Alternativas aos captadores EMG PJX
5 participantes
Página 1 de 1
Alternativas aos captadores EMG PJX
Olá pessoal,
Estou pensando em adquirir captadores PJX da emg. Mas antes de concretizar a compra, gostaria de saber se alguém poderia sugerir outros que sejam similares quanto ao timbre, tanto nacionais quanto importados. O video abaixo tem uma demonstração feita pela própria emg.
http://www.emgpickups.com/videos/emgtv/22/143
Abraços!
Luciano
Estou pensando em adquirir captadores PJX da emg. Mas antes de concretizar a compra, gostaria de saber se alguém poderia sugerir outros que sejam similares quanto ao timbre, tanto nacionais quanto importados. O video abaixo tem uma demonstração feita pela própria emg.
http://www.emgpickups.com/videos/emgtv/22/143
Abraços!
Luciano
lucianomattar- Membro
Re: Alternativas aos captadores EMG PJX
Esse timbre é BEM EMG mesmo.
Talvez alguma série da Delano, mas som de EMG é bem único.
Talvez alguma série da Delano, mas som de EMG é bem único.
allexcosta- Administrador
Pois é, Allex. Ao mesmo tempo que gosto muito, me sinto sem opções - o que não acho bom.
Não conhecia essa marca. Eles também possuem preamps?
Não conhecia essa marca. Eles também possuem preamps?
lucianomattar- Membro
"Ya betcha"...lucianomattar escreveu:Eles também possuem preamps?
Acho que estão com distribuidor no Brasil agora. Pergunta lá...
http://www.delano.de/
Eis a configuração atual do meu Fender Deluxe P Bass Special, com captadores EMG PAX v2 P Bass, EMG LJVX Jazz Bass e preamp EMG BQC System 3-Band. Fiquei bastante satisfeito com o resultado sonoro, sobretudo pela vibe surpreendentemente vintage em um set de captadores ativos, especialmente no PAX.
JAZZigo- FCBR-CT
Esse é o combo do victor wooten vendido na best bass gear, Jazzigo?
lucianomattar- Membro
Eu possuo um kit de EMG-X PJ em um condor XB25-A, e pra mim ficou muito bom o som. O pré que eu uso é o dos captadores mesmo...
Concordo que o som do EMG é bem característico, mas você tem a opção de timbres diferentes devido aos caps P e J que se usados individualmente ou em com volumes de cada cap em % diferentes, entregam uma boa variação de sons.
Concordo que o som do EMG é bem característico, mas você tem a opção de timbres diferentes devido aos caps P e J que se usados individualmente ou em com volumes de cada cap em % diferentes, entregam uma boa variação de sons.
deeecooo- Membro
Sim, exceto pelo preamp, pois optei pelo EMG BQC System, em vez do Micahel Pope Flexcore.lucianomattar escreveu:Esse é o combo do victor wooten vendido na best bass gear, Jazzigo?
JAZZigo- FCBR-CT
Obrigado pela opinião, Deeecooo.
Jazzigo, me interessei por essa configuração sua. Resta saber se consigo encontrá-la no Brasil.
Jazzigo, me interessei por essa configuração sua. Resta saber se consigo encontrá-la no Brasil.
lucianomattar- Membro
Olá amigos,
Estou com uma dúvida simples sobre aterramento de ponte usando captadores EMG, por isso achei melhor perguntar aqui mesmo, pois não achei no forum uma resposta para o problema da maneira que formulei e acho que não preciso abrir um tópico para tanto.
É o seguinte. Com caps EMG não preciso aterrar a ponte, mas a ponte já tem um fio ligado a ela. Devo retirar esse fio da ponte para evitar que exista um corpo solto dentro do baixo que possa causar alguma interferência, ou posso apenas enrolar ele e deixar em um canto da cavidade? Ou então, poderia eu soldar esse fio na blindagem de cobre da cavidade do preamp e assim ter um segurança a mais (se isso fazer algum sentido, claro)?
Cordialmente,
Luciano
Estou com uma dúvida simples sobre aterramento de ponte usando captadores EMG, por isso achei melhor perguntar aqui mesmo, pois não achei no forum uma resposta para o problema da maneira que formulei e acho que não preciso abrir um tópico para tanto.
É o seguinte. Com caps EMG não preciso aterrar a ponte, mas a ponte já tem um fio ligado a ela. Devo retirar esse fio da ponte para evitar que exista um corpo solto dentro do baixo que possa causar alguma interferência, ou posso apenas enrolar ele e deixar em um canto da cavidade? Ou então, poderia eu soldar esse fio na blindagem de cobre da cavidade do preamp e assim ter um segurança a mais (se isso fazer algum sentido, claro)?
Cordialmente,
Luciano
lucianomattar- Membro
^
Com captadores ativos EMG, não há necessidade de aterrar ponte/cordas, evitando, desta forma, a possibilidade de eventuais choques elétricos. Basta apenas desconectar o fio que liga a ponte ao aterramento.
Com captadores ativos EMG, não há necessidade de aterrar ponte/cordas, evitando, desta forma, a possibilidade de eventuais choques elétricos. Basta apenas desconectar o fio que liga a ponte ao aterramento.
JAZZigo- FCBR-CT
Obrigado pela ajuda, JAZZigo.
A parte de não necessitar de aterramento eu havia entendido, a minha dúvida mesmo era se o fio que está preso somente na ponte nesse momento poderia ficar ali dentro do instrumento, pois estou evitando ter que desparafusar a ponte para retirá-lo. Mas pelo que entendi, ele pode ficar ali sem problemas.
Outra coisa, é normal o captador JVX e PJX apresentar um pequeno ruído, tipo um hum baixo, quando abro todo o agudo e volume no máximo no BQS system?
A parte de não necessitar de aterramento eu havia entendido, a minha dúvida mesmo era se o fio que está preso somente na ponte nesse momento poderia ficar ali dentro do instrumento, pois estou evitando ter que desparafusar a ponte para retirá-lo. Mas pelo que entendi, ele pode ficar ali sem problemas.
Outra coisa, é normal o captador JVX e PJX apresentar um pequeno ruído, tipo um hum baixo, quando abro todo o agudo e volume no máximo no BQS system?
lucianomattar- Membro
^
Não tem problema deixar o fio lá, basta desconectá-lo do aterramento.
Acho que qualquer equalizador gera um pouco de ruído, quando os agudos estão no talo, mas nada que comprometa o som significativamente. O meu também gera, mas muito pouco, nada que me incomode. Além do mais, quem é que costuma tocar com o treble totalmente "boostado"?
Não tem problema deixar o fio lá, basta desconectá-lo do aterramento.
Acho que qualquer equalizador gera um pouco de ruído, quando os agudos estão no talo, mas nada que comprometa o som significativamente. O meu também gera, mas muito pouco, nada que me incomode. Além do mais, quem é que costuma tocar com o treble totalmente "boostado"?
JAZZigo- FCBR-CT
Pois é, não faz muito sentido tocar com tudo abertão, rs. É dito que os captadores são livres de ruídos e interferências, aí to testando o sistema para ver até onde ele realmente vai. Por exemplo, eu tive que colocar o baixo por cima do notebook para conseguir pegar interferência deste, como também ficar bem perto da TV.
Tenho uma dúvida quanto a localização das baterias, elas seriam capazes de produzir alguma interferência caso estejam encostadas nos fios e potenciômetros do preamp? Eu já enrolei ambas com fita isolante.
Pelo que li, com EMG não é necessário ter blindagem alguma no baixo pois tanto os captadores e o preamp são blindados - e por isso acho que não vou refazer blindagem antiga que está nele. Mas ainda tenho dúvidas se baterias novas teriam carga suficiente para causar alguma interferência.
Tenho uma dúvida quanto a localização das baterias, elas seriam capazes de produzir alguma interferência caso estejam encostadas nos fios e potenciômetros do preamp? Eu já enrolei ambas com fita isolante.
Pelo que li, com EMG não é necessário ter blindagem alguma no baixo pois tanto os captadores e o preamp são blindados - e por isso acho que não vou refazer blindagem antiga que está nele. Mas ainda tenho dúvidas se baterias novas teriam carga suficiente para causar alguma interferência.
lucianomattar- Membro
Actredito que não, mas não sou técnico. Taí uma pergunta que nosso colega Thales_Sr pode responder com mais propriedade.lucianomattar escreveu:Tenho uma dúvida quanto a localização das baterias, elas seriam capazes de produzir alguma interferência caso estejam encostadas nos fios e potenciômetros do preamp?
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo, eu peguei aquela espuma cinza e fina que vem na embalagem do preamp e fiz uma cobertura que isola o contato entre as baterias, já com fita isolante, com o circuito, parece que ficou bom.
Talvez vc sane outra dúvida minha, vc fez blindagem de cobre na cavidade dos captadores e do BQC? Eu retirei uma blindagem de cobre que eu havia feito pra o meu preamp antigo, pois achei que não haveria necessidade pois o sistem EMG é blindado e também para ser mais fiel a especificação do fabricante. Porém, ocorreu algumas interferências breves, coisa de minutos, que parecem ser de fontes externas.
Talvez vc sane outra dúvida minha, vc fez blindagem de cobre na cavidade dos captadores e do BQC? Eu retirei uma blindagem de cobre que eu havia feito pra o meu preamp antigo, pois achei que não haveria necessidade pois o sistem EMG é blindado e também para ser mais fiel a especificação do fabricante. Porém, ocorreu algumas interferências breves, coisa de minutos, que parecem ser de fontes externas.
lucianomattar- Membro
^
Acho que a blindagem da cavidade do circuito é sempre uma boa. A cavidade do meu Fender Deluxe P Bass Special já era blindada com papel de cobre, para abrigar um circuito Glockenklang de 3 bandas e mantive a blingagem para abrigar o EMG.
Acho que a blindagem da cavidade do circuito é sempre uma boa. A cavidade do meu Fender Deluxe P Bass Special já era blindada com papel de cobre, para abrigar um circuito Glockenklang de 3 bandas e mantive a blingagem para abrigar o EMG.
JAZZigo- FCBR-CT
Gostaria de saber se os captadores EMG PJX são apenas para contrabaixos de 4 cordas e também qual seria a diferença entre este modelo com o P5J. É que o preço dos dois é o mesmo na bestbassgear e no próprio site da EMG.
Valeu !
Valeu !
Alambike- Membro
Alambike escreveu:Gostaria de saber se os captadores EMG PJX são apenas para contrabaixos de 4 cordas e também qual seria a diferença entre este modelo com o P5J. É que o preço dos dois é o mesmo na bestbassgear e no próprio site da EMG.
Os EMG PJX podem ser utilizados em baixos de 5 cordas, mas você precisa ver se as cordas estarão bem dentro da área magnética da foto para que sejam captadas de maneira homogênea:
A diferença deve ser o tamanho e a voz dos captadores.
PS - Segundo a BBG os dois modelos têm dimensões idênticas no captador J, mas um dos pickups P do PJ5 é maior, para que pegue 3 cordas. Olha lá...
Obrigado Allexcosta !
Vou medir as dimensões aqui.
Vou medir as dimensões aqui.
Alambike- Membro