Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fretless - SX 62 ou Deoliveira RB standard?

+10
LuCaSbass
afonsodecampos
bodhan
allexcosta
bassfuria
EduardoJb
Christian
DUDUBASS
Fernando Zadá
Gabriel Simões
14 participantes

Ir para baixo

Fretless - SX 62 ou Deoliveira RB standard? Empty Fretless - SX 62 ou Deoliveira RB standard?

Mensagem por Gabriel Simões Qui Jul 25, 2013 12:33 am

Caros colegas,

Antes de mais nada, é bom voltar ao fórum! (rs)

Voltando a tocar e me prendendo cada vez menos às pirotecnias e mais a realmente tocar, resolvi brincar com um fretless novamente.
Queria pedir opiniões sobre alguns dos baixos que encontrei dentro das minhas limitações:

- Máximo de 2k (estourando)
- Fretlines
- Ação baixa ou média, nunca alta

Encontrei 3 opções:

- SX SJB 62 4c (novos por R$1000, usados por R$700)
- Deoliveira Rainbow standard 4c (com 1 cap MM bartolini passivo)
- Deoliveira Wave 5c (com 1 cap emg hz)

Pensei em começar com um sjb 62 mas sinceramente estou achando os preços altos, tanto dos novos como dos usados. Só seria interessante gastando realmente pouco pois, por mais que impressione pelo custo benefício, é um instrumento de qualidade duvidosa, com hardware e captadores limitados e dá bastante trabalho encontrar um realmente sem defeitos.

Os Deoliveira conheço pouco. Tenho a impressão de ser aquele baixo com timbre genérico, nada característico, mas acredito que a construção seja melhor que a do SX. Hardware e elétrica com certeza.

Ponto de atenção: pelas fotos dos Deoliveira encontrei algumas coisas estranhas:
- O wave parece ter recebido (de fábrica) uma ponte maior do que o projeto previa: a primeira corda está quase fora do captador e tanto a primeira quanto a 5a estão quase fora da escala no fim da mesma. No nut estão ok.
- Nos dois baixos os carrinhos estão completamente desalinhados e quase no fim da ponte. Pela diferença da espessura das cordas é simplesmente impossível os baixos estarem regulados e se estão as pontes estão bem desalinhadas.

Em resumo, queria a opinião de vocês sobre esses baixos e, em especial, se os deoliveira realmente sofrem de falhas de construção. Também, alguma opção melhor nessas restrições?

Obrigado,
Gabriel Simões

Gabriel Simões
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - SX 62 ou Deoliveira RB standard? Empty Re: Fretless - SX 62 ou Deoliveira RB standard?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 25, 2013 1:49 am

Vai de SX que já tive um e achava excelente mas procura melhor que acha mais barato sim. Até um normal e mandar transformar em fretless vale a pena.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Fretless - SX 62 ou Deoliveira RB standard? Empty Re: Fretless - SX 62 ou Deoliveira RB standard?

Mensagem por DUDUBASS Qui Jul 25, 2013 5:27 am

Acredito que o dentre essas opções o Wave seria a melhor escolha. Já toquei em um e achei bacana apesar de não curtir os baixos D'oliveira. O baixo é superleve, permite uma ação mais baixa, coisa que o SX não vai permitir.

Membro

Mensagem por Christian Qui Jul 25, 2013 6:59 am

ja toquei em um sx reguladinho e me surpreendeu, dentro os 2 mil tem diversas opções toquei em um cort a5 transformado em fretless curti muito
Christian
Christian
Membro

Mensagem por EduardoJb Qui Jul 25, 2013 10:22 am

Da uma olhada https://www.youtube.com/watch?v=dGAVZWrSD1U

EduardoJb
Membro

Mensagem por bassfuria Qui Jul 25, 2013 11:06 am

SX... Simples, bom e barato... E mais pra frente caso queira trocar de baixo é mais fácil de negociar...

