diferença de tensão de cordas de um baixo pra outro
5 participantes
Página 1 de 1
diferença de tensão de cordas de um baixo pra outro
boa tarde bass players!!
alguém pode me tirar uma dúvida?
tenho 2 baixos agora, um precision e um JB, ambos squier, e estou usando cordas d'addario .045 em ambos, sendo que as do JB são novas, e as do p-bass já estão com uns 6 meses.
a questão é que sinto as cordas do precision bem mais duras, ou tensas, ou ainda mais esticadas que as do JB? isso é normal? é uma característica de cada baixo? é porque as cordas do JB ainda são novas? se for, não me lembro de ter sentido a mesma coisa quando troquei as cordas do precision na última vez, mas agora com os dois baixos para comparação, a diferença é gritante!
alguém pode me tirar uma dúvida?
tenho 2 baixos agora, um precision e um JB, ambos squier, e estou usando cordas d'addario .045 em ambos, sendo que as do JB são novas, e as do p-bass já estão com uns 6 meses.
a questão é que sinto as cordas do precision bem mais duras, ou tensas, ou ainda mais esticadas que as do JB? isso é normal? é uma característica de cada baixo? é porque as cordas do JB ainda são novas? se for, não me lembro de ter sentido a mesma coisa quando troquei as cordas do precision na última vez, mas agora com os dois baixos para comparação, a diferença é gritante!
M4RC0S- Membro
Re: diferença de tensão de cordas de um baixo pra outro
ou eu estou com a dúvida mais estúpida do mundo, ou a mais complexa...
M4RC0S- Membro
Cara, depende da regulagem de ação e tensor que os 2 baixos possuem, ademais, o P-Bass tem um braço mais "gordo" e largo. Isso dá diferença
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Bertola, a questão do braço estar mais reto ou côncavo, por si só, já indica uma tensão maior ou menor nas cordas?
DUDUBASS- Membro
Se está desregulado, a tensão "aumenta". Mais "reto" e com regulagem de ação baixa, menor tensão.
Outra questão é o posicionamento da ponte e dos carrinhos dela. Se eles ficam mais próximos da base da ponte, a tensão tende a aumentar...
Outra questão é o posicionamento da ponte e dos carrinhos dela. Se eles ficam mais próximos da base da ponte, a tensão tende a aumentar...
DUDUBASS- Membro
valeu Bertola.Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se está desregulado, a tensão "aumenta". Mais "reto" e com regulagem de ação baixa, menor tensão.
a questão é que o precision está com as cordas bem baixas, braço quase reto, seguindo as dicas de regulagem do tópico sobre o assunto, (com menos de 2mm de altura do 17º traste)enquanto o JB, não é possível deixar com a mesma altura das cordas, porque elas oscilam bastante e aí trastejam.
Foi por isso que criei o tópico.
M4RC0S- Membro
Há várias características que contribuem para uma pegada mais dura que, na verdade, nada tem a ver com tensão das cordas.
allexcosta- Administrador
Entendi a pergunta dele como "pegada mais dura" mesmo...allexcosta escreveu:Há várias características que contribuem para uma pegada mais dura que, na verdade, nada tem a ver com tensão das cordas.
mas tem como deixar o JB com uma "pegada mais dura"? as cordas oscilam muito, e tenho que deixá-las mais altas por isso... ainda que não chegue na mesma condição do precision.Mauricio Luiz Bertola escreveu:Entendi a pergunta dele como "pegada mais dura" mesmo...allexcosta escreveu:Há várias características que contribuem para uma pegada mais dura que, na verdade, nada tem a ver com tensão das cordas.
M4RC0S- Membro
Nem todos os motivos que tornam esses baixos diferentes são estéticos.
O braço de um P é diferente de um J. Isso confere um diferente comportamento dinâmico das cordas e, consequentemente, diferente pegada. Tensão entre cordas é função da distância entre os pontos de ancoragem, material/diâmetro/idade das cordas e afinação.
Essas são as variáveis que você tem. Ou talvez trocar de braço, o que não alterará a tensão das cordas, mas sim, a pegada.
Nesse meio tempo, faz um intercâmbio de cordas entre os baixos e vê o que acontece.
O braço de um P é diferente de um J. Isso confere um diferente comportamento dinâmico das cordas e, consequentemente, diferente pegada. Tensão entre cordas é função da distância entre os pontos de ancoragem, material/diâmetro/idade das cordas e afinação.
Essas são as variáveis que você tem. Ou talvez trocar de braço, o que não alterará a tensão das cordas, mas sim, a pegada.
Nesse meio tempo, faz um intercâmbio de cordas entre os baixos e vê o que acontece.
allexcosta- Administrador
é uma idéia mesmo. vou trocar as cordas entre eles e ver como fica. talvez essas cordas novas estejam me deixando encucado hahahaha. ou então as antigas é que estão muito duras.
valeu, Alex e Bertola!
valeu, Alex e Bertola!
M4RC0S- Membro
Boa noite, você fez o teste? Qual foi o resultado?M4RC0S escreveu:é uma idéia mesmo. vou trocar as cordas entre eles e ver como fica. talvez essas cordas novas estejam me deixando encucado hahahaha. ou então as antigas é que estão muito duras.
valeu, Alex e Bertola!
Obrigado.
Última edição por flmeneses em Qua Dez 04, 2013 11:22 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)
flmeneses- Membro