Baixos de Fibra de carbono ou de madeira ?
+13
Zubrycky
flauius
Groovin
GusVCD
DUDUBASS
JAZZigo
andrevx
Mauricio Luiz Bertola
subgrave
allexcosta
gpraxedes
malka_aff
JhonyBass
17 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Baixos de Fibra de carbono ou de madeira ?
Eu tenho um Yamaha Rbx5a2 que modifiquei o sistema e transformei em ativo e passivo.
ENFIM, ele é extremamente leve e confortável ! com tecnologia A.I.R.
TOCO POR LONGOS PERÍODOS EM PÉ e ele ajuda muito !!
não vejo perda nele, tem um supersom !
Já teve muitas pessoas que criticaram meu baixo por ele ser "tão leve". Mas depois que tocam nele acabam gostando.
Bom... muitas pessoas criticam, isso é gosto.
dizem que só certa madeira proporciona um bom timbre, ou que o carbono proporciona um timbre diferente...( no final, sendo ou não verdade é tudo gosto)
bom já tive outros baixos de madeira, o que mais gostei foi esse. Não estou criticando baixos com corpo de madeira, eu também gosto.
Mas qual a sua Preferência ? Madeira ou Fibra? Por que ?
ENFIM, ele é extremamente leve e confortável ! com tecnologia A.I.R.
TOCO POR LONGOS PERÍODOS EM PÉ e ele ajuda muito !!
não vejo perda nele, tem um supersom !
Já teve muitas pessoas que criticaram meu baixo por ele ser "tão leve". Mas depois que tocam nele acabam gostando.
Bom... muitas pessoas criticam, isso é gosto.
dizem que só certa madeira proporciona um bom timbre, ou que o carbono proporciona um timbre diferente...( no final, sendo ou não verdade é tudo gosto)
bom já tive outros baixos de madeira, o que mais gostei foi esse. Não estou criticando baixos com corpo de madeira, eu também gosto.
Mas qual a sua Preferência ? Madeira ou Fibra? Por que ?
JhonyBass- Membro
Re: Baixos de Fibra de carbono ou de madeira ?
pra mim, tanto faz. Não acredito que o material do corpo influencie no timbre final.
Eu aqueria muito tocar nesse baixo, ouvi samples e achei muito bom mesmo e dizem que pesa algo em torno de 3,2 Kg. É isso mesmo? Esse baixo é de madeira?
gpraxedes- Membro
Esse Baixo tem o braço de madeira e o corpo de carbono. é extremamente leve, super confortável ! Gosto muito do timbre dele, e toco em pé tranquilamente , porque não há incomodo algum, as vezes até esqueço que estou com ele em pé, pois quase não faz diferença !
Ele tem uma incrível combinação de "timbre, tecnologia, e conforto" !!
OBS: Não estou vendendo meu baixo ! rsrs' nunca venderia ele ! esse é para sempre ! rsrs
fiz algumas alterações, pois ele é passivo, então coloquei a escolha de ativo ou passivo.
Mas é um excelente baixo !
Ele tem uma incrível combinação de "timbre, tecnologia, e conforto" !!
OBS: Não estou vendendo meu baixo ! rsrs' nunca venderia ele ! esse é para sempre ! rsrs
fiz algumas alterações, pois ele é passivo, então coloquei a escolha de ativo ou passivo.
Mas é um excelente baixo !
JhonyBass- Membro
Eu procurei muito esse baixo para comprar um tempinho atrás, acho o branco lindo. Interessante que mesmo que o corpo seja de fibra, o baixo soe muito bem. Ele apresenta algum neckdive?
gpraxedes- Membro
Baixos de material alternativo são tão raros que fica até difícil responder.JhonyBass escreveu:Mas qual a sua Preferência ? Madeira ou Fibra? Por que ?
Tive um Curbow com corpo em luthite. Nunca achei um grande baixo, mas o material do corpo pouco tinha a ver com isso...
É possível se ter baixos de madeira bem leves também. Enfim, no fim das contas o importante é o dono gostar.
allexcosta- Administrador
Poxa vida, esse Yamaha aí não tem nada de fibra de carbono não, na verdade ele é um baixo de compensado:
"A.I.R. combines lightweight and resonant softwoods sandwiched between harder tonewoods "
fonte: http://usa.yamaha.com/products/musical-instruments/guitars-basses/el-basses/rbx/rbx4a2_black/?mode=model&ref=http%3A%2F%2Fwww.google.com.br%2Furl%3Fsa%3Dt%26amp%3Bamp%3Brct%3Dj%26amp%3Bamp%3Bq%3D%26amp%3Bamp%3Besrc%3Ds%26amp%3Bamp%3Bsource%3Dweb%26amp%3Bamp%3Bcd%3D10%26amp%3Bamp%3Bcad%3Drja%26amp%3Bamp%3Bved%3D0CE8QFjAJ%26amp%3Bamp%3Burl%3Dhttp%253A%252F%252Fwww.yamaha.com%252Fparagon%252F4wrdit%252Fdefault.aspx%252FSDB1061846%26amp%3Bamp%3Bei%3D0VxmUqjxL4bE9gSz9ID4BQ%26amp%3Bamp%3Busg%3DAFQjCNHyhXVNQDGlFBSyIXlDg00HkRMRFg%26amp%3Bamp%3Bsig2%3D4YEC5GtgfVzwOXuUdedXYA%26amp%3Bamp%3Bbvm%3Dbv.55123115%2Cd.eWU&type=global
Antes que atirem pedras não estou dizendo que seja um instrumento ruim...
"A.I.R. combines lightweight and resonant softwoods sandwiched between harder tonewoods "
fonte: http://usa.yamaha.com/products/musical-instruments/guitars-basses/el-basses/rbx/rbx4a2_black/?mode=model&ref=http%3A%2F%2Fwww.google.com.br%2Furl%3Fsa%3Dt%26amp%3Bamp%3Brct%3Dj%26amp%3Bamp%3Bq%3D%26amp%3Bamp%3Besrc%3Ds%26amp%3Bamp%3Bsource%3Dweb%26amp%3Bamp%3Bcd%3D10%26amp%3Bamp%3Bcad%3Drja%26amp%3Bamp%3Bved%3D0CE8QFjAJ%26amp%3Bamp%3Burl%3Dhttp%253A%252F%252Fwww.yamaha.com%252Fparagon%252F4wrdit%252Fdefault.aspx%252FSDB1061846%26amp%3Bamp%3Bei%3D0VxmUqjxL4bE9gSz9ID4BQ%26amp%3Bamp%3Busg%3DAFQjCNHyhXVNQDGlFBSyIXlDg00HkRMRFg%26amp%3Bamp%3Bsig2%3D4YEC5GtgfVzwOXuUdedXYA%26amp%3Bamp%3Bbvm%3Dbv.55123115%2Cd.eWU&type=global
Antes que atirem pedras não estou dizendo que seja um instrumento ruim...
subgrave- Membro
^ Ah tá... Até porque fibra de carbono é bem caro.
Isso explica então porque gostei do baixo, continua de madeira. Os que ouvi que não eram, também não me convenceram. Eu queria muito tocar num desses, procurei muito e não consegui pegar um. Mas o Samuel resolveu o problema pra mim.
gpraxedes- Membro
O subgrave acertou "na mosca"!
E não quer dizer que o baixo seja ruim não (embora eu nunca tenha manuseado um...)
E não quer dizer que o baixo seja ruim não (embora eu nunca tenha manuseado um...)
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Põe caro nisso. A falecida Modulus lançou um modelo chamado Quantum TBX, que era o modelo Quantum inteiriço, ou seja o "miolo" e o braço eram de fibra de carbono e as asas de madeira. Esses TBX no ano passado custavam uns 8000 dólares, contra uns 3000 dos quantum normais.allexcosta escreveu:^ Ah tá... Até porque fibra de carbono é bem caro.
andrevx- Membro
^
Isto porque é um Modulus e não por causa da fibra-de-carbono. Um Status-Graphite Stealth 6-String (imagem abaixo), por exemplo, que é feito de 1 peça só (corpo e braço) em fibra-de-carbono, custa pouco mais de 3.000,00 obamas.
http://www.status-graphite.com/status/frames/index_home.html
http://www.status-graphite.com/status/pricelist/Status_Bass_Pricelist_August_2012.pdf
Isto porque é um Modulus e não por causa da fibra-de-carbono. Um Status-Graphite Stealth 6-String (imagem abaixo), por exemplo, que é feito de 1 peça só (corpo e braço) em fibra-de-carbono, custa pouco mais de 3.000,00 obamas.
http://www.status-graphite.com/status/frames/index_home.html
http://www.status-graphite.com/status/pricelist/Status_Bass_Pricelist_August_2012.pdf
JAZZigo- FCBR-CT
^Que coisa linda!
Peguei na mão um baixo de grafite uns 03 meses atrás!
Era de uma luthieria Francesa que não lembro o nome.
Pessoalmente são muito mais bonitos! Coisa de outro mundo! GAS GAS GAS
Peguei na mão um baixo de grafite uns 03 meses atrás!
Era de uma luthieria Francesa que não lembro o nome.
Pessoalmente são muito mais bonitos! Coisa de outro mundo! GAS GAS GAS
subgrave- Membro
Amigo, Conheço vários Luthiers que me disseram ter o Corpo de fibra, acreditei pois o material realmente não parece com madeira.
Bom, Se não é de Fibra, sabe me dizer qual o material que ele é feito ?
Agora fiquei intrigado, passei 2 anos da minha vida acreditando que tinha um baixo de fibra !! kkkkk'
Abraços !
Bom, Se não é de Fibra, sabe me dizer qual o material que ele é feito ?
Agora fiquei intrigado, passei 2 anos da minha vida acreditando que tinha um baixo de fibra !! kkkkk'
Abraços !
JhonyBass- Membro
Pelo que a galera falou seria de compensado, é uma madeira laminada, colada em folhas finas e não madeira maciça.
DUDUBASS- Membro
Pode ser fibra de vidro, já até vi baixo assim, mas fibra de carbono em baixo barato, impossível...
eu tenho um gianoca com corpo de fibra de vidro e tampo de madeira
adoro ele!
adoro ele!
Bom, eu acredito que o baixo de fibra de carbono não seja tão caro assim... meu baixo me custou R$ 3.000.
O Modulus não é caro por ser de carbono, e sim por ser "o modulus"!! rsrs
O Modulus não é caro por ser de carbono, e sim por ser "o modulus"!! rsrs
JhonyBass- Membro
Me desculpe, afro, mas acredito que você não entendeu ainda. Seu baixo não é de fibra de carbono, mas sim, de compensado. E fibra de carbono é bastante caro sim, além de exigir ferramentas especiais e é um inferno pra cortar, aparelhar, furar e moldar.JhonyBass escreveu:Bom, eu acredito que o baixo de fibra de carbono não seja tão caro assim... meu baixo me custou R$ 3.000.
Se duvidar, passe o olho aí:
http://dragonplate.com/ecart/categories.asp?cID=70
Hum...
Bom... foi bom saber... rsrs'
Obrigado pelo visu galera ! rsrs' bom, já sei que o meu baixo não é de carbono.. rsrsrs'
Bom... foi bom saber... rsrs'
Obrigado pelo visu galera ! rsrs' bom, já sei que o meu baixo não é de carbono.. rsrsrs'
JhonyBass- Membro
Como sou leigo nessa parte de como é feito o c. baixo fui meio que enganado... rsrsrs
mas foi bom saber !
Bom, de qualquer forma me agrado muito no som do meu baixo !
mas foi bom saber !
Bom, de qualquer forma me agrado muito no som do meu baixo !
JhonyBass- Membro
Afro, o Subgrave lá encima já explicou de forma clara e citando o próprio site da Yamaha:
Ele é feito de uma colagem de várias folhas de madeira (sandwich mesmo):subgrave escreveu:Poxa vida, esse Yamaha aí não tem nada de fibra de carbono não, na verdade ele é um baixo de compensado:
fonte: Site da Yamaha
GusVCD- Moderador
Um baixo com 3,2Kg. Com o Corpo em fibra de carbono e o braço de madeira deve dá um neck dive danado, não?!
ps: não estou falando do baixo em questão, já que o mesmo é de compensado.
ps: não estou falando do baixo em questão, já que o mesmo é de compensado.
Groovin- Membro
Descobri que ele é feito de uma madeira superleve. Não é compensado.
Mas ele é todo dividido em várias partes !
JhonyBass- Membro
A posição dos straps compensam a diferença.Groovin escreveu:Um baixo com 3,2Kg. Com o Corpo em fibra de carbono e o braço de madeira deve dá um neck dive danado, não?!
Os instrumentos da Danelectro também são de compensado.
Amigo, compensado é a técnica de colar várias madeiras em lâminas, indiferente da qualidade ou peso das mesmas.JhonyBass escreveu:Descobri que ele é feito de uma madeira superleve. Não é compensado.
Seja feliz com o baixo, mas não se iluda com uma forma mais bonita de se dizer compensado, pois é exatamente isso q é dito no próprio site da yamaha.
GusVCD- Moderador
Gus,GusVCD escreveu:Amigo, compensado é a técnica de colar várias madeiras em lâminas, indiferente da qualidade ou peso das mesmas.JhonyBass escreveu:Descobri que ele é feito de uma madeira superleve. Não é compensado.
Seja feliz com o baixo, mas não se iluda com uma forma mais bonita de se dizer compensado, pois é exatamente isso q é dito no próprio site da yamaha.
Laminação não é compensado. O Compensado é caracterizado por uma junção de finas lâminas de madeira coladas a partes de uma massa prensada composta de serragem e cola.
Os baixos Danelectro não tem compensado em sua construção, mas sim um bloco interno de álamo ou choupo (poplar) "coberto" por eucatex e com as laterais em papelão industrial pintado.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
esses baixos de fibra de carbono são ocos ou maciços? ou a fibra só reveste a madeira(ou outro material)?
M4RC0S- Membro
JAZZigo- FCBR-CT
Valeu!JAZZigo escreveu:^
Maciços.
M4RC0S- Membro
Se não me engano os antigos Ibanez Ergodyne são de fibra de carbono também, apesar das ultimas series terem sido feitas de madeira.
Nelson Bass- Membro
Esse Yamaha do brother não é de compensado.
São peças de diferentes madeiras coladas. Mais duras e pesadas onde tem que suportar parafuso e captador e mais leves no resto do corpo.
É a coisa mais simples do mundo, mas o povo gosta de colocar siglas como "Tecnologia A.I.R." para impressionar.
São peças de diferentes madeiras coladas. Mais duras e pesadas onde tem que suportar parafuso e captador e mais leves no resto do corpo.
É a coisa mais simples do mundo, mas o povo gosta de colocar siglas como "Tecnologia A.I.R." para impressionar.
^ Foi exatamente o que entendi.
gpraxedes- Membro
Luthite...Nelson Bass escreveu:Se não me engano os antigos Ibanez Ergodyne são de fibra de carbono também, apesar das ultimas series terem sido feitas de madeira.
Sim luthite, é o mesmo material do Cort Curbow, é um composto de fibra de carbono.
Nelson Bass- Membro
Luthite não tem nada a ver com fibra de carbono.
^E sim com polímeros...
http://www.google.com/patents/US5905219
http://www.google.com/patents/US5905219
Para quem quiser um baixo feito de fibra de carbono, eis um que custa apenas 12.929 dólares.
http://www.luisandclark.com/product/bass/
http://www.luisandclark.com/product/bass/
Legal, então são polímeros de carbono, continuo não entendendo
Mas pelo menos já sei que não é fibra rsrs
Mas pelo menos já sei que não é fibra rsrs
Nelson Bass- Membro
Derivado de petróleo. Um tipo de plástico...
Esquece o carbono... rsss...
Na verdade, é um composto, plástico é um polímero derivado de petróleo, assim como borracha, silicone, etc. Mas existem polímeros orgânicos também e sintéticos de fontes não relacionadas ao petróleo.
O que se faz é misturar um monte de química, manipular densidade e jogar numa forma. Aí você consegue uma certa constância de um isntrumento a outro em comparação à madeira, a não reação à temperatura e umidade e, claro, preço.
Se animar no inglês ou tradutor: http://www.google.com/patents/US5905219
Ingredientes:
AMINE BASED POLYOL
POLYPROPYLENE GLYCOL
VISCOSITY CONTROL AGENT
FILLER (FILLITE OR MICROCELL)
M.D.I.
Agora já pode tentar em casa... rsss...
Na verdade, é um composto, plástico é um polímero derivado de petróleo, assim como borracha, silicone, etc. Mas existem polímeros orgânicos também e sintéticos de fontes não relacionadas ao petróleo.
O que se faz é misturar um monte de química, manipular densidade e jogar numa forma. Aí você consegue uma certa constância de um isntrumento a outro em comparação à madeira, a não reação à temperatura e umidade e, claro, preço.
Se animar no inglês ou tradutor: http://www.google.com/patents/US5905219
Ingredientes:
AMINE BASED POLYOL
POLYPROPYLENE GLYCOL
VISCOSITY CONTROL AGENT
FILLER (FILLITE OR MICROCELL)
M.D.I.
Agora já pode tentar em casa... rsss...
^ Tipo uma gororoba feita de areia, papelão, gel de cabelo e super bonder.
Nego falou ai que o baixo é maciço.
ERRADO.
Ele tem várias partes ocas por dentro...
ERRADO.
JhonyBass- Membro
Leia de novo.JhonyBass escreveu:Nego falou ai que o baixo é maciço.
ERRADO.
O que foi dito é que os baixos de fibra de carbono (que não é o caso do seu), são maciços. O seu tem madeiras leves e pesadas, além de partes ocas, por isso é um baixo leve. Absolutamente nada a ver com fibra de carbono.
A entendi, peguei barco andando ! kkkk' Desculpa pela minha ignorância ! rsrs
JhonyBass- Membro
não é ignorância, não, amigo
é só falta do costume da leitura =D
(2)malka_aff escreveu:não é ignorância, não, amigo
Ler os posts antes de responder é uma boa dica!!
CaQuinhO- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2