Membro

Mensagem por EduardoJb Qui Jul 25, 2013 11:11 am

concordo com o bassfuria!

EduardoJb
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 25, 2013 11:18 am

DUDUBASS escreveu: permite uma ação mais baixa, coisa que o SX não vai permitir.    

Por que não? O meu tinha uma ação beeem baixa e se ficar muuito baixa perde som.
Acho que detectamos mais um admirador do touchscreen regulation by J Adalberto!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por DUDUBASS Qui Jul 25, 2013 11:41 am

Ao meu ver o forte do Jazz Bass não é a ação, acho que eles funcionam(vibram) melhor com uma ação um pouco mais alta, já toquei em alguns fretless com ação bem baixa e que traziam além do conforto da ação baixa a sonoridade bacana como se fosse um instrumento com ação mais alta, talvez o fato do braço ser inteiriço ajude com isso. Toquei em um Wave e este baixo me surpreendeu em tocablidade e sonoridade.

Membro

Mensagem por Gabriel Simões Qui Jul 25, 2013 11:48 am

Baixos modelo jazz bass tem, por sua construção, ação mais alta do que baixos com escala reta (JB eh abaulada), baixos com maior tensão nas cordas (headstock angulado) e, em geral, baixos de 4 cordas tem ação mais alta que similares de 5 ou 6 cordas.

Sobre ter menos som, discordo completamente. Vai da pegada/tecnica de cada um.

Sabem de lojas em SP com bom preco para sx sjb62?

Gabriel Simões
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 25, 2013 12:00 pm

putz o meu eu comprei na made in brazil mas faz tempo.
tem que dar uma volta pela Teodoro e pesquisar. Na semana passada estive por lá mas não vi, mas não entrei em todas as lojas fui em meia dúzia pré escolhidas
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por allexcosta Qui Jul 25, 2013 12:01 pm

Gabriel Simões escreveu:Baixos modelo jazz bass tem, por sua construção, ação mais alta do que baixos com escala reta (JB eh abaulada), baixos com maior tensão nas cordas (headstock angulado) e, em geral, baixos de 4 cordas tem ação mais alta que similares de 5 ou 6 cordas.

Fale mais...

Administrador

Mensagem por Gabriel Simões Qui Jul 25, 2013 12:18 pm

Discorda Alex?

Gabriel Simões
Membro

Mensagem por Gabriel Simões Qui Jul 25, 2013 12:22 pm

Esqueci de mencionar que também não tem angulação negativa no braço... Que ajuda na ação, especialmente nos registros mais altos

Gabriel Simões
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Jul 25, 2013 12:41 pm

Gabriel Simões escreveu:Discorda Alex?

Prefiro entender melhor antes de opinar.

Administrador

Mensagem por bodhan Qui Jul 25, 2013 12:46 pm

Gabriel Simões escreveu:... baixos com maior tensão nas cordas (headstock angulado)...

O headstock angulado aumenta a tensão das cordas? Tem certeza? Juro que achava o contrário! O ângulo divide a tensão. Por favor, alguém pode esclarecer isto?
Abs!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagem por Gabriel Simões Qui Jul 25, 2013 12:50 pm

Se o angulo dividisse a tensão então não faria sentido usar a inversão de tarrachas para aumentar a tensão na corda si (extended B), não?

Gabriel Simões
Membro

Mensagem por Gabriel Simões Qui Jul 25, 2013 12:52 pm

Não consigo editar então completando: nunca vida inversão de tarrachas em headatock sem angulação.

Gabriel Simões
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Jul 25, 2013 12:52 pm

Gabriel Simões escreveu:Se o angulo dividisse a tensão então não faria sentido usar a inversão de tarrachas para aumentar a tensão na corda si (extended B), não?

Um luthier pode ter uma opinião diferente, mas um físico te dirá que não faz sentido.

Administrador

Mensagem por bassfuria Qui Jul 25, 2013 12:54 pm

[quote="allexcosta"]
Gabriel Simões escreveu:Baixos modelo jazz bass tem, por sua construção, ação mais alta do que baixos com escala reta (JB eh abaulada), baixos com maior tensão nas cordas (headstock angulado) e, em geral, baixos de 4 cordas tem ação mais alta que similares de 5 ou 6 cordas.

Essa é nova pra min... Vou acompanhar o tópico, quero saber mais à respeito disso...

Obs: Pra min não tem o menor fundamento isso, ainda mais porque quase todas as pontes são de modo abrangente reguláveis...

Membro

Mensagem por afonsodecampos Qui Jul 25, 2013 12:56 pm

Gabriel Simões escreveu:Sabem de lojas em SP com bom preco para sx sjb62?

Serve ML?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496684080-contrabaixo-sx-vintage-sjb-75-fretless-pode-retirar-em-sp-_JM

Ou o verdadeiro:
http://www.guitarcentermusic.com.br/produto/1013622/Baixo_SX_Jazz_Bass_Fretless_SJB62_FTOR.html

Última edição por afonsodecampos em Qui Jul 25, 2013 12:58 pm, editado 1 vez(es)

afonsodecampos
Membro

Mensagem por Gabriel Simões Qui Jul 25, 2013 12:56 pm

Talvez, me permita errar porque não sou físico, porém para mim ainda não faz sentido diminuir a tensão pois o ângulo aumenta a pressão da corda. Qual a razão para os jazz bass terem Tensionador depois do nut?

Gabriel Simões
Membro

Mensagem por Gabriel Simões Qui Jul 25, 2013 1:07 pm

Bassfuria, não tem relação Com a ponte.
A regulagem da ponte vai determinar o comprimento da escala e corrigir os efeitos da diferença entre as cordas na freqüência de vibração. Assim seu instrumento afinará.
A tensão nas cordas são outros 500. O tamanho da escala e a espessura das cordas são exemplos de fatores que influenciam na tensão...

Gabriel Simões
Membro

Mensagem por LuCaSbass Qui Jul 25, 2013 1:12 pm

Gabriel, não conheço esse DeOliveira RB, só toquei no Wave. Era legal, mas tenho os dois pés atrás com os DeOliveira.
O SX é bem legal, vale mais o que custa, mas é o que é.
Nesse orçamento, conhecendo seu gosto por bons baixos, acho que os Squiers Vintage Modified são mais bem construídos e soam bem tbm.

Se puder passar um pouco de 2k, esse aqui seria o ideal:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-499432026-nzaganin-jazz-bass-fretless-4-cordas-yin-yang-_JM

Caso fique entre essas 3 opções iniciais mesmo acho que o SX com um set de Bartolini (aqui tem com preço bom: http://alexguitarshop.com/loja/index.php?cPath=68_79 ) seria a melhor escolha.

Membro

Mensagem por bassfuria Qui Jul 25, 2013 1:22 pm

Gabriel Simões escreveu:Bassfuria, não tem relação Com a ponte.
A regulagem da ponte vai determinar o comprimento da escala e corrigir os efeitos da diferença entre as cordas na freqüência de vibração. Assim seu instrumento afinará.
A tensão nas cordas são outros 500. O tamanho da escala e a espessura das cordas são exemplos de fatores que influenciam na tensão...

Dá uma lida com mais atenção amigo, no "quote" acima falo sobre a altura das cordas, que pra min não tem nada a ver com a tensão... Na minha opinião é claro...

Membro

Mensagem por bassfuria Qui Jul 25, 2013 1:27 pm

LuCaSbass escreveu:Gabriel, não conheço esse DeOliveira RB, só toquei no Wave. Era legal, mas tenho os dois pés atrás com os DeOliveira.
O SX é bem legal, vale mais o que custa, mas é o que é.
Nesse orçamento, conhecendo seu gosto por bons baixos, acho que os Squiers Vintage Modified são mais bem construídos e soam bem tbm.

