Projeto Rickenbacker 4001V63 - Luthier Daniel Japeta
+18
Mauricio Luiz Bertola
refuse / resist
siodoni
emachado
fabio887
Bruno da Rosa
Bosclima
Luiz87
GeTorres
Breno_Barnabe
fheliojr
renatogaragerock
afonsodecampos
marujo
dudamir
gpraxedes
BigBoy
ffc4852
22 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Projeto Rickenbacker 4001V63 - Luthier Daniel Japeta
Fala pessoal,
esta semana consegui dar vazão a mais um projeto que era GAS desde que eu comecei a tocar...kkkk
Inspirado no resultado dos projetos do Renato aqui do fórum com o luthier Daniel Japeta, iniciei a construção de um Rickenbacker 4001V63.
Como ainda estamos no início do projeto não tenho todas as referências do baixo, mas vou postando aqui assim que tudo for acontecendo e no final posto um review para ficar de referência para quem for se aventurar com mais ricks.
O que eu já tenho definido é que seguirá a risca o projeto do 4001V63, com captadores single de alto ganho com covers horse-shoe na ponte e toasted-top no braço, sem frisos e marcação bolinha. A única coisa que vou fugir um pouco é que não vou usar a pintura fireglo padrão nos ricks, mas sim uma derivação dela mais puxada para um cherryburst.
Segue uma referência de um modelos desses construído pelo Daniel:
Valeu!!!
esta semana consegui dar vazão a mais um projeto que era GAS desde que eu comecei a tocar...kkkk
Inspirado no resultado dos projetos do Renato aqui do fórum com o luthier Daniel Japeta, iniciei a construção de um Rickenbacker 4001V63.
Como ainda estamos no início do projeto não tenho todas as referências do baixo, mas vou postando aqui assim que tudo for acontecendo e no final posto um review para ficar de referência para quem for se aventurar com mais ricks.
O que eu já tenho definido é que seguirá a risca o projeto do 4001V63, com captadores single de alto ganho com covers horse-shoe na ponte e toasted-top no braço, sem frisos e marcação bolinha. A única coisa que vou fugir um pouco é que não vou usar a pintura fireglo padrão nos ricks, mas sim uma derivação dela mais puxada para um cherryburst.
Segue uma referência de um modelos desses construído pelo Daniel:
Valeu!!!
ffc4852- Membro
Re: Projeto Rickenbacker 4001V63 - Luthier Daniel Japeta
Conseguiu achar/falar com o Japeta????
Há um tempo atrás eu não conseguia retorno dele.....
BigBoy- Membro
Vai ficar lindo, parabéns! O Daniel faz baixos lindos.
gpraxedes- Membro
Aquele renatobaker é lindo memo.
dudamir- Membro
Opa consegui sim! por email e telefone...me manda uma pergunta por mp que te passo depois...tenho tudo anotado em casa.BigBoy escreveu:Conseguiu achar/falar com o Japeta????
ffc4852- Membro
A GAS aqui vai ser grande...kkk..O ruim que só em jan/fev pra entregar o baixão!kkgpraxedes escreveu:Vai ficar lindo, parabéns! O Daniel faz baixos lindos.
ffc4852- Membro
Está num prazo bom e o baixo vai ser excelente cara, isso sem pagar com olhos e fígado no preço de um "original".
O som do baixo do Renato também ficou ótimo, então não há com que se preocupar. Vamos acompanhar aqui na torcida para que te atenda.
O som do baixo do Renato também ficou ótimo, então não há com que se preocupar. Vamos acompanhar aqui na torcida para que te atenda.
gpraxedes- Membro
Acompanhando, não vai se arrepender do projeto!
marujo- Membro
O timbre dos caps que escolhi será semelhante ao desse vídeo:
Esse é um 4001C64. É bem parecido com o V63, mas tem o headstock invertido.
Esse é um 4001C64. É bem parecido com o V63, mas tem o headstock invertido.
ffc4852- Membro
Você já deve conhecer mas informação a mais não custa nada. Comprei deste site tudo que precisava para o meu Giannini RK.
http://www.pickofthericks.com/
Sucesso em sua empreitada!
afonsodecampos- Membro
Não conhecia...show de bola!!! Vou dar uma sacada aqui nas peças! Valeu!!!afonsodecampos escreveu:Você já deve conhecer mas informação a mais não custa nada. Comprei deste site tudo que precisava para o meu Giannini RK.
ffc4852- Membro
ffc4852 escreveu:Opa consegui sim! por email e telefone...me manda uma pergunta por mp que te passo depois...tenho tudo anotado em casa.BigBoy escreveu:Conseguiu achar/falar com o Japeta????
Por enquanto não vou precisar...
Ano passado pensei em cotar com ele, mas o email ele nunca respondeu...
Acabei pegando um Rick 4003 mesmo...
Mas o seu vai ficar show de bola!! Vejo pelo modelo que o Renato tem!
Por isso mesmo eu na época iria cotar com ele um modelo!!
BigBoy- Membro
Vou acompanhar o tópico. Fiquei curioso!!!
renatogaragerock- Membro
muito bacana!!
eu queria ver mais instrumentos feitos pelo Daniel Japeta, independentemente de serem inspirados nos ricks.
eu queria ver mais instrumentos feitos pelo Daniel Japeta, independentemente de serem inspirados nos ricks.
fheliojr- Membro
Um colega aqui do fórum tem um semi acústico, o Aldo, também de Manaus.
gpraxedes- Membro
Renato, seu 4004 tem as capas toasted-top tb ? Qual captação você usou?renatogaragerock escreveu:Vou acompanhar o tópico. Fiquei curioso!!!
ffc4852- Membro
Puts cara... eis um dos meus desejos também... ano que vem pode ser que eu faça um projeto desse com Luthier e caps da Stellfner.
Parabens! Vou acompanhar por aqui!!
Parabens! Vou acompanhar por aqui!!
Breno_Barnabe- Membro
Eu acho os baixos de Japeta lindíssimos, se eu quisesse um RK, entrava em contato com o Daniel, acho o Renatobacker mais bonito que o original.
gpraxedes- Membro
Eu já vi outros instrumentos que ele faz. Ele também tem um gosto especial pelos instrumentos da Gibson. O semi-acústico do Aldo tem inspiração no baixo do cara do Allman Brothers/Gov't Mule, mas com um acabamento diferente e captadores em outras posições. Já vi também algumas SG dele (mas não vi os baixos nesse corpo).
Sobre o 4005 concordo mesmo que ficou lindíssimo! As madeiras tem uma tonalidade diferente das originais, o que ao meu ver foi algo positivo pois tornou o instrumento único, e não apenas uma réplica. Sobre a captação, o próprio Japeta modificou um par de Stellfner para que se assemelhassem ao design original. Gostei dos captadores. É o meu baixo que tem o menor ganho, mas é o que tem o "mizão" mais profundo.
E falando no Aldo, respondendo a Gpraxedes, etc, tínhamos que pensar em um "Encontro Norte" qualquer hora dessas!!!
Sobre o 4005 concordo mesmo que ficou lindíssimo! As madeiras tem uma tonalidade diferente das originais, o que ao meu ver foi algo positivo pois tornou o instrumento único, e não apenas uma réplica. Sobre a captação, o próprio Japeta modificou um par de Stellfner para que se assemelhassem ao design original. Gostei dos captadores. É o meu baixo que tem o menor ganho, mas é o que tem o "mizão" mais profundo.
E falando no Aldo, respondendo a Gpraxedes, etc, tínhamos que pensar em um "Encontro Norte" qualquer hora dessas!!!
renatogaragerock- Membro
^ Demorou, rs. S.martyn, GK, John east, mesa boogie, Eliezer Lara, Jabeta, Kustom. Imagina aí, isso só entre nós três, imagina expandindo isso? (Só para aumentar a GAS).
gpraxedes- Membro
Pô galera....com esse tanto de coisas, vocês deviam era vir pra SP (pra gente aqui poder testar tudo...kkk!gpraxedes escreveu:^ Demorou, rs. S.martyn, GK, John east, mesa boogie, Eliezer Lara, Jabeta, Kustom. Imagina aí, isso só entre nós três, imagina expandindo isso? (Só para aumentar a GAS).
ffc4852- Membro
Isso é só o começo, hehehe. O Renato deve ter mais de 13 baixos em casa, hahaha. Se demorar o encontro eu apareço com uma galeria de S.martyns, rs. Só Gasoso aqui.
gpraxedes- Membro
armados e perigosos!gpraxedes escreveu:^ Demorou, rs. S.martyn, GK, John east, mesa boogie, Eliezer Lara, Jabeta, Kustom. Imagina aí, isso só entre nós três, imagina expandindo isso? (Só para aumentar a GAS).
fheliojr- Membro
Vou pesquisar passagem pra manaus...kkkkkgpraxedes escreveu:Isso é só o começo, hehehe. O Renato deve ter mais de 13 baixos em casa, hahaha. Se demorar o encontro eu apareço com uma galeria de S.martyns, rs. Só Gasoso aqui.
ffc4852- Membro
^ Ae! Vou já pedir ao Presidente para agitar um tópico.
gpraxedes- Membro
Coisas boas da zona franca, haha!
ffc4852 escreveu:Pô galera....com esse tanto de coisas, vocês deviam era vir pra SP (pra gente aqui poder testar tudo...kkk!gpraxedes escreveu:^ Demorou, rs. S.martyn, GK, John east, mesa boogie, Eliezer Lara, Jabeta, Kustom. Imagina aí, isso só entre nós três, imagina expandindo isso? (Só para aumentar a GAS).
renatogaragerock- Membro
Depois do meu Warwick, meu proximo baixo será um Rick e dependendo do resultado deste baixo aqui, vai ser com o Japeta que vou fazer. Fiquei apaixonado pelo Rick que ele fez pro Renatogaragerock...
ffc4852, parabéns pelo projeto!
Opa..Valeu Luiz!! Deve demorar um pouco pra ficar pronto ainda, mas vou começar o ano que vem com o rick em mãos!Luiz87 escreveu:Depois do meu Warwick, meu proximo baixo será um Rick e dependendo do resultado deste baixo aqui, vai ser com o Japeta que vou fazer. Fiquei apaixonado pelo Rick que ele fez pro Renatogaragerock...
É bem legal ver uma galera curtindo a vibe dos baixos mais vintage...eu sou 100% vidrado neste tipo de instrumento!
Semana que vem começa a construção do baixo..
ffc4852- Membro
Fala pessoal..
O Daniel está dando um start nas partes de metal do baixo...mas vamos no projeto com bastante calma pra ficar 100%!
Peguei hoje mais algumas referências para a cor do baixo...Curti bem essa puxada tabaco do MM que está atrás na foto. O cherry é minha ideia principal até agora.
O Daniel está dando um start nas partes de metal do baixo...mas vamos no projeto com bastante calma pra ficar 100%!
Peguei hoje mais algumas referências para a cor do baixo...Curti bem essa puxada tabaco do MM que está atrás na foto. O cherry é minha ideia principal até agora.
ffc4852- Membro
Mais uma ideia para a cor do baixo que o Daniel está fazendo...
A GAS tá consumindo aqui...kkkk
Chama autumnglo
A GAS tá consumindo aqui...kkkk
Chama autumnglo
ffc4852- Membro
O AutumnGlow é mesmo bem bonito, e é uma cor rara. Foi por esse quesito que pedi para fazer meu 4001 na cor BlueBoy.
renatogaragerock- Membro
Fala Renato,
também estou nessa ideia...tinha pensado no começo em fazer um cherry burst, bem no estilão que a Music Man faz...mas ia acabar ficando muito próximo ao fireglo, que é bonito mas muito comum.
Daí como já to na pegada do modelo 4001V63, que já não é tão encontrado e bem vintage...acho que esse autumnglo casa perfeito. Curti muito essa tonalidade mais dourada que essa cor tem.
Acho que já tenho uma nova cor..kkk Até a entrega cada dia vem uma ideia nova para o baixo...kkk
O nome disso é GAS..
A cor BlueBoy foi a Color of the year de 2004, ne? Muito bonito tb!
também estou nessa ideia...tinha pensado no começo em fazer um cherry burst, bem no estilão que a Music Man faz...mas ia acabar ficando muito próximo ao fireglo, que é bonito mas muito comum.
Daí como já to na pegada do modelo 4001V63, que já não é tão encontrado e bem vintage...acho que esse autumnglo casa perfeito. Curti muito essa tonalidade mais dourada que essa cor tem.
Acho que já tenho uma nova cor..kkk Até a entrega cada dia vem uma ideia nova para o baixo...kkk
O nome disso é GAS..
A cor BlueBoy foi a Color of the year de 2004, ne? Muito bonito tb!
ffc4852- Membro
Sim. A cor chegou a ser usada nos anos 60 com exclusividade pela banda do Jim Reeves.
renatogaragerock- Membro
Por que não um RK branco como o do Geddy Lee na era Fly By Night: https://www.youtube.com/watch?v=nEVDZl5UvN4
Bosclima- Membro
^ Verdade, nunca um instrumento me impressionou tanto quanto este branco. Um amigo luthier comprou no Ebay, chegou em setembro, verdadeira obra de arte. O curioso é que de branco ele não tem nada.
afonsodecampos- Membro
Esse branco é bem massa mesmo...Bosclima escreveu:Por que não um RK branco como o do Geddy Lee na era Fly By Night: https://www.youtube.com/watch?v=nEVDZl5UvN4
Já tinha pensado nessa ideia..com o hardware todo preto tb...
Mas como acabei decidindo pelo 4001V63, que tem mais cara de velhão...troquei por cores translúcidas.
Uma outra opção que ficou martelando aqui foi o do Chris Squire...que é o V63 com uma cor mais amarelada. O detalhe do headstock é muito massa tb.
ffc4852- Membro
/\ ambos muito lindos!!
marujo- Membro
Agora fiquei com vontade de fazer um igual a este.
Bosclima- Membro
afonsodecampos- Membro
Esse eh bem massa...curto muito esses amarelados mais vintages! O escudo preto tb eh bem massa!Bosclima escreveu:
Agora fiquei com vontade de fazer um igual a este.
Um parecido que me chama atenção é o do Chris Squire
ffc4852- Membro
Eae já decidiu quais pickups vai ter seu baixo?
marujo- Membro
marujo escreveu:Eae já decidiu quais pickups vai ter seu baixo?
Opa! Vai ser um par de malagoli que o Daniel indicou. Ele tem um pouco mais de ganho e um som não muito fechado, bem como no video que postei no tópico.
ffc4852- Membro
Pessoal, acho que já fechei a cor do meu baixo!
Vou de autumnglo mesmo, com o burst bem fraco nas bordas e bem puxado para o marrom, meio caramelo.
Acho que vai dar um ar bem vintage para o projeto.
Achei umas referências bem bacanas hoje:
Ainda não tive muita evolução no projeto, apenas separação de madeiras e confecção de algumas peças metálicas. Logo atualizo aqui com uma evolução!
Vou de autumnglo mesmo, com o burst bem fraco nas bordas e bem puxado para o marrom, meio caramelo.
Acho que vai dar um ar bem vintage para o projeto.
Achei umas referências bem bacanas hoje:
Ainda não tive muita evolução no projeto, apenas separação de madeiras e confecção de algumas peças metálicas. Logo atualizo aqui com uma evolução!
ffc4852- Membro
Pessoal, já passou um tempo mas meu projeto acabou tendo alguns atrasos e mudanças.
Peguei recentemente outras referências de finalização e gostei muito do pacific blue burst que a Music Man utiliza.
Como acabei tendo alguns atrasos na construção, ainda não fechei a cor. Mas acho que um Rick ficaria legal nessa opção de burst.
Peguei recentemente outras referências de finalização e gostei muito do pacific blue burst que a Music Man utiliza.
Como acabei tendo alguns atrasos na construção, ainda não fechei a cor. Mas acho que um Rick ficaria legal nessa opção de burst.
ffc4852- Membro
Ficaria legal também... Tive uma guitarra assim e era linda mesmo.
Breno_Barnabe- Membro
Eu achei o Autumn de longe a cor mais bonita. Outros de tom marrom que eu gosto bastante são os Montezuma Brown e o recente Walnut. Vale a pena dar uma olhada.
Bruno da Rosa- Membro
Bruno da Rosa escreveu:Eu achei o Autumn de longe a cor mais bonita. Outros de tom marrom que eu gosto bastante são os Montezuma Brown e o recente Walnut. Vale a pena dar uma olhada.
Interessante mesmo esse Montezuma. Ainda não conhecia com esse nome...Opções são muito bem vindas!
Desencanei um pouco dos vermelhões...já tenho um semi-acústico nessa cor e não queria fazer um burst tão próximo.
ffc4852- Membro
Fala pessoal...atualizando a construção aqui! O baixo ficou pronto!!! Ele existe!!!!
Ontem o Daniel trouxe o baixo para eu aprovar e ele poder fazer os ajustes de acordo com meu jeito de tocar (altura das cordas, dos caps, etc..).
Seguem algumas fotos que tirei ontem (ainda não tinha instalado os knobs..kk).
A cor acabou dando uma mudada nesse meio tempo...ficou um burst de um amarelo caindo para um marrom bem escuro. Não chega a ir para o preto.
[OFF] Ahh..dei uma plagiada no headstock que o Renato fez...kkk
Ontem o Daniel trouxe o baixo para eu aprovar e ele poder fazer os ajustes de acordo com meu jeito de tocar (altura das cordas, dos caps, etc..).
Seguem algumas fotos que tirei ontem (ainda não tinha instalado os knobs..kk).
A cor acabou dando uma mudada nesse meio tempo...ficou um burst de um amarelo caindo para um marrom bem escuro. Não chega a ir para o preto.
[OFF] Ahh..dei uma plagiada no headstock que o Renato fez...kkk
ffc4852- Membro
Adame gosta desta mensagem
CARAMBA FERA!!!
Eae curtiu o Horseshoe ??
Eae curtiu o Horseshoe ??
marujo- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2