slap sumindo na mix da banda
+9
Mauricio Luiz Bertola
GusVCD
Stormbringer
CaQuinhO
NeyBass
joabi
malka_aff
allexcosta
subgrave
13 participantes
Página 1 de 1
slap sumindo na mix da banda
Meu slap está ficando muito sumido na mix, mas tocando sozinho fica bom.
Dá impressão de que é volume, mas mesmo sentando a mão não resolve, e o pizzicato está bom
Vcs tem idéia do que poderia ser?
Dá impressão de que é volume, mas mesmo sentando a mão não resolve, e o pizzicato está bom
Vcs tem idéia do que poderia ser?
subgrave- Membro
Re: slap sumindo na mix da banda
Falta de médios, ação muito baixa, técnica inapropriada ou cordas. Qual o baixo? Compressor? Efeitos? PA ou amp? Qual o DI?
Qual o estilo da banda? Tem percussão? Surdos? O técnico sabe equalizar o bumbo?
Qual o estilo da banda? Tem percussão? Surdos? O técnico sabe equalizar o bumbo?
comigo acontecia isso por que eu usava o pizzicato com muita força, dae mudei.
Comecei a tocar mais leve, com mais volume no amplificador, quando eu do um slap, todo mundo me olha enviazado rerere
nao sei se é esse seu caso, mas pode ser.
Comecei a tocar mais leve, com mais volume no amplificador, quando eu do um slap, todo mundo me olha enviazado rerere
Ao meu ver não é falta de médios, acredito não ser técnica inapropriada, não são as cordas, acontece com todos os meus 6 baixos, não uso compressor nem efeitos, acontece tanto com o hatke ha3500 ou GK 500MB, DI do próprio cabeçote, conjunto de baile, não tem percusão nem surdos, tem 01 guita, 01 violão, 01 bateria, 02 gaitas, 04 vozes, e o contrabaixo, o técnico sabe equalizar bem, acontece em gig e nos ensaios.allexcosta escreveu:Falta de médios, ação muito baixa, técnica inapropriada ou cordas. Qual o baixo? Compressor? Efeitos? PA ou amp? Qual o DI?
A ação de cordas, é baixa, mas não é colada daqueles tipos que trasteja a ponto de matar o som... e no slap tbm não trasteja... talvez seja isso mas não deveria ser. Como saber se a ação está muito baixa? Quais são os padrões usados em regulagens?
Tenho a impressão de que são os graves que somem quando toco slap, muito estranho!
subgrave- Membro
Pode ser... estou entre isso e ação baixa...malka_aff escreveu:comigo acontecia isso por que eu usava o pizzicato com muita força, dae mudei.
subgrave- Membro
Levante a ação, se o slap melhorar, a ação usada agora está baixa para a sua técnica e o som que você quer tirar. Veja também se o braço não está muito reto.subgrave escreveu:Como saber se a ação está muito baixa? Quais são os padrões usados em regulagens?
Às vezes seu sistema está comprimindo porque não aguenta o sinal mais forte e perde logo o grave, que consome mais energia. É o MB500?subgrave escreveu:Tenho a impressão de que são os graves que somem quando toco slap, muito estranho!
Não estaria a fim de mexer na regulagem de 06 contrabaixos, não gosto de braços retos justamente para não matar o som, os meus sempre deixo um pouquinho curvados... eu não queria aumentar a ação que apesar de confortável não considero assim tão baixa, vou tentar primeiro tocar mais leve o pizzicato...allexcosta escreveu:Levante a ação, se o slap melhorar, a ação usada agora está baixa para a sua técnica e o som que você quer tirar. Veja também se o braço não está muito reto.subgrave escreveu:Como saber se a ação está muito baixa? Quais são os padrões usados em regulagens?
Tenho usado bastante o MB500, mas a mesma coisa acontece com o HA3500...allexcosta escreveu:Às vezes seu sistema está comprimindo porque não aguenta o sinal mais forte e perde logo o grave, que consome mais energia. É o MB500?subgrave escreveu:Tenho a impressão de que são os graves que somem quando toco slap, muito estranho!
subgrave- Membro
Mexe só em um, meu caro...
Realmente, você tinha mencionado que acontece nos dois amps.
Realmente, você tinha mencionado que acontece nos dois amps.
É bem difícil resolver isso. Eu tentaria subir a ação pra descartar essa hipótese. O que ajuda pra valer é uma boa compressão com um ajuste bem específico para o slap, e somada ao sinal limpo original. Isso é chamado de compressão paralela. Resolve nos casos em que a gente sente falta de corpo, mas conseguimos ouvir a estilingada.
Se não estiver ouvindo os agudos tente levantar um pouco a caixa, ou deixa-la inclinada.
Mesmo assim, dependendo da banda, é difícil resolver completamente o problema.
joabi- Eterno Colaborador
eu ja tive esse problema quando usava EMG e ação muito baixa. Hoje continuo com ação muito baixa, mas usando SD single e não some de jeito nenhum, está sempre presente. As vezes aumento a ação pra ficar melhor ainda o slap, mas quando toco o pizzicato sinto falta da ação baixa, sendo assim, fico no meio termo e ta saíndo legal.
NeyBass- Membro
Tive esse problema certa vez, após mudar a tensão das cordas e a ação.
Resolvi com regulagem um pouco mais alta, e mudança na altura dos caps (foi tentativa e erro).
Resolvi com regulagem um pouco mais alta, e mudança na altura dos caps (foi tentativa e erro).
CaQuinhO- Membro
Descreveu com precisão o que eu sinto. Mas não gostaria de usar compressor...joabi escreveu:
Resolve nos casos em que a gente sente falta de corpo, mas conseguimos ouvir a estilingada.
E o interessante é que ninguém da gig reclama, será que poderiam ser só meus ouvidos?
subgrave- Membro
Pode ser, às vezes acontece se você estiver muito perto do amp de baixo.subgrave escreveu:E o interessante é que ninguém da gig reclama, será que poderiam ser só meus ouvidos?
Outra possibilidade são os falantes que podem ter um Xmax pequeno e "comprimem" como proteção quando vem um sinal mais forte. Quais suas caixas? Sei que você diz que não parece ser falta de médios, mas tente um leve boost em 400hz...
Sim, fico bemmmm perto do amp de baixo, mas bemmm perto mesmo, estou usando caixas Pezzo, 4x10 e 1x15.allexcosta escreveu:Pode ser, às vezes acontece se você estiver muito perto do amp de baixo.subgrave escreveu:E o interessante é que ninguém da gig reclama, será que poderiam ser só meus ouvidos?
Outra possibilidade são os falantes que podem ter um Xmax pequeno e "comprimem" como proteção quando vem um sinal mais forte. Quais suas caixas? Sei que você diz que não parece ser falta de médios, mas tente um leve boost em 400hz...
Vou tentar aumentar um pouco os médios...
subgrave- Membro
Ninguem na banda reclama porque ao ouvido deles esta direito ou, reforçando a piada roqueira, ninguem liga pro baixistasubgrave escreveu:Sim, fico bemmmm perto do amp de baixo, mas bemmm perto mesmo, estou usando caixas Pezzo, 4x10 e 1x15.allexcosta escreveu:Pode ser, às vezes acontece se você estiver muito perto do amp de baixo.subgrave escreveu:E o interessante é que ninguém da gig reclama, será que poderiam ser só meus ouvidos?
Vou tentar aumentar um pouco os médios...
Mas falando sério, eu "me ouço" melhor quando vou pra uns 5 metros distante da minha aparelhagem.
Stormbringer- Membro
quando eu saio de perto do amplificador, eu ouço mais o grave, aquele que nao define a nota, quando estou próximo da caixa, ouço aquele som definido e cheio de médios.
subgrave- Membro
Tbm sinto isso mesmo usando compressor, mas acabei deixando quieto principalmente porque não tenho condições de tocar na frente da caixa, e sim ao lado, e por ser normalmente uma 112 que fica no chão (as vezes conjunto desta 112 com a 110 do Promethean) e ao mesmo tempo fico colado na bateria (lado bumbo/surdo ainda), fica meio difícil de qq jeito.
Só tocando o baixo, sem ninguém tocando junto, o som fica uma pancada e no ponto. Na mix no culto, já era.
Mas o pessoal que assiste o culto, mesmo os músicos de plantão, sempre elogiam, então mesmo não ouvindo muita coisa (em slap praticamente nada), acredito q no todo e pro pessoal que assiste o culto esteja perfeito.
Acho q no fim, vai mesmo pro lado da percepção pessoal e nosso posicionamento em relação ao nosso retorno (o ampli na maioria dos casos).
Na foto acho q dá pra entender um pouco:
Só tocando o baixo, sem ninguém tocando junto, o som fica uma pancada e no ponto. Na mix no culto, já era.
Mas o pessoal que assiste o culto, mesmo os músicos de plantão, sempre elogiam, então mesmo não ouvindo muita coisa (em slap praticamente nada), acredito q no todo e pro pessoal que assiste o culto esteja perfeito.
Acho q no fim, vai mesmo pro lado da percepção pessoal e nosso posicionamento em relação ao nosso retorno (o ampli na maioria dos casos).
Na foto acho q dá pra entender um pouco:
Isso é um grande problema...subgrave escreveu:^pois é, tocar colado no amp tem grandes chances de estar sendo o problema...
Antigamente eu tinha essa mania e ouvia mal o instrumento e aumentava o volume dando início a um círculo vicioso...
Embora eu não domine a técnica de "slap", quando eu toco isso (muito poucas vezes!) eu ligo ou meu GEB-7 ou meu phaser, o que faz o "efeito" aparecer mais...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Existe uma "gambiarra" pra isso...
tem aqueles "mini amps" que vc pluga no baixo e nele vc poe um fone normal, desses intra-auriculares...
a gambiarra seria vc ligar um daqueles divisores de p10, macho-> 2 femeas... enfia o macho no baixo, ai poe o mini-ampli em um dos slots, e o cabo comum que vai pro apli "grandao" no outro
Ai é só escolher um foninho "ruim", desses que nao isolam bem o som ambiente, pra vc ouvir o resto da banda, e de quebra vai estar se ouvindo em primeiro plano, e de uma forma bem discreta, ja que esses fones ficam parecendo protetores mesmo.
É gambiarra, mas nao fica feio e resolve o problema de quem precisa tocar pertinho da caixa.
se bem que... se vc esta pertinho da caixa, tambem pode usar um fone na saida de fones do proprio amplificador, não?
tem aqueles "mini amps" que vc pluga no baixo e nele vc poe um fone normal, desses intra-auriculares...
a gambiarra seria vc ligar um daqueles divisores de p10, macho-> 2 femeas... enfia o macho no baixo, ai poe o mini-ampli em um dos slots, e o cabo comum que vai pro apli "grandao" no outro
Ai é só escolher um foninho "ruim", desses que nao isolam bem o som ambiente, pra vc ouvir o resto da banda, e de quebra vai estar se ouvindo em primeiro plano, e de uma forma bem discreta, ja que esses fones ficam parecendo protetores mesmo.
É gambiarra, mas nao fica feio e resolve o problema de quem precisa tocar pertinho da caixa.
se bem que... se vc esta pertinho da caixa, tambem pode usar um fone na saida de fones do proprio amplificador, não?
Stormbringer- Membro
não precisa dessa gambiarra toda, eu tenho um ampli de fones da marca city, ele tem uma entrada e uma saída de linhas, dae fica assim:
Baixo - City - Amp Grande
|
Fones
|
Fones
Opa Malka, fiquei curioso agora, tem jeito de postar uma fotinho dele quando tiver um tempinho?malka_aff escreveu:não precisa dessa gambiarra toda, eu tenho um ampli de fones da marca city, ele tem uma entrada e uma saída de linhas, dae fica assim:
|
Fones
Isso é uma mão na roda pra ensaio, pra você corrigir variação de volume "no dedo", sem precisar usar compressores
Stormbringer- Membro
http://www.sygnia.com.br/?cont=city-player
Mas não aconselho o meu, tem muito ruído.
Compra o da pezo, colaboradora aqui do fórum
http://www.pezobass.com.br/catalogo/power-phone/
a venda nesta magnífica loja!
http://contrabaixobr.com.br/di100-direct-box-ativo-behringer.html
P.S.: O link é esse mesmo, fikdik pro claudio dar uma olhada.
Mas não aconselho o meu, tem muito ruído.
Compra o da pezo, colaboradora aqui do fórum
http://www.pezobass.com.br/catalogo/power-phone/
a venda nesta magnífica loja!
http://contrabaixobr.com.br/di100-direct-box-ativo-behringer.html
P.S.: O link é esse mesmo, fikdik pro claudio dar uma olhada.
pelo que entendi, ele pode operar como "passthrough" tambem, né? sem amplificar o sinal na saida pro ampli(amplificando só a do fone)...
////*****************************///
Só uma coisinha meio offtopic. Eu sou programador, e o "carro chefe" da empresa em que trabalho é referente a lojas virtuais.
Eu achei gozado na pagina do Pezo que descreve bem o produto, mas o preço nao esta escrito em lugar nenhum , ai voce clica em "comprar com pagseguro" pra só entao saber o preço , e ainda nem calcula o frete automaticamente, hehehehe...
pelo que entendi, ele pode operar como "passthrough" tambem, né? sem amplificar o sinal na saida pro ampli(amplificando só a do fone)...
////*****************************///
Só uma coisinha meio offtopic. Eu sou programador, e o "carro chefe" da empresa em que trabalho é referente a lojas virtuais.
Eu achei gozado na pagina do Pezo que descreve bem o produto, mas o preço nao esta escrito em lugar nenhum , ai voce clica em "comprar com pagseguro" pra só entao saber o preço , e ainda nem calcula o frete automaticamente, hehehehe...
Stormbringer- Membro
eu comprei um power click e um fone akg 414p. Só usei uma vez até agora.
baixo - Pwr Click - DI - mesa/amp - pwr click (retorno da banda).
Segundo uns relatos que li isso é errado. O certo seria:
baixo - DI - Pwr Click
l
mesa/amp
l______Pwr Click/retorno
baixo - Pwr Click - DI - mesa/amp - pwr click (retorno da banda).
Segundo uns relatos que li isso é errado. O certo seria:
baixo - DI - Pwr Click
l
mesa/amp
l______Pwr Click/retorno
NeyBass- Membro
Dá trabalho usar a compressão paralela, e não pode ser qualquer compressor (a grande maioria dos pedais para baixo não servem, são lentos demais para essa técnica), mas o resultado é excelente. Se em algum momento tiver algum compressor de rack disponível vale a pena experimentar, pois é bem mais eficaz que colocar um EQ.subgrave escreveu:Descreveu com precisão o que eu sinto. Mas não gostaria de usar compressor...joabi escreveu:
Resolve nos casos em que a gente sente falta de corpo, mas conseguimos ouvir a estilingada.
Suas cordas são muito leves?
Boa sorte na resolução do problema.
compra um pedal de boost e usa na hora do slap.
NESCAU- Membro
Aí o cara do som pega um rifle .22 e te dá um tiro no meio da testa lá da mesa.NESCAU escreveu:compra um pedal de boost e usa na hora do slap.
^Verdade, esqueci de mencionar este risco... MAS, que funciona, funciona.
Eu acredito que usando com parcimônia também não incomode o engenheiro de som.
Eu acredito que usando com parcimônia também não incomode o engenheiro de som.
NESCAU- Membro
joabi, quais pedais serviriam p/ este fim?joabi escreveu:...(a grande maioria dos pedais para baixo não servem, são lentos demais para essa técnica)...
fheliojr- Membro
fheliojr, o EMPRESS Compressor é o mais completo que conheço. O GusVCD tem um T-Rex que também atende.
O attack deve ser rápido o suficiente para capturar o transiente, e estamos falando de algo em torno de pouquíssimos milisegundos. Quanto mais rápido melhor.
A maioria dos pedais de baixo simulam o clássico LA2A, que é fantástico pro pizzicato, mas lento demais pra essa função.
valeu, joabi!
vc conhece este compressor: http://www.origineffects.com/Cali76.php ?
vc conhece este compressor: http://www.origineffects.com/Cali76.php ?
Não conhecia, me pareceu bem bacana, baseado no 1176. Vai encarar? rsrs
de todas as respostas que eu li também me identifiquei com essa ...malka_aff escreveu:comigo acontecia isso por que eu usava o pizzicato com muita força, dae mudei.
joabi escreveu:
Não conhecia, me pareceu bem bacana, baseado no 1176. Vai encarar? rsrs
um FEA dual-band e ele fazem parte de uma listinha minha de GAS.
fheliojr- Membro
Resolvido.
Com ajustes na equalização e um pouco menos de força no pizzicato.
Com ajustes na equalização e um pouco menos de força no pizzicato.
subgrave- Membro