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Dá para afinar um baixo de 4 cordas em quintas?

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Mensagem por FF Targa Seg Ago 31, 2009 5:41 pm

Olá, senhores. Quero saber se alguém já fez isso, se deu certo, qual o procedimento, e tal?

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Mensagem por dibass Seg Ago 31, 2009 6:52 pm

da uma pesquisada sobre a afinacao do violoncello
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Mensagem por FF Targa Seg Ago 31, 2009 6:54 pm

Ah sim. Na verdade, o que mais me preocupa é o braço. Será que a tensão é muita?

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Mensagem por allexcosta Seg Ago 31, 2009 7:08 pm

FF Targa escreveu:Ah sim. Na verdade, o que mais me preocupa é o braço. Será que a tensão é muita?

Se você usar as cordas certas não vai mudar muita coisa, seria:

E - 100
B - 0.80
F# - 0.45
C# - 0.27 ou 0.30

Obviamente precisa regular o baixo depois da troca de cordas.
Fazer essa afinação com cordas EADG normais não é bom.

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Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 31, 2009 7:10 pm

Depende de como você quer afinar. Vai deixar a quarta corda em Mi mesmo? Aí a tensão vai aumentar um bocado, e é bem capaz da G (que passará a ser C#) não aguentar a tensão e estourar.

Por outro lado, se você mantiver a G e reafinar as outras de acordo, você terá a E (que passará a ser Bb) bem frouxa.

O mais indicado é você definir como vai fazer e aí comprar umas cordas avulsas para adequar a tensão. De qualquer jeito, acho que precisaria dar uma regulada no tensor.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 31, 2009 9:38 pm

FF Targa escreveu:Ah sim. Na verdade, o que mais me preocupa é o braço. Será que a tensão é muita?

Além de ter que regular o tensor para o aumento da tensão das cordas, o ajuste de entonação terá que ser refeito. Não considero uma boa idéia.....
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Mensagem por Rafael do Baixo Seg Ago 31, 2009 10:49 pm

Caso você queira usar uma afinação em 5ª semelhante a do violoncello,é possível sim,a pouco tempo um amigo meu regulou um baixo dele para esta afinação,apenas trocou o nut,e o resultado ficou ótimo,baixo bem afinado,regulado e com uma boa entonação.

A Afinação é [do agudo pro Grave]:

A------------Use uma corda A de Guitarra,afinada normalmente.Ou uma corda C de um jogo de 6 cordas,afinada um tom e meio abaixo.
D----------- Use uma corda D mesmo,afinada normalmente.
G----------- Use uma corda A,afinada um tom abaixo.
C----------- Use uma corda B de um jogo de 5 cordas,afinada meio tom acima.

Sabendo disso,é só conferir o calibre das cordas e "montar" um jogo que tenha a tensão mais "uniforme" possível.

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Mensagem por Eduardo Chaves Seg Ago 31, 2009 11:30 pm

Só uma pergunta...

Afinando um intrumento em quistas... como seria a utilidade disso? Melhora em solos? melhora em levadas?
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Mensagem por Wotan Seg Ago 31, 2009 11:47 pm

^ Também não entendi a finalidade. Deve ser para ficar igual ao cello. O problema é que é impossível repoduzir a forma (fôrma na antiga ortografia) da mão do violoncelo no contrabaixo.

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Mensagem por allexcosta Seg Ago 31, 2009 11:59 pm

Wotan escreveu:O problema é que é impossível repoduzir a forma (fôrma na antiga ortografia) da mão do violoncelo no contrabaixo.

scratch

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Mensagem por Cantão Ter Set 01, 2009 12:00 am

Eduardo Chaves escreveu:Só uma pergunta...

Afinando um intrumento em quistas... como seria a utilidade disso? Melhora em solos? melhora em levadas?

Parabéns Eduardo...post 1000 , seja bem vindo Veterano , abraço.
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Mensagem por Wotan Ter Set 01, 2009 12:31 am

allexcosta escreveu: scratch
O formato da mão esquerda.


Última edição por Wotan em Ter Set 01, 2009 12:53 am, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Rafael do Baixo Ter Set 01, 2009 12:35 am

Eduardo Chaves escreveu:Só uma pergunta...

Afinando um intrumento em quistas... como seria a utilidade disso? Melhora em solos? melhora em levadas?