Se puder passar um pouco de 2k, esse aqui seria o ideal:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-499432026-nzaganin-jazz-bass-fretless-4-cordas-yin-yang-_JM

Caso fique entre essas 3 opções iniciais mesmo acho que o SX com um set de Bartolini (aqui tem com preço bom: http://alexguitarshop.com/loja/index.php?cPath=68_79 ) seria a melhor escolha.

Esse Zaga tá muito bonito, e todos sabemos da qualidade dos Zaga, agora o "Squier Vintage Modified Fretless" é uma ótima opção, além de ser muito bonito tem uma excelente construção...

Obs: Eu consegui R$ 1.400,00 à vista em dinheiro em uma loja aqui de São Paulo, novo na caixa, não era mostruário, achei o preço muito bom, e sobre a alexguitarshop é uma excelente loja virtual e eu recomendo...

Membro

Mensagem por allexcosta Qui Jul 25, 2013 1:52 pm

bassfuria escreveu:Dá uma lida com mais atenção amigo, no "quote" acima falo sobre a altura das cordas, que pra min não tem nada a ver com a tensão... Na minha opinião é claro...

Correto. Tensão de um cabo ou corda é função do comprimento, espessura e tipo de material.

Administrador

Mensagem por Gabriel Simões Qui Jul 25, 2013 2:03 pm

Mas eu não discordo, porém quanto maior a tensão menor eh a amplitude da vibração da corda e com isso eh possível ter uma ação mais baixa.
Um mesmo baixo com cordas 0.40 e 0.45: com qual delas você entende que eh possível ter uma regulagem com ação mais baixa?

Gabriel Simões
Membro

Mensagem por Gabriel Simões Qui Jul 25, 2013 2:19 pm

Chegando em casa vou procurar um velho livro sobre construção de instrumentos de correta que tem uma seção grande sobre angulação de headstock.
Queria corrigir o termo tensão.. mas não achei tradição melhor para stiffness (firmeza talvez)?

Gabriel Simões
Membro

Mensagem por Gabriel Simões Qui Jul 25, 2013 2:24 pm

De corda*

Gabriel Simões
Membro

Mensagem por Gabriel Simões Qui Jul 25, 2013 2:28 pm

Encontro uma discussão interessante na mesma linha dessa:http://www.thegearpage.net/board/archive/index.php/t-432040.html

Mas, voltando aos fretless, alguma outra boa opção?

Gabriel Simões
Membro

Mensagem por bassfuria Qui Jul 25, 2013 2:36 pm

Gabriel Simões escreveu:Mas eu não discordo, porém quanto maior a tensão menor eh a amplitude da vibração da corda e com isso eh possível ter uma ação mais baixa.
Um mesmo baixo com cordas 0.40 e 0.45: com qual delas você entende que eh possível ter uma regulagem com ação mais baixa?

Brow... Essas coisas são muito relativas e surpreendentemente incertas... Tipo do baixo, construção, madeiras, pontes, cordas, correia, cabo, amplificador, caixas etc...

Tudo influência no som, mas a teoria na prática nem sempre dá certo e a técnica supera e faz tudo isso cair por terra... Os baixos M.Laghus são melhores que Fodera, não imaginei que fosse possível... Marcus Miller já foi patrocinado por várias marcas de caixa/amplificadores e o som é sempre o mesmo... Tem um vídeo de um menino tocando baixo aqui no Fórum usando Fender Standard + Ampeg, eu não consigo tirar aquele som de Ampeg... Tem um outro do Alex tocando rítimo nordestino com muita maestria num Lakland DJ 5, não consigo tocar 10 minutos nesse baixo... O cara que fez o baixo do Zadá, Samuel, colocou os trastes tudo errado (kkkkkkkkkkkkkkkkk), mas pelo amor de Deus, vendo o Zadá tocar com o baixo é mais um fora de série... Entre muitos outros exemplos...

