Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

+138
Vicente Ganem
talesbass
fabio.ricarte.1
crsantosx
MarinaBass
Mike_
Moshe Bar Elohim
toni.santos.90475
Pedro Alves
IranGunners
IsaacPSilva
Mi Remualdo
Paulo Penna
Jackson¹
olivo
Emanoel Chequetto
Squivo
Edão
(((Dubassman)))
adribaixo
109eh
luan.deoliveira.12
W.Lopes
emanuelneto
Bob Stark
Eddy_Lanthan
pedrizito15
bassrpollo
FabioOlario
dideivox
jackdaniels
ark racing
robson610542
rmap
joseluiz.avilajr
André Melo Batista
pluís
NeyBass
aramis.melgarecho
bassfuria
TioAnder
RenanZeera
GuynhoBass
JrFioravante
third_strike
Caiov
Thiago Almeida
Eliseumohr
cleitonbassline1
Baixista
alisso morrison
iadsebass
AlexeiSantana
samubass
marlon.santosalmeida
emmanuel.florescoelho
Matt Bass
cidaobass007
mariogsilva
caio.dropz
flauius
rodrigo.ropedagogo
fabio887
Bosclima
gmv bass
tskrieger
Ramiro Andrade
Christian
gabrielpd
LPBR
fernando pullbass
Mbass
igor.botelhoduarte
ltezza13
Groovin
Artur Gomes
Elielson Rocha
Max Camillo
André Rhuan
RBORCARI
ZédeLepelin
Giuliano
Jackson
gsfteodoro
Andre Azulao
Jhonatan Anute
AlexandreLima
vinibassplayer
DeanMateus
Boss2K
rodrigomonteoliva
heverton souza
renanx
SILVIAO
ademar junior
Geddybass
subgrave
Rafael Leal Candido
Roger_william
VivianeTF
Edu Fettermann
pedroivo85@hotmail.com.br
siodoni
mrbrasil
Laysson
malka_aff
Gilberto Júnior
webercar
Ronyldo D`Santos Luthier
Raissa
RodrigoBR
ricardo barros
emachado
Cantão
ct.colela
dibass
brucce
henri carvalho
PauloBass
pedrohenrique.astronauta
Luiz87
CG
Breno_Barnabe
Nando Medeiros
Claudio
Fernando Zadá
Maurício_Expressão
fheliojr
bodhan
Mauricio Luiz Bertola
afonsodecampos
Tarcísio Caetano
Voila Marques
Cayo Castro
GeTorres
edumoraes
gpraxedes
allexcosta
142 participantes

Página 10 de 20 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 15 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por gmv bass Seg maio 19, 2014 9:08 pm

Bertola;
Qual a profundidade do tróculo para o encaixe do braço em um corpo de 38mm de espessura?
existe um calculo ou formula padrão?

Última edição por gmv bass em Seg maio 19, 2014 9:57 pm, editado 1 vez(es)
gmv bass
gmv bass
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg maio 19, 2014 9:11 pm

^ Utilize como referência a escala:
https://www.google.com.br/search?q=contrabaixo+encaixe+bra%C3%A7o+-+corpo&es_sm=122&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=Xp16U5XJIemgsASK9IGYDw&ved=0CCsQsAQ&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=zROqpsDs0YV33M%253A%3BSv7MHEim_-wwqM%3Bhttp%253A%252F%252Fimg688.imageshack.us%252Fimg688%252F8143%252Fdsc00152l.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.contrabaixobr.com%252Ft5093-review-comparativo-entre-os-baixos-sjb-75-antigo-e-o-sjb-75-mais-recente%3B800%3B600
Agora, 38 mm de espessura é muito pouco! Eu JAMAIS usaría um corpo com essa espessura...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por gmv bass Seg maio 19, 2014 9:58 pm

Valew!!!
seria no "minimo" 40mm?
gmv bass
gmv bass
Membro

Mensagem por Bosclima Seg maio 19, 2014 10:51 pm

Bertola, quais as possíveis técnicas para "amarelar" a marcação de perolóide do meu SX?
Bosclima
Bosclima
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg maio 19, 2014 11:46 pm

gmv bass escreveu:Valew!!!
seria no "minimo" 40mm?
Mínimo do mínimo.
O ideal é 44/45mm
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg maio 19, 2014 11:56 pm

Bosclima escreveu:Bertola, quais as possíveis técnicas para "amarelar" a marcação de perolóide do meu SX?
Cara, se o braço é claro, ele terá um verniz por cima e portanto, só o tempo mesmo...
Se for escuro, aplique anilina
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Andre Azulao Qua maio 21, 2014 3:03 pm

Bertola,

É trabalhoso trocar um NUT? Peguei um baixo com um nut extremamente vagabundo de plástico que creio que logo vá se desgastar....
Andre Azulao
Andre Azulao
Membro

Mensagem por edumoraes Qua maio 21, 2014 3:14 pm

Andre Azulao escreveu:Bertola,

É trabalhoso trocar um NUT? Peguei um baixo com um nut extremamente vagabundo de plástico que creio que logo vá se desgastar....

Cara, não fica sofrendo por antecipação, eu tenho um baixo com nut de plástico bem vagabundo, já está durando mais de 25 anos e nunca gastou e nem quebrou.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagem por Andre Azulao Qua maio 21, 2014 3:35 pm

^ mas ontem fui fazer um set up básico, tirei as cordas e no que fui recolocar já saiu um farelo de plástico.... Shocked ...... por isso estou me preocupando....
Andre Azulao
Andre Azulao
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua maio 21, 2014 5:37 pm

Andre Azulão
Cara, é preciso habilidade e experiência para se fazer uma pestana legal, bem como limas redondas específicas.
No E-Bay tem um monte de pestanas à venda.... De todo o tipo de material (osso, corian, latão)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Andre Azulao Qua maio 21, 2014 5:55 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Andre Azulão
Cara, é preciso habilidade e experiência para se fazer uma pestana legal, bem como limas redondas específicas.
No E-Bay tem um monte de pestanas à venda.... De todo o tipo de material (osso, corian, latão)

Pelas pesquisas que fiz aqui no fórum, estou optando por uma de osso....se eu comprar pronta seria "só" adpatar?
Andre Azulao
Andre Azulao
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua maio 21, 2014 6:02 pm

^Depende. Vc tem que ter em mente o tipo e as medidas.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Andre Azulao Qui maio 22, 2014 2:16 pm

^beleza...vou tentar aqui....valew Bertola.....
Andre Azulao
Andre Azulao
Membro

Mensagem por fabio887 Qui maio 22, 2014 2:48 pm

Bertola, em regulagens de oitavas/altura sempre tive problemas de riscos na ponte causados pelos próprios parafusos. Qual o jeito correto? Soltar a corda, ajustar o parafuso e afinar novamente? Como posso evitar esse problema de riscar a ponte?

fabio887
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui maio 22, 2014 5:17 pm

fabio887 escreveu:Bertola, em regulagens de oitavas/altura sempre tive problemas de riscos na ponte causados pelos próprios parafusos. Qual o jeito correto? Soltar a corda, ajustar o parafuso e afinar novamente? Como posso evitar esse problema de riscar a ponte?
Se a base da ponte for lisa, não há como evitar... Nem isso é lá muito importante...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Bosclima Sex maio 23, 2014 1:41 pm

Bertola, obrigado pela ajuda sobre a marcação, uma outra dúvida surgiu aqui, eu li alguns tópicos sobre pintura de corpo e o pessoal indica removedor para tirar a pintura. Como eu tiro o verniz de um baixo natural? Ou eu posso pintar por cima e passar outras camadas de verniz depois?
Bosclima
Bosclima
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex maio 23, 2014 1:46 pm

Vc pode pintar por cima sim, lixando antes; claro.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por rodrigo.ropedagogo Seg Jun 02, 2014 2:51 pm

Grande Bertola....fiz um contrabaixo de 7 cordas com captador bartoline G6 e circuito bartoline ntmb,,,,,depois fiz todas as ligações a corda D ficou com o som mais baixo que as outras....olhei todas as ligações..regulei a altura das cordas.....e até agora estou perdido.....se puder me ajudar te agradeço.....fica na Paz
rodrigo.ropedagogo
rodrigo.ropedagogo
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 02, 2014 5:21 pm

^Cara, baixo de 7 cordas!
Ainda mais com capt de 6...
Não dá pra saber sem examinar o instrumento, mas acho que o captador não está captando devidamente a corda em "excesso". IMHO
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por flauius Seg Jun 02, 2014 7:17 pm

Eis meu pitaco:

Acho que o problema é que a D é justamente no meio do captador (assumindo que a afinação do baixo seja BEADGCF)
O G6 é um split coil em linha, assim sendo, ela está posicionada em um local sem bobinas ou na emenda das duas...

flauius
Membro

http://8abaixo.com/

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 02, 2014 10:26 pm

^ Boa hipótese. Concordo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por rodrigo.ropedagogo Ter Jun 03, 2014 8:27 am

valeu pela ajuda...Eu já tinha feito um de 7 cordas com captação seymour duncan e ficou muito bom... pensei não teria problema com os bartolini g6...valeu pela dica pessoal.....
rodrigo.ropedagogo
rodrigo.ropedagogo
Membro

Mensagem por rodrigo.ropedagogo Ter Jun 03, 2014 5:56 pm

quero agradecer ao bertola e também pela contribuição do flauius. estava certo sobre a bobina dupla do captador bartolini G6...mudei a distribução da corda e deu certo...

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 <a href=Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Bass_7  Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Bass_7_2" />
rodrigo.ropedagogo
rodrigo.ropedagogo
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jun 03, 2014 6:00 pm

rodrigo.ropedagogo escreveu:quero agradecer ao bertola e também pela contribuição do flauius. estava certo sobre a bobina dupla do captador bartolini G6...mudei a distribução da corda e deu certo...

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 <a href=Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Bass_7  Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Bass_7_2" />
Legal!
Essa vai pra "conta" do flauius
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por caio.dropz Qui Jun 12, 2014 12:07 pm

Fala bertola!
tudo bem... veja se você pode me ajudar to com essa duvida

se eu tirar um captador de um baixo ativo, eu consigo colocar ele num baixo passivo, sem colocar pre amp nele?

valeu!
caio.dropz
caio.dropz
Membro

https://www.facebook.com/bandadropz

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jun 12, 2014 3:35 pm

caio.dropz escreveu:Fala bertola!
tudo bem... veja se você pode me ajudar to com essa duvida

se eu tirar um captador de um baixo ativo, eu consigo colocar ele num baixo passivo, sem colocar pre amp nele?

valeu!
Não.
Se o circuito for "ativado", sim. Ativo mesmo, não, pois funciona de forma diferente.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por caio.dropz Sex Jun 13, 2014 9:34 am

^
Obrigado Bertola!
caio.dropz
caio.dropz
Membro

Mensagem por mariogsilva Qui Jun 26, 2014 9:45 pm

Olá, Tenho Um Grande Problema: Possuo um Music Man StingRay 5 Com Birds eyes do Ano 1998 e recentemente o Tensor dele se quebrou por causa de negligencias minhas… estou doido aqui em Recife procurando o tensor para ele, e não acho de jeito nenhum, ja levei ate um luthier e ele disse que para achar o tensor que caiba num music man desse ano é muito dificil de achar e sem falar que para abrir o braço iria ser uma guerra tambem… estou com esse grave problemão, gostaria muito de achar quem venda esse tensor ou se você teria esse tensor e pudesse ver esse serviço, obrigado!! Smile

mariogsilva
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jun 26, 2014 10:54 pm

^Não tenho... Sorry!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Qui Jun 26, 2014 11:14 pm

mariogsilva escreveu:Olá, Tenho Um Grande Problema: Possuo um Music Man StingRay 5 Com Birds eyes do Ano 1998 e recentemente o Tensor dele se quebrou por causa de negligencias minhas… estou doido aqui em Recife procurando o tensor para ele, e não acho de jeito nenhum, ja levei ate um luthier e ele disse que para achar o tensor que caiba num music man desse ano é muito dificil de achar e sem falar que para abrir o braço iria ser uma guerra tambem… estou com esse grave problemão, gostaria muito de achar quem venda esse tensor ou se você teria esse tensor e pudesse ver esse serviço, obrigado!! Smile

Problemão, realmente...

Esse pessoal resolve pra você:

http://www.mlaghus.com.br/
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jun 26, 2014 11:44 pm

allexcosta escreveu:
mariogsilva escreveu:Olá, Tenho Um Grande Problema: Possuo um Music Man StingRay 5 Com Birds eyes do Ano 1998 e recentemente o Tensor dele se quebrou por causa de negligencias minhas… estou doido aqui em Recife procurando o tensor para ele, e não acho de jeito nenhum, ja levei ate um luthier e ele disse que para achar o tensor que caiba num music man desse ano é muito dificil de achar e sem falar que para abrir o braço iria ser uma guerra tambem… estou com esse grave problemão, gostaria muito de achar quem venda esse tensor ou se você teria esse tensor e pudesse ver esse serviço, obrigado!! Smile

Problemão, realmente...

Esse pessoal resolve pra você:

http://www.mlaghus.com.br/
Certamente...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por mariogsilva Qui Jun 26, 2014 11:48 pm

Valeu a Ajuda, Sei Como é Dificil Mesmo!

Massa, Já Entrei em Contato com a MLagus! Wink

mariogsilva
Membro

Mensagem por cidaobass007 Dom Jun 29, 2014 5:10 pm

ola amigo queria saber qual pré posso usar nos captadores smb5 da seymour duncan que seja barata de preferencia.desde ja obgd
cidaobass007
cidaobass007
Membro

Mensagem por gpraxedes Dom Jun 29, 2014 5:17 pm

Só por curiosidade, Bertola. Um braço de Squier cabe num SX?
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jun 29, 2014 10:10 pm

cidaobass007 escreveu:ola amigo queria saber qual pré posso usar nos captadores smb5 da seymour duncan que seja barata de preferencia.desde ja obgd
Qualquer um da Artec
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jun 29, 2014 10:11 pm

gpraxedes escreveu:Só por curiosidade, Bertola. Um braço de Squier cabe num SX?
Sim
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Matt Bass Sáb Jul 05, 2014 5:40 pm

Fala pessoal tudo bom gostaria de saber se tem Algum Luthier para confeccionar essa peça para mim,, muito obrigado

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Escudo_marcus_miller_completo
Matt Bass
Matt Bass
Membro

Mensagem por fheliojr Seg Jul 07, 2014 10:33 am

mestre bertola, uma dúvida beeeeeeeem de leigo sobre pintura de instrumentos: alguns luthiers fabricam a tinta q vão usar em alguns destes equipamentos, selecionando pigmentos, etc?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 07, 2014 4:22 pm

A tinta que se usa para pintar instrumentos é tinta automotiva comum, e o verniz, também, nitrocelulose ou PU, com ou sem pigmentos ou corantes, que aliás, nada tem de especiais ou misteriosos.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por caio.dropz Ter Jul 08, 2014 11:29 am

ola Bertola!
eu aqui de novo....

queria saber se vc conhece o Luthier Buck de iracemópolis
ele é bom?

recebi uma proposta que envolve esse bass aqui q ele confeccionou...

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Image

escala em jacarandá, sem verniz e parte eletrica de um squier

o cara falou q vale 900 reais.... será que é tudo isso mesmo?

obrigado!
caio.dropz
caio.dropz
Membro

Mensagem por fheliojr Ter Jul 08, 2014 1:35 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:A tinta que se usa para pintar instrumentos é tinta automotiva comum, e o verniz, também, nitrocelulose ou PU, com ou sem pigmentos ou corantes, que aliás, nada tem de especiais ou misteriosos.

um "luthier" local disse q fazia as tintas dos instrumentos q ele mesmo fabricava, o q achei estranho, por isso aquela minha dúvida.
valeu, bertola!!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 08, 2014 5:32 pm

caio.dropz
Não achei preço excessivo não, ao contrario...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por caio.dropz Qua Jul 09, 2014 4:07 pm

Beleza!
valeu!
Smile
caio.dropz
caio.dropz
Membro

Mensagem por emmanuel.florescoelho Qua Jul 09, 2014 8:31 pm

Tenho baixo meio antigo aqui e estou tentando mexer nele. Quando eu aperto o tensor ,1/4 de volta, ele já começa a trastejar e se não aperto ele fica tendendo a um berimbau kkkk. Oque pode estar causando o trastejamento?
Obrigado.
emmanuel.florescoelho
emmanuel.florescoelho
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jul 09, 2014 10:24 pm

Regular um baixo não é apenas apertar e folgar tensor....
Há que verificar a ponte, a espessura do encordoamento, se for necessário, re-bater trastes (serviço para luthier experiente), etc, etc....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por marlon.santosalmeida Qua Jul 09, 2014 11:39 pm

Maurício, captadores tem tempo de vida útil? Se sim, quanto seria? Gostariade saber também, se existem fatores que diminuam a vida útil do captador e quais seriam?
marlon.santosalmeida
marlon.santosalmeida
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jul 10, 2014 12:40 am

Capts com imãs de AlNiCo tem sim, pois essa liga perde o magnetismo com o tempo, mas isso dura anos!
Capts cerâmicos, de ferrite ou de neodymiun, essa perda é praticamente desprezível.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por marlon.santosalmeida Qui Jul 10, 2014 2:06 am

Mais uma dúvida, esses anos seriam décadas ou apenas alguns anos? Desde já meu muito obrigado.
marlon.santosalmeida
marlon.santosalmeida
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jul 10, 2014 9:50 am

Décadas.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por samubass Sex Jul 11, 2014 10:02 am

Olá Mauricio! Tudo bem?
Cara, é o seguinte...
Tenho um amigo nos EUA, ele está vindo de volta para o Brasil. Queria um music man, mas não tenho dinheiro para comprar um lá. Portanto, queria comprar os captadores de um MM para colocar num modelo de sting ray aqui no Brasil. Gostaria de saber quais o caps que devo comprar e se somente os caps já daria pra adaptar no modelo que vou usar aqui. É preciso comprar outras coisas alem dos captadores...tipo circuito, ou algo assim? Se vc puder me ajudar, fico aguardo. Obrigado

samubass
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 10 de 20 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 15 ... 20  Seguinte

Ir para o topo