretless para mim é mais parecido com a vida ...
bodhan- Membro
Nunca toquei num fretless. A curiosidade me mata...
Ferium- Membro