Faz muito tempo que não uso cordas 0.40, uso só 0.45 há bastante tempo, mas já toquei em baixos com ação extremamente baixa em ambos os casos...

Membro

Mensagem por Gabriel Simões Qui Jul 25, 2013 2:46 pm

Por isso falei dum mesmo instrumento.
Cara, por muito tempo vivi dentro da mlaghus ... Desde antes de tudo isso começar (acho que o Lucas lembra de 2006)... fico feliz com o que se transformou, mas tenho algumas ressalvas.
Ele eh um dos defensores fervorosos do headstock com ângulo e neckjoint com ângulo e ele mesmo sempre falou dos efeitos em relação a firmeza das cordas e como possibilitam ação mais baixa.
Esta difícil escrever do celular... Volto a noite, gostei da discussão.
Abs

Gabriel Simões
Membro

Mensagem por Pedro Seger Qui Jul 25, 2013 3:46 pm

Gabriel, esses deoliveira não estouram seu orçamento de no máximo 2k?
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Mensagem por enderbass Qui Jul 25, 2013 4:01 pm

allexcosta escreveu:
Gabriel Simões escreveu:Se o angulo dividisse a tensão então não faria sentido usar a inversão de tarrachas para aumentar a tensão na corda si (extended B), não?

Um luthier pode ter uma opinião diferente, mas um físico te dirá que não faz sentido.

Alex posso estar enganado mas é dificil ver um jazzbass com ação baixa que nao trasteje o luthier q fez meu baixo nao explicou detalhadamente mas foi enfático a frisar "o baixo nao da regulagem baixa de jeito nenhum" deduzo que essa afirmação tem relação com a construção.
Agora em relação ao assunto do tópíco SX Fretless detestei nunca vi baixo mais durão que ele testei dois que tinha na loja da minha cidade ambos estavam fora de regulagem mas duvido que alguma regulagem de jeito naquilo, ruim demais nunca indicaria um baixo daqueles para os amantes do fretless nessa proposta preferia um vintage fretless mais barato e melhor, uma coisa interessante que verifiquei nos amantes do SX é que a maioria q diz q é bom vc pergunta vc tem um e o mesmo responde que não... enfim isso pra mim é muito suspeito
enderbass
enderbass
Membro

Mensagem por edumoraes Qui Jul 25, 2013 4:36 pm

Tive 2 Jazz Bass Squier, 1 VM e outro CV que estão a anos luz de serem baixos tops e nos dois deixava as cordas G e D a uma altura de menos de 2mm e na corda A um pouco mais e na E 3mm sem trastejar, não sei o que vcs consideram ação baixa das cordas, talvez cada um tenha um parâmetro mas pra mim essas medidas são boas e abaixo disso todos os baixos que já toquei, que na verdade não foram muitos ou trastejavam ou estalavam demais. Estou com um Yamaha da série BB de 5 cordas e consigo deixar com a mesma altura. Regulagens abaixo disso nem consigo tocar direito, tem que bater muito fraco na corda, tocar que nem moça mesmo, porque senão mesmo que não esteja trastejando a corda fica batendo no ultimo traste e som fica estalado demais à lá Steve Harris e não é toda hora que gosto de tocar com esse "efeito". Pra slap as cordas mais grossas também não respondem bem qdo muito coladas nos trastes.

Membro

Mensagem por bassfuria Qui Jul 25, 2013 5:28 pm

Membro

Mensagem por fheliojr Qui Jul 25, 2013 7:11 pm

sx.

Membro

Mensagem por Gabriel Simões Sáb Jul 27, 2013 6:20 pm

E acreditem: NENHUMA loja da teodoro tinha um SX SJB 62 para vender hoje .... nenhuma!

Gabriel Simões
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo