Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

+138
Vicente Ganem
talesbass
fabio.ricarte.1
crsantosx
MarinaBass
Mike_
Moshe Bar Elohim
toni.santos.90475
Pedro Alves
IranGunners
IsaacPSilva
Mi Remualdo
Paulo Penna
Jackson¹
olivo
Emanoel Chequetto
Squivo
Edão
(((Dubassman)))
adribaixo
109eh
luan.deoliveira.12
W.Lopes
emanuelneto
Bob Stark
Eddy_Lanthan
pedrizito15
bassrpollo
FabioOlario
dideivox
jackdaniels
ark racing
robson610542
rmap
joseluiz.avilajr
André Melo Batista
pluís
NeyBass
aramis.melgarecho
bassfuria
TioAnder
RenanZeera
GuynhoBass
JrFioravante
third_strike
Caiov
Thiago Almeida
Eliseumohr
cleitonbassline1
Baixista
alisso morrison
iadsebass
AlexeiSantana
samubass
marlon.santosalmeida
emmanuel.florescoelho
Matt Bass
cidaobass007
mariogsilva
caio.dropz
flauius
rodrigo.ropedagogo
fabio887
Bosclima
gmv bass
tskrieger
Ramiro Andrade
Christian
gabrielpd
LPBR
fernando pullbass
Mbass
igor.botelhoduarte
ltezza13
Groovin
Artur Gomes
Elielson Rocha
Max Camillo
André Rhuan
RBORCARI
ZédeLepelin
Giuliano
Jackson
gsfteodoro
Andre Azulao
Jhonatan Anute
AlexandreLima
vinibassplayer
DeanMateus
Boss2K
rodrigomonteoliva
heverton souza
renanx
SILVIAO
ademar junior
Geddybass
subgrave
Rafael Leal Candido
Roger_william
VivianeTF
Edu Fettermann
pedroivo85@hotmail.com.br
siodoni
mrbrasil
Laysson
malka_aff
Gilberto Júnior
webercar
Ronyldo D`Santos Luthier
Raissa
RodrigoBR
ricardo barros
emachado
Cantão
ct.colela
dibass
brucce
henri carvalho
PauloBass
pedrohenrique.astronauta
Luiz87
CG
Breno_Barnabe
Nando Medeiros
Claudio
Fernando Zadá
Maurício_Expressão
fheliojr
bodhan
Mauricio Luiz Bertola
afonsodecampos
Tarcísio Caetano
Voila Marques
Cayo Castro
GeTorres
edumoraes
gpraxedes
allexcosta
142 participantes

Página 19 de 20 Anterior  1 ... 11 ... 18, 19, 20  Seguinte

Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 17, 2015 11:56 pm

IranGunners escreveu:Mestre Bertola,

Olá, sou novo aqui no forum, mas estou com uma grande duvida...
Ha tres meses comprei um baixo tagima TBM 4 captação ativa, porem quando eu ligo o baixo parece que ele esta com Overdrive, ate mesmo nos amplificadores dos estudios.Acabei abrindo o baixo so para ver se havia algum mal contato, so que quando eu fechei novamente esse problema desapareceu.....Alguem pode me dizer que tipo de problema e esse que deixa o baixo parecendo uma guitarra com efeito do Slipknot???kkkkk

Obrigado

ps tenho medo de no meio de um show ele mudar o som e ficar distorcido, mesmo trocando a bateria o problema persistia.

Estranho mesmo!!!!
Isso é coisa do capiroto!!!!
Medo
Aplique spray "limpa-contatos" nos potenciômetros do baixo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Pedro Alves Ter Mar 24, 2015 7:37 pm

Bertola estou pensando em construir um baixo pra mim mas estou em duvida sobre qual posição deve ser parafusada a ponte, tipo qual a medida para que eu não perca a oitava?

Pedro Alves
Membro

Mensagens : 6
Localização : Santana-Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 24, 2015 7:39 pm

Pedro Alves escreveu:Bertola estou pensando em construir um baixo pra mim mas estou em duvida sobre qual posição deve ser parafusada a ponte, tipo qual a medida para que eu não perca a oitava?
A medida é a mesma da pestana ao 12º traste e dele para o ponto médio da ponte entre os carrinhos
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Pedro Alves Ter Mar 24, 2015 7:57 pm

tudo bem muito obrigado, só mais uma coisa caso eu resolva fazer um braço com as escalas um pouco menores como eu faço? corre risco de não dar as notas certas?

Pedro Alves
Membro

Mensagens : 6
Localização : Santana-Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Mar 25, 2015 6:10 am

Pedro Alves escreveu:tudo bem muito obrigado, só mais uma coisa caso eu resolva fazer um braço com as escalas um pouco menores como eu faço? corre risco de não dar as notas certas?
O tamanho da medida da escala não importa, a relação acima é a mesma... Acho mais jogo comprar um braço pronto para quem não tem experiência como vc
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por toni.santos.90475 Dom Mar 29, 2015 7:34 pm

aproveitando este topico. estou querendo fazer uma boa regulagem no meu contrabaixo. tenho as chaves que são necessarias. minha pergunta é: será que retirando o braço e colocando um calço embaixo as cordas ficariam com a ação bem baixa sem trastejar, ou melhor não mexer nessa parte?
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagens : 123
Localização : Pôrto Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Mar 29, 2015 8:15 pm

toni.santos.90475 escreveu:aproveitando este topico. estou querendo fazer uma boa regulagem no meu contrabaixo. tenho as chaves que são necessarias. minha pergunta é: será que retirando o braço e colocando um calço embaixo as cordas ficariam com a ação bem baixa sem trastejar, ou melhor não mexer nessa parte?
Acho melhor vc consultar o seu luthier sobre isso.
Calços só devem ser usados se, ao se abaixar TOTALMENTE os carrinhos da ponte, as cordas ainda continuarem demasiado altas.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por toni.santos.90475 Dom Mar 29, 2015 8:34 pm

Acho que vou levar ao luthier mesmo. pois tenho medo de mexer e estragar o braço do instrumento.
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagens : 123
Localização : Pôrto Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por siodoni Dom Mar 29, 2015 9:24 pm

Bertola, existe alguma madeira brasileira semelhante ao Ash visualmente?
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Mar 29, 2015 9:32 pm

siodoni escreveu:Bertola, existe alguma madeira brasileira semelhante ao Ash visualmente?
Araucária é visualmente parecida
Mas é bem difícil de achar...
Eu já fiz um P-Bass com essa madeira...
Eu tenho uma foto tocando-o com minha ex-banda num show (como convidado).
Vou tentar achar aqui....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por siodoni Dom Mar 29, 2015 9:33 pm

Não é proibida a comercialização de Araucária?
Se achar a foto posta aqui.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Mar 29, 2015 9:39 pm

^Sim, é....
Tal qual a do mogno...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por ZédeLepelin Ter Mar 31, 2015 3:38 pm

Bertola, já que estou dando uns tapas nos meus instrumentos e já faço algumas regulagens que nunca havia feito, vou partir agora para manutenção de madeira, parte de metal, etc.

Quais os produtos que você usa para deixar a madeira com aquele brilho e o que você passa na parte de metal para evitar possível ferrugem? Pretendo comprar pela web, então se você me indicar as marcas que usa, eu lhe agradeço.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 31, 2015 4:46 pm

jmaxyyz
Depende do que vc chama de "brilho"...
Verniz de poliuretano, que é bem brilhante, tem que ser aplicado à pistola, por um profissional habilitado. Como eu não tenho mais uma oficina grande (apenas um espaço em casa bem menor), eu sub-loco tal processo para outros profissionais, assim como pintura (que é bem chato!).
Há um tipo de acabamento, que uso muito e é bem simples, que consiste em aplicar várias demãos de seladora à pincel (e no final em spray), lixar com bombril e aplicar cêra e polir com uma politriz. É fácil e eficiente, e, se vc quer algo mais brilhoso, aplica-se cêra de carnaúba.
Se o corpo já está "acabado", passa-se apenas flanela limpa e sêca, eventualmente com um pouquinho de "lustra-móveis".
Partes metálicas são cromadas e, para elas, basta limpar bem com pano limpo e sêco; eventualmente um pouquinho de WD-40. Nada mais...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por ZédeLepelin Ter Mar 31, 2015 4:48 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:jmaxyyz
Depende do que vc chama de "brilho"...
Verniz de poliuretano, que é bem brilhante, tem que ser aplicado à pistola, por um profissional habilitado. Como eu não tenho mais uma oficina grande (apenas um espaço em casa bem menor), eu sub-loco tal processo para outros profissionais, assim como pintura (que é bem chato!).
Há um tipo de acabamento, que uso muito e é bem simples, que consiste em aplicar várias demãos de seladora à pincel (e no final em spray), lixar com bombril e aplicar cêra e polir com uma politriz. É fácil e eficiente, e, se vc quer algo mais brilhoso, aplica-se cêra de carnaúba.
Se o corpo já está "acabado", passa-se apenas flanela limpa e sêca, eventualmente com um pouquinho de "lustra-móveis".
Partes metálicas são cromadas e, para elas, basta limpar bem com pano limpo e sêco; eventualmente um pouquinho de WD-40. Nada mais...

Obrigado, Bertola.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por emanuelneto Sex Abr 03, 2015 9:27 pm

Olá Bertola,

Estou querendo comprar uma tarracha Hipshot X-tender para um baixo Fender Highway One Jazz .... Alguma orientação para que eu possa saber o modelo certo para meu baixo??

Obrigado
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Abr 04, 2015 9:32 pm

Realmente não tenho.
A única tarraxa dessas que conheço são as da Hipshot, para baixos "padrão". No ML tem.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter Abr 07, 2015 7:11 pm

Olha só quem encontrei: Rolling Eyes



Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Abr 07, 2015 7:12 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Olha só quem encontrei:  Rolling Eyes



ahn
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter Abr 07, 2015 7:21 pm

hail
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Pedro Alves Qui Abr 16, 2015 11:20 am

Bartola o que me diz em um baixo usando cedro e barauna? Cedro antigo para o braço interisso escala em barauna e o corpo em cedro tbm, e oq me diz sobre usar dois tensores em um braço?

Pedro Alves
Membro

Mensagens : 6
Localização : Santana-Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 16, 2015 11:24 am

Pedro Alves escreveu:Bertola o que me diz em um baixo usando cedro e barauna? Cedro antigo para o braço interiço escala em barauna e o corpo em cedro tbm,  e oq me diz sobre usar dois tensores em um braço?
Cedro não é adequado para braços, pois não tem densidade e resistência estrutural para tal, ademais, usar essa madeira (com reforços) "proporcionará" (em princípio) uma sonoridade "abafada" ao instrumento dada a baixa velocidade de propagação sonora.
Já a braúna é adequada para escalas
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 16, 2015 11:25 am

Moshe Bar Elohim escreveu:hail
Obrigado Moshe, mas o vídeo não é nada demais, apenas uma entrevista para um programa de TV fechada...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Pedro Alves Qui Abr 16, 2015 12:15 pm

Obrigado e sobre os tensores? Já vi muito braço com dois tensores na Internet, qual madeira me aconselha para o braço? O cedro ficaria bacana para o corpo né?

Pedro Alves
Membro

Mensagens : 6
Localização : Santana-Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mike_ Qui Abr 16, 2015 12:46 pm

Eu já vi dois tensores em baixo de 6 cordas. É essa sua intenção?
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Pedro Alves Qui Abr 16, 2015 12:57 pm

Não, 5 cordas

Pedro Alves
Membro

Mensagens : 6
Localização : Santana-Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 16, 2015 12:58 pm

Pedro Alves escreveu:Obrigado e sobre os tensores? Já vi muito braço com dois tensores na Internet,  qual madeira me aconselha para o braço? O cedro ficaria bacana para o corpo né?
Madeiras adequadas para braços são o pau-marfim e o tauarí-branco. Pode-se usar longarinas de roxinho ou ipê para reforço.
Porque 2 tensores? Em baixos de 4 ou 5 cordas isso não é necessário.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por toni.santos.90475 Sex Abr 17, 2015 11:12 am

Olá amigos baixistas. resolvi abaixar um pouco a ponte do meu baixo porque as cordas estavam muito altas. o problema que apareceu agora e o seguinte: começa a trastejar nas primeiras casas. eu subo um pouco a ponte e na hora o problema some no outro dia esta trastejando novamente, volto a repetir o processo e o problema some, no outro dia volta a trastejar. alguem sabe me dizer por que isso esta acontecendo?
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagens : 123
Localização : Pôrto Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por NeyBass Sex Abr 17, 2015 11:34 am

^
trastejando nas primeiras casa é tensor muito apertado, solta ele um pouco. Aperte em cima do 1º e ultimo traste o ideal é que a corda não fique colada nos trastes por volta da casa 5 e 7, mas sim com um leve espaçamento, eu deixo uma folha de papel sulfite entre a corda e o traste.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por toni.santos.90475 Sex Abr 17, 2015 12:25 pm

opa. valeu amigo, vou tentar desapertar o tensor um pouco pra ver . acho q estava com cordas mais pesadas e as q eu coloquei são mais leves
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagens : 123
Localização : Pôrto Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por NeyBass Sex Abr 17, 2015 2:15 pm

toni.santos.90475 escreveu:opa. valeu amigo, vou tentar desapertar o tensor um pouco pra ver . acho q estava com cordas mais pesadas e as q eu coloquei são mais leves

Assim da problema mesmo.

Desculpa Bertola por invadir seu tópico. bounce
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por afonsodecampos Sex Abr 17, 2015 3:02 pm

Toni, não sei se você já conhece mas este tópico pode ajudar também:

Regulagem básica
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Abr 17, 2015 4:52 pm

toni.santos.90475 escreveu:Olá amigos baixistas. resolvi abaixar um pouco a ponte do meu baixo porque as cordas estavam muito altas. o problema que apareceu agora e o seguinte: começa a trastejar nas primeiras casas. eu subo um pouco a ponte e na hora o problema some no outro dia esta trastejando novamente, volto a repetir o processo e o problema some, no outro dia volta a trastejar. alguem sabe me dizer por que isso esta acontecendo?

Seu baixo está com o tensor desregulado.
Pode ser que esteja frouxo, ocasionando excesso de concavidade no meio do braço e causando o trastejamento nas últimas casas.
Verifique a concavidade do braço, que tem que ser MUITO pequena ou mesmo inexistente. Se houver, aperte o tensor. 1/4 de volta de cada vez
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por toni.santos.90475 Sex Abr 17, 2015 7:43 pm

Valeu pela dica Bertola. acho que estava muito apertado mesmo o tensor, pois depois que folguei ele um pouco percebi que parou o trastejamento. pelo menos ate agora. vamos aguardar pra ver se realmente eliminei o problema.
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagens : 123
Localização : Pôrto Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por MarinaBass Sáb Abr 18, 2015 2:45 pm

Boa tarde ,

Caro Bertola, parabéns e obrigada pelo tópico.
Gostaria de te perguntar sobre um baixo que tenho aqui, estava com planos de reformá-lo , ele é um Hohner LX 200 b , por ser um baixo velhinho achei que valeria a pena, entrei em contato com a Hohner da Alemanha e me informaram que nem pra reposição eles tem peças desse baixo, mas pesquisando sobre ele na net fiquei na dúvida pois ele parece ser (como dizer?) ...um instrumento bem ruinzinho Medo
Aqui no link tem um igual
http://www.gumtree.com/p/guitar-instrument/hohner-baron-bass-lx200b/1108979405
Talvez levá-lo a um luthier saia mais caro do que um baixo novo... não sei, o que você acha?

MarinaBass
MarinaBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Austria

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Abr 18, 2015 7:54 pm

Marina, Essas séries mais baratas da Hohner. bem como um monte deles que foram importados pra cá nos anos 90 eram confeccionados em MDF!!!
Confira se o seu é com esse material sumamente inadequado em 1º lugar.
Depois informe quais os problemas dele e vamos ver o que pode ser feito
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por MarinaBass Dom Abr 19, 2015 7:31 am

Sim, infelizmente é MDF sim, pelo menos é o que encontrei de informação sobre ele na net ,bem, esse instrumento eu tenho ja faz algum tempo, não utilizo ele, eu toco com um precision, mas sempre mantive esse baixo aqui por ser bem antiguinho e escala curta, ele é bonitinho e antigo e achava que um dia ainda ia reformá-lo pra que ficasse como novo, foi nessa semana que resolvi mexer com isso, mandei um email pra Hohner e me retornaram avisando que não tem mais as peças dele, ele tem uma ponte que não é dele , o captador dele parece meio oxidado , os botões dele não são originais e chia quando mexe, a entrada do cabo falta a rosca, e quem o tocou lixou o nut pra passar cordas mais grossas e ficou uma porcaria, teria que trocar isso também , ainda falta a capinha (aquele plástico pequeno) que cobre o buraco onde se ajusta o tensor , na mão dele, enfim ele está bem maltratado.
Mas quando descobri que ele é MDF sinceramente desanimei... :-(
MarinaBass
MarinaBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Austria

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por MarinaBass Dom Abr 19, 2015 7:37 am

O que achei sobre ele na net:

Brand name:
HOHNER
Product: bass guitars
A budget 4 string bass guitar from Hohner:

Scale length is 30 inches. It has a 20 fret neck, with rosewood fingerboard with white pearloid dot markers. The double cutaway body is made from 1.5 inch thick MDF, and is flat with no contours on the front or rear. Precision style split pickup, with volume and tone control. The jack socket is in the front face of the instrument. The chrome plated bridge has two adjustable saddles.
MarinaBass
MarinaBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Austria

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Abr 19, 2015 1:34 pm

Marina,
Em 1º lugar é preciso estabelecer se o braço, a ponte e as tarrachas estão em boas condições. Se estiverem, será o 1º passo para uma reconstrução do instrumento.
Depois, vc pode verificar o captador. Essa série da Hohner tinha capts muito ruins, portanto, sugiro que vc os descarte e compre um novo.
A pestana terá que ser refeita, não há muita alternativa para isso...
A parte elétrica (potenciômetros e "jack" de saída), pode ser limpa com spray "limpa-contatos" e o jack de saída, trocado (tudo isso é fácil de fazer).
A questão principal seria o corpo. Se vc puder confeccionar um novo, em madeira, ótimo. Senão, vc pode comprar um, mesmo usado, específico para essa escala curta do braço, como esse:
http://www.ebay.com/itm/Squier-Vintage-Affinity-Bronco-Bass-Guitar-Parts-Project-As-Is-U-Fix-Level-4-DIY-/261831340159?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3cf65d307f
E montar.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por MarinaBass Dom Abr 19, 2015 1:56 pm

Eu estou achando que  vai sair caro demais pra um baixo que eu não usarei quase nunca, eu me acostumei tanto com meu P-Bass que acho que só troco ele por outro P-bass, é tão confortável o braço e o timbre me agrada muito, esse Hohner era só pra ser uma segunda opção, mas como aqui um instrumento não é assim caro como no Brasil e  com menos de 200€ caso eu queira um escala curta eu poderia adquirir um Epiphone EB 0 acho que esse vai acabar virando quadro na parede :-/
Vou pensar bastante sobre o que fazer com ele.
Te agradeço pelas dicas e pelo tempo dedicado a me responder.
Um grande abraço
MarinaBass
MarinaBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Austria

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por MarinaBass Dom Abr 19, 2015 2:03 pm

Esqueci de dizer, esse do link que você postou, o corpo dele, na verdade ele inteiro e novo na loja onde eu costumo comprar coisas as minhas por aqui custa 227 Euros e seria um baixo novo e todo original , infelizmente esse Hohner não vale a pena mexer não...
http://www.thomann.de/pt/fender_bronco_e-bass.htm
MarinaBass
MarinaBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Austria

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Abr 19, 2015 5:43 pm

^Ok. Minhas dicas foram mais no sentido de que vc fosse fazendo devagar e de uma forma lúdica...
Abçs
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por MarinaBass Dom Abr 19, 2015 7:08 pm

Sim ,dicas super legais, obrigada novamente :-)
Por enquanto ele fica ali ao lado do outro no stand até que eu tenha certeza do que fazer Wink
MarinaBass
MarinaBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Austria

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por crsantosx Qua Abr 22, 2015 9:50 am

Olá Bertola,
Grande iniciativa essa sua realmente está nos salvando de muitas erradas no caminho do Baixo ideal!
Estou começando a comprar as coisas para um luthier aqui da Paraíba construir um baixo de 6 cordas para mim, gostaria de uma dica sua para madeiras para o corpo, o braço e a escala, e se Bird Eye é uma boa madeira para o corpo?
crsantosx
crsantosx
Membro

Mensagens : 15
Localização : Solânea - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 22, 2015 10:27 am

e se Bird Eye é uma boa madeira para o corpo?
Não, não é. Essa madeira é para braços. Eventualmente uma lâmina pode ser aplicada sobre o corpo por motivos estéticos.
Para corpo temos o cedro-rosa, o marupá (que é a que uso mais) e o freijó (para não se extender muito).
Para o braço o pau-marfim imperial e o tauarí-branco (longarinas de reforço de roxinho, pau-ferro ou ipê).
Para a escala, sugiro o pau-ferro (braços de 6 cordas precisam de reforço) ou o ipê.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por crsantosx Qua Abr 22, 2015 2:50 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:e se Bird Eye é uma boa madeira para o corpo?
Não, não é. Essa madeira é para braços. Eventualmente uma lâmina pode ser aplicada sobre o corpo por motivos estéticos.
Para corpo temos o cedro-rosa, o marupá (que é a que uso mais) e o freijó (para não se extender muito).
Para o braço o pau-marfim imperial e o tauarí-branco (longarinas de reforço de roxinho, pau-ferro ou ipê).
Para a escala, sugiro o pau-ferro (braços de 6 cordas precisam de reforço) ou o ipê.

Obrigado Bertola! Very Happy
crsantosx
crsantosx
Membro

Mensagens : 15
Localização : Solânea - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por 109eh Qua Abr 22, 2015 10:55 pm

Bertola, você já viu esse baixo tagima jazz bass com 24 casas:
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Tagima_jazz_bass_antigo_de_24_casas
Saberia dizer as madeiras, década de fabricação ou alguma informação, bom/ruim?

109eh
Membro

Mensagens : 57
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 22, 2015 11:45 pm

^O corpo é em marupá e o braço em pau-marfim.
Foi fabricado nos fins dos anos 90 e início dos 2000.
É um instrumento razoável...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Eliseumohr Dom Abr 26, 2015 9:48 pm

Maurício , estou restaurando um cort e gostaria de saber qual selador usar , antes de aplicar a tinta , se possível gostaria que me indicasse que tipo de selador ou pu , e também qual tinta usar?
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Abr 26, 2015 9:56 pm

Seladora tem várias marcas no mercado.
Eu uso a Tempolack Seladora acabamento, da Sayerlack...
Tinta é automotiva com PU, aplicável à pistola.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 19 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 19 de 20 Anterior  1 ... 11 ... 18, 19, 20  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos