Dilma assina proposta de reserva de 20% no funcionalismo
+14
edumoraes
subgrave
Claudio
Paulo Penna
Maurício_Expressão
fheliojr
rafael.buzzi.andrade
SHIP ROOM ESTUDIO
webercar
Mauricio Luiz Bertola
GANSO
allexcosta
Boss2K
Cayo Castro
18 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Dilma assina proposta de reserva de 20% no funcionalismo
http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/11/dilma-assina-proposta-que-preve-cotas-raciais-para-o-funcionalismo.html
Acho isso uma palhaçada. Nesse Brasil, tá cada vez mais difícil ser branco e pobre... =/
Acho isso uma palhaçada. Nesse Brasil, tá cada vez mais difícil ser branco e pobre... =/
Cayo Castro- Membro
Re: Dilma assina proposta de reserva de 20% no funcionalismo
Supondo que está se referindo a si próprio: tem ascendência européia e declaração de pobreza?Cayo Castro escreveu:(...) tá cada vez mais difícil ser branco e pobre...
Boss2K- Membro
Sim. Avós paternos e maternos portugueses.
Sobre a declaração de pobreza: Vou nem comentar. HAHA
Acredito que haja uma importação dessa cultura de preconceito exacerbado a chegar num ponto onde o governo tenha que intervir. Essa coisa do preto jogado às margens do sistema por ser negro, não existe no Brasil. No Brasil, há o preconceito contra o pobre. E este sim, é muito mais jogado na cara do que qualquer preconceito racial.
Como diz o Criolo:
"Há preconceito com o nordestino
Há preconceito com o homem negro
Há preconceito com o analfabeto
Mas não há preconceito se um dos três for rico"
Sobre a declaração de pobreza: Vou nem comentar. HAHA
Acredito que haja uma importação dessa cultura de preconceito exacerbado a chegar num ponto onde o governo tenha que intervir. Essa coisa do preto jogado às margens do sistema por ser negro, não existe no Brasil. No Brasil, há o preconceito contra o pobre. E este sim, é muito mais jogado na cara do que qualquer preconceito racial.
Como diz o Criolo:
"Há preconceito com o nordestino
Há preconceito com o homem negro
Há preconceito com o analfabeto
Mas não há preconceito se um dos três for rico"
Cayo Castro- Membro
Ué? por quê?Cayo Castro escreveu:Sobre a declaração de pobreza: Vou nem comentar. HAHA
Até o Champz fez .... afinal, as taxas dos concursos estão pela hora da morte ...
http://g1.globo.com/sao-paulo/musica/noticia/2013/09/com-acoes-na-justica-champignon-declarou-pobreza.html
Boss2K- Membro
Tá...
Não to entendo onde você quer chegar pedindo provas que sou branco e pobre.
Não to entendo onde você quer chegar pedindo provas que sou branco e pobre.
Cayo Castro- Membro
Não basta a pessoa declarar que é negra pra ser negra?
Branco no Brasil é raro...
Branco no Brasil é raro...
allexcosta- Administrador
Quem sou eu para pedir provas ... estou só tentando entender porque está cada vez mais difícil ser branco e pobre - como você afirmou - em comparação a outros fenótipos de cor de pele, e condição social ...
Fique calmo ....
Fique calmo ....
Boss2K- Membro
GANSO- Membro
E não sou rico! (e nem vem com essa de "dá pra viver")
GANSO- Membro
(2)GANSO escreveu:Sou vermelho!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Não tive a intenção de criar um processo teórico sobre como a sociedade me considera branco e como eu me considero pobre...Boss2K escreveu:Quem sou eu para pedir provas ... estou só tentando entender porque está cada vez mais difícil ser branco e pobre - como você afirmou - em comparação a outros fenótipos de cor de pele, e condição social ...
Fique calmo ....
Foi apenas um comentário superficial e com uma pitada de bom de humor...
Allex, como faz no meu caso?
Sou branco ( daqueles com veias verdes aparentes, fico vermelho com um pouco de sol ou com vergonha) mas tenho cabelo pixaim, uma lapa de beiço, sobracelha grossa e nariz de negro. Será que poderia declarar minha negritude?!
To querendo passar num concurso e talvez não precise estudar tanto...
Última edição por Cayo Castro em Qua Nov 06, 2013 4:13 pm, editado 1 vez(es)
Cayo Castro- Membro
Se mais de 90% dos brasileiros são mestiços, como definir quem é o que? Acho isto um equivoco muito grande, e este tipo de proposta é puramente eleitoreira. O mais certo seria uma reserva somente para fins sociais e não racistas. Mas tbm entra em outro problema, como definir quem é pobre ou não? Já que um morador de morro com uma atividade informal pode ter melhores condições do que um assalariado de carteira assinada que não mora em uma comunidade.
webercar- Membro
Que eu saiba pode sim. Se você se diz negro, você é negro.Cayo Castro escreveu:Sou branco ( daqueles com veias verdes aparentes, fico vermelho com um pouco de sol ou com vergonha) mas tenho cabelo pixaim, uma lapa de beiço, sobracelha grossa e nariz de negro. Será que poderia declarar minha negritude?!
Quanto à situação de pobreza, existem questionários para isso que envolvem renda da casa e bens que a pessoa possui.
Talvez solicitando/acompanhando extratos, e toda e qualquer movimentação financeira/bancária.webercar escreveu:Se mais de 90% dos brasileiros são mestiços, como definir quem é o que? Acho isto um equivoco muito grande, e este tipo de proposta é puramente eleitoreira. O mais certo seria uma reserva somente para fins sociais e não racistas. Mas tbm entra em outro problema, como definir quem é pobre ou não? Já que um morador de morro com uma atividade informal pode ter melhores condições do que um assalariado de carteira assinada que não mora em uma comunidade.
Mas ai esbarraremos em outro problema:
Violação de privacidade, visto que "todas" as contas associadas àquele cpf seriam varridas.
Mesmo assim não resolve de todo, pois tem gente "e bem mais do que se imagina" que guarda dinheiro em casa e/ou fora do sistema bancário.
Ou em contas de parentes ...
SHIP ROOM ESTUDIO- FCBR-Parceiro
^ Por isso é mais fácil jugar com base no fenótipo mesmo.
Mas (cayo) se tu tiver como provar que um de teus ascendentes seja negro, ou pardo, acho que podes te declarar pardo/mestiço...
é só dizer que "puxou mais o outro lado da família"
PS: Senão me engano essa lei se extende aos pardos...
Mas (cayo) se tu tiver como provar que um de teus ascendentes seja negro, ou pardo, acho que podes te declarar pardo/mestiço...
é só dizer que "puxou mais o outro lado da família"
PS: Senão me engano essa lei se extende aos pardos...
Pelo que eu li na reportagem. Se for constatado que o candidato não é negro/pardo, ele automaticamente desclassificado.allexcosta escreveu:Que eu saiba pode sim. Se você se diz negro, você é negro.
Por isso eu sugeri dele conseguir provar ascendencia.
Agora... se vai ser com base só no tom da pele e vai ter um cara lá balisando a galera com base numa paleta de cores... já não sei dizer...
Cayo Castro escreveu:Não tive a intenção de criar um processo teórico sobre como a sociedade me considera branco e como eu me considero pobre...
"processo teórico" foi ótimo!
Cayo Castro escreveu:Foi apenas um comentário superficial e com uma pitada de bom de humor...
Última edição por Boss2K em Qua Nov 06, 2013 4:30 pm, editado 1 vez(es)
Boss2K- Membro
Declaração de Estado de Pobreza para fins judiciaisSHIP ROOM ESTUDIO escreveu:Talvez solicitando/acompanhando extratos, e toda e qualquer movimentação financeira/bancária.webercar escreveu:Se mais de 90% dos brasileiros são mestiços, como definir quem é o que? Acho isto um equivoco muito grande, e este tipo de proposta é puramente eleitoreira. O mais certo seria uma reserva somente para fins sociais e não racistas. Mas tbm entra em outro problema, como definir quem é pobre ou não? Já que um morador de morro com uma atividade informal pode ter melhores condições do que um assalariado de carteira assinada que não mora em uma comunidade.
Mas ai esbarraremos em outro problema:
Violação de privacidade, visto que "todas" as contas associadas àquele cpf seriam varridas.
Mesmo assim não resolve de todo, pois tem gente "e bem mais do que se imagina" que guarda dinheiro em casa e/ou fora do sistema bancário.
Ou em contas de parentes ...
http://www.jurisway.org.br/v2/modelos1.asp?idmodelo=3978
Boss2K- Membro
Não entendi! Se eu me digo verde, sou verde?allexcosta escreveu:Que eu saiba pode sim. Se você se diz negro, você é negro.
GANSO- Membro
Não, pois não existe raça verde.GANSO escreveu:Não entendi! Se eu me digo verde, sou verde?
Isso é complicado. Não há como se dizer, cientificamente, que alguém é de uma raça. E sabemos que no Brasil praticamente não existem brancos.
E se pardo vale pra cota, é só se declarar pardo.
^Justamente aí que acho que complica.
Sou branco, cabelo vermeio mas meus bisavós paternos eram negros.
Será que simplesmente me declarando pardo seria reconhecido?
Mas, como você disse, no Brasil não há brancos (talvez raras exceções).
Sou branco, cabelo vermeio mas meus bisavós paternos eram negros.
Será que simplesmente me declarando pardo seria reconhecido?
Mas, como você disse, no Brasil não há brancos (talvez raras exceções).
GANSO- Membro
Que eu saiba pardo é o mesmo que mestiço.
Quem no Brasil não é mestiço? Meu pai tem pele escura, olhos verdes e cabelo liso de índio. Minha bisa ou trisa era escrava. Eu era louro quando criança e tenho olhos claros. Definitivamente não sou branco.
Quem no Brasil não é mestiço? Meu pai tem pele escura, olhos verdes e cabelo liso de índio. Minha bisa ou trisa era escrava. Eu era louro quando criança e tenho olhos claros. Definitivamente não sou branco.
acho q acoes afirmativas, em geral, são ineficazes p/ se combater preconceitos ou p/ se inserir, socialmente, pessoas, por isso acho reprovável a existência quotas raciais.
fheliojr- Membro
Se não me engano, a palavra pardo não era permitida em documentos. É isso?
GANSO- Membro
Para o IBGE, os cinco termos mais aceitos para classificar os brasileiros são: branco, preto, pardo, amarelo e indígena. A população, informalmente, acrescentou o termo "moreno".
Para os concursos, basta:
Para os concursos, basta:
Boss2K- Membro
GANSO- Membro
Vou tomar mais sol.
Paulo Penna- Membro
Pior que isso foi ver hoje no Jornal da Band o Boechat dizendo que nas pesquisas realizadas, a VACA pode ser reeleita logo no primeiro turno (e tudo as custas dessas medidas eleitoreiras).
Véi, na boa... custo a acreditar que o brasileiro vai reeleger esta VACA... custo a acreditar!
Véi, na boa... custo a acreditar que o brasileiro vai reeleger esta VACA... custo a acreditar!
Claudio- Membro
Isso é uma vergonha!Cayo Castro escreveu:
É verdadeiro preconceito institucionalizado contra os brancos!
Diante de minha condição de branco e pobre (ainda descendente puro de italianos pobres),
nunca achei que iria sofrer algum preconceito na vida.
Ledo engano, cada vez mais venho sendo vítima de preconceitos, inclusive impostos por Lei como esse praticado pela Sra. Presidenta.
Cadê o pessoal dos direitos humanos prá mim?
Pelo menos eu já não cozinho na primeira fervura, vou me virando...
Tenho receios é pela minha filha, que é branca que nem leite, cabelos claros, olho azulão, enfim ainda descendente pura de italianos, pelo rumo que as coisas estão tomando não tenho dúvidas que ela vai enfrentar muitas dificuldades no Brasil por causa de preconceito racial.
Sábias palavras:
subgrave- Membro
“Preferências raciais com intenções benévolas fizeram mais em duas décadas para prejudicar a reputação intelectual dos negros e outras minorias que todos os fanáticos fizeram na metade do século anterior”.
Carl Cohen – professor de Filosofia da Universidade de Michigan
Carl Cohen – professor de Filosofia da Universidade de Michigan
Cayo Castro- Membro
subgrave- Membro
Não seja tão otimista. Não subestime a idiotice e cafajestice do povo.ClaudioBass escreveu:Véi, na boa... custo a acreditar que o brasileiro vai reeleger esta VACA... custo a acreditar!
GANSO- Membro
Nem sei se tem a ver com o contexto do tópico, mas só pra refletir:
Se eu sair com uma camiseta escrito 100% Negro, tudo bem, é orgulho de minhas orígens.
Se eu sair com uma camiseta escrito 100% Branco, provavelmente serei processado.
Se eu sair com uma camiseta escrito 100% Negro, tudo bem, é orgulho de minhas orígens.
Se eu sair com uma camiseta escrito 100% Branco, provavelmente serei processado.
edumoraes- Membro
^ Não será processado, mas pode tomar uns safanões, dependendo de onde ande.
Isso é assim mesmo. Após períodos de preconceito, a situação se inverte até se estabilizar. Durante algumas boas décadas ainda haverá uma proteção extra às minorias.
Isso é assim mesmo. Após períodos de preconceito, a situação se inverte até se estabilizar. Durante algumas boas décadas ainda haverá uma proteção extra às minorias.
Sou descendente de italiano também (por parte de mãe).subgrave escreveu:(...)Diante de minha condição de branco e pobre (ainda descendente puro de italianos pobres), nunca achei que iria sofrer algum preconceito na vida.(...)
É interessante notar como o povo pensa que, só por ter pele clara, você tem dinheiro.
Se esquecem que a imigração Européia pós-escravatura tinha por objetivo simplesmente substituir os escravos.
E só pq os imigrantes eram pagos dessa vez, não quer dizer que fosse um pagamento justo.
Aqui no sul ainda foi diferente, pq não havia grandes senhores de engenho... então cada um veio pra sua terra...
mas, mano, eu ouço as histórias da minha mãe.
Era f*** demais a situação deles
demais....
Enfim...
Você percebe isso no Sul? Como pode, se todo mundo por aí tem a pele clara?rafael.buzzi.andrade escreveu:É interessante notar como o povo pensa que, só por ter pele clara, você tem dinheiro.
Não é mais assim. Os mulatos estão tomando conta... com uma taxa de reprodução incrível...allexcosta escreveu:
Você percebe isso no Sul? Como pode, se todo mundo por aí tem a pele clara?
subgrave- Membro
Ás vezes é difícil saber se o tio tá sendo irônico ou sincero... hehehehehe... mas vou responder mesmo assim... heheheallexcosta escreveu:Você percebe isso no Sul? Como pode, se todo mundo por aí tem a pele clara?rafael.buzzi.andrade escreveu:É interessante notar como o povo pensa que, só por ter pele clara, você tem dinheiro.
Ricos e pobres existem em todos os lugares.
Se um lugar tem "só gente de pele clara"... o pobres terão o que? Pele clara... rsrs
^ Justamente ué... Corrobora o que eu escrevi.
Explicando melhor: entendo que isso possa acontecer em um lugar como Salvador, por exemplo, onde 80% da população é negra e a maioria pobre. Os mais claros são descendentes dos donos de fazendas de caná-de-açúcar e, portanto, vêm de uma classe mais abastada.
Porém não enxergo como alguém que mora em um lugar onde todo mundo tem pele clara possa perceber que a sociedade associa pele clara à alta renda, a não ser que seja uma pessoa bastante viajada.
E não estou brincando.
Explicando melhor: entendo que isso possa acontecer em um lugar como Salvador, por exemplo, onde 80% da população é negra e a maioria pobre. Os mais claros são descendentes dos donos de fazendas de caná-de-açúcar e, portanto, vêm de uma classe mais abastada.
Porém não enxergo como alguém que mora em um lugar onde todo mundo tem pele clara possa perceber que a sociedade associa pele clara à alta renda, a não ser que seja uma pessoa bastante viajada.
E não estou brincando.
Agora entendi o que tu quis dizer.allexcosta escreveu:(...)Porém não enxergo como alguém que mora em um lugar onde todo mundo tem pele clara possa perceber que a sociedade associa pele clara à alta renda(...)
Ou alguém que simplesmente lê o noticiário... hehehe.allexcosta escreveu:(...)a não ser que seja uma pessoa bastante viajada.(...)
Mas, falando sério agora.
A noção de que no sul só tem gente branca está no mesmo nível de estereótipo de que no Brasil os macacos, micos e afins andam pelas ruas das cidades.
Claro que, se alguém chegar em Joinville não vai ver favela na entrada da cidade nem muitos pobres no centro da cidade, mas só porque a prefeitura empurra essa galera mais pro interior mesmo.
Mas acho que a minha visão mais "realista" se dá ao fato de que minha esposa é professora na rede pública.
Ela (a rede pública) é que recebe os imigrantes.
Fora o fato de que eu trabalho em uma empresa de desenvolvimento de software. A quantidade de negros/pardos é muito inferior a quantidade de amarelos, que possui uma comunidade geral absurdamente menor na cidade.
E trabalhei na TI de uma fábrica e prestei serviço em outras.
Uma breve observação na hora da entrada e da saída de pessoal revela essa discrepancia entre o pessoal da produção e do administrativo.
Boss2K- Membro
Se você tá dizendo...rafael.buzzi.andrade escreveu:A noção de que no sul só tem gente branca está no mesmo nível de estereótipo de que no Brasil os macacos, micos e afins andam pelas ruas das cidades.
E, pelo menos em Salvador, micos andam pelas cidades.
http://tnonline.com.br/noticias/apucarana/45,225912,09,11,usuarios-de-drogas-podem-ter-10-de-vagas-em-concurso.shtml
#partiu #comprarPó #bronzeamentoArtificial
Cayo Castro- Membro
Então quem votou nele pode se inscrever nestas vagas, pois são eleitores de drogas.Cayo Castro escreveu:http://tnonline.com.br/noticias/apucarana/45,225912,09,11,usuarios-de-drogas-podem-ter-10-de-vagas-em-concurso.shtml
webercar- Membro
daqui a pouco, vão querer criar tantas quotas, q os 100% de vagas disponíveis serão insuficientes p/ tanto. :/
fheliojr- Membro
Ou seja, daqui a pouco o que menos precisa para passar é estudar, que contradição.fheliojr escreveu:daqui a pouco, vão querer criar tantas quotas, q os 100% de vagas disponíveis serão insuficientes p/ tanto. :/
webercar- Membro
Queremos cotas para os baixistas, sofremos séculos de preconceitos guitarrísticos!
subgrave- Membro
+1.000.000,00subgrave escreveu:Queremos cotas para os baixistas, sofremos séculos de preconceitos guitarrísticos!
subgrave escreveu:Queremos cotas para os baixistas, sofremos séculos de preconceitos guitarrísticos!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Página 1 de 2 • 1, 2