Afinação CGCFA# Ajudem!!
+12
allexcosta
Christian
camilom
Stormbringer
malka_aff
Breno_Barnabe
Travbass
LucianoCoto
Yaltza
CaQuinhO
Claudio
davibdagostim
16 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Afinação CGCFA# Ajudem!!
Bom dia a todos
Utlimamente esta é a afinação que utilizo em meu Baixo, CGCFA#, toco sons mais pesados onde a guitarra é basicamente afinada desta maneira, e para poder usar os amrmonicos naturais que combinem com a musica, acabei optando por diminuir a afinação.
Seguinte, para conseguir essa afinação que tenho hoje no baixo saquei a Bzona fora, subi todas as cordas, e no A% eu coloquei uma corda A de guitarra, que tem a bitola semalhante. E ficou legal o som, mas ultimamente estou sentindo umpouco de falta no sistain, mandei tudo isso ser feito em um luthier de confiança na cidade. ele comentou que poderia ficar sem umpouco frouxa as cordas, ou sem um sustain satisfatorio, e que talvez pra ficar legal ,seria a afinação normal, e no B apertar para C.
VOcÊs ja ouviram falar em algo assim? quem utiliza essa afinação no caso da EADGC, como vocÊs fazem? tenho umpouco de receio de com cordas da afinação normal, ficar muito tensionado o baixo
Utlimamente esta é a afinação que utilizo em meu Baixo, CGCFA#, toco sons mais pesados onde a guitarra é basicamente afinada desta maneira, e para poder usar os amrmonicos naturais que combinem com a musica, acabei optando por diminuir a afinação.
Seguinte, para conseguir essa afinação que tenho hoje no baixo saquei a Bzona fora, subi todas as cordas, e no A% eu coloquei uma corda A de guitarra, que tem a bitola semalhante. E ficou legal o som, mas ultimamente estou sentindo umpouco de falta no sistain, mandei tudo isso ser feito em um luthier de confiança na cidade. ele comentou que poderia ficar sem umpouco frouxa as cordas, ou sem um sustain satisfatorio, e que talvez pra ficar legal ,seria a afinação normal, e no B apertar para C.
VOcÊs ja ouviram falar em algo assim? quem utiliza essa afinação no caso da EADGC, como vocÊs fazem? tenho umpouco de receio de com cordas da afinação normal, ficar muito tensionado o baixo
davibdagostim- Membro
Re: Afinação CGCFA# Ajudem!!
Nunca ouvi falar em afinação "CGCFA#", dessa forma a minha pergunta é mesmo de leigo no assunto: Qual é o sentido de ter duas cordas afinadas em "C"? é algo relacionado a timbre aberto/fechado?
Claudio- Membro
No caso, é esse mesmo, tneho um C mais grave, e um C mais medio, fica masi pela questão do estilo, a primeira corda em Drop, e assim vai. e dessa forma consigo explorar melhor os armonicos naturais, fica muito bom o som assim hehehehe
davibdagostim- Membro
^ Tem algum exemplo no Youtube de alguém (ou você mesmo) que toque com essa afinação?
Claudio- Membro
TEm esse, na verdade nessa epoca nao usava essa afinação, porque nao era meu baixo, neste eu uso a primeira em CCGCF (3 C O.o ahiashfiuauiasf, absurdo mas eu nao usava o segundo C, so o primeiro que era o si afinado acima) não sei se entende. estou gravando uns videos tocando nessa afinação quando tiver eu posto ehhehehe
davibdagostim- Membro
Por ser uma afinação bem fora do padrão (também nunca ouvi falar), é provável que você mesmo sirva de "testador" para os demais... É o lado ruim de ser vanguarda hehehe...
CaQuinhO- Membro
Nossa senhora, 3 oitavas entre 4 cordas? (Sendo uma oitava entre uma corda e outra!!) Imagina a tensão dessas cordas!!davibdagostim escreveu:
TEm esse, na verdade nessa epoca nao usava essa afinação, porque nao era meu baixo, neste eu uso a primeira em CCGCF (3 C O.o ahiashfiuauiasf, absurdo mas eu nao usava o segundo C, so o primeiro que era o si afinado acima) não sei se entende. estou gravando uns videos tocando nessa afinação quando tiver eu posto ehhehehe
CaQuinhO- Membro
Cláudio,
Como normalmente as músicas no estilo são escritas pensando muito mais na guitarra do que no baixo, tem mtos pedal points e esquemas explorando a C mais grave na guitarra (que é um Drop D um tom abaixo - similar ao que fazem os Hipshots D-Tuners). Na guitarra o Drop D é usado, dentre outras coisas, para poder fazer power chords (tônica + quinta + oitava) com um dedo só na 6a, 5a e 4a cordas. Desta forma, o baixo acompanha a guitarra para manter a mesma digitação, mas realmente fica difícil obter uma tensão satisfatória.
Como normalmente as músicas no estilo são escritas pensando muito mais na guitarra do que no baixo, tem mtos pedal points e esquemas explorando a C mais grave na guitarra (que é um Drop D um tom abaixo - similar ao que fazem os Hipshots D-Tuners). Na guitarra o Drop D é usado, dentre outras coisas, para poder fazer power chords (tônica + quinta + oitava) com um dedo só na 6a, 5a e 4a cordas. Desta forma, o baixo acompanha a guitarra para manter a mesma digitação, mas realmente fica difícil obter uma tensão satisfatória.
Yaltza- Membro
Olha, acho que vc poderia fazer um teste seguindo o que o luthier recomendou. Tou com o
Cláudio nessa...
Cláudio nessa...
Última edição por LucianoCoto em Seg 9 Set 2013 - 15:35, editado 1 vez(es)
LucianoCoto- Membro
Valeu Yaltza, deu pra ter uma idéia!
Fiquei curioso pra ver algo sendo tocado com essas afinações "diferentes". Apesar de conhecer bem os Power Chords, eu passei a minha vida inteira na afinação em quartas GDAE... no máximo uma CGDAE, e qualquer coisa fora disso, pra mim é bem diferente!
Fiquei curioso pra ver algo sendo tocado com essas afinações "diferentes". Apesar de conhecer bem os Power Chords, eu passei a minha vida inteira na afinação em quartas GDAE... no máximo uma CGDAE, e qualquer coisa fora disso, pra mim é bem diferente!
Claudio- Membro
Cláudio, a disposição que o David está sugerindo está disposta no sentido mais grave para mais agudo, e a sua está do mais agudo para o mais grave. Se colocar as duas no mesmo sentido...
E A D G - Afinação "normal"
D A D G - Baixo em Drop D (apenas a E 1 tom abaixo)
C G C F - Baixo em Drop C (um tom abaixo da afinação acima; no caso, como o do David é 5c, tem uma A# mais aguda).
No final das contas, a corda mais grave ainda está 1/2 tom acima da B usada na afinação "normal" de um baixo de 5c. O problema é a tensão mais baixa resultante de todas as outras cordas estarem 1 tom abaixo. Pessoalmente, quando toco em Drop D (bastante frequente para várias coisas que eu toco, tipo Alice in Chains, Soundgarden, Pearl Jam...), já sinto bem a diferença em termos de tensão, e é uma corda só. E nem é só na mizona, as outras ficam mais frouxas tb. Uma das soluções é usar cordas de calibre maior, tipo .050.
E A D G - Afinação "normal"
D A D G - Baixo em Drop D (apenas a E 1 tom abaixo)
C G C F - Baixo em Drop C (um tom abaixo da afinação acima; no caso, como o do David é 5c, tem uma A# mais aguda).
No final das contas, a corda mais grave ainda está 1/2 tom acima da B usada na afinação "normal" de um baixo de 5c. O problema é a tensão mais baixa resultante de todas as outras cordas estarem 1 tom abaixo. Pessoalmente, quando toco em Drop D (bastante frequente para várias coisas que eu toco, tipo Alice in Chains, Soundgarden, Pearl Jam...), já sinto bem a diferença em termos de tensão, e é uma corda só. E nem é só na mizona, as outras ficam mais frouxas tb. Uma das soluções é usar cordas de calibre maior, tipo .050.
Yaltza- Membro
^ Saquei
Claudio- Membro
Exato Yaltza, as musicas são feitas mais pra guitarra do que pra baixo hehehe, ai pra seguira a mesma ideia afino o baixo em Drop C, esotu pensando em ver com o luthier para tentar esse novo arranjamento de cordas, mas tenho medo de tensionar muito e acabar empenando por conta disto.
Tem esse video, nao consegui sincronizar o som muito bem com o video. Eu to usando ao invez do C, ta em D, mas ta com o A# no final. Usei um pedal para aumentar meio tom no pc para deixar no tom da musica hehehehe. mas acho que da uma ideia. acho que fica muito melhor(para mim) esse tipo de afinação
davibdagostim- Membro
Ah, sim, concordo, tem que seguir a guitarra neste contexto. Tem digitações que ficam impossíveis. Agora qto a sua preocupação em excesso de tensão, acho que não se aplica. Na verdade, vc vai sofrer com falta de tensão, já que está 1 tom abaixo de um baixo "normal" de 5c. É bem provável que para sanar isto tenha que colocar calibre de cordas mais alto, o que pode prejudicar a execução.
Enfim.. Só tentando para ver como seu baixo vai responder, e trabalhando junto com o luthier para chegar a um resultado legal. De qualquer forma, não me parece uma coisa tão estratosférica assim, acho que dá para ficar legal.
Enfim.. Só tentando para ver como seu baixo vai responder, e trabalhando junto com o luthier para chegar a um resultado legal. De qualquer forma, não me parece uma coisa tão estratosférica assim, acho que dá para ficar legal.
Yaltza- Membro
A ideia do luthier é elevar a afinação do B para meio tom, chegando no C, por isso minha preocupação com a afinação.
davibdagostim- Membro
Hm... É, tem que ver, mas acho que as coisas vão acabar se balanceando por causa da tensão mais baixa de todas as outras cordas.
Yaltza- Membro
Como eu queria uma banda que so usase um Drop D =/ ashfuiahsifasf, tão melhor, ou um Dro C# que é bom tbm hshshshs
davibdagostim- Membro
A ideia dele seria aumentar a primeira para meio tom, e as outras para 1 tom e meio. isso pra mim via tensionar muito o braço =/ alguem ja arriscou algo do tipo?
davibdagostim- Membro
David,eu uso esse tipo de afinação,e cara,baixo 5 cordas normal,afinado meio tom acima,ficará mais satisfátorio,te dou a certeza.
C,F,A#,D# e G#,ou pode deixar tudo padrão 5, e por só a B em C que tb fica legal...
C,F,A#,D# e G#,ou pode deixar tudo padrão 5, e por só a B em C que tb fica legal...
Cort Club #063/Clube dos baixistas de Minas Gerais #028/Squier clube #?/ Clube do Rock,Metal #95
Travbass- Membro
davibdagostim, quanto tempo as cordas estão no seu baixo? Essa perda de sustain pode estar relacionada à cordas já velhas.
Breno_Barnabe- Membro
eu subiria a B meio tom, mas tem que regular o tensor bem bunitinho
tenho o bass a 2 meses e são as que vieram co mele, ele tme bastante cor e brilho ainda, nao sinto diferença em outras, somente no C que sinto masi frouxa.
Travbass, no seu caso é meio tom a cima em todas né? como disse, minha questão são os armonicos naturais sabe, mas é uma questão que posso tentar sabe, se esses armonicos vão combinar
tenho o bass a 2 meses e são as que vieram co mele, ele tme bastante cor e brilho ainda, nao sinto diferença em outras, somente no C que sinto masi frouxa.
Travbass, no seu caso é meio tom a cima em todas né? como disse, minha questão são os armonicos naturais sabe, mas é uma questão que posso tentar sabe, se esses armonicos vão combinar
davibdagostim- Membro
Então... vc comprou seu baixo novo?
Pq vc pode estar com o baixo ha dois meses, mas a corda pode estar nele há mais tempo, vai saber quando foi fabricado e quando as cordas foram instaladas, as vezes a cor e brilho visuais não são garantia do som ainda estar bom.
https://www.contrabaixobr.com/t19796-reflexao-sobre-trocas-de-cordas
Pq vc pode estar com o baixo ha dois meses, mas a corda pode estar nele há mais tempo, vai saber quando foi fabricado e quando as cordas foram instaladas, as vezes a cor e brilho visuais não são garantia do som ainda estar bom.
https://www.contrabaixobr.com/t19796-reflexao-sobre-trocas-de-cordas
Breno_Barnabe- Membro
QUando digo bastante cor e brilho é no som, bem encorpado, slpas com bastante punch e tudo mais, nao soa abafado ou stranho. mas realmente, pode ser que esteje a mais tempo no istrumento. estou comentando pois pretendo trocar de encordamento, e estou na duvida, se pego um de 4 cordas e mais a de guitarra para a 5, como iria fazer, ou tento este novo metodo comprando o de 5 cordas e mandando regular tudo
davibdagostim- Membro
Em termos psicomotores, 2 cordas soltas soando a mesma nota em oitavas diferetes com espaçamento de uma corda, não da nó na cabeça se precisar fazer algum improviso?
Stormbringer- Membro
Eu acho que esse tipo de corda é pra isso, não?
http://www.bassstringsonline.com/DR-DDT--Drop-Down-Tuning-Bass-Strings-_c_35.html
http://www.bassstringsonline.com/DR-DDT--Drop-Down-Tuning-Bass-Strings-_c_35.html
camilom- Membro
ja usei uma afinação dessa em uma banda de Death Metal, usava um baixo de 4 cordas com o encordoamento de 5 começando com a B, o legal é ter daquelas pontes que passam as cordas por trás
do instrumento para gerar uma maior tensão.
do instrumento para gerar uma maior tensão.
Christian- Membro
Essa turma que usa esses drop isso e drop aquilo normalmente não improvisa. São linhas decoradas, às vezes dobrando a guitarra e a afinação diferente facilita a digitação.Stormbringer escreveu:Em termos psicomotores, 2 cordas soltas soando a mesma nota em oitavas diferetes com espaçamento de uma corda, não da nó na cabeça se precisar fazer algum improviso?
Levei muitos anos pra entender isso e até hoje não entendo bem, mas é mais ou menos isso.
Minha sugestão é de pegar um jogo de Elixir 4 cordas com a Sol em 050 ou mesmo a 045 Heavy (que possuem a corda Lá e Mi com a mesma tensão da 050). Algumas linhas da Elixir possuem o bordão em 0.110, o que dá uma boa margem pro Drop C. Aí pra corda mais aguda, pega também da elixir uma corda C, talvez a 0.035, que é vendida em separado.
Ou então pega um jogo normal pra 5 cordas com o Sol em 050 e abaixa um tom em cada corda e dois nas duas mais graves se a corda aguda não te fizer falta. Nesse caso tu vai perder essa corda Lá# e ganhar um Sol mais grave.
Com as cordas novas, fica mais fácil chegar numa regulagem bacana e com a tensão que te dê conforto. É bom lembrar que instrumento novo as vezes pode gastar um ano e meio ou até mais pra chegar na sua casa. Tem a fabricação, espera na fábrica, viagem de conteiner, espera no estoque da loja, e se for instrumento de mostruário, tem ainda o tempo que ele fica exposto às ações climáticas.
Ou então pega um jogo normal pra 5 cordas com o Sol em 050 e abaixa um tom em cada corda e dois nas duas mais graves se a corda aguda não te fizer falta. Nesse caso tu vai perder essa corda Lá# e ganhar um Sol mais grave.
Com as cordas novas, fica mais fácil chegar numa regulagem bacana e com a tensão que te dê conforto. É bom lembrar que instrumento novo as vezes pode gastar um ano e meio ou até mais pra chegar na sua casa. Tem a fabricação, espera na fábrica, viagem de conteiner, espera no estoque da loja, e se for instrumento de mostruário, tem ainda o tempo que ele fica exposto às ações climáticas.
Laysson- Membro
allexcosta kkkk, isso é verdade, geralmente pessoal que toca metalcore hardcore e alguns afins, no baixo, é com palheta, e retão, so segue as bases, eu gosto de improvisa e de armonicos naturias, gosto muito de Protest The hero e a linha que ele usa e bem interessante. não chega a ser improviso poraque nao chega a ter espaço para isso, mas sempre fasso umas firulihas, uns tappings, alguns slaps hehehehe, fica legal, e diferencia dos demais por usar os dedos na hora de tocar hehehehe.
ter duas oitavas é legal porque se eu to tocando no bordão, e quero dar um slap na nota dele, é so pegar a oitava que ela tem na primeira corda uhASIFHASHFUIAHISFASF
No meio da musica da aquele shulapp nervoso hehehehe, ou nos brakdowns tbm uso bastante, fica bem intressante.
Ter masi notas iguais as vezes pode ser ruim, mas no meu caso, eu acostumo, hoje em dia se tenho que improvisar ou fazer escalas, ja sei bem onde vou, igual quando era guitarrista, achava muito mais bonito fazer notas cheias tenho a afinação em Drop, do que com afinação normal, podia explorar muito mais.
ter duas oitavas é legal porque se eu to tocando no bordão, e quero dar um slap na nota dele, é so pegar a oitava que ela tem na primeira corda uhASIFHASHFUIAHISFASF
No meio da musica da aquele shulapp nervoso hehehehe, ou nos brakdowns tbm uso bastante, fica bem intressante.
Ter masi notas iguais as vezes pode ser ruim, mas no meu caso, eu acostumo, hoje em dia se tenho que improvisar ou fazer escalas, ja sei bem onde vou, igual quando era guitarrista, achava muito mais bonito fazer notas cheias tenho a afinação em Drop, do que com afinação normal, podia explorar muito mais.
davibdagostim- Membro
Laysson essa ideia é boa, acho que o jeito mesmo é trocar meu encordamento para um umpouco mais grosso, mas o receio é perder a agilidade no tapping pelas cordas mais duras e os slaps nao ficarem tao agudos, ficarem mais grossos. mas vou compra elixir, essas outras marcas nunca me agradaram, tanto no baixo como na guitarra, so to esperando sobrar grana e pegar no ebay =D
davibdagostim- Membro
Desculpe... mais uma curiosidade de leigo no assunto:
O que significa "corda uhASIFHASHFUIAHISFASF"?
O que significa "corda uhASIFHASHFUIAHISFASF"?
Claudio- Membro
Compra cordas Circle K.
Dá pra montar um set com as tensões corretas pra sua afinação:
https://www.circlekstrings.com/store/
Dá pra montar um set com as tensões corretas pra sua afinação:
https://www.circlekstrings.com/store/
Você acha mais confortavel essa configuração pra conseguir uma oitava acima(ou são duas? Se forem duas, os slaps com plucking em 2 oitavas acima soam bonito?)?davibdagostim escreveu:
Acho que se você esta convicto de usar uma afinação dessa, não atrapalha sua música, o negócio é comprar alguns jogos de cordas com espessura diferentes e testar.
Só que, que é bizarro, é, inegavelmente... Eu diria que combina com uma risada uhASIFHASHFUIAHISFASF.
Stormbringer- Membro
hehehehehe, ficam bonitos sim, dão slaps bem destacados, vou gravar um video essa semana e psotar pro pessoal ver dando uma brincada com esta afinação hehehe.
o ahusfiashfsafuihasf, é uma risada hshshshs,
realmente, eu me sinto bem confortavel com estas notas, como ja acostumei, seria quase o mesmo de deixar as notas no normal porque ja sei onde esta cada nota, e é bem natural, claro que para alguns estilos talvez não seje interessante, pas para metal, e afins, essa afinação é uma beleza =D
o ahusfiashfsafuihasf, é uma risada hshshshs,
realmente, eu me sinto bem confortavel com estas notas, como ja acostumei, seria quase o mesmo de deixar as notas no normal porque ja sei onde esta cada nota, e é bem natural, claro que para alguns estilos talvez não seje interessante, pas para metal, e afins, essa afinação é uma beleza =D
davibdagostim- Membro
Eu usava Drop-C no meu precision (FCGC) com cordas DR DDT-65 (65 85 105 125)
as cordas ficavam bem tensas e era perfeito com palheta.
recomendo.
para afinação A#FCGC sugiro a DDT5-45 (45 65 85 105 125)
as cordas ficavam bem tensas e era perfeito com palheta.
recomendo.
para afinação A#FCGC sugiro a DDT5-45 (45 65 85 105 125)
DenisLM, o problema é que nao uso palheta, utilizo o dedo, ai complica porque muito tensa acabo perdendo umpouco de velocidade hehehehhe
davibdagostim- Membro
quando eu escrevi bem tensas, eu quis dizer que ficam equivalentes a afinação padrão.
Humm, é interessante essas cordas, nao sabai que tinha linhas para quem usa Drop. legal mesmo, mas da tao pouca diferença em tamanho, um jogo normal o bordão é 130, e esta é 125, nao era pra ser tanta diferença ne
davibdagostim- Membro
Posso ser honesto? Estou na mesma situação que você, e estou me virando com um 5C standard, a digitação é mais "desafiadora" do que tocar com drop tuning.
A minha idéia é usar um 6c com a D um tom abaixo usando um octaver, resto tudo normal. Ou convencer a banda a tocar em B standard.
A minha idéia é usar um 6c com a D um tom abaixo usando um octaver, resto tudo normal. Ou convencer a banda a tocar em B standard.
Clube Roland/Boss #42 / Clube G.A.S. #39
fschmidt- Membro
é possivel usar afinação CGDA no contrabaixo elétrico?
MarcosTudisco- Membro
É possível usar qualquer afinação imaginável no baixo elétrico.MarcosTudisco escreveu:é possivel usar afinação CGDA no contrabaixo elétrico?
Você só precisa das cordas certas e talvez de um novo nut.
Sempre é possível, as vezes é viavel, dificilmente é necessário.MarcosTudisco escreveu:é possivel usar afinação CGDA no contrabaixo elétrico?
Eu acho que é um caminho sem volta você "quebrar a escala", isso aqui é tão perfeitinho pro cérebro entender:
Ou qualquer variaçao em que vc suba ou desça meio tom, um tom, em todas as cordas ao mesmo tempo.
Uma vez que você achou necessário e saiu desse padrão, você só vai saber tocar no seu proprio baixo, ou pior, nao saber nem no seu.
Isso é minha opinião pessoal, e não digo que é verdade absoluta, mas pra mim afinações bizarras é o mesmo que pegar um carro, colocar o acelerador no meio, e o freio na direita, ou a embreagem na direita, e o acelerador na esquerda, ou qualquer variaçao fora do padrao: da pra fazer o mesmo que na configuração padrão, porem é um aprendizado psicomotor totalmente diferente.
Stormbringer- Membro
É possível usar a afinação AAAA, se você quiser.MarcosTudisco escreveu:é possivel usar afinação CGDA no contrabaixo elétrico?
CaQuinhO- Membro
Stormbringer, discordo, acho que existem afinações e afinações, pra mim, ficar na mesma afinação te da conforto , mas nao te da tanta versatilidade em muitos casos, principalmente no violão, uma variação da um toque todo especial. é questão de aprender a tocar, e tocar sempre no seu baixo, tenho este afinado desta maneira e um com afinação normal, mas gosto muito mais de tocar nesta afinação pela praticidade que ja tenho.
davibdagostim- Membro
Também não gosto, mas esses músicos estão dispostos a aprender algo novo com algum objetivo, seja uma sonoridade diferente ou uma digitação específica.Stormbringer escreveu:Uma vez que você achou necessário e saiu desse padrão, você só vai saber tocar no seu proprio baixo, ou pior, nao saber nem no seu.
Isso é minha opinião pessoal, e não digo que é verdade absoluta, mas pra mim afinações bizarras é o mesmo que pegar um carro, colocar o acelerador no meio, e o freio na direita, ou a embreagem na direita, e o acelerador na esquerda, ou qualquer variaçao fora do padrao: da pra fazer o mesmo que na configuração padrão, porem é um aprendizado psicomotor totalmente diferente.
O instrumento é um meio para se chegar a algum lugar. O cara quer tocar a música dele e os fins sempre justificam os meios. Se ele não vai tocar no baixo de alguém e ninguém vai tocar no baixo dele não faz diferença alguma se é uma afinação padrão.
Acho que pela primeira vez na vida vou defender a turma do metal, estilo que não consigo ouvir 10 segundos. Rufem os tambores, por favor:
Afinações diferentes são extremamente comuns. Marcus Miller usa a quarta corda em D em todos os shows. Anthony Jackson fez carreira com um Fender JB afinado 3 semitons abaixo. E esses caras são ídolos indiscutíveis. Quando um metaleiro muda a afinação, isso imediatamente vira coisa de metaleiro e perde valor. Devemos evitar esses preconceitos...
E quanto ao carro, não importa onde fica cada pedal ou o volante, o que importa é que a pessoa tenha destreza suficiente para dirigir bem.
^Sim, a destreza de dirigir bem, exatamente como falei: da pra fazer a mesma coisa dos dois jeitos .
Sabe, sobre a sonoridade que se quer alcançar com afinaçoes diferentes, outro dia eu estava ponderando sobre como soa um G usando a corda Si(sizona) e a mesma nota na corda mi. é exatamente a mesma nota, mas soa levemente diferente. E nem estou comparando notas de corda solta. Eu acho que pra uma gravação até faz sentido essa busca do "timbre perfeito" pra uma musica especifica. Mas ao vivo, ninguem "normal" vai notar a diferença sem se concentrar nessa "especificidade". A unica coisa que justifica é que praquela determinada musica vai ser mais facil a digitaçao da linha especifica dela (mesmo que de pra fazer o mesmo na "proporção" da afinaçao padrão).
PS: eu sou "metaleiro", hahahah... Quer dizer, sempre fui, é o que eu ouço desde sempre e é o que eu gosto, embora eu toque "blues apimentado".
Sabe, sobre a sonoridade que se quer alcançar com afinaçoes diferentes, outro dia eu estava ponderando sobre como soa um G usando a corda Si(sizona) e a mesma nota na corda mi. é exatamente a mesma nota, mas soa levemente diferente. E nem estou comparando notas de corda solta. Eu acho que pra uma gravação até faz sentido essa busca do "timbre perfeito" pra uma musica especifica. Mas ao vivo, ninguem "normal" vai notar a diferença sem se concentrar nessa "especificidade". A unica coisa que justifica é que praquela determinada musica vai ser mais facil a digitaçao da linha especifica dela (mesmo que de pra fazer o mesmo na "proporção" da afinaçao padrão).
PS: eu sou "metaleiro", hahahah... Quer dizer, sempre fui, é o que eu ouço desde sempre e é o que eu gosto, embora eu toque "blues apimentado".
Stormbringer- Membro
^ Escute Anthony Jackson com "career girl" (estúdio ou ao vivo) e você mudará de opinião quanto à mudança de timbre.
allexcosta escreveu:
Também não gosto, mas esses músicos estão dispostos a aprender algo novo com algum objetivo, seja uma sonoridade diferente ou uma digitação específica.
O instrumento é um meio para se chegar a algum lugar. O cara quer tocar a música dele e os fins sempre justificam os meios. Se ele não vai tocar no baixo de alguém e ninguém vai tocar no baixo dele não faz diferença alguma se é uma afinação padrão.
Acho que pela primeira vez na vida vou defender a turma do metal, estilo que não consigo ouvir 10 segundos. Rufem os tambores, por favor:
Afinações diferentes são extremamente comuns. Marcus Miller usa a quarta corda em D em todos os shows. Anthony Jackson fez carreira com um Fender JB afinado 3 semitons abaixo. E esses caras são ídolos indiscutíveis. Quando um metaleiro muda a afinação, isso imediatamente vira coisa de metaleiro e perde valor. Devemos evitar esses preconceitos...
E quanto ao carro, não importa onde fica cada pedal ou o volante, o que importa é que a pessoa tenha destreza suficiente para dirigir bem.
mas só pra constar, não precisa ir muito longe, Stanley Clake eo Wooten usam o baixos em CGDA.
um slap com com o baixo em GDAD é fantástico (vide Marcus Miller).
acho que a "turma do metal" não tem nada de diferente disso ae, é apenas alguns tons acima ou abaixo. a relação entre as notas é a mesma. FCGC, nada mais é que um GDAD um tom abaixo...
A#FCGC é um CGDAD um tom abaixo também.
quando tocava só baixo já gostava de afinações diferentes (que nem são tão diferentes assim), agora no Chapman Stick que não tem uma afinação padrão, é uma beleza.
o limite é sua criatividade.
querem impor regra até na afinação agora
só falta quererem me obrigar a tocar em la=432hz =D
só falta quererem me obrigar a tocar em la=432hz =D