O alcance do instrumento fica muito maior usando esse tipo de afinação,fora que o instrumento soa de uma forma um tanto diferente,sem falar nos harmônicos que também soam de uma forma bem peculiar,bem mais limpos.Mas isso no baixo elétrico é notado de forma mais sensível,logo os únicos benefícios que eu vejo em usar essa afinação nesse instrumento,são o alcance do instrumento e o uso de digitações diferentes mesmo.

No baixo acústico,onde esse tipo de afinação é um pouco mais usual,a mudança na sonoridade é ainda mais perceptível,o instrumento ressoa de uma maneira totalmente diferente,fica um som mais vivo [menos abafado e gravão,soa mais centrado e definido],a resposta dos harmônicos soando ao se tocar uma corda solta,e as cordas vibrando por simpatia,já que as fundamentais e suas parciais terão mais "campo" para estimular as cordas soltas,fora a digitação que muda de forma drástica,o som soa com uma maior riqueza.

Um baixista de jazz que usa esse recurso no seu acústico é o Red Mitchell,procure por alguma gravação dele que vai dar pra notar um som um tanto diferenciado,não dá pra notar toda a riqueza pois ele toca com pizzicato e não com arco [o que mascara bastante os harmônicos],caso queira ouvir alguma gravação com o arco procure por algo de Joel Quarrington ou de Silvio Dalla Torre.

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Mensagem por Rafael do Baixo Ter Set 01, 2009 12:40 am

allexcosta escreveu:
Wotan escreveu:O problema é que é impossível repoduzir a forma (fôrma na antiga ortografia) da mão do violoncelo no contrabaixo.

scratch

Ele falou da pegada do instrumento [mão esquerda,a que digita as notas],a mão do instrumentista ao empunhar um cello possui uma forma bem diferente da que utilizamos no baixo elétrico [e no acústico também].Algo que seria impossível de se copiar em um baixo elétrico,mesmo utilizando essa afinação em quintas.

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Mensagem por Wotan Ter Set 01, 2009 12:46 am

Exatamente Rafael.
Eu também toco violoncelo e sei que não dá para imitar sua digitação no contrabaixo.
Maiores detalhes, só fazendo uma demonstração ao vivo.

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Mensagem por allexcosta Ter Set 01, 2009 1:08 am

Entendi...

Mas voltando ao caso do brother aí, é só comprar as cordas certas pra afinação que você quer e não haverá problemas, mas querer transformar um encordoamento comum numa afinação completamente diferente pode, sim, te trazer dor de cabeça.

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Mensagem por FF Targa Ter Set 01, 2009 11:23 am

A bem da verdade, era por curiosidade mesmo. Acaba que é algo bastante "perigoso" de se fazer sem ter uma boa verba para o caso de ter que concertar o instrumento.

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Mensagem por allexcosta Ter Set 01, 2009 1:03 pm

FF Targa escreveu:A bem da verdade, era por curiosidade mesmo. Acaba que é algo bastante "perigoso" de se fazer sem ter uma boa verba para o caso de ter que concertar o instrumento.

Mais uma vez, não tem perigo nenhum se você usar as bitolas corretas.

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Mensagem por Ivanov_br Ter Set 01, 2009 1:37 pm

Wotan escreveu:Exatamente Rafael.
Eu também toco violoncelo e sei que não dá para imitar sua digitação no contrabaixo.
Maiores detalhes, só fazendo uma demonstração ao vivo.

Tu podia fazer um video exemplificando... bounce
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Mensagem por Wotan Ter Set 01, 2009 11:19 pm

Não tenho uma câmera para fazer isso Ivan, mas vou tentar explicar:

Pelo fato da escala ser menor a distância entre as notas também o são logo os dedos da mão esquerda são posicionados no espelho do violoncelo um pouco abertos, cerca de 1cm entre eles ou um pouco mais, considerando-se a chamada primeira posição.

Nesta posição na 4ª corda (dó) o dedo 1 faz a nota ré, o 2 o ré#, o 3 o mi, o 4 o fá e o polegar fica posicionado na direção do 2º dedo atrás do braço. Os quatro dedos têm a mesma importância e cada um é responsável por produzir uma nota.

Ainda na primeira posição para fazer o dó# (ou réb) abre-se o dedo 1 em direção à pestana sem deslocar o polegar e os demais dedos. Para fazer o fá# mantém-se o dedo 1 na sua localização fundamental (ré) bem como o polegar e desloca-se os outros três dedos até aquela nota.

Resumindo: no cello é facilmente possível tocar até seis notas sem mudar de posição, sem deslocar o polegar.

Este tipo de digitação me parece impossível de ser feita no contrabaixo a não ser que o instrumentista possua mão extremamente grande.

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