Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Politicamente correto X humor

+5
andremega
Boss2K
malka_aff
fheliojr
Fernando Zadá
9 participantes

Ir para baixo

Politicamente correto X humor Empty Politicamente correto X humor

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Set 07, 2013 1:05 pm

Não vi o video ainda mas li o texto e tem bons argumentos e vale refletir sobre isso:

http://ujs.org.br/portal/?p=16924

jul 1, 2013 Postado em Artigos de colunistas, Destaques, Notícias
Tags:homofobia, humor, machismo, minorias, preconceito, Racismo
Carta aberta aos humoristas do Brasil

Queridos humoristas do Brasil,
Essa carta é minha humilde tentativa de fazer vocês colocarem a mão na consciência.
Pra começar, me apresento.
Sou, ou fui, um de vocês. Durante grande parte da década de 90, escrevi para a Revista Mad in Brazil sob o pseudônimo Xandelon. Cheguei a ser subeditor uma época, publicava quase todo número e escrevi dezenas de matérias de capa sob encomenda. Com esse dinheiro, pagava minhas contas e vivia disso.
Essa matéria de capa, sobre a Feiticeira, é minha. Será que alguém ainda lembra dela?
Sei como é um trabalho duro sentar na redação e espremer a cabeça até sair uma piada. Sei como é frustrante achar que a piada está ótima, testá-la com o resto da equipe… e ninguém rir.
Então, aos trancos e barrancos, sem nunca ter sido lá brilhante, posso dizer que já fui sim humorista profissional.
A dura vida do humorista profissional
Em teoria, o humor é simples: você cria uma expectativa, e depois a subverte.
Para o humor poder existir, são necessários uma série de pressupostos culturais coletivos, compartilhados pelo humorista e seu público que, convenhamos, muitas vezes são sim machistas, homofóbicos, racistas.
A piada “Sabe como afogar uma loira? Coloca um espelho no fundo na piscina!” só funciona porque tanto humorista quanto platéia “sabem” que loiras são fúteis, vaidosas e burras. Se não compartilhassem esse “conhecimento”, não é nem que a piada não seria engraçada: ela faria tão pouco sentido que não seria nem mesmo coerente enquanto narrativa.
Naturalmente, por esse mesmo motivo, o humor é sempre local: para pessoas de outras culturas, com outros pressupostos culturais compartilhados, a historinha também não faria sentido – pois não teriam a chave pra decodificar a piada, ou seja, que loiras “são burras, fúteis e vaidosas”. (Não são.)

Vale ler o resto no site pois ele coloca charges e citações que contextualizam melhor o texto.
E segue link do video.

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Ir para o topo Ir para baixo

Politicamente correto X humor Empty Re: Politicamente correto X humor

Mensagem por fheliojr Sáb Set 07, 2013 3:59 pm

algumas pessoas nao entendem q a graca de brincar com esteriótipos é, justamente, o fato de eles nao serem, absolutamente, verdadeiros, uma vez q nem todo politico é corrupto, q a cor de cabelos nao é indicativo de capacidade intelectual, etc.

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Set 07, 2013 4:03 pm

mas pra massa idiota e desinformada de hoje em dia que curte Big Brother acha que a Ana Maria Braga é artista e etc... reforçar estereótipos é realmente uma coisa complicada.
Vou ver o filme mais tarde mas concordo com o autor do texto.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por malka_aff Sáb Set 07, 2013 4:06 pm

isso foi o tema da redação do vestibular da ufrgs no ano passado.

e como disse o fheliojr
se as pessoas nao sabem separar humor da realidade. Nao podem sair por ae fazendo piadas.

Uma coisa é eu fazer uma piada de loira burra, pra debochar do estereotipo.

Outra coisa eh eu achar que toda loira é burra por que as piadas falam isso.

Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Set 07, 2013 4:08 pm

e você acha que o povo tem esse discernimento?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por malka_aff Sáb Set 07, 2013 4:10 pm

infelizmente, acho que nao.

Eu sempre dou risada de piada de gordo, mas tem gente que te trata como se fosse um gordo das piadas. E isso é triste. As pessoas sabem notar quando é uma piada e quando estão tentando te injuriar por te julgarem baseados em estereótipos humoristicos.

Membro

Mensagem por fheliojr Sáb Set 07, 2013 4:17 pm

Fernando Zadá escreveu:mas pra massa idiota e desinformada de hoje em dia que curte Big Brother acha que a Ana Maria Braga é artista e etc... reforçar estereótipos é realmente uma coisa complicada...
malka_aff escreveu:...se as pessoas nao sabem separar humor da realidade. Nao podem sair por ae fazendo piadas.

Uma coisa é eu fazer uma piada de loira burra, pra debochar do estereotipo.

Outra coisa eh eu achar que toda loira é burra por que as piadas falam isso.
[2]

a falta de discernimento destas pessoas (talvez, oriunda de uma cultura, inclusive escolar, q nao estimula o senso critico) me chega a ser chocante.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Set 07, 2013 4:22 pm

Imagina crianças que crescem ouvindo essas piadas e disseminando essas "brincadeiras".

Já viu isso aqui?

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por malka_aff Sáb Set 07, 2013 4:37 pm

Num país onde o futebol é o assunto mais sério que se consegue conversar numa roda de amigos, pensar que as pessoas irão separar o humor da realidade é utópico.

Na verdade, não é o humor que ta virando politicamente correto. e sim as pessoas que estão seguindo uma política de humor.

Nunca vou julgar um humorista por debochar de natureza sexual, raça, cor, credo, cor de cabelo, estilo de vida e afins.

Mas pessoas que usam de piadas para justificar atos e preconceitos deveriam se calar.

O maior problema é que dependemos do bom senso das pessoas. E bom senso é tão raro no Brasil quanto ensino de qualidade.

Membro

Mensagem por Boss2K Sáb Set 07, 2013 4:41 pm

Fernando Zadá escreveu:e você acha que o povo tem esse discernimento?
Vamos cair naquele problema fundamental, que é origem de tantos outros ... EDUCAÇÃO!

Discutir o resto é que é utopia ...

Boss2K
Membro

Mensagem por andremega Sáb Set 07, 2013 5:10 pm

^Sobre o vídeo, penso que ficou claro ser um ataque pessoal e não uma piada, correto?

Se o cara faz piada e tem gente que ri, significa concordam com o que foi dito. Não será com piadas que esta platéia considera sem graça que mudarão o mundo. Essa discussão, para mim, fica muito próxima a de que se o jornalista deve ou não largar a câmera para ajudar alguém: inócua.

O que ele falou atacou a moral de um grupo ou de alguém em específico? Processo nele. Agora, não gostou da piada e aí vai queimar o cara? Vai arrumar o que fazer! Diz que não gosta o pronto!

Olha como ta chato essa patrulha. O cara faz sátira de um fenômeno natural, do medo das pessoas, do modo como os telejornais noticiam as coisas e um bando de pela-saco (brasileiros, por sinal) faz uma montagem e queima o cara:

http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/09/1337398-humorista-do-agora-e-tarde-tem-visto-cancelado-para-o-japao-apos-piadas-com-tsunami.shtml

Obs: não esbocei sequer um sorriso, mas o que tem de ofensivo nisso?

EDit: Malka, penso da mesma forma. O cara que tem determinada idéia vai se apegar a qualquer coisa para justificá-la, até uma piada. Que existem piadas com o intuito de diminuir - como as que tinha na minha infância com o tema "preto quando..." - não podemos negar, mas a partir daí não se poder falar nada é dificil. Repare que no documentário tem uma dupla "café com leite" que faz paródia justamente disso. Diz o "Marrom": "ah, agora ninguém pode chamar o coleguinha de negro, nem de preto!(...) Essa lei mudou minha vida! Respeito, eu conquistei respeito! Eu passo na rua e as pessoas dizem: Aí afro-descendente... Só faz m...., eim, rapaz?"

Essa frase, pra mim, é o resumo dos tempos que vivemos por aqui. Os direitos mudarão as piadas, não o contrário.

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Set 07, 2013 7:45 pm

Pra mim tudo esta ligado.
No vídeo foi ataque pessoal mas se assistiu tudo deve ter percebido as implicações disso.
Enquanto o ser humano continuar a achar normal debochar dos outros e das diferenças vai continuar achando normal não respeitar diferenças como religião, opiniões e outras coisas mais que fazem a vida no planeta mais complicada e difícil.
Povo fica posando de religioso, espiritualizado e etc mas não consegue nem respeitar crenças e opiniões diferentes da sua. O paraíso tão almejado por muitos está aqui mesmo e começa quando aprendemos a respeitar, dialogar, acolher e entender o próximo ao invés de caçoar do que é diferente.
Pra mim tudo está bem ligado e acho graça algumas piadas sim mas existem formas inteligentes de se fazer piada sem ter que apelar e caçoar do alheio. Se isso é ser chato e politicamente correto, careta e etc.. eu sou bem mais pra esse lado do que pro lado de tudo pode e ficar fazendo piada com tudo que é diferente e reforçar estereótipos sem necessidade.
Acho a reflexão do texto bem coerente e mais a noite vou aproveitar que hoje tô de folga pra assistir o vídeo.
Pra mim isso é parecido com o que fazemos quando ficamos julgando os outros em tópicos do tipo baixistas que todos admiram mas você não gosta. É aquele momentinho onde a pessoa extravasa falando que o outro é isso ou aquilo e tenta através disso justificar suas incapacidades e deficiências. Pra mim é um gasto de energia desnecessário e equivocado.
Mas cada um com seu cada um. Pra quem gosta boa diversão mas a utopia de igualdade entre as pessoas pra mim começa com pequenos atos desse tipo.
Fácil não é mas pode ser conquistado passo-a-passo com pequenas atitudes.
Não curte tal coisa a melhor forma de não incentivar é deixar passar mas é incrível como gastamos tempo e energia muitas vezes criticando e divulgando a coisa em questão. Também faço isso quando critico, por exemplo a presença de guitarristas aqui no tópico criando sub-fóruns, meio na piada porque sou guitarrista, mas também estou errado... e na medida do possível tenho tentado me livrar dessa tendência que temos todos.
Sei lá é só uma reflexão mas várias coisas tem me levado a pensar mais pra esse lado e acho que textos como esse vão bem nessa linha mais construtiva do que o oba oba que tem rolado atualmente onde o povo faz sucesso jogando na internet vídeos de humor apelativo com piadas da pior espécie e viram sensação do momento lançando livros, virando super empresa e etc.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por andremega Sáb Set 07, 2013 9:11 pm

Fernando Zadá escreveu:Pra mim tudo esta ligado.
No vídeo foi ataque pessoal mas se assistiu tudo deve ter percebido as implicações disso.
Enquanto o ser humano continuar a achar normal debochar dos outros e das diferenças vai continuar achando normal não respeitar diferenças como religião, opiniões e outras coisas mais que fazem a vida no planeta mais complicada e difícil. (...)
Mas concordamos então que houve um ataque dirigido e não uma mera piada de mau gosto, certo?

Fernando Zadá escreveu:
Não curte tal coisa a melhor forma de não incentivar é deixar passar mas é incrível como gastamos tempo e energia muitas vezes criticando e divulgando a coisa em questão. Também faço isso quando critico, por exemplo a presença de guitarristas aqui no tópico criando sub-fóruns, meio na piada porque sou guitarrista, mas também estou errado... e na medida do possível tenho tentado me livrar dessa tendência que temos todos.
Exato. Nao gosto de certo tipo de humor, entao nao vou ao show. E com outras atitudes tento mudar a realidade que me cerca. Mas gritar contra o humorista, que fala o que aquele grupo quer ouvir, nao acho que mude o mundo. Ao contrario de um dos entrevistados no documentario, nao considero que o humor tenha obrigacao de ser trangressor. Pelo contrario.

Membro

Mensagem por carimbass Sáb Set 07, 2013 9:28 pm

Vi o vídeo todo ( muito bom por sinal ). Eu me considero um bom contador de piadas, e sinceramente em uma roda de amigos rola piada de tudo: loira, negro, bêbado, evangélico, gay e etc... Se me considero preconceituoso? Nao, tenho uma cunhada homossexual, irmãos evangélicos, amigos negros e alcoólatras... Já vi negro rindo de piadas de negros, evangélicos rindo de piadas de crente se a pessoa é bom resolvida com sua condição/opção de vida ela releva, agora os recalcados de plantão sempre vêem problema em tudo...

carimbass
Membro

Mensagem por Zubrycky Sáb Set 07, 2013 9:41 pm

Pergunta: O que aconteceria se esse quadro fosse feito hoje em dia?
Suspect hide notme 

Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por carimbass Sáb Set 07, 2013 10:10 pm

Cara em quase todos os filmes as minorias se dão mal ( negros, gordos, feio, nerds ) isso nao só em filme de humor. Sempre foi assim... Eu acho que esse lance dos humristas igual a Ladrao x Rceptador, so tem gente contando essse tipo de piada por tem gente rindo.. Que atire a primeira pedra quem nunca riu de uma piada "discriminatória"...

carimbass
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Set 07, 2013 10:11 pm

Não é questão de recalque nem de cessar o humor em si mas eu realmente me sinto mais atraído pelo humor inteligente sensível e não apelativo.
Pra mim o Armandinho é um bom exemplo de humor feito de forma leve e sensível.

http://www.google.com.br/search?q=armandinho+tirinhas&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=xc0rUt_oIYXO8QTanYDgCg&ved=0CDEQsAQ&biw=1366&bih=667

Tem muita coisa legal de humor não apelativo e acho que é um desafio interessante tentar focar nisso.
Gostaria de ver mais quadros do Porta dos fundos que desse pra assistir em família por exemplo. Tudo pra lá de preconceituoso e com exagero na apelação.
Pra quem curte bom proveito.
Tô tranquilo disso.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Set 07, 2013 10:18 pm

carimbass escreveu:Cara em quase todos os filmes as minorias se dão mal ( negros, gordos, feio, nerds ) isso nao só em filme de humor. Sempre foi assim... Eu acho que esse lance dos humristas igual a Ladrao x Rceptador, so tem gente contando essse tipo de piada por tem gente rindo.. Que atire a primeira pedra quem nunca riu de uma piada "discriminatória"...
Desde quando negros, gordos, feios e nerds são minorias?
Depende de onde e em que situação.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por carimbass Sáb Set 07, 2013 10:52 pm

Fernando Zadá escreveu:
carimbass escreveu:Cara em quase todos os filmes as minorias se dão mal ( negros, gordos, feio, nerds ) isso nao só em filme de humor. Sempre foi assim... Eu acho que esse lance dos humristas igual a Ladrao x Rceptador, so tem gente contando essse tipo de piada por tem gente rindo.. Que atire a primeira pedra quem nunca riu de uma piada "discriminatória"...
Desde quando negros, gordos, feios e nerds são minorias?
Depende de onde e em que situação.
No contexto que citei ( filmes, tvs, teatro e etc ) quase sempre são minoria...

carimbass
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Dom Set 08, 2013 12:50 am

mas no mundo real talvez sejam maioria...
será que isso não indica algo a se pensar?????
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por carimbass Dom Set 08, 2013 1:03 am

Fernando Zadá escreveu:mas no mundo real talvez sejam maioria...
Acho que isso nao significa muita coisa ( ser a maioria ou minoria ), o fato é que na minha opinião hoje em dia estamos criando uma geração neurada, reprimida, lembro que na minha infância no meu circulo de amizade tinha o cabeção, o pouca sombra, o gordim, o tripa seca ( eu ) e todos convivíamos bem... Tirávamos muito sarro um do outro ( hoje seria considerado bully ) e nao lembro de ninguém ter virado serial killer... Tem algumas coisas que são inerentes do ser humano ( brincar com as diferenças eh uma delas ) infelizmente vejo um futuro negro pois cada vez mais as pessoas estão se isolando pois o convivio entre elas já nao é mais tão prazeroso....

carimbass
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Dom Set 08, 2013 1:25 am

o caso não é exatamente o bullying na minha opinião mas sim a forma como o humor enquanto atividade profissional explora muita coisa que não precisava.
Sim a turma da rua era um excelente laboratório de crescimento e desenvolvimento e tudo isso faz parte mas hoje as relações estão mudando numa velocidade vertiginosa e muitos casos extrapolam os limites do que era a rua e o pequeno circulo de amizades e tomam proporções gigantescas com o advento da internet e redes sociais. Uma brincadeira antigamente ficava na rodinha de amigos e dentro de um contexto hoje o cara não se contenta chega em casa e posta no facebook pra turma toda ficar sabendo, tem acesso a informações pessoais que antes não tinha e tem como tira-las do contexto e utilizar em outro contexto pra causar, isso entre muitos outros problemas contemporâneos e acho que isso potencializa demais pequenos problemas que antes eram realmente pequenos e tínhamos inclusive um tempo pra digerir e poder lidar com eles. Hoje vacilou a cidade toda fica sabendo de uma mancada sua antes mesmo do garoto chegar em casa e poder pensar sobre o que aconteceu e como resolver.
Temos que mudar sim a forma de nos relacionarmos e que mal há em respeitar o próximo e cultivar coisas boas e positivas? Qual o problema de se evitar piadas preconceituosas?
Em que o ato de se propagar preconceito e se exaltar e reforçar estereótipos pode contribuir pra nossa evolução e melhora do ser humano?

Não sei quem assitiu o filme sobre o Eminem mas o duelo final onde ele se zoa pra tirar o argumento do concorrente no duelo de rappers é uma coisa muito interessante e tem muito a ver com isso.
De saco cheio de ser zoado o cara aproveita e ele mesmo se detona pra acabar coma graça da brincadeira.

Precisamos mesmo competir tanto e tentar ser melhor que os outros ou será que uma sociedade mais igualitária onde as pessoas se vejam como iguais seria tão ruim? Que graça tem detonar outra pessoa pra se sentir melhor ao invés de se unir com essa pessoa e aprender com isso?
Sei lá mas algumas atitudes do ser humano são bem bizarras e nos orgulhamos disso e achamos bacana.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por malka_aff Dom Set 08, 2013 8:54 am

carimbass escreveu:
Fernando Zadá escreveu:mas no mundo real talvez sejam maioria...
Acho que isso nao significa muita coisa ( ser a maioria ou minoria ), o fato é que na minha opinião hoje em dia estamos criando uma geração neurada, reprimida, lembro que na minha infância no meu circulo de amizade tinha o cabeção, o pouca sombra, o gordim, o tripa seca ( eu ) e todos convivíamos bem... Tirávamos muito sarro um do outro ( hoje seria considerado bully ) e nao lembro de ninguém ter virado serial killer... Tem algumas coisas que são inerentes do ser humano ( brincar com as diferenças eh uma delas ) infelizmente vejo um futuro negro pois cada vez mais as pessoas estão se isolando pois o convivio entre elas já nao é mais tão prazeroso....

só pra deixar claro que bully não é quando debocham de ti. Bully é quando isso toma proporções exageradas.

Até a sexta série eu estudei em colégio particular. E pros padrões financeiros do colégio, minha família era de baixa renda. Conseguia pagar o colégio com muito esmero. Meus colegas tiravam sarro do meu tenis barato, do meu boné que não é de marca, das minhas meias que nao eram da nike (ou seja la qual fosse a marca da moda na época). Me perseguiam no recreio me chamando de pobre. Caçoavam que minhas coisas era achadas no lixao, em frente a todo o colégio. Batiam em mim e outras coisas. Chegaram a jogar pedras em mim. Qualquer coisa nova que eu arranjava, eles falavam que eu roubei. Quando comprava uniforme novo do colégio, falavam que algum outro aluno ia vir sem uniforme pq eu roubei. E se alguem da turma viesse sem uniforme mesmo, quando a professora perguntasse o por que de estar sem uniforme, o FDP apontava pra mim e dizia que eu roubei.
Deboche entre amigos = deboche apenas
Uma turma inteira caçoando, perseguindo, humilhando em publico a mesma pessoa = bully

a minha sorte que na 7ª serie eu fui estudar num colégio publico do bairro onde eu morava, e ali sim acabei me encaixando com a turma e só rolou deboche mesmo.

Mas foram 6 anos difíceis num colégio particular. Quem sabe se eu nao tivesse me formado nesse colégio, eu não teria virado algum tipo de psicopata?

Eu acho bem engraçado quando alguem fala "ah, pq eu e meus amigos nos chamavam de tudo quanto era nome e nao matei ninguem, agora nao pode pq eh bullying" Soh quem ja passou por isso sabe como eh muito mais forte do que algumas debochadas diarias.

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Dom Set 08, 2013 9:39 am

Cara também passei por situação semelhantes de estudar num colégio onde o povo tinha muito mais dinheiro que minha família mas sempre me impus e nunca deixei isso fazer a diferença. Talvez porque desde pequeno meu pai conversava muito comigo sobre isso e acabei entendendo que tinha outras coisas pra compartilhar e mostrar para os outros e quando moleque era bem brigão e não levava desaforo pra casa. Lembro inclusive de uma vez sair na porrada dentro da sala de aula com um colega que insistia em debochar de outro aluno todo dia e um dia dei um basta que achava super babaca aquilo.
Já errei e fui cruel quando moleque com certeza, fui vitima de zoação, com certeza. Tudo isso faz parte mas dai a achar que por causa disso é normal e o ser humano tem que continuar por toda a sua existência a achar bonito ser cruel e desrespeitoso há muita diferença.
Sim bulllying é diferente de deboche e ambos se muito insistentes são maléficos.
Mas me perguntou se leram o texto e assistiram o vídeo?
Existir e já ter passado por isso ou já terem usado em programas de TV justifica perpetuar essa prática sem noção?
Existe humor muito bom sem caçoar das pessoas de forma preconceituosa.

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por allexcosta Dom Set 08, 2013 9:45 am

Fernando Zadá escreveu:Cara também passei por situação semelhantes de estudar num colégio onde o povo tinha muito mais dinheiro que minha família mas sempre me impus e nunca deixei isso fazer a diferença.
Passei por isso também, mas tive sorte. Talvez porque desde criança eu já tocava e os colegas achavam isso legal. Só tive problema uma vez com um cara chamado Rafael que gostava de humilhar e encher o saco de todo mundo, mas normalmente me respeitava. Um dia ele foi criar confusão pro meu lado, eu dei-lhe uma muqueta no pé do ouvido e ele caiu escada abaixo. Depois disso esse cara ficou pianinho na escola...

"Ah, the old times..."

Administrador

Mensagem por Fernando Zadá Dom Set 08, 2013 9:53 am

Pois é Allex o duro é que assim como você eu sempre me impus mas o que tem de babaca que se impõe a força sobre os outros, é cruel a juventude toda, e as vezes deixa marcas bem dolorosas.
Alguns aprendem a se defender outros se resignam e passam a achar isso aceitável e levam essa atitude por longos períodos, as vezes uma vida toda pra cair a ficha.
Nesse contexto que acho que o humor ofensivo e preconceituoso reforça e legitima esse povo como se fosse normal, inerente ao ser humano, e desejável que uns ajam assim.
Precisa ser assim?

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Paulo Penna Dom Set 08, 2013 12:37 pm

Zubrycky escreveu:Pergunta: O que aconteceria se esse quadro fosse feito hoje em dia?
Suspect hide notme 

Bons tempos pros trapalhões.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por fheliojr Dom Set 08, 2013 5:17 pm

concordo com tudo q tem sido tratado, aqui, neste topico.
em paralelo à educacáo formal q mencionei, há a problematica da formacao familiar, com pais omissos ou q reforcem valores deturpados, socialmente, o q acaba gerando um circulo vicioso.

Fernando Zadá escreveu:...Pra mim tudo está bem ligado e acho graça algumas piadas sim mas existem formas inteligentes de se fazer piada sem ter que apelar e caçoar do alheio. Se isso é ser chato e politicamente correto, careta e etc.. eu sou bem mais pra esse lado do que pro lado de tudo pode e ficar fazendo piada com tudo que é diferente e reforçar estereótipos sem necessidade...
acho q estas outras formas de piada tendem a ser mais natural, em uma cultura de tolerancia, porém, mesmo qnd se exposto a um conteudo q se quer reprimir, como o preconceito, por exemplo, deve-se haver bom-senso p/ se discernir uma brincadeira (de gosto questionavel, inclusive) de um comportamento danoso. criar meios de se aceitar as diferencas é tao importante quanto dificil.

fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por andremega Dom Set 08, 2013 6:41 pm

So penso que as piadas sao reflexos dos valores sociais, nao o contrario. Uma piada de "preto" hoje não tem graca e causa ate repulsa porque, apesar de ainda muito racista, nossa sociedade nao reconhece mais, de forma geral, os esteriótipos necessarios para achar graca, como falam no documentario. Fruto da luta para se impor na dita sociedade, que acabou por rejeitar tal humor.

E isso vale para qualquer grupo social. Agora, ataques pessoais sempre existirao. E sempre acharao graca disso.

Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos