Questão do ENEM 2013...
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Re: Questão do ENEM 2013...
Não é de 2013, mas serve ...
Boss2K- Membro
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Re: Questão do ENEM 2013...
caaaaacete!!!Boss2K escreveu:Não é de 2013, mas serve ...
vinibassplayer- Membro
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Re: Questão do ENEM 2013...
Por falar em ENEM, alguém sabe se existe a possibilidade de saber a listagem de alunos que realizaram a prova em uma determinada escola?
Carlos Cmz- Membro
- Mensagens : 604
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Re: Questão do ENEM 2013...
Seguindo a lógica, antes do Dó Central, vem a nota Dó Menor?
Breno_Barnabe- Membro
- Mensagens : 5361
Localização : São Paulo
Re: Questão do ENEM 2013...
[+1]
Seguindo a lógica, dó central seria 0, dó maior +1, e dó menor -1?
Seguindo a lógica, dó central seria 0, dó maior +1, e dó menor -1?
subgrave- Membro
- Mensagens : 3034
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Re: Questão do ENEM 2013...
É... O ensino anda mal por essas bandas.
Ainda bem que todo o resto está indo bem!
Ainda bem que todo o resto está indo bem!
Re: Questão do ENEM 2013...
Desculpa, mas acho que minha educação foi "moderna"... fiquei com uma pequena dúvida... isso foi ironia né?Maurício_Expressão escreveu:É... O ensino anda mal por essas bandas.
Ainda bem que todo o resto está indo bem!
Nando Medeiros- Membro
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Re: Questão do ENEM 2013...
Sim! ...errrr.... claro!Maurício_Expressão escreveu:Ainda bem que todo o resto está indo bem!
Boss2K- Membro
- Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF
Re: Questão do ENEM 2013...
^^^^^^ Tá errado isso aí, ao invés de Dó subterrâneo é dó diminuto, e em vez de dó gigante é dó aumentado...
O cara que bolou essa questão reinventou a música.
O cara que bolou essa questão reinventou a música.
CG- Moderador
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Localização : San Rock - SP
Re: Questão do ENEM 2013...
Galera, ia postar a mesma coisa aqui...
KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Fiz o ENEM e quando vi essa questão. dei uma risadinhas e o fiscal me chamou a atenção...
Acho que vai ser anulada...
KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Fiz o ENEM e quando vi essa questão. dei uma risadinhas e o fiscal me chamou a atenção...
Acho que vai ser anulada...
Cayo Castro- Membro
- Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC
Re: Questão do ENEM 2013...
Acho que não, pois a nomenclatura das notas não afeta a resolução da questão, que era baseada em física, e não em música. Eles só usaram uma analogia equivocada, mas isso não impedia a questão de ser respondida corretamente.Cayo Castro escreveu:
Acho que vai ser anulada...
Re: Questão do ENEM 2013...
Malka, você parece o responsável pelo concurso justificando as coisas ... hehehemalka_aff escreveu:Acho que não, pois a nomenclatura das notas não afeta a resolução da questão, que era baseada em física, e não em música. Eles só usaram uma analogia equivocada, mas isso não impedia a questão de ser respondida corretamente.Cayo Castro escreveu:
Acho que vai ser anulada...
Na minha opinião, A anulação da questão, é por vício material na sua redação. Erro de notação. Os vícios materiais, diferentemente dos formais, estão ligados ao próprio mérito do ato, referindo-se a conflitos de regras. As questões do concurso não estão isentas de julgamento. O fato de não influenciar na resolução da questão, não é justificativa para o erro de notação.
Boss2K- Membro
- Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF
Re: Questão do ENEM 2013...
respondi pensando no argumento de defesa deles, Boss.
E realmente, sabendo de física e ignorando música, a questão é bem plausível.
E realmente, sabendo de física e ignorando música, a questão é bem plausível.
Re: Questão do ENEM 2013...
Off-topic do Off-topic...
http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/10/prova-e-aplicada-com-palavrao-em-tirinha-da-turma-monica-no-ac.html
http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/10/prova-e-aplicada-com-palavrao-em-tirinha-da-turma-monica-no-ac.html
pedrohenrique.astronauta- Membro
- Mensagens : 9200
Localização : Volta Redonda-RJ
Re: Questão do ENEM 2013...
(A Concorrência do Enem ) https://www.youtube.com/watch?v=ULHhah4_Wbw
(Enem Zen ) https://www.youtube.com/watch?v=11UBMrPwCR8
(Enem Zen ) https://www.youtube.com/watch?v=11UBMrPwCR8
Moshe Bar Elohim- Membro
- Mensagens : 2252
Localização :
Re: Questão do ENEM 2013...
Malka,malka_aff escreveu:E realmente, sabendo de física e ignorando música, a questão é bem plausível.
Meu querido físico de plantão ... me salve ...
Olhando a questão e acreditanto que, como dito lá, usando programas computacionais (sérios). Esses programas não considerariam T como tempo. Talvez sim com período (T) pela notação clássica. E outra, ... essa mesma questão usa o tempo (T) como se fosse comprimento de onda (λ), ou seja, distancia entre os picos ...
A figura que é usada induz ao erro se acharmos que o período (T) é o mesmo para as duas notas. Se o período é o mesmo as frequências também o serão. Além do mais, ainda na figura, é fácil ver que a parte destacada, marcada como um período, não é reproduzida exatamente na sequência da onda.
Boss2K- Membro
- Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF
Re: Questão do ENEM 2013...
Boss, a pergunta do Enem é baseado em conceito, não é para saber calcular exatamente.
O Enem é baseado nos PCN's, Parametros curriculares nacionais. Os quais as escolas ainda não estão aderindo 100%
pelos PCN's, o aluno não tem que decorar Siglas, fórmulas ou variáveis com letras fixas
o simbolo T pode representar até maionese se assim a questão descrever. Ele é comumente utilizado para período.
Mas, perae, na termodinâmica ele também significa Temperatura. E agora, aquilo ali é a temperatura do dó maior??
Voltando à questão do enem. Um aluno que esteja por dentro dos conceitos de frequência, acústica, ondas e som, sabe, por meio de conceito, que a freqüência dobra quando aumentamos a oitava. Caso ele não tenha certeza, ele pode olhar na figura e ver que a onda de um dó (chamado de central) tem o dobro de tamanho que a onda do outro dó (chamado, infelizmente, de maior). O enunciado da pergunta pede a razão do dó central para o maior. Essa parte é apenas um "pega ratão", ja que normalmente se pergunta a razão do dó maior para o central, a qual dá 2. Ao contrário a razão é 1/2. Mas isso é a parte matemática da pergunta, ja que os PCN trabalham com a interdisciplinaridade.
Ele sabe disso, pois prestou atenção nas aulas do professor dele e aprendeu que quando o comprimento de onda é maior, a frequência é menor.
Ele não tem que usar simbolos tais como T, λ, V ou outros quaisquers. O MEC e as universidades de física (que fazem pesquisas na área do ensino) não querem mais alunos que saibam resolver qualquer questão de física e conheçam todas as variáveis de cor. Querem alunos com capacidade de resolver uma questão de física pela lógica e pelos conceitos aprendidos em aula. Não fórmulas, apenas conceitos.
Pra exemplificar, um conceito de física é o fato de sabermos que quanto mais massa um astro tem, maior sua gravidade.
Eu não necessito conhecer a F = G Mm/d² para entender que quanto mais massa, mais gravidade. Isso e um conceito, e é o que alunos no fina do ensino médio deveriam saber.
Logo, continuo pensando sim, que a questão é plausível e passível de fácil compreensão por um aluno com condições boas de ensino. A prova disso é que muitos conhecidos meus que fizeram o enem acertaram esta questão. E nenhum deles estudou física na faculdade.
Os físicos, principalmente os estudantes de licenciatura, não querem mais aquela física do idealismo, onde tudo esta perfeitamente redondo no vácuo e sem atrito. A ordem do MEC agora é a física plausível e ancorada no dia-a-dia do estudante.
P.S.: Desculpem os erros de português, mas não tenho tempo agora para corrigi-los, assim que puder edito meu post com cuidado no português.
O Enem é baseado nos PCN's, Parametros curriculares nacionais. Os quais as escolas ainda não estão aderindo 100%
pelos PCN's, o aluno não tem que decorar Siglas, fórmulas ou variáveis com letras fixas
o simbolo T pode representar até maionese se assim a questão descrever. Ele é comumente utilizado para período.
Mas, perae, na termodinâmica ele também significa Temperatura. E agora, aquilo ali é a temperatura do dó maior??
Voltando à questão do enem. Um aluno que esteja por dentro dos conceitos de frequência, acústica, ondas e som, sabe, por meio de conceito, que a freqüência dobra quando aumentamos a oitava. Caso ele não tenha certeza, ele pode olhar na figura e ver que a onda de um dó (chamado de central) tem o dobro de tamanho que a onda do outro dó (chamado, infelizmente, de maior). O enunciado da pergunta pede a razão do dó central para o maior. Essa parte é apenas um "pega ratão", ja que normalmente se pergunta a razão do dó maior para o central, a qual dá 2. Ao contrário a razão é 1/2. Mas isso é a parte matemática da pergunta, ja que os PCN trabalham com a interdisciplinaridade.
Ele sabe disso, pois prestou atenção nas aulas do professor dele e aprendeu que quando o comprimento de onda é maior, a frequência é menor.
Ele não tem que usar simbolos tais como T, λ, V ou outros quaisquers. O MEC e as universidades de física (que fazem pesquisas na área do ensino) não querem mais alunos que saibam resolver qualquer questão de física e conheçam todas as variáveis de cor. Querem alunos com capacidade de resolver uma questão de física pela lógica e pelos conceitos aprendidos em aula. Não fórmulas, apenas conceitos.
Pra exemplificar, um conceito de física é o fato de sabermos que quanto mais massa um astro tem, maior sua gravidade.
Eu não necessito conhecer a F = G Mm/d² para entender que quanto mais massa, mais gravidade. Isso e um conceito, e é o que alunos no fina do ensino médio deveriam saber.
Logo, continuo pensando sim, que a questão é plausível e passível de fácil compreensão por um aluno com condições boas de ensino. A prova disso é que muitos conhecidos meus que fizeram o enem acertaram esta questão. E nenhum deles estudou física na faculdade.
Os físicos, principalmente os estudantes de licenciatura, não querem mais aquela física do idealismo, onde tudo esta perfeitamente redondo no vácuo e sem atrito. A ordem do MEC agora é a física plausível e ancorada no dia-a-dia do estudante.
P.S.: Desculpem os erros de português, mas não tenho tempo agora para corrigi-los, assim que puder edito meu post com cuidado no português